Branding: qual a importância no marketing digital?

28 jun 2022

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Você já ouviu falar no branding? Essa nada mais é do que uma ferramenta do marketing digital que pode ser um diferencial para muitas companhias que entendem a importância do branding para seus negócios. 

Isso porque, o branding precisa ser usado para a criação de uma estratégia de qualquer marca, de modo a envolver todas as suas ações com o objetivo de tornar essa companhia mais forte e mais presente no mercado.

Dessa forma, essa estratégia auxilia a companhia a ter uma marca que é reconhecida pelo público, além de poder se tornar uma verdadeira autoridade no assunto em que a mesma oferece serviços, e portanto, ganhando destaque na área. 

Por esse motivo, a gestão de marketing e vendas de uma companhia pode usar essa ferramenta para conseguir alcançar objetivos e metas da companhia, questão que soma para que esta cresça cada vez mais e se destaque em um mercado como um todo.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre branding, principalmente sobre sua importância e entenda de uma vez por todas porque a sua companhia precisa implementar essa estratégia. 

Qual o objetivo do branding e suas principais estratégias?

Ao criar uma companhia, além de pensar na identidade visual, também é necessário avaliar quais sons e sensações você escolherá para fazer com que o seu cliente pense nessas experiências ao lembrar de sua marca. 

Para definir essas questões existe o branding. Ele nada mais é do que uma ferramenta ou estratégia utilizada para definir essas funções citadas acima, e conseguir fazer com que a sua companhia possa despertar sensações e criar conexões que podem ser cruciais para que o cliente escolha a sua empresa no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

É importante salientar que essas áreas são tão importantes que em algumas companhias existem áreas exclusivas para tratar dessas estratégias com direito a gestão de marketing e branding.

Isso porque, essas companhias conseguem compreender que todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, são decisões importantes para a criação de uma identidade que possa impactar verdadeiramente o consumidor. 

Além disso, o branding também vai auxiliar e ser importante para que a marca possa agregar valor para si mesmo para além de um produto bem feito e que sirva serviços excelentes aos consumidores. 

Isso porque, para quem estuda gestão estratégica de marketing e vendas entende que, ao criar uma marca é necessário ter muito mais do que um bom produto ou serviço para que a sua companhia alcance o sucesso. Dessa forma, é necessário a criação de um significado maior, através da criação de signos. 

Isso porque, toda essa criação mais profunda fará com que o cliente possa se conectar de forma profunda e criar laços até mesmo emocionais com tudo o que a companhia pode representar, por exemplo. 

Em suma, é possível afirmar que ter uma marca com personalidade e propósito é considerada uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes, uma vez que essas conseguem criar uma identificação com as pessoas, com suas histórias e por sua vez suas causas.

Dessa forma, confira a seguir algumas das principais estratégias que envolvem a aplicação do branding no marketing digital:

  • Defina uma identidade visual;
  • Criar uma Logo;
  • Crie o seu manual de marca;
  • Personalidade da marca;
  • Canais;
  • Defina os conteúdos;
  • Determine uma unidade de estilo;

Qual a diferença entre branding e marketing digital?

Como muitas pessoas já sabem, diferentemente do branding, o marketing digital atua em determinadas situações a respeito de estratégias para trazer mais clientes e aumentar a quantidade de vendas e clientes. Portanto, é correto afirmar que uma gestão de marketing e comunicação é tão importante quanto a definição de um branding. 

Entretanto, mesmo sendo tão importante quanto, essas duas questões possuem diversas diferenças de características e objetivos dentro das estratégias de uma companhia.

Isso porque, é necessário entender que o branding vai ser responsável pela maneira como a companhia se apresenta para seus clientes, uma vez que o marketing digital, por sua vez, vai possuir estratégias mais focadas na divulgação comercial dessa marca, e de produtos ou serviços que ela oferece.

Portanto, é natural que especialistas em marketing digital precisem se formar em uma faculdade de vendas online, por exemplo, para atuar na parte mais prática das vendas de uma companhia e em estratégias que façam as vendas e entradas de caixa aumentarem. 

Entretanto, apesar de diferentes, as duas questões são complementares e portanto, a implementação de uma não substitui a atuação da outra estratégia. Isso significa que uma marca bem construída vai contar com boa identidade e posicionamento e um com marketing digital. 

Qual a importância do branding no marketing digital?

Uma vez que foi possível entender que o branding e o marketing digital são duas coisas diferentes, é necessário saber de que forma uma área complementa a outra para a construção de uma marca mais forte dentro do mercado. 

Dessa forma, é importante entender que com a digitalização e a ascensão da internet, a forma de se comunicar com os consumidores e de fazer negócio, seja ele qual for, mudou completamente. 

Dessa forma, a partir dessas mudanças, as marcas e companhias tiveram que aprender sobre novas linguagens, plataformas e novas estratégias para conseguir chegar no consumidor de forma efetiva e eficaz, com novas estratégias e novas formações, como o curso de gestão comercial ead melhores faculdades, por exemplo.  

Dessa forma, o branding passou a existir para entrar nessa nova dinâmica como uma parte fundamental que possa garantir que a reputação da marca nunca seja perdida, garantindo que o marketing seja bem sucedido em suas ações.

Além disso, o Branding é importante para:

  • Gerar ações eficazes de Marketing de Conteúdo;
  • Atrair novos clientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a presença da marca na vida das pessoas;
  • Aumentar a credibilidade da marca;
  • Facilitar ações de Endomarketing.

Outra questão importante que é necessária de ser levada em consideração é que o branding pode garantir que sua marca seja exclusiva, com valores e personalidades próprios e que contribuem para a diferenciação no mercado em que ela está inserida.

Como fazer Branding em Marketing Digital?

Confira a seguir algumas formas de fazer branding no seu marketing digital para que a sua marca esteja mais completa e possa se destacar na relação com o cliente e conseguir alcançar cada vez mais sucesso. 

Persona e Brand Persona

Quando se deseja fazer branding, além de poder buscar um curso de gestão comercial ead, é necessário fazer algumas definições. Dessa forma, uma das principais que devem ser feitas de início é a definição de uma persona. 

Isso porque, uma marca generalista que deseja atingir todo mundo acaba se tornando superficial. Portanto, para ter uma relação de laços estreitos com o cliente é necessário definir um nicho e aprender sobre características, perfis, anseios, desejos e etc. 

Dessa forma, é importante para o branding que a companhia leve em consideração características pessoais de seu público alvo para que a empresa possa oferecer um atendimento personalizado, questão muito valorizada pelos consumidores do mercado atual. 

Identidade visual

A identidade visual de uma marca não leva esse nome à toa. A sua importância se dá justamente por definir uma cara para a companhia, bem como sua missão, valores e etc. Esta por sua vez é uma das questões centrais do branding. 

Portanto, ao criar uma identidade, certifique-se de definir as questões abaixo:

  • Logotipo: representação gráfica única que serve para identificar a marca e diferenciá-la das demais;
  • Cores: a utilização de cores marcantes ajudam a dar visibilidade para a marca, além de serem usadas para desencadear sentimentos e sensações;
  • Tipografia: as fontes utilizadas também são importantes para destacar e caracterizar as marcas.

Para saber mais sobre isso é possível buscar cursos de especializações e até mesmo graduações, como por exemplo uma faculdade de vendas e marketing.

Posicionamento de marca

Por último, mas não menos importante, outra questão que precisa ser definida com cuidado é o posicionamento de sua marca, de forma estratégica, buscando garantir um espaço na mente das pessoas consumidoras em meio à concorrência.

Por esse motivo, uma boa estratégia de branding vai sempre observar e definir posicionamentos de marketing se baseando em questões atuais e relevantes, tendo em mente questionamentos como: qual o reconhecimento que deseja para sua companhia? qualidade do serviço ou produto? valores e promessas da empresa? 

Em sua, será justamente através dessa e outras definições que pode criar um bom branding e portanto uma marca forte que atuará juntamente com estratégias de marketing digital para que a companhia possa se destacar no mercado e alcançar o sucesso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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