E-commerce: entenda como a automatização pode ajudar o varejo

30 ago 2021

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A presença de novas tecnologias no ambiente social mudou os hábitos de consumo da população, elevando o e-commerce a um patamar muito importante no mercado de varejo e facilitando diversas rotinas do negócio. 

As possibilidades de compra são muito abrangentes, atendendo os mais diferentes consumidores em todo o território nacional. 

Além disso, há a facilidade de acesso a produtos importados, dada a globalização que se aproveita da internacionalização de bens de consumo intermediários e finais.

Dessa forma, todas as empresas interessadas em uma expansão de negócios precisa estar presente no ambiente virtual, com lojas eletrônicas e vitrines digitais em exposição para o público de maneira contínua.

Para alcançar as metas e objetivos propostos, as empresas precisam utilizar ferramentas adequadas que ajudem na produtividade e no atendimento ao consumidor. 

O mundo digital oferece recursos que promovem a redução de tarefas manuais, automatizando de maneira eficiente processos que se ajustam ao modelo de e-commerce praticado, inclusive elencando prioridades, como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Controle de estoque;
  • Estratégia de marketing digital;
  • Precificação de produtos e serviços.

Não há uma ordem específica para a ocorrência dessas ações dentro da automatização de uma loja virtual. 

Elas acontecem de maneira “aleatória”, conforme as necessidades se apresentam e os objetivos do negócio, de maneira constante, com a interferência de gestores e administradores. 

Portanto, é necessário escolher as ferramentas apropriadas para o segmento comercial, ajustando processos que direcionam o tráfego de internautas, para que possam se transformar em leads e, consequentemente, em clientes ativos e divulgadores da marca.

Faça uma integração entre setores distintos e seu e-commerce

Quando se trata de automatização em um e-commerce voltado para o varejo, é preciso que todos os setores da loja virtual estejam integrados de alguma forma.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, agiliza processos que atuam em relação ao planejamento de recursos corporativos, a partir de processos relacionados a uma venda online.

O programa informa o setor de estoque, acompanha o despacho do produto, e o direcionamento para a área de logística. Tudo isso de acordo com controle financeiro e a emissão de nota fiscal.

Quando um lead decide comprar sala de jantar completa o sistema pode indicar outros produtos que podem ser adquiridos, como equipamentos de som, televisores, entre outros móveis associados ao ambiente.

O término do processo ocorre na entrega dos produtos, e então o sistema automatizado pode encaminhar uma pesquisa para verificar o nível de satisfação e experiência de compra e registrar todo esse percurso.

O retorno do cliente é importante para a alimentação do CRM (Customer Relationship Management), permitindo o gerenciamento de relacionamento com o consumidor para, enfim, otimizar e customizar a próxima visita do cliente ao site de compras.

Desenvolva um planejamento estratégico amplo

Todo empreendimento comercial, independentemente do tamanho, precisa contar com um planejamento estratégico para compreender qual o público-alvo, com definições primordiais referentes a:

  • Capital disponível para investimento;
  • Cronograma de implementação de negócios;
  • Objetivos em curto, médio e longo prazo;
  • Prioridades da loja virtual.

Esses pontos podem se diversificar, conforme as estratégias adotadas dentro do mercado consumidor que o e-commerce vai atuar. 

A própria estrutura física demanda um planejamento que envolve as instalações de áreas necessárias, como estoque, centro de distribuição e logística de carga e descarga, acomodação de funcionários. 

Inclusive, os espaços podem ser integrados no sistema online; e mesmo uma loja puramente virtual demandará a acomodação de espaços voltados às equipes e produtos.

Na possibilidade de implementação de um espaço, é preciso prezar a qualidade de vida dos colaboradores, e a sua própria, pensando até mesmo onde alugar maquinas de bebidas quentes para disponibilizar aos clientes ou em outras técnicas para a fidelização do público.

No caso das lojas virtuais, esse processo de atendimento qualificado e humanizado também é possível, e os brindes podem ser adotados para envio junto ao produto adquirido.

Dessa forma, a automatização pode ser controlada de maneira adequada e centralizada em um único espaço, diminuindo a necessidade de locomoção e considerando informações para envio de brindes ou compra de suprimentos para as máquinas presenciais. 

Por falar em automatização, a tecnologia utilizada precisa ser de ponta, acompanhando o desenvolvimento recorrente atrelado a esse universo vasto e melhorando a experiência dos usuários.

A estabilidade de uma página de internet é muito importante, para que as compras possam ser realizadas sem qualquer tipo de interferência ou problema de comunicação entre usuário e empresa.

Desse modo, a instalação de um sistema de conexão como o cube 67 é determinante e deve ser parte de um projeto desenvolvido por profissionais da área de tecnologia. 

Isso porque a estrutura para a transferência de dados em barramento individual conectado a módulos, usado nesse sistema, é simplificado e eficiente.

As empresas que operam no setor de distribuição de transmissão de dados oferecem planos diversos, atendendo a públicos específicos que alteram a velocidade, capacidade de recebimento de alto número de usuários, além da segurança de dados disponibilizados pelos clientes. 

Esse é um ponto que deve ser levado em consideração desde o início, para que a empresa não tenha qualquer tipo de problema com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2019 em todo o território nacional.

Saiba que atendimento humanizado está em alta

A tecnologia é essencial para um e-commerce, mas é possível garantir um atendimento humanizado quando o cliente precisa tirar alguma dúvida ou precisa de mais informações sobre determinado produto ou serviço.

No caso de um artesão que queira saber como fabricar velas em casa, o fornecedor do maquinário ou do material para a produção precisa estar atento aos anseios, às críticas e sugestões que podem chegar aos canais de comunicação.

A automatização do e-commerce pode aliar um planejamento omnichannel, em que todas as plataformas digitais estão interligadas, voltadas para um atendimento amplo junto ao público consumidor. 

A humanização do atendimento pode ser aplicada em e-mails personalizados, uso de DM (Direct Message) das redes sociais, ou mesmo em uma landing page utilizada para a captação de leads. 

Inclusive, mesmo um bot pode ser aplicado para sanar dúvidas iniciais, mas precisa de personalização adequada e bom direcionamento para os canais exclusivos no momento em que um contato mais direcionado, humano e efetivo seja necessário, filtrando a quantidade de mensagens necessárias em um processo de compra.

Invista em marketing digital para decolar

Sem que as pessoas tenham acesso às plataformas digitais ou ciência de um empreendimento, fica difícil que uma loja virtual tenha o sucesso como objetivo alcançado.

Desse modo, o marketing digital é essencial para que um e-commerce possa valer todo o esforço e investimento aplicado nesse modelo de negócio comercial, tornando sua localização pelos internautas facilitada. 

Os profissionais que trabalham com administração de prédios comerciais precisam estar em contato constante com pessoas interessadas em manter, por exemplo, o gerenciamento profissional de condomínios.

A propaganda e os materiais devem ser disponibilizados em diferentes plataformas e formatos, para alcançar um público que esteja interessado nesse tipo de serviço. 

O que leva à possibilidade de uma automação empregada pela prática de SEO (Search Engine Optimization), em que palavras-chave fazem associações pertinentes em sites de busca, redes sociais e outras mídias presentes na internet.

Assim, quando um lead faz uma busca sobre síndico predial, ou então administração de condomínios, venha atrelado à propaganda de uma empresa de limpeza predial terceirizada que atende nas imediações de interesse do internauta, visto que podem compor outros interesses deste usuário.

Essa prática está associada à automatização do marketing, e que faz parte da realidade de quem está investindo no comércio eletrônico e todas as possibilidades que ele oferece em relação à tecnologia e processos de divulgação.

Monitorar resultados faz parte do processo

Os sinais implementados nas redes sociais, com significados diversos que permitem entender se o usuário curtiu com uma publicação é um modelo simples e prático que pode ajudar no monitoramento das relações entre empresa e público, identificando tópicos e campanhas de maior interesse/atratividade.

As plataformas digitais disponibilizam esses sinais para verificar a reação imediata dos consumidores, e isso pode se transformar em um relatório corporativo para a implementação de melhorias. 

Se um cliente não ficou satisfeito com o preço coworking em uma sala compartilhada oferecido por uma imobiliária, isso pode ser determinante como indicativo econômico e social. 

A satisfação do cliente é sempre um entrave que funciona como debate entre empresas e consumidores. De qualquer forma, é preciso levar em consideração o que o público tem a dizer, e isso pode ser demonstrado por meio de curtidas nesse mundo virtual.

Nesse mercado imobiliário, ainda, é possível utilizar as plataformas digitais para demonstrar produtos que atendem a medidas de segurança, como prédios que possuem detector de chama e saída de emergência com acessibilidade garantida, alcançando outros públicos, interesses e dúvidas.

Disponibilidade de ferramentas

Quem se arrisca e mergulha de cabeça no mundo dos negócios digitais está investindo em empresas que podem ter um reconhecimento abrangente e significativo, além dos espaços geográficos.

Para isso, é fundamental contar com suportes diversos. Todas as ferramentas digitais disponíveis estão prontas para auxiliar na jornada de compra do lead, no fluxo de vendas da loja virtual, assim como em aspectos que envolvem capital financeiro.

Os ajustes podem ser direcionados para o controle de estoque, contato com fornecedores e representantes comerciais, pontos de venda, além do marketing digital, imprescindível desde o princípio.

As tarefas podem ser automatizadas com essas ferramentas, como a prática de SEO no Inbound Marketing – que envolve a atração dos internautas, conversão de leads em clientes, efetivação da compra e encantamento pós-vendas.

O objetivo, afinal, deve ser o aumento do faturamento, proporcionando uma experiência agradável ao consumidor, fazendo com que ele retorne outras vezes para a realização das compras e seja um divulgador da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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