CTA: uma técnica de conversão

03 ago 2022

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Introdução sobre CTA

A sigla CTA é a abreviação de Call to action, que em português significa ter uma chamada para ação! 

Essa técnica é utilizada quando se deseja aumentar o número de vendas dentro de uma empresa, ou até mesmo, conseguir mais visitantes para o seu site e assinantes em sua newsletter.

Para que isso ocorra, uma empresa precisa trabalhar em cima de diversas estratégias de marketing digital para que o processo de atração do público ocorra. 

Uma dessas técnicas é conhecida como call to action ou CTA, que apresentaremos com detalhes neste artigo. 

Antes, vale destacar que essa estratégia é essencial não somente para aproximar uma pessoa da sua marca, mas também para converter clientes em potencial e encaminhar essa pessoa para o processo de compra. 

Utilizando essa técnica, sua empresa consegue atingir os objetivos da marca da melhor forma possível! 

Neste artigo, você entenderá de forma detalhada sobre o que é call to action e como ele pode ser utilizado por sua empresa terceirizada de limpeza ou de outro segmento. Confira os detalhes no decorrer do artigo!

O conceito de call to action

Mas afinal o que é uma call to action? Quando uma empresa está no ambiente digital, seja nas redes sociais ou em um site, existem objetivos para essa presença. 

O primeiro deles é aumentar o número de clientes, seguido pelo número de vendas e visibilidade da marca. 

Dessa forma, o ambiente digital pode aplicar diversas estratégias de marketing, dentre elas, o CTA, que contribui para que a pessoa realize ações dentro do site ou de sua rede social. 

Essa técnica pode estar disposta de formas diferentes dentro de um site que vende estudo de impacto ambiental ou outros produtos. As maneiras mais comuns são os botões, assim como os links que direcionam para uma ação. 

De modo geral, o CTA pode ser utilizado:

  • No envio de um email marketing;
  • Em páginas parceiras na internet;
  • Na página inicial de um site;
  • Nas redes sociais, por meio da divulgação de um serviço;
  • Em materiais diversos, como é o caso de e-books. 

Em alguns casos, essa chamada para ação também está disponível por meio de vídeos. 

Entenda a importância do call to action

Agora que você entende o conceito do call to action, já deve ter percebido que a intenção dessa técnica é motivar uma ação por parte do cliente dentro do seu site ou redes sociais. 

Mas afinal qual é a importância disso para sua empresa de portaria

A primeira vantagem que podemos destacar é o fato dessa estratégia chamar a atenção do cliente, ou seja, despertar sua motivação e interesse para uma determinada ação.

O CTA trabalha em cima da técnica de despertar interesse, atenção e desejo, esse conjunto promove uma ação por parte do usuário. 

Ou seja, o primeiro passo por parte da empresa é chamar a atenção do cliente e conquistar o desejo de ter um produto ou serviço que esteja associado à marca. Após isso, uma ação é estimulada para que o processo de conversão ocorra. 

É importante ressaltar que todo esse processo está associado ao funil de vendas, que também envolve uma técnica de marketing. 

O funil de vendas busca produzir conteúdo para cada fase da jornada de compra do consumidor. Por exemplo, quando ele está no topo do funil, ele ainda não conhece sua marca e nem os seus serviços. 

Dessa forma, o CTA vai ser utilizado para que o cliente busque saber mais quem é a empresa e o que ela oferece. Depois, essa pessoa vai para o meio do funil, que é quando ela já começa a demonstrar interesse pela marca. 

Nessa fase, ela se cadastra para receber um email marketing sobre consultoria tributária ou até mesmo, baixa um e-book. 

Após essa fase, os CTAs já vão direcionados para um processo de conversão, porque a pessoa já se identificou como um cliente em potencial e já reconheceu a autoridade da marca em um assunto. 

Dessa forma, podemos afirmar que os benefícios em investir em call to action são:

  • Produzir conteúdo direcionado para cada fase do funil de vendas;
  • Atrair os clientes para sua marca;
  • Promover uma maior interação com o público;
  • Agregar diferencial para o seu negócio;
  • Aumentar o número de vendas. 

Quais são as estratégias ligadas ao call to action?

A partir dos benefícios que apontamos neste artigo, seja para construtoras em sp ou que atue em outro segmento, falaremos sobre as diversas formas de aplicação das técnicas do call to action. 

Cada técnica é aplicada para um estágio do funil de vendas, que falamos de forma introdutória acima. Ou seja, é essencial que a empresa saiba quem é seu público-alvo, que corresponde a quem ela pretende atingir, assim como em que fase essa pessoa está. 

Por exemplo, não adianta já ter um call to action de venda para uma pessoa que mal conhece sua marca. 

Dessa forma, neste texto você irá conhecer algumas técnicas a partir das etapas ligadas ao funil de vendas. Confira os detalhes a seguir!

A geração de tráfego 

O primeiro elemento de estratégia que citaremos é a geração de tráfego para o seu site ou blog, ou seja, aumentar o número de visitas. 

Essa técnica é essencial para melhorar o ranqueamento da sua página no Google e em ferramentas de pesquisa. 

Por exemplo, quando o cliente pesquisa sobre “assinatura digital como fazer” na internet, o Google realiza uma busca dos sites que falam sobre isso, que possuem essas palavras-chaves e que têm credibilidade. 

Os sites que aparecem nas primeiras posições do ranking, possuem chances maiores de terem visibilidade no mercado.

Dessa forma, é essencial trabalhar para que sua empresa seja vista com facilidade no Google e tenha uma boa posição. Nesse caso, o CTA pode ser uma boa estratégia, assim como a inserção de links em sites parceiros. 

Aumentar o número de assinantes na newsletter

Outro ponto importante é buscar aumentar o número de assinantes de uma newsletter ou de pessoas que receberão o seu email marketing. 

A newsletter é um conteúdo informativo que pode proporcionar a geração de leads, ou seja, de clientes em potencial. 

Essa é uma oportunidade muito boa do cliente conhecer sobre sua marca, assim como dos serviços que são oferecidos em seu negócio de vending machines

Por isso, vale a pena despertar a atenção do público, por meio de um banner no site e anúncios nas redes sociais. 

Levar o cliente para uma landing page

É importante direcionar o seu cliente para uma landing page. Mas, o que é isso? Essa é uma página que vai direcionar o cliente para uma campanha. 

Nessa página, seus produtos e serviços podem ser apresentados. Isso pode estar disposto em seu site ou até mesmo, ser compartilhado no email marketing. 

Como seu call to action pode ter sucesso?

Você já conhece algumas técnicas que podem ser aplicadas no call to action, assim como já compreendeu que é essencial utilizar essa estratégia em seu negócio para estimular uma ação no cliente. 

Por isso, é importante, como já falamos, conhecer o público da sua campanha, assim como definir quais são os objetivos da empresa com a ação. 

É essencial que a estratégia utilizada pela sua empresa de consultoria empresarial consiga chamar a atenção da pessoa. 

Como sua estratégia de call to action pode ter sucesso? Para obter a resposta nós destacamos algumas dicas a seguir!

Tenha frases de ação

A primeira delas tem a ver com algumas frases de ação, que geram uma sensação de urgência no público. Algumas dessas frases são “somente hoje”, “últimas horas”, “finaliza hoje”.

É importante utilizar os verbos no imperativo, ou seja, dar a ideia de “ordem”. Alguns exemplos são “compre”, “faça”, “adquira”. 

Destaque para a chamada

Ou seja, é um elemento que busca gerar uma ação no público leitor. Além disso, seu site precisa destacar seu call to action e isso pode ser feito por meio do uso de cores importantes ou até mesmo, a utilização de setas. 

Demonstre exclusividade

É importante que seu cliente entenda que aquela promoção ou compra realmente é vantajosa para ele. Por isso, mostre a ele quais são os descontos, os valores e agregue destaque a isso. 

Ou seja, sua campanha precisa estar bem destacada, de modo que o cliente “bata o olho” e entenda com facilidade aquilo que você deseja que ele faça. 

Lembre-se de ter atenção aos links que estão inseridos em sua página, de modo a direcionar o cliente para um CTA que está ativo e que realmente funciona. Isso envolve ter um site com bom carregamento e segurança para que o cliente realize compras. 

Agora que você já entendeu como funciona a CTA e como pode ser usada para conversão de seus leads, é só colocar em prática no seu negócio. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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