Aprenda como ver os insights da ferramenta Google meu negócio

21 nov 2022

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Google Meu Negócio é uma plataforma oferecida pelo Google que permite aos negócios serem encontrados facilmente pelos consumidores. Quanto mais completo for o perfil, melhores serão os resultados.

Estar presente na internet é fundamental para qualquer empreendedor, isso envolve a criação de um site institucional, publicações de conteúdos educativos e ricos em um blog e perfis nas redes sociais.

Mas para ser encontrado de maneira orgânica, é fundamental contar com um perfil no Google Meu Negócio porque a cada dez pessoas, oito usam esse buscador para se informar sobre empresas.

Além disso, muitos usuários usam a plataforma de buscas para comparar negócios antes de decidir com qual deles entrar em contato primeiro. Essa ferramenta é ideal para potencializar a estratégia e impulsionar as vendas locais.

Ao construir o perfil, a companhia aparece nos resultados de pesquisa e no Google Maps, o que facilita na hora de atrair clientes para o estabelecimento. Qualquer negócio que esteja fora da plataforma, está perdendo oportunidades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordado o que é Google Meu Negócio, quais benefícios traz para as empresas e serão dadas algumas dicas para visualizar os resultados.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma oferecida pelo Google para que os empreendedores possam divulgar suas empresas de maneira gratuita, nos resultados orgânicos e no Google Maps.

Por meio da ferramenta, é possível estabelecer um diálogo direto entre as empresas e os clientes, e os empreendedores têm a possibilidade de transmitir informações sobre o negócio, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico.

Uma empresa de locação de coworking sala individual também pode informar as pessoas sobre eventos que vão acontecer, criar uma sessão de perguntas e respostas e ainda exibir notas sobre os produtos e serviços.

A plataforma foi criada em 2014 com o propósito de unir as funcionalidades do Google Places e Google + (desativada em 2019).

Benefícios do Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de buscas mais usado no mundo todo, sendo usado pelas pessoas toda vez que precisam de alguma informação, ler uma notícia ou qualquer outra necessidade.

Em apenas alguns segundos, ele mostra todas as informações que o usuário precisa e é justamente essa popularidade que faz suas ferramentas terem tanto potencial. No que diz respeito ao Google Meu Negócio, as maiores vantagens são:

Facilidade em gerenciar

O próprio empreendedor pode gerenciar as informações sobre a empresa, além da possibilidade de interagir com os clientes e publicar fotos para mostrar um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

No caso de um fornecedor de embalagens para delivery, vale muito a pena investir nesse recurso porque as imagens costumam ser 40% mais vistas do que as que estão hospedadas em outras plataformas.

Aumenta a confiabilidade

As corporações que confirmam suas informações no Google Meu Negócio são consideradas muito mais confiáveis pelos consumidores.

Os usuários sabem muito bem que o Google está atento às empresas e à qualidade de tudo que está na internet, por isso quando não encontram determinado estabelecimento no Google Meu Negócio, ficam com um pouco de receio.

Para transmitir uma boa impressão e atrair clientes, é muito importante construir esse perfil e deixá-lo o mais completo possível.

Mais ligações

Algo que muitos empreendedores percebem depois de criar o perfil na plataforma é que a organização recebe mais ligações. Quando o usuário pesquisa o que precisa, vai visualizar as empresas cadastradas na ferramenta.

Eles podem clicar para telefonar e o proprietário do local pode rastrear a origem da ligação para saber se o contato é proveniente do Google Meu Negócio.

Com isso, fica mais fácil saber se a plataforma está atendendo às expectativas, se é necessário investir um pouco mais na exposição da empresa e a partir disso decidir as estratégias que serão usadas.

Aumenta os cliques

Se uma loja de camisa de malha silkada obtiver um perfil completo no recurso, vai receber 42% mais solicitações de rota de carro e cerca de 35% mais cliques em seu site.

O Google Meu Negócio é um excelente recurso para melhorar as estratégias de SEO, fazendo com que o site se torne mais relevante e aprimorando seu posicionamento nos resultados de pesquisa de maneira natural.

Melhora a presença digital

A plataforma é muito simples e fácil de gerenciar, por isso muitos empreendedores conseguem potencializar os resultados obtidos.

É uma forma de melhorar a própria presença digital por meio de fotos dos produtos e serviços, publicando imagens profissionais. Outra maneira de potencializar ainda mais a performance é através da criação de campanhas inteligentes.

Por meio delas, uma empresa de sistema de rastreamento veicular via satelite consegue se destacar e mostrar muito mais sobre seus produtos e serviços.

Resultados fáceis de mensurar

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o perfil do empresa no Google Meu Negócio também precisa ser mensurado.

Os donos dos perfis podem acessar diversas informações, como a maneira que os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são e quantas pessoas entraram em contato diretamente usando o telefone exibido na conta.

Outra informação disponível é o número de pedidos de rota que foram realizados e a quantidade de cliques que o site obteve.

Aumenta as visitas na loja

Um dos principais objetivos da ferramenta é atrair clientes para a loja, algo perfeitamente possível até mesmo para os negócios que ainda não possuem um site ou um perfil nas redes sociais.

Existem muitos empreendedores que não sabem lidar com as ferramentas digitais, mas fazer um perfil no Google Meu Negócio vale a pena porque ele age como a antiga lista telefônica.

Antigamente, se alguém quisesse entrar em contato com uma empresa camisa polo, procurava nas páginas amarelas, hoje em dia, basta digitar o que precisa e encontrar a organização.

O perfil na plataforma mostra telefone de contato e endereço, além do horário de funcionamento, permitindo que os clientes entrem em contato e façam uma visita.

Como visualizar os resultados?

Depois de saber todos os benefícios que o Google Meu Negócio pode trazer, chegou o momento de saber como visualizar os resultados e aproveitá-lo ao máximo.

Isso é importante porque criar um perfil não é o suficiente para atrair consumidores. O proprietário da empresa precisa fazer algumas coisas para ter mais resultados.

Uma delas é manter as informações atualizadas para que o consumidor consiga encontrar tudo o que precisa sobre a organização.

Se alguém precisa de assistência para máquina de bordar industrial 4 cabeças, vai procurar o negócio com o perfil mais completo na plataforma, por isso é muito importante que ele esteja sempre atualizado.

É possível gerenciar o perfil diretamente na pesquisa e no Maps, e se for necessário administrar vários perfis de uma vez, existe a opção de gerenciador de perfis de empresas.

Se o usuário quiser adicionar outro perfil, basta acessar a pesquisa Google e selecionar no menu de três pontos a opção “adicionar um novo perfil de empresa”.

É possível fazer o download em massa de insights sobre vários perfis em formato de planilha. Assim, uma empresa especializada em laudo cautelar e ecv consegue ver o desempenho de diferentes unidades na rede de pesquisa do Google e no Maps.

Mas é importante ressaltar que os insights só estão disponíveis para perfis verificados. Se este for o caso da sua empresa, deve-se fazer login no gerenciador de perfis da companhia e selecionar os perfis que deseja incluir no relatório em massa para download.

Acima da lista de locais, o usuário deve clicar na opção “fazer download de insights” e na tela ao lado do relatório desejado deve selecionar “acessar relatório”.

Determine o período em que deseja fazer a análise e faça o download no canto inferior direito da tela. O download começará automaticamente em uma nova guia e, ao terminar, ela pode ser fechada.

O administrador do perfil de uma empresa de controle de estoque armazenagem e distribuição logística pode verificar a frequência de visualização do perfil no Google Maps.

Outra possibilidade é usar os insights de visualização para acompanhar a popularidade do negócio, tanto com clientes atuais quanto com potenciais clientes.

Mas é fundamental lembrar que somente proprietários e administradores do perfil conseguem ter acesso a essas informações.

Basta fazer login na conta do Google para gerenciar o perfil do negócio e conferir as informações sobre ele. Isso também mostra insights no Maps e na pesquisa Google.

Considerações finais

Criar um perfil no Google Maps é essencial para qualquer negócio que deseje se destacar no segmento em que atua.

Uma plataforma simples e inteligente, capaz de evoluir os resultados de pequenas e médias empresas na internet e no próprio estabelecimento.

 Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

 

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