Conheça as vantagens por trás do Guest Post

21 nov 2022

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Quando alguém convida alguém para uma festa de trabalho, muitas vezes é preciso saber qual é o ganho profissional que a ida terá ao negócio. Na estratégia de Guest Post é a mesma coisa.

Que marca não quer se associar à outra que é muito bem-vista no mercado? Praticamente qualquer tipo de companhia almeja isso. 

Construir caminhos de forma solitária e independente é algo duro. No meio da internet, o surgimento de diversos negócios é absurdamente pungente.

Não há maior dinamismo, em qualquer época, do que na era on-line. Quem conhece o mercado de startups sabe como é.

No começo, tudo parece difícil e parece que demora para a roda girar e engatar. Quando engata, claro, a tendência é abrir portas e mais portas.

Ou seja, as pessoas abrem as portas espontaneamente quando uma empresa já adquiriu alguma notoriedade e relevância, seja em qual área for. 

Mas para pequenas e médias empresas, às vezes, como as com fachada loja iluminada, pode parecer difícil ganhar capilaridade em vários mercados de atuação que podem nem estar mapeados ainda. 

Isto é, a hipótese de explorar mercados correlacionados começa a fazer sentido, uma vez que se expande o conceito de mercado para uma determinada marca.

Em uma diferença de poucos anos, é possível que consumidores mudem de comportamento. Isso faz com que o mercado se adapte.

E aqui está um ponto de atenção: por mercado, fala-se de concorrentes. Quando competidores se mexem, quem não mover um dedo estará perdendo o que especialistas chamam de market share. 

Ou seja, uma parte do mercado estará nas mãos de outros e a empresa que não se adaptar estará fadada ao fracasso. 

É como ter uma demarcação de estacionamento só que dentro da lógica do mercado de atuação de uma companhia. Dessa forma, surge a brecha para oportunidades com o guest post. 

O que é Guest Post?

Essa estratégia de marketing nada mais é do que a publicação de textos, artigos, entrevistas e todo tipo de conteúdo como convidado de um site, blog ou páginas de empresas. 

Em contrapartida, não necessariamente com uma troca de conteúdo. É realizada uma espécie de escambo de autoridades e de textos, ajudando marcas a explorarem novos públicos, algo que não seria possível apenas com os próprios sites. 

É como se fosse um ganha-ganha em que as pessoas aproveitam o espaço do site de vidro blindado para fachada a fim de expor a expertise. Em troca, a outra empresa, que foi convidada, faz o mesmo no site da parceira.

Quais são as vantagens?

Dessa forma, o grande objetivo da estratégia de guest post é conseguir links de autoridade para um site e, também, se posicionar em outros blogs e páginas relevantes, aos quais as pessoas irão acessar e, por conseguinte, se interessar pelo negócio. 

A ideia é alcançar uma nova audiência e, com isso, dar mais tráfego para o blog ou página que fala, por exemplo, de meia para reflexologia. Assim, ocorre a diversificação de públicos e canais em que a empresa trafega.

Pode-se perguntar isso, entretanto: “Mas se as pessoas não conhecem esse site, por que fazer isso?”. 

Muito simples: por que pessoas de outras audiências e outros públicos não poderiam se interessar ou repassar esse conteúdo para quem se interessaria de fato?

E tem outro ponto de vantagem. Na visão de longo prazo, conforme a estratégia de guest post vai se consolidando, mais autoridade o seu site terá ao longo do tempo. E considera-se, neste caso, um guest bem-feito e de grande relevância para o público.

Incluir isso na estratégia de marketing digital é essencial para construir a autoridade, que faz com que seus canais sejam lidos, ouvidos e assistidos. Não importa se o assunto é sobre cuidador de idoso 24 horas ou outro assunto. 

Quando o conteúdo é original e traz um assunto de forma agradável e instigante, tanto para quem está convidando quanto para quem está fazendo o conteúdo como convidado, a estratégia pode virar um ganho exponencial para ambos os lados. 

Mesmo que as empresas sejam de áreas diferentes, uma de tratamento de concreto aparente, por exemplo, há, entre elas, assuntos que são relacionáveis entre si.

Uma coisa que precisa ser explicada é que o conteúdo precisa ser útil para ambos os lados, independentemente da sua pertinência ao público. Antes de qualquer coisa, portanto, ele deve ser relevante para ambos.

Como, por exemplo, o tema de gestão. Uma empresa que faz película jateada para box pode fazer um guest post com uma rede de pet shop usando a administração empresarial como principal mote.

Os pontos em comum são a chave de um conteúdo de guest post. Trazer o que está à tona nos dois negócios se torna benéfico para ambos e, por isso, é um ganha-ganha que traz, realmente, muitas vantagens.

Fora esses pontos, é também uma forma mais barata de gerar tráfego e com muita eficiência. Se uma empresa terceirizada precisasse ser contratada para gerar conteúdo, o orçamento ficaria muito mais caro. 

Mas, diante da possibilidade de ter um parceiro de negócios que tope hospedar um texto em um outro site de negócios, por que pagar se é possível ter de graça e, às vezes, com mais retorno ainda?

Dentro do marketing digital, quem ainda não usa essa estratégia está perdendo esforços de marketing extremamente relevantes, que podem ser, posteriormente, exigidos custosamente em outras áreas do negócio que demandam muito mais.

A associação entre os dois negócios não pode ser só entre os assuntos. Precisa-se de que ambos tenham basicamente o mesmo nível de autoridade no meio online.

Caso contrário vira um benefício que pende mais para um lado do que para o outro, o que causa divergências de tráfego e de esforços para conseguir alcançar o público.

Outra grande vantagem de considerar a estratégia de guest post é incorporar ao marketing digital de uma empresa as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO).

Ou seja, quem faz guest post com vários sites e blogs parceiros está incrementando ainda mais a frente de tráfego orgânico. 

Isso ocorre porque, entre as boas práticas que o Google e outros buscadores geralmente premiam com uma medalha de metal personalizada digital, está o fato de ter um link de autoridade referenciando o seu site. 

É bom tanto para quem dá o crédito quanto para quem está sendo creditado, porque confere autoridade a ambos. 

A razão é esta: se um site referência o site de uma empresa que é referência, quer dizer que há boas conexões, e que quem referenciou está antenado. 

E para quem teve seu site divulgado, dentro do site de uma empresa relevante, também é algo incrível porque o Google lê da seguinte forma: 

Esta empresa foi referenciada por um site que tem uma autoridade no assunto. Premia-se ele, portanto, colocando seus links entre as primeiras páginas de busca.

É exatamente isso o que acontece. Fomentar a estratégia de SEO com guest post é tão benéfico que seus links e suas páginas ficarão mais fáceis de serem encontradas ao pesquisar as palavras-chave que têm a ver com o negócio. 

Considerações finais

A estratégia de guest post é, como este conteúdo mostrou com diversos argumentos e situações, uma das melhores estratégias dentro do marketing digital pelos seguintes fatos que podem se resumir em:

  • Mais autoridade para todos os envolvidos;
  • Mais tráfego de qualidade;
  • Expansão do negócio para novos públicos;
  • Barateamento do orçamento de marketing. 

Essas vantagens e muitas outras fazem das companhias, que decidem por esse tipo de estratégias, verdadeiras conhecedoras dos processos mais integrados de marketing que existem.

Viver em uma ilha digital, em que por si só a empresa tenta se construir, não será nada efetivo em se comparando com o convite de um blog que é referência e que pode fazer alçar novos voos de ambos os lados.

Deve-se lembrar de que é importante também pensar sempre na qualidade do que na quantidade de guest posts. 

É isso o que vai colocar as empresas em outros patamares e de forma muito mais natural do que, por exemplo, uma estratégia de mídia paga, que acaba sendo uma forma artificial e de curto prazo para conseguir tráfego e novos leads. 

Portanto, entender que o guest post é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital é o primeiro passo para a implementação de algo que precisa de muito mais de diálogo e conversa do que tecnologias, aparatos e estruturas enormes. 

Basta um simples combinado, que os ganhos podem ser computados em cerca de meses e, ao longo do tempo, isso se transformará em uma frente acertada e de fácil implementação para quem for novo, da equipe de marketing, conseguir tocar a estratégia.

Texto desenvolvido pelo blog Guia de Investimento

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