Checklist para saber se sua landing page é de sucesso

06 dez 2022

Compartilhe este artigo:

Na hora de criar uma landing page, é preciso se atentar para vários tópicos que são essenciais para que ela seja um sucesso e realize o papel desejado dentro das estratégias de marketing que foram definidas.

Sendo uma das principais ferramentas do marketing digital, é por meio da landing page que os empreendimentos conseguem captar as informações necessárias para avançar dentro do funil de vendas, transformando os leads em consumidores dos seus produtos.

E para que a conversão ocorra da maneira correta, essa página de vendas, que pode ser utilizada por qualquer segmento, como para divulgar uma palestra mulheres, deve seguir alguns cuidados durante o seu desenvolvimento.

O que é uma landing page?

A página de conversão, mais conhecida como landing page, foi criada com o intuito de conseguir dados sobre os usuários digitais de forma orgânica, oferecendo a eles um material de valor em troca do seu endereço de e-mail, telefone e outras informações.

Estando no topo do funil de vendas, essa ferramenta digital tem como principal intuito promover a prospecção de clientes utilizando materiais que servem de isca, como e-books, infográficos, planilhas e outros conteúdos que sejam atrativos para o público-alvo.

Sendo formada por elementos minimalistas, mas que são impactantes, a landing page tem como o principal formato o seguinte layout: cabeçalho resumindo o produto oferecido, título chamativo, breve descrição do material e formulário que pede os dados do visitante.

Assim, se uma empresa de totem fachada deseja criar uma página de conversão, ela primeiro deverá ter um produto que seja de interesse do potencial consumidor, como um e-book, por exemplo, e ter um bom formulário com os dados que precisa para a conversão.

Porém, uma boa landing page não se resume apenas a isso, a esse modelo básico, ela também precisa atender uma outra série de quesitos que fazem com que ela seja mais assertiva e, com isso, tenha o sucesso que precisa dentro do plano estratégico.

Checklist para uma landing page de sucesso 

Na hora de colocar em ação a página de vendas na internet é necessário ter alguns cuidados, independente de qual seja o seu nicho de atuação, empresa de terceirização de limpeza ou curso de marketing digital. Esses cuidados são:

  • Fácil acesso;
  • Sem menu;
  • Responsiva;
  • Headline impactante;
  • Subtítulo esclarecedor;
  • Formulário segmentado;
  • Chamada para ação;
  • Produto audiovisual;
  • Conteúdos de brinde;
  • Depoimentos.

Todos esses dez tópicos ajudam a desenvolver uma boa landing, convertendo ainda mais os leads em consumidores do empreendimento.

Fácil acesso 

Antes de tudo, é preciso se atentar para a forma que a página foi desenvolvida na web. Não adianta pensar no conteúdo presente dentro dela se não é fácil de acessá-la, se ela demora muito tempo para carregar e abrir.

Essas duas dificuldades fazem com que o lead saia da página e procure o conteúdo da concorrência, afinal, no mundo digital tudo é muito rápido e precisa ser otimizado para que o usuário permaneça no link que ele acessou.

Com isso, é fundamental que o designer responsável pela criação da página pense em um bom layout, que seja rápido.

Sem menu

Qualquer link que possa retirar o usuário da página de conversão é um link prejudicial. Neste caso, o menu é um desses problemas. Além de provocar poluição na landing, que deve ser a mais básica possível, ele ainda pode fazer o visitante fugir do conteúdo.

Assim, independente de qual seja o nicho da página criada, voltada para bolsa de pano personalizada ou não, a landing page não precisa ter menu ou qualquer outro campo que leve para outro lugar.

Responsiva 

Atualmente, não é apenas pelo computador que as pessoas acessam as páginas que precisam, o celular é um dos acessórios mais utilizados para esse acesso, estando sempre presente com o usuário.

A partir disso, é crucial que a página de vendas desenvolvida seja responsiva, ou seja, que se adapte a qualquer tipo de dispositivo, principalmente os móveis, de forma que o usuário não tenha problemas para utilizá-la da forma correta.

Headline impactante

O texto tem um papel fundamental na landing page. Ele é responsável por despertar o interesse no visitante, de forma que ele forneça os seus dados com facilidade. Assim, para que ela realmente seja impactante, a sua headline, título, precisa ser convidativa.

As principais regras para uma boa headline são: objetividade, tendo no máximo seis palavras, criativa e que trabalhe a dor do usuário.

Dessa forma, a headline de uma landing page de uma loja de aluguel impressora preço que está disponibilizando um e-book com dicas de como cuidar da impressora seria: “aumente a duração da sua impressora”.

Subtítulo esclarecedor 

Outro texto que necessita de atenção na hora do seu desenvolvimento é o subtítulo que vem após a headline. Esse tópico tem que explicar com precisão sobre o que é a landing page, o que ela irá oferecer de vantajoso para o usuário. Aqui, a persuasão é a chave.

Formulário segmentado 

Na hora de criar a peça central da página de conversão é muito importante que se tenha em mente o que deseja extrair dela. Não se pode coletar dados apenas por coletar, eles precisam ter uma finalidade e, com isso, serem segmentados.

Às vezes, é muito crucial ter em mãos o endereço de e-mail do visitante, regra que pode não se aplicar para o seu telefone de contato. Isto é, se a empresa precisa daqueles dados para colocar em prática outras estratégias, ela precisa colher as informações corretas.

Dessa forma, se uma clínica de exame clínico ocupacional está criando um formulário que pede apenas e-mail, idade e gênero, isso quer dizer que serão esses dados que irão reger as suas estratégias de marketing.

Chamada para ação 

Outro quesito fundamental é o Call to Action, chamada para ação, frase que fará o usuário baixar o conteúdo oferecido, se inscrever em uma página e qualquer outro comando que seja importante.

Produto audiovisual 

Ter um vídeo na landing page, muitas vezes, é uma forma de prender a atenção do usuário e fazer com que ele permaneça na página por mais tempo, preenchendo, assim, o formulário.

Esse vídeo precisa ser breve, que fale rapidamente sobre o conteúdo que está sendo oferecido e produto, destacando como ele será benéfico.

Conteúdos de brinde 

Acrescentar mais um conteúdo extra dentro da landing page é uma forma de conquistar o usuário, o deixando mais aberto para fornecer seus dados.

Esses conteúdos podem ser planilhas, roteiro de como colocar em prática algum serviço, como forro drywall com sanca e muitos outros.

Depoimentos 

Por fim, colocar depoimentos e avaliações de outros usuários que consumiram o conteúdo ou produto é uma ótima forma de gerar maior credibilidade sobre o que está sendo oferecido.

Obstáculos de uma landing page

Alguns problemas podem surgir após a landing page ser disponibilizada na internet. A falta de conversão, poucos dados coletados são as principais dificuldades que o empreendimento pode ter com esse material em mãos.

E para resolvê-los ou até mesmo evitar o aparecimento, é imprescindível contar com a ajuda das métricas, que irão servir como bússola para mostrar o que está sendo feito de errado ou quais ações devem continuar em andamento.

A taxa de conversão é uma dessas principais métricas que ajudam nesse processo. Ela irá apontar quantos usuários de fato acessaram a landing page e se tornaram leads. Com isso, é possível realizar ajustes nos textos e materiais de apoio da landing page.

Outra métrica importante é a taxa de rejeição, que aponta por quanto tempo os visitantes ficaram na página e saíram sem interagir com o conteúdo que ali estava.

Geralmente, essa desistência ocorre porque ou o usuário não era o público-alvo e apenas fez um acesso ou errado, ou a landing page é complexa demais e gera frustração em quem a acessa.

Alguns exemplos de landing page que são um grande sucesso e que servem de inspiração é a da Uber, que é uma página simples, com informações bastantes diretas, como: Dirija e ganhe, e cadastre-se para dirigir.

Outra que segue o mesmo padrão de clareza é a página de conversão da Airbnb, só que aqui a empresa incrementou com informações mais complexas sobre o seu serviço e solicita informações mais completas dos usuários, como a localização, por exemplo.

Considerações finais  

Seja voltada para atrair potenciais clientes para um curso de aso exame laboratorial ou para a venda de um produto de limpeza, a landing page tem um grande poder dentro dos métodos de captação e conversão de consumidores.

Assim, para que ela cumpra de fato o seu objetivo principal e gere uma série de vantagens para o empreendimento, é fundamental que ela cumpra tópicos importantes, de forma que seja um sucesso.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

 

 

Compartilhe

Deixe a sua mensagem