Como utilizar a pesquisa de satisfação para avaliar o que os clientes falam do seu negócio

21 set 2022

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A satisfação do cliente é algo com o qual a maioria das empresas se preocupa. Vender produtos e serviços é essencial, porém, constatar se o consumidor está ou não contente com eles é um longo processo de trabalho.

Por essa razão, a pesquisa de satisfação é amplamente utilizada após uma venda, para que possa ser feita uma análise da adesão do público ao que a marca está oferecendo.

A experiência do cliente, ao realizar suas compras de cerca elétrica monitorada, precisa ser mensurada, levando as equipes de vendas a tomarem suas decisões com mais responsabilidade e direcionamento.

Essas decisões se aplicam no sentido de prover o consumidor de informações necessárias para que ele confie na companhia e feche seus negócios, ampliando obviamente as possibilidades de vendas.

Saiba o que é pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma atitude proativa das empresas, e o seu principal objetivo é coletar feedbacks dos consumidores, sendo de fácil aplicabilidade e trazendo consigo informações valiosas.

As respostas destas pesquisas contêm muitas informações que podem se transformar em oportunidades, pois nelas os gostos e preferências dos clientes são registradas de maneira clara e precisa.

A pesquisa de satisfação é realizada através de perguntas objetivas sobre rótulo de refrigerante personalizado e pode ser utilizada em diversos momentos da jornada de compra do cliente.

Quando estas perguntas são respondidas, o consumidor entrega para a empresa suas informações mais pessoais referentes a como ele se sente quando compra um produto e serviço, deixando claro suas opções pessoais.

Quais os canais utilizados na pesquisa?

Essas pesquisas de satisfação são feitas de forma física ou virtual. Quando são realizadas fisicamente acontecem online, por meio de totens, como também por pequenos dispositivos, nos quais o cliente avalia o atendimento com um clique.

Pode ser offline, em formulários de papel. As pesquisas virtuais podem ser enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail ou um link anônimo. Porém, todos esses canais identificam que se trata de uma pesquisa. Os tipos de pesquisa que são aplicadas nos clientes, são:

  • Net Promoter Score (NPS);
  • Customer Satisfaction Score (CSAT);
  • Customer Effort Score (CES);
  • Pesquisas de satisfação sobre a empresa, serviços e/ou produtos.


Elas medem a satisfação do cliente, avaliando seu posicionamento com relação aos negócios desenvolvidos pela empresa e se algo mudou em suas opiniões após uma interação com uma marca, produto ou serviço.

Ela inclui informações importantíssimas sobre a experiência do consumidor em cada momento de contato que ele possa ter com uma empresa que vende filtro secador para compressor de ar.

Normalmente elas são enviadas depois que se encerra um atendimento, na finalização de uma compra do consumidor e também no encerramento de uma chamada telefônica, por exemplo.

De que forma é realizada a pesquisa de satisfação?

A pesquisa deve ser elaborada com base no público, contendo perguntas simplificadas e objetivas, porque o consumidor precisa compreender exatamente sobre o que está sendo questionado.

É sempre bom informar para o cliente o tempo despendido nas respostas para as perguntas sobre conserto compressor de ar, para que ele não se decepcione e frustre suas expectativas.

Essas pesquisas podem ser enviadas para clientes externos, mapeando os hábitos de consumo dos mesmos de forma simplificada e para clientes internos, onde os gestores medem a satisfação dos seus colaboradores.

Na verdade, os funcionários são os que mais consomem os serviços da empresa, pois estão em contato continuadamente com os produtos que a empresa oferece e também possuem opiniões a respeito deles.

Quando a experiência do público externo é avaliada, a marca conquista excelentes resultados nas vendas de piso granilite branco.

Como aumentar a satisfação dos clientes?

Aumentar a satisfação do cliente é um trabalho assíduo e que requer por parte dos atendentes muita propriedade ao escutá-los, porque é a partir de um bom atendimento que o consumidor constrói uma visão sobre a empresa.

Ela pode ser positiva ou negativa e a pesquisa de satisfação auxilia nesse sentido, porque se a opinião for positiva, esse cliente pode espalhar a mensagem construtiva de uma marca, como o gerador silenciado Stemac.

O caminho no atendimento e no suporte de qualidade para os clientes é essencial para que qualquer tipo de negócio se torne referência entre os consumidores. Alguns passos para o aumento dessa satisfação, são:

  • Conhecer o cliente;
  • Focar no bom atendimento;
  • Manter contato por canais que o cliente está habituado;
  • Valorizar o tempo do cliente;
  • Oferecer soluções para suas dúvidas ou reclamações;
  • Solicitar feedbacks;
  • Aplicar estratégias de pós-vendas;
  • Focar na experiência do cliente na jornada de compra;
  • Investir em tecnologia.


O primeiro passo sempre é conhecer com profundidade o cliente. As pesquisas de satisfação definem a persona do negócio e quais são as dores do consumidor ideal, facilitando a comunicação entre empresa e ele.

As informações acerca do comprador podem ser adquiridas de forma individual, onde são definidas as suas prioridades, com que frequência ele realiza suas compras, a data de aniversário, por exemplo. Tudo isso é utilizado em um contato futuro.

O atendimento é a primeira impressão que fica aos olhos do consumidor, referente ao negócio de aluguel de ônibus para passeio escolar e a forma como ele se posiciona quando quer contratar o serviço.

Essa visão está diretamente ligada à linguagem que o atendente utiliza e é um grande diferencial, se for necessário uma visita presencial. Portanto, ser educado, saber ouvir e fornecer informações corretas com certeza é um fator de conquista de um cliente fiel.

O cliente sempre deve se sentir à vontade nos meios onde é feita a comunicação. Nesse sentido, o vendedor precisa estar preparado para conversar com o consumidor no local que ele preferir.

Alguns preferem o contato por e-mail e outros por meio do WhatsApp, mas é importante saber qual horário é mais conveniente, não sendo recomendável que o contato seja feito após o horário comercial e de preferência não ser repetitivo.

Por isso, o tempo dispensado pelo cliente deve ser sempre valorizado e a mensagem deve ser passada de forma eficaz, sem demoras e com muita clareza.

A valorização do tempo que o cliente despende para o diálogo sobre portaria virtual é maior do que a venda do próprio serviço e obviamente vai definir se ele vai decidir comprar ou não e, caso isso não aconteça, o contato não servirá para muita coisa.

O vendedor deve quebrar as objeções do cliente e, para isso, precisa estudar quem é o cliente, informar-se de tudo sobre a companhia e apresentar soluções satisfatórias para as necessidades dos clientes, preparando-os para uma negociação.

Outro aspecto importante é solicitar feedbacks de clientes que já fecharam negócios anteriormente e até mesmo daqueles que se negaram, porque por meio das respostas aumenta-se a satisfação dos clientes, pois suas experiências são consideradas.

Muitas corporações tendem a abandonar o cliente depois de uma venda. Porém, o contato precisa ser mantido para que o cliente continue interessado e pode ser feito através do envio de e-mails semanais, até com descontos exclusivos para um outro produto.

Para que o cliente permaneça assíduo, realizando compras frequentemente, a empresa precisa investir em tecnologia, apostando, por exemplo, em um software de gerenciamento, organizando as informações necessárias do cliente e de contato.

O que deixa os clientes satisfeitos?

Todas as pessoas gostam de ser bem atendidas por um vendedor ou pelos responsáveis pelo atendimento ao cliente, seja antes ou depois de uma compra.

Existem várias ações que podem gerar satisfação no cliente durante esses momentos, como garantir que ele seja ouvido em todos os detalhes daquilo que está transmitindo e que seja tratado com respeito, por meio de uma linguagem educada.

Assim como receber informações completas da empresa, produto ou serviço no qual esteja interessado, não ser abordado em horários inconvenientes e ser procurado pelos canais de comunicação que mais aprecia.

Além de receber soluções que estejam condizentes com as suas necessidades, sentir que o seu tempo e a sua opinião são importantes para a empresa e receber mensagens pós-compra, pois fazem com que ele não se sinta esquecido.

Inclusive, ter a certeza de que as informações passadas são verdadeiras e não se trata apenas de uma venda e perceber que quem entrou em contato entende realmente do produto ou serviço, bem como do funcionamento da empresa.

Todos esses fatores propiciam uma visão muito mais positiva da marca e isso acarreta diversas vantagens para a instituição, colocando-a como referência no mercado em que atua e, claro, aumentando o volume de vendas.

Nada é tão negativo para uma empresa do que saber que o cliente está insatisfeito. A propaganda boca a boca que ele pode realizar ainda é impactante para outros consumidores e faz grande diferença para a empresa.

Pode até ser uma forma antiga, mas é através de seus comentários e opiniões que uma organização pode ser bem ou mal falada.

Algumas vantagens trazidas para a empresa, quando o consumidor está feliz, são as seguintes:

  • Maior retenção de clientes;
  • Identificação de falhas no atendimento e nas pesquisas;
  • Inovação nos produtos e serviços atraindo investidores e parceiros;
  • Pesquisas de satisfação mais apuradas;
  • Desenvolvimento no cenário mercadológico;
  • Compreensão da concorrência.


Enfim, é necessário que as corporações tirem o maior proveito das informações constantes nas pesquisas de satisfação.

Considerações finais

É por meio das pesquisas de satisfação que a empresa consegue ser avaliada e elas são jóias preciosas que podem auxiliar em diversos aspectos, desde o conhecimento de quem é o cliente, até como realizar sua fidelização, para que efetue compras com mais frequência.

Autor: Guia de Investimento

 

 

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