Garantir o engajamento de uma marca dentro do ambiente digital pode não ser uma tarefa tão simples. Diante disso, é importante entender como um blog pode ajudar a consolidar essa relação de forma mais ampla.
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender quais são os mecanismos do marketing digital que fundamentam o blog como uma ferramentas mais importantes.
Nesse caso, o inbound marketing surge como uma forma de responder a alguns anseios do mercado dentro de uma perspectiva digital.
Isso se dá por conta da grande exigência que o público passou a ter dentro de uma perspectiva de grande concorrência.
Se, porventura, um usuário pesquisar por exame admissional de sangue, certamente, ele irá se deparar com uma série de possibilidades.
Nesse caso, aumentam as perspectivas dele e, por isso mesmo, ele tem uma chance maior de pesquisar alguma opção importante.
Com isso, os critérios acabam sendo elevados e, em grande medida, sua compra acaba sendo até mais qualificada.
Do ponto de vista empresarial, isso pode funcionar como uma possibilidade e, também, como um imperativo. Quem não assume esses aspectos de interação, em grande medida, pode ser deixado para trás.
Além disso, é importante lembrar que sempre que uma empresa de pintura de sinalização viária, por exemplo, quiser ser uma opção, esses estímulos precisam ser feitos.
O inbound marketing é, portanto, uma forma de garantir algumas realizações que se baseiam na atração do cliente.
Contrapondo-se a uma outra perspectiva, a do marketing tradicional, essa estratégia subverte alguns aspectos.
Para entender melhor essa orientação, é importante, inclusive, entender como se dá essa dinâmica oposta.
O outbound marketing, como também é conhecida a perspectiva tradicional, tem um embasamento bem grande em aspectos tradicionais.
A interrupção, nesse caso, é utilizada como elemento central para a realização de algumas comunicações.
Sendo assim, uma empresa especializada em automação ar condicionado split, por exemplo, acabaria utilizando o intervalo de algum programa de TV ou, até mesmo, anúncio em revistas para efetuar a sua comunicação.
Nesse caso, o elemento central dessa relação está fundamentado em uma perspectiva de criação de desejo.
O inbound marketing, por sua vez, acaba se apoiando em alguns aspectos importantes que têm relação com as intenções dos clientes.
Ou seja, uma pessoa passa por algum processo de descoberta de um problema e, logo, irá procurar por uma empresa.
O papel dessa estratégia é criar alguns mecanismos de atração fundamentais para que esse relacionamento consiga se constituir.
Breve glossário do inbound marketing
Seguir dentro de uma perspectiva que tem o inbound marketing como elemento preponderante, necessita de uma categorização de alguns itens importantes para essa manutenção estratégica. Alguns deles são:
- Lead;
- Jornada do cliente;
- Landing page;
- Tráfego orgânico.
Logicamente, há algumas outras terminologias que acabam fundamentando essa estratégia de forma bastante ampla.
No entanto, é importante ter em mente alguns aspectos essenciais para que essa realização seja bem executada.
Lead
Sendo um dos pontos centrais de toda relação mercadológica de forma digital, o lead tem uma potencialidade imensa dentro de uma plataforma.
Nesse caso, ele é um possível cliente que entra em um site, mas ainda não efetuou nenhum tipo de ação de compra.
Sendo assim, ele precisa de uma atenção especial para que assim seu potencial de se tornar um cliente seja realizado.
Ou seja, se um usuário pesquisou por um projeto SPDA gaiola de faraday e entrou em um site, ele já pode começar a ser considerado dentro dessa lógica.
Jornada do cliente
Quando se fala em lead, logo vem à cabeça algumas perspectivas importantes como é o caso da jornada do cliente.
Essa estratégia tem a ver com uma avaliação bem apurada sobre as etapas que um cliente assume diante de uma plataforma.
Sendo assim, quando ele começar a entender a perspectiva de seu problema, ele já está inserido nessa jornada.
Por exemplo, no caso dele procurar por serviços terceirizados de cozinheira, ele já estará inserido dentro da jornada do cliente.
Saber conduzi-lo, portanto, é um elemento central para garantir a manutenção desses aspectos.
Landing page
Do ponto de vista do inbound marketing, a landing page acaba sendo um elemento primordial para manutenção de boas práticas dentro do mercado.
Isso porque ela funciona como uma página de destino de links externos para um site específico.
Sendo assim, ela é o primeiro contato que um possível cliente terá com uma empresa e, portanto, ela precisa carregar alguns elementos que possa retê-lo.
A retenção, nesse caso, pode ser efetuada a partir de uma série de elementos importantes que a empresa precisa empregar nessa página inicial.
Tráfego orgânico
Há, dentro dessa perspectiva de tráfego, duas modalidades importantes que uma empresa pode assumir.
A primeira diz respeito ao tráfego pago que é feito a partir de uma perspectiva de contratação de links patrocinados.
Se uma pesquisa por cuidador de pessoas idosas e dependentes tiver alguns resultados na região destinada a anúncios, essa é uma perspectiva paga.
No entanto, o tráfego orgânico se baseia em alguns outros elementos para que sua realização seja possibilitada.
Nesse sentido, alguns elementos como, por exemplo, perspectivas de SEO dentro de um blog podem ajudar.
O que é blog?
É fato que muitos pensem que a era dos blogs já passaram e que essa é uma ferramenta que não se usa mais. Contudo, isso é um grande engano e, na verdade, ela está mais viva do que nunca dentro de uma lógica empresarial.
Entender, portanto, quais são as suas denominações pode ser essencial para conseguir conquistar algumas perspectivas.
O blog é uma plataforma que funciona como um depósito de textos e que, hoje em dia, já tem uma série de estratégias para transformá-lo em uma perspectiva importante para o conteúdo.
Blog, conteúdo e inbound: pontos de convergência
Dentro de uma lógica de atração, o blog tem uma grande capacidade de trazer uma série de modalidades de conteúdos importantes para a plataforma de uma empresa.
Aliar um site a um blog com um bom conteúdo pode ser a garantia de que novos lead irão ser atraídos para uma plataforma.
Logicamente, é preciso entender como tratar um lead dentro dessa lógica, mas, certamente, esse é um grande começo.
Uma loja que, por exemplo, vende camiseta para congresso pode se apoiar em postagens a respeito de como falar em público.
Esse é um ponto que pode trazer aquele possível cliente para a plataforma e, assim, expor ele ao produto.
Vantagens de um blog
Diante dessas perspectivas, torna-se essencial entender quais são as vantagens que um blog pode trazer para uma empresa.
Aumentar o engajamento
Esse é um ponto importante, uma vez que um conteúdo bem estruturado tem uma grande capacidade de gerar um engajamento alto.
Isso ocorre porque, normalmente, quando um público é atingido por um conteúdo que pertence ao seu universo, ele busca interagir de alguma forma.
Isso pode ser feito dentro de uma lógica de rede social e, também, de tráfego dentro de mecanismos de busca.
Posicionamento
Sendo um dos elementos mais importantes das relações de marketing desde os primórdios dessa relação, o posicionamento de marca é possibilitado por uma série de questões.
O blog funciona dentro de uma lógica de conteúdos e textos que vão levar os autores a exporem algumas perspectivas importantes para a marca.
Nesse caso, uma empresa que instala asfalto frio pode evidenciar uma perspectiva de redução de consumo de energia, por exemplo.
Dicas para criar um blog
É certo que essas dinâmicas podem parecer um pouco mais simples do que parecem. Por isso, é importante apontar para algumas dicas importantes para gerar leads que possam fundamentar uma jornada do cliente de forma salutar.
Coerência dos conteúdos
Esse é um elemento importante, uma vez que é preciso que os conteúdos dialoguem com as perspectivas da empresa.
Não adianta nada uma montadora de automóveis querer atrair leads através de um conteúdo sobre café.
Por essa razão, entender como escolher essas dinâmicas de forma coesa pode auxiliar na hora, inclusive, de definir as palavras-chave.
Apoiar em SEO
É certo que, hoje em dia, uma das grandes perspectivas que conseguem garantir um engajamento para a marca é o SEO.
Essa ferramenta tem como objetivo criar alguns artifícios textuais e de programação que visam que um conteúdo ou site sejam ranqueados em um mecanismo de busca.
Ele é fundamental para que se garanta uma atração de leads através de uma lógica de tráfego orgânico.
Conhecer o público
Conhecer o público é um elemento fundamental para qualquer estratégia de marketing que quer ter um grande impacto.
Nesse caso, é importante saber quais são os assuntos e linguagens utilizadas para que a comunicação seja precisa.
Afinal de contas, não adianta ter uma boa prática de SEO e conteúdos coerentes sem que isso dialogue com o público.
Considerações finais
Partindo de todas as perspectivas que orientam a estadia de uma empresa no ambiente digital, torna-se fundamental entender qual é o papel do blog nessa equação.
Por essa razão, alguns elementos precisam ser levados em consideração quando o assunto é esse. Isso vai desde a compreensão de aspectos que fundamentam o inbound marketing até, em outra medida, as questões do blog como ferramenta.
Seja como for, é essencial garantir que essa ferramenta seja utilizada de forma bem estruturada para uma empresa conseguir atrair e qualificar seus leads.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento