Estratégias para e-commerce: aumentando vendas online

21 ago 2023

Compartilhe este artigo:

O e-commerce precisa do marketing digital para que possa divulgar seu site e seus produtos. De modo geral, a função do marketing é divulgar o negócio na internet para que ele possa alcançar mais clientes.

Isso é feito por meio de diferentes canais, como sites institucionais, redes sociais, links patrocinados, conteúdos no blog, entre outras possibilidades. O papel dessas estratégias é adequar as propostas de valor dos produtos ou serviços aos desejos dos consumidores.

É assim que a plataforma vai gerar mais vendas, e tendo em vista que esse tipo de comércio funciona pela internet, a importância de investir nessa modalidade é ainda mais óbvia.

O próprio consumidor moderno já entendeu as vantagens de comprar pela internet, mas a competitividade desse setor é muito grande e só consegue se destacar quem sabe divulgar seus produtos e serviços.

Seja qual for o tipo de solução que o site oferece, se não souber divulgá-las, pode perder espaço para os concorrentes. Mas para fazer um bom trabalho de marketing, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai mostrar alguns métodos para atrair tráfego qualificado, dar dicas para oferecer uma experiência personalizada aos visitantes e mostrar quais são as etapas fundamentais do funil de vendas do e-commerce.

Como atrair tráfego qualificado para o e-commerce?

Para aumentar o tráfego qualificado no e-commerce, ou seja, atrair potenciais clientes que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços, é necessário investir nas seguintes estratégias:

Estudar o público-alvo

Um dos passos mais importantes para alcançar esse objetivo é segmentar o público-alvo. Isso significa que antes de fazer um planejamento de tráfego, é fundamental saber quem são os consumidores ideais do negócio.

Para isso, um fornecedor de lembrancinhas de casamento chaveiro de almofada deve estudar sua persona e conhecer suas características, como:

  • Necessidades;
  • Preferências;
  • Comportamentos;
  • Problemas;
  • Desejos.

É assim que o negócio vai criar um personagem semi fictício, conhecido como persona, e que vai representar o cliente ideal.

Produzir conteúdo relevante

Outra estratégia muito importante para gerar tráfego é criar conteúdo relevante e que esteja relacionado ao segmento de negócio, pois isso gera autoridade para a marca.

Esses materiais ajudam a estabelecer um relacionamento promissor com o consumidor e trazem mais credibilidade para a empresa.

Eles podem ser publicados em diferentes canais, como no blog institucional ou no site. Mas para que consigam alcançar uma quantidade maior de pessoas, precisam ser compartilhados nas redes sociais e impulsionadores nos buscadores.

Avaliar os comparadores de preços

O consumidor moderno tem o hábito de buscar preços na internet, por essa razão, a loja virtual precisa estar associada aos sites de comparação. Uma empresa de terceirização de copa consegue aumentar seu reconhecimento com eles.

A mesma coisa se aplica ao e-commerce, por isso, é muito importante se associar a essas plataformas e viabilizar preços competitivos.

Criar um setor de pós-vendas

Ao estabelecer um relacionamento com o cliente e oferecer um suporte personalizado às suas necessidades, a marca tem mais facilidade para fidelizar o público.

Uma boa equipe de pós-venda é focada na experiência do consumidor e isso ajuda a loja virtual a aumentar o tráfego, tanto por meio de recompra quanto por meio de indicações.

Investir em anúncios

As estratégias orgânicas são muito importantes, mas o negócio não deve descartar os anúncios e links patrocinados em diferentes canais.

Eles são muito importantes para que a plataforma de vendas consiga se destacar rapidamente e aparecer para os clientes que estejam buscando produtos e serviços.

São excelentes estratégias para atrair mais visitas de maneira rápida e segmentada, uma vez que a organização consegue mostrar seus produtos e conteúdos para consumidores que possuem um perfil compatível.

Isso pode ser feito por meio de diferentes plataformas, como Facebook, Instagram, Google e YouTube. Além de poder variar os canais, um fabricante de catraca biométrica para academia também pode criar anúncios de diferentes formatos.

Entre os principais resultados está o aumento de tráfego, depois basta o usuário clicar no anúncio para ser direcionado a uma página específica que vai facilitar a conversão.

Como oferecer experiência personalizada?

Para personalizar a experiência do cliente na plataforma de vendas, existem várias estratégias que podem ser utilizadas. Uma das mais importantes é facilitar o acesso aos melhores produtos e preços, pois isso facilita a jornada de compra.

Como falado anteriormente, o consumidor moderno pesquisa preços, mas ele não precisa passar horas fazendo isso para encontrar os melhores produtos, depois pode simplesmente desistir.

Uma loja virtual pode encurtar esse caminho, criando um ranking de produtos mais vendidos e disponibilizar um espaço para as avaliações do público.

Outra estratégia muito importante é oferecer diferentes possibilidades para escolher, tendo em vista que as pessoas desejam se sentir no controle durante o consumo.

Proporcionar flexibilidade na experiência também agrega valor para o público, e as flexibilidades podem estar relacionadas às formas de pagamento, modalidade de entrega, cores de produtos, canais de contato, entre outras.

Um fornecedor de placa de veículo verde está sempre oferecendo vantagens exclusivas porque elas encantam os clientes. No caso de uma plataforma e-commerce, ao fazer o login no site, o visitante pode aproveitar benefícios exclusivos.

Por exemplo, ele pode criar uma lista de compras e usar descontos especiais juntamente com um programa de fidelidade.

As plataformas também podem utilizar a inteligência artificial e o uso de dados para melhorar a jornada de consumo, considerando informações do usuário.

Etapas do funil de vendas

Para aumentar ainda mais as oportunidades de negócios dentro da plataforma e-commerce, é fundamental compreender o funcionamento do funil de vendas e suas etapas. São elas:

Atração

A primeira etapa do funil de vendas de uma loja virtual de móveis planejados sala pequena é a atração, e ela deve ser trabalhada com pessoas que fizeram algum tipo de contato com a loja.

São consumidores que sabem muito pouco sobre a empresa e seus produtos, e às vezes nem mesmo sabem que possuem uma necessidade, portanto, ainda não estão prontos para comprar.

Esses usuários podem chegar até o site de vendas por meio de diferentes canais, como blogs e redes sociais, além de campanhas pagas ou até mesmo a recomendação de alguém.

Nessa etapa, é fundamental se dispor a educar o cliente e posicionar a loja virtual como um parceiro que se preocupa em atender uma necessidade.

Ativação

A ativação é a segunda etapa e aqui o visitante já demonstrou algum interesse pelos produtos e serviços. Uma loja de espelho deve expandir seu relacionamento com as pessoas que estão nessa etapa e oferecer experiências que aumentam o engajamento.

É interessante disponibilizar materiais para que os leads possam baixar ou conteúdos mais longos para aumentar sua permanência na página. Além disso, quanto mais rico for o conteúdo, mais fácil será influenciar a decisão de compra.

Decisão

A terceira etapa do funil de vendas de e-commerce é a decisão, ou seja, é aquele momento em que o cliente já demonstrou interesse e já está acostumado a se relacionar com o canal.

Nesta etapa, a empresa precisa se comprometer em fazê-lo compreender a importância de investir na solução que precisa, e que os produtos e serviços vendidos pela marca são as melhores opções para resolver seu problema.

Assim como um fabricante de rack refrigerado para servidor, uma loja virtual deve conduzir essa etapa com muito cuidado, uma vez que existem esforços necessários para influenciar a decisão de compra.

Se eles não forem bem trabalhados, o resultado pode ser totalmente contrário. Em linhas gerais, o ideal é que o consumidor sinta que tomou sua decisão sozinho e que a marca é sua parceira nesse processo.

Fidelização

Depois que o cliente finalizar a compra, a loja virtual ainda precisa trabalhar algumas estratégias. Entretanto, a última etapa do funil costuma ser negligenciada por muitas marcas, um erro que pode custar o cliente.

Depois que a pessoa compra, é fundamental construir um relacionamento lucrativo e duradouro, usando estratégias que vão fazê-la voltar e comprar novamente.

Para uma loja virtual de materiais de construção especializada em reforma gesso teto, manter uma base sólida fideliza e ajuda a gerar novas oportunidades de negócio.

Além do mais, é importante lembrar que o consumidor moderno gosta de dar sua opinião em relação à experiência que teve com uma empresa, e faz isso tanto dentro quanto fora da internet.

Considerações finais

O e-commerce é um modelo de negócios inovador e por conta das facilidades que oferece para as empresas, se tornou um grande sucesso.

Para vender mais, o empreendedor precisa investir em estratégias que vão gerar tráfego qualificado, formado por pessoas que realmente se interessam por seus produtos e serviços.

Depois de atraí-las, deve investir em ações que vão personalizar a experiência dos visitantes e aumentar sua satisfação.

Com a ajuda do funil de vendas, saberá trabalhar adequadamente os potenciais clientes, influenciar de maneira positiva a sua decisão de compra e fidelizá-los.

Texto desenvolvido por  Guia de Investimento

Compartilhe

Deixe a sua mensagem