Guia otimização de conversão: transformar visitantes em clientes

22 ago 2023

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A otimização de conversões é uma estratégia muito importante porque envolve técnicas e estratégias que melhoram a capacidade de conversão do site institucional.

Esse processo é responsável por impulsionar o crescimento da empresa, aumentar suas vendas e melhorar a experiência do usuário. Também é capaz de reduzir custos de aquisição de clientes, além de aumentar a confiança e a credibilidade.

Consequentemente, o retorno sobre os investimentos também melhora. Mas para obter todos esses resultados, é fundamental analisar o comportamento dos visitantes no site, identificar pontos de atrito e testar diferentes elementos.

A companhia pode usar diferentes estratégias de otimização, como melhorar a velocidade de carregamento das páginas, favorecer a navegação e a usabilidade, além de melhorar as chamadas para ação.

O tempo para obter os resultados pode variar, mas os negócios não podem se esquecer de que se trata de um processo contínuo. Em outras palavras, eles precisam manter os testes e os ajustes nas estratégias para alcançar seus objetivos.

Por se tratar de algo muito importante para as organizações hoje em dia, este artigo traz algumas explicações importantes sobre o assunto.

Ele vai mostrar como analisar o funil de conversões para otimizá-lo, como a personalização de experiência do usuário pode aumentar as conversões e de que forma analisar e mensurar os dados desse processo.

Como analisar o funil de conversões?

Para analisar o funil de conversões, o primeiro passo é levar em conta os elementos de confiança. Geralmente, os consumidores têm dificuldades para distinguir sites confiáveis daqueles que apenas aplicam golpes.

As marcas precisam garantir para seus clientes que eles podem confiar no site e fazer suas compras. Um dos elementos mais importantes nesse sentido são as opiniões de quem já comprou com o negócio.

Se alguém estiver pesquisando, por exemplo, sobre fabricante de divisória de vidro para escritório telefone, vai preferir fazer negócio com uma empresa que apresente provas sociais.

Com base nisso, é imprescindível fazer com que as avaliações e depoimentos estejam visíveis para os visitantes. Outro passo fundamental é adquirir selos de confiança, pois eles garantem a legitimidade do site.

Com relação à prova social, é uma estratégia capaz de influenciar a decisão de compra. Ela inclui depoimentos positivos e avaliações de clientes e os consumidores que estão mais avançados no funil costumam avaliá-las.

Essas provas sociais também podem ser incluídas em e-mails promocionais, por meio de mensagens recorrentes. A companhia deve analisar a qualidade da prova social, uma vez que esses depoimentos vão refletir na imagem da marca.

Uma boa análise também depende das metas no Google Analytics. As informações fornecidas por esta ferramenta são muito úteis para monitorar a eficácia do funil de conversão, mas só vão funcionar com metas claras.

Para fazer essa definição, uma clínica de reabilitação próximo de mim deve fazer login em sua conta e acessar a visualização desejada, em seguida, deve clicar em “metas” e adicionar aquilo que pretende alcançar.

As zonas de desistência também devem ser consideradas porque são pontos onde os potenciais clientes acabam desistindo da compra. Essas partes do site devem ser corrigidas o quanto antes para aumentar o fluxo de conversão.

Para identificar uma zona de desistência, basta observar as informações trazidas pelo Google Analytics e identificar onde o tráfego costuma cair durante as conversões.

Supondo que a landing page tenha um bom tráfego, mas as páginas de produtos não estão conseguindo o mesmo resultado, pode ser que exista um problema no link entre a landing page e a página de produtos.

Uma boa alternativa é usar as gravações de tela do comportamento do cliente para saber onde estão as zonas de desistência. Mesmo sendo algo trabalhoso, também é o caminho mais fácil para fazer isso.

Como a personalização aumenta a conversão?

Uma confecção de uniforme para empresa de limpeza deve personalizar a experiência do usuário para aumentar as conversões.

Em uma loja física, oferecer uma experiência de compra personalizada envolve a adaptação de diversos elementos, como:

  • Abordagem;
  • Tom de voz;
  • Demonstração de produtos;
  • Ofertas.

Esses e outros aspectos precisam estar de acordo com o perfil do consumidor, e em uma loja virtual, é perfeitamente possível fazer a mesma coisa.

Uma plataforma e-commerce vai desenvolver experiências pessoais tendo como base ações anteriores que o usuário teve dentro do site, e entre os elementos mais relevantes nesse sentido estão:

  • Comportamento de navegação;
  • Histórico de compras;
  • Dados demográficos;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Interesses.

Com base nessas informações, fica mais fácil direcionar conteúdos compatíveis com os interesses das pessoas, recomendar produtos, fazer ofertas específicas e criar anúncios personalizados, considerando as experiências do usuário.

Um fornecedor de proveta graduada 1000ml deve coletar dados do usuário para customizar ações dentro do site.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, 67% das pessoas que acessam os sites por meio de dispositivos móveis estão propensas a comprar com plataformas que customizam as informações, considerando a localização do acesso.

Outra pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que trabalhar a personalização da loja virtual aumenta o número de conversões e ainda otimiza o retorno sobre os investimentos em vários canais.

Assim sendo, uma experiência de compra online que acontece de forma personalizada consegue aumentar as vendas, incentiva as compras recorrentes e melhora consideravelmente os resultados da marca na internet.

Tudo vai depender da maneira como a organização vai criar essa experiência, levando em conta o comportamento dos usuários.

Como analisar e mensurar dados de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica muito importante para que os negócios consigam analisar o desempenho de algumas ações. Trata-se de um método fundamental para mensurar ou medir os resultados, considerando variáveis pré-definidas.

Para mensurar sua taxa de conversão, uma empresa de portaria eletronica deve usar a seguinte fórmula: Taxa de conversão = total de vendas / número de visitas no site x 100.

A taxa de conversão média global de uma plataforma e-commerce é de 2,86%, mas é importante lembrar que não existe um valor ideal para todos os empreendimentos, tendo em vista as particularidades de cada um.

Se a organização quiser saber se sua taxa de conversão está boa, precisa levar em conta seu segmento de mercado, o público-alvo da empresa e os objetivos estratégicos.

Por exemplo, um site que revende carros terá uma taxa de conversão muito mais baixa do que uma loja virtual de roupas, e isso se dá pelo valor médio dos produtos e sua natureza.

O benchmarking é uma prática que costuma trazer uma boa noção sobre a taxa de conversão, pois com ele, uma clínica para alcoólatras vai analisar se suas conversões estão de acordo com a média do mercado.

É fundamental buscar maneiras de aumentar a taxa com frequência, como no caso das otimizações e o acompanhamento periódico da métrica. Ela vai mostrar se as estratégias estão trazendo bons resultados e o que deve ser aprimorado.

Também é importante dizer que a taxa de conversão vai identificar quantos consumidores estão avançando pelo funil de vendas e sendo convertidos em clientes para o negócio.

Fazer o acompanhamento periódico correto ajuda a avaliar o desempenho das estratégias e as ações de vendas, e com isso certificar de que os esforços investidos estão trazendo os resultados esperados pela organização.

Com base nesses resultados, um pet shop perto pode identificar quais são as ações mais eficientes em seu site e que podem ser reforçadas, assim como aquelas que devem ser alteradas ou excluídas.

Ao longo dessa análise, a empresa pode identificar estratégias de marketing que podem aprimorar a experiência de navegação e incrementar os resultados.

Se tudo isso for feito, vai ficar muito mais fácil oferecer uma experiência de navegação positiva para os visitantes, e isso é decisivo durante a jornada de compra.

Se uma pessoa tem facilidade para navegar pelas páginas e encontrar aquilo que precisa, as chances de comprar alguma coisa são muito maiores.

Para garantir um nível de experiência elevado, uma confecção de uniforme escolar masculino deve cuidar do layout, de modo que ele seja organizado e agradável, além de evitar distrações.

A taxa de conversão também vai mostrar se é necessário disponibilizar um campo de busca, o que melhorar nas chamadas para ação, o que fazer para ter páginas responsivas e como melhorar o tempo de carregamento.

Considerações finais

As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos e transformaram o mercado eletrônico em um setor competitivo

Para se destacar, as companhias precisam otimizar a experiência dos visitantes, por meio das estratégias certas.

Também precisam garantir a usabilidade do canal e acompanhar de perto a taxa de conversão, pois ela diz muito sobre o desempenho da plataforma e das ações dentro dela.

Com esse esforço, vai ficar muito mais fácil induzir o consumidor a comprar, aumentar as vendas e conseguir excelentes lucros.

Texto desenvolvido por  Guia de Investimento

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