As pessoas são atraídas pela parte visual, e quando um bom design é desenvolvido no e-commerce, elas ficam mais propensas a tomar uma decisão de compra por lhes ser atrativo, além de lhes ser útil no momento.
Esses elementos básicos de design podem não parecer importantes por conta própria, mas juntos formam a composição que se vê.
Esses fundamentos do design podem ser um pouco intimidadores, especialmente se a pessoa não o conhece bem.
Mas eles também podem ensinar muito sobre o uso de diferentes recursos e a criação de imagens do zero para uma empresa de zeladoria destacar seu negócio online.
Qual a importância de um bom design?
Quando um consumidor escolhe um produto na gôndola do supermercado, contrata um serviço de uma empresa ou compra um produto em uma loja virtual, sua decisão é influenciada por fatores que o conduzem pelas etapas da jornada de compra de marketing.
O design desempenha um papel fundamental em todas as fases desse processo, visto que ele traduz, em imagens e anúncios, todos os princípios que uma marca pretende transmitir, de modo que ela faz a ponte entre a marca e o público-alvo.
É por meio do design que marcas como a de uma linha de combate a incêndio conseguem atrair públicos e manter um relacionamento com eles.
Mas para conquistar e manter um relacionamento com os consumidores, as marcas devem atender às suas reais necessidades e surpreendê-los.
No cenário atual, apenas anunciar em mídia digital ou impressa não é suficiente. É preciso ter uma compreensão profunda do público-alvo e considerar todos os fatores que influenciam sua decisão de compra.
Assim, com posse desse conhecimento, até mesmo um consultório de psicopedagogia consegue se comunicar com mais segurança e conquistar cada vez mais clientes, de modo que ele evita desperdícios com atividades ineficientes.
As etapas da jornada de compra subsequentes representam o que influencia as decisões dos consumidores e o impacto do design em cada etapa.
Como o design influencia na jornada de compra?
Poucas pessoas dirigem-se à concessionária imediatamente após ver um anúncio de um carro. Frequentemente, essa decisão é tomada por um longo período de tempo, pois o consumidor faz algumas pesquisas, consulta outras pessoas e considera vários fatores.
Para produtos de menor valor agregado, como produtos de supermercado, o processo costuma acontecer instantaneamente, com decisões tomadas em segundos. Mas em ambos os casos, os consumidores passarão pelas mesmas etapas do processo de compra.
Em cada etapa do processo de compra também existem fatores inerentes que influenciam a tomada de decisão mas que passam despercebidos para muitas pessoas, como os valores que se consideram importantes.
No entanto, os principais fatores que um bom designer considera ao fazer um trabalho de branding para uma marca de corrimão com cabo de aço, por exemplo, são:
- Cultura;
- Classe social;
- Problemas psicológicos;
- Personagem;
- Idade e estágio de vida;
- Parentes e amigos;
- Estilo de vida.
Todos esses fatores são estudados a fundo para entender melhor como as personas das marcas se comportam, quais são seus hábitos, aonde vão nos finais de semana, o que comem, quanto ganham e, enfim, com quem estão se relacionando.
Tudo isso não só ajuda a uma empresa especializada em limpeza de vidros em altura a fazer anúncios mais envolventes, mas principalmente a construção de uma identidade visual que se conecte com o público-alvo e se comunique com ele de forma mais eficaz.
Reconhecer um problema
Todo o processo de compra começa com as necessidades do consumidor. Ele tem um problema e precisa de um produto ou serviço para resolvê-lo. Frequentemente, as necessidades surgem não de problemas práticos, mas de desejos.
Embora isso possa parecer óbvio, muitas empresas não entendem quais são as reais necessidades do público e perdem assim grandes oportunidades de vendas.
O principal objetivo do design é atender às necessidades do público de uma marca, e, antes de criar um anúncio com um título cativante, o designer busca entender profundamente quais são as verdadeiras necessidades desse público.
Além disso, o design tem o potencial de criar demanda do consumidor, seja aquele que procura por cobertura de varanda de vidro, sejam aqueles que desejam comprar itens eletrônicos.
Considerar uma solução
Nesta fase, o consumidor está convencido das suas necessidades e passará a procurar informações para melhor compreender o produto/serviço ou apenas para validar as suas necessidades.
Um exemplo disso é quando gostamos muito de um carro e temos a impressão de que o vemos muito na rua. Isso acontece, porque nossa atenção está totalmente voltada para nossas necessidades.
Por isso é importante que uma empresa especializada em portaria de condomínio fechado esteja presente no dia a dia da persona por meio de publicidade convidativa e comunicação direta.
Também é muito importante que as marcas tenham um site bem elaborado, com informações claras e diretas sobre os produtos e marcas, com navegação intuitiva, imagens de produtos e fotos conceituais bem grandes.
As marcas devem explorar as redes sociais, pois é aqui que a persona normalmente faz o primeiro contato com as marcas.
Para um aplicativo, software ou plataforma na web, uma boa jogada é publicar acesso total por um período de tempo ou criar uma versão de avaliação para que os usuários possam testar o produto antes de comprar.
Além de garantir vendas, essa estratégia ajuda a melhorar continuamente o produto por meio da experiência do usuário.
Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. Portanto, a comunicação da marca e a experiência passada foram fatores decisivos na decisão final da Persona.
Isso também é válido para serviços, como o de aluguel de escritório compartilhado advogado, pois ter uma boa estratégia ajuda qualquer negócio a vender seus produtos ou serviços.
Realização da compra
Embora pagar por um produto/serviço já selecionado possa parecer um ato simples, se o consumidor se deparar com alguma situação que dificulte o processo, ele tem um bom motivo para desistir da compra.
Tomando como exemplo as lojas virtuais, o usuário deseja ter informações de pagamento claras e objetivas e concluir a compra em poucos passos.
Mais uma vez, essa fluidez e interatividade na navegação do site e do app é garantida por um design bem pensado.
Pós-venda
Quer o consumidor compre ou não o produto ou serviço, a relação perdura durante todo o tempo em que ele o utiliza ou dele desfruta.
Mesmo que ele não seja contatado por e-mail ou telefone, aquele produto ou serviço é o que a marca representa na vida dos consumidores.
Se ele não tiver uma ótima experiência com usabilidade ou acessibilidade, todo o investimento em branding até que ele venda é em vão.
É por isso que a empresa teve que, neste caso exemplo, gastar muito dinheiro no pós-venda para manter a imagem que vendia anteriormente para o público-alvo.
Também é uma boa ideia ter páginas específicas no site para pedir ajuda ou usar as redes sociais para interagir com o público. Para implementá-las na empresa, também precisa-se da ajuda de um designer.
3 benefícios do e-commerce para as empresas
Os benefícios do e-commerce para as empresas são muito importantes estrategicamente para o sucesso de um negócio na internet.
Saber aproveitá-los e investir em processos que atraiam e entreguem uma experiência satisfatória fará com que o investimento valha cada vez mais a pena.
Embora possa parecer que ele está no final do processo criativo, na realidade, o design começa muito antes no processo estratégico da marca. E, junto com o inbound marketing, formam uma arma poderosa capaz de atrair cada vez mais clientes para uma empresa.
1. Possibilidade de vender 24h por dia
Um dos benefícios do e-commerce para as empresas é ter um canal de vendas ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. A loja física segue o horário comercial tradicional, enquanto a loja virtual é online toda semana, sem restrição de horário.
Dessa forma, os clientes podem visitar o site automaticamente, selecionar um produto, pagar por ele e aprovar o pedido.
Isso beneficia muito o consumidor, pois ele pode buscar o que precisa no momento mais adequado, além de ter uma seleção mais ampla de produtos e condições de pagamento diferenciadas.
2. Maior alcance de público-alvo
Outro benefício do comércio eletrônico para as empresas é a capacidade de atingir um público maior na Internet.
É importante ressaltar que não se fala, aqui, do público em geral (que ele também inclui), mas do público-alvo específico do negócio.
Utilizando técnicas de otimização para mecanismos de busca e publicidade direcionada nas redes sociais ou no Google, é possível escolher qual é o perfil de consumidor ideal para a loja virtual,
3. Redução de custos
Custa menos abrir e manter uma loja virtual do que uma loja física. Principalmente porque muitos empreendedores optam por iniciar um negócio on-line no mercado.
Dessa forma, elimina-se o custo mensal de uma plataforma e direciona-se o investimento para estoque, embalagens, equipamentos potentes, boa internet.
À medida que o negócio cresce e a empresa precisa acionar sua própria loja virtual, aumenta o estoque, melhora as opções de entrega e as despesas tentam ser absorvidas pelas notas fiscais.
Considerações finais
Toda empresa que busca abrir um e-commerce deve focar em ter um design agradável para garantir que os usuários tenham uma boa experiência com a marca.
Isso é ainda mais importante quando se trata de escalar as vendas de um negócio que está começando no digital, já que a diferenciação é um dos pontos mais importantes nesse meio.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento