Introdução sobre as diferenças entre SEO on page e SEO off page
O SEO representa Search Engine Optimization, que em português significa “otimização de mecanismos de busca”. Essa técnica consiste em um conjunto de estratégias separadas em SEO on page e SEO off page que são aplicadas no ambiente digital para aumentar a visibilidade da marca.
Na prática, as técnicas de SEO trabalham para garantir que a empresa tenha um bom tráfego orgânico, ao obter a melhora do posicionamento e da visibilidade em mecanismos de busca como o Google.
A autoridade da marca também é um elemento que deve ser considerado e é qualificado a partir dessas ações.
Dentre as estratégias que podem ser utilizadas, o SEO se divide em on page e off page para promovê-las de forma mais adequada.
Para isso, as ações on page representam atividades que podem ser feitas internamente, ou seja, dentro do próprio site. Essa ação visa otimizar a escolha de títulos, o uso de palavras-chave, assim como implementar bons links internos.
Já as estratégias off page consistem em trabalhos realizados em ambientes externos, ou seja, em outros sites ou em ambientes parceiros.
Para conferir como essas estratégias funcionam, assim como elas podem ser implementadas em seu negócio de avaliação de conformidade, confira os detalhes no decorrer deste artigo!
Entenda o SEO off-page e o SEO on-page
Para entendermos sobre essas técnicas de forma mais específica, vamos compreender primeiramente sobre o SEO off-page.
Essa é uma tática de SEO que, como dito, é aplicada fora do site da sua empresa.
Isso pode ocorrer de várias formas, a partir de ações como:
- Marketing de conteúdo;
- Posts em redes sociais;
- Citações da marca;
- Guest Post;
- Link Building (links da sua empresa em outros sites).
Essas ações, apesar de serem chamadas de “fora” ou externas ao seu site, possuem um papel essencial para atrair clientes para sua empresa, assim como reforçar o domínio e autoridade da marca.
Afinal, elas fazem com que o usuário seja direcionado à página da sua empresa, bem como faz com que o Google reconheça sua marca como uma autoridade no assunto.
No SEO, como um todo, quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, por exemplo, ela pode buscar por manutenção de máquinas industriais, ou qualquer outro tema.
Com isso o Google exibe links que mais se adequam à pesquisa e sejam mais qualificados conforme a pesquisa feita.
Os links que aparecem nas primeiras posições tendem a ter mais acessos e resultados. No entanto, um fator indireto desse ranqueamento é a presença de links em outros portais de alta relevância do site.
Dessa forma, as técnicas de SEO são utilizadas para melhorar o posicionamento orgânico da busca. Estar nas primeiras posições é importante para que sua empresa tenha mais visibilidade, assim como possa obter mais clientes para o negócio.
Já as ações feitas internamente, a partir do SEO on page, são voltadas para práticas no próprio site e que ajudam o cliente a entender melhor seu conteúdo, assim como facilitar a leitura dos algoritmos, também melhorando o posicionamento.
Neste caso são considerados títulos, tags, palavras-chave – como é o caso de desinfetantes hospitalares – e conteúdos.
Logo, podemos destacar alguns elementos, como a otimização de imagens, carregamento do site, meta tags e meta description, assim como o uso de links internos.
Conheça as estratégias de SEO
Entendendo a importância das estratégias do SEO, vale a pena conferir quais ações podem ser aplicadas por sua empresa.
Para ajudar nesse contexto, separamos 6 técnicas que são indispensáveis para o SEO do seu negócio. Confira os detalhes a seguir
1. Link building
Uma técnica bastante interessante que pode ser utilizada em uma empresa que vende anéis de segmento, ou qualquer outro segmento de atuação, é o link building.
Essa ação é considerada essencial para as técnicas off-page, já que os links possuem um peso muito importante no momento do Google fazer um ranqueamento.
O objetivo principal é fazer com que seu negócio tenha autoridade. Se seus links são mencionados por empresas de relevância, você adquire mais autoridade, o que contribui para melhorar o posicionamento.
É como se fosse uma citação de confiança sobre o seu site. O Google interpreta seu link como um conteúdo de qualidade e, dessa forma, melhora a visibilidade.
Dessa forma, é essencial desenvolver parceiros ao longo da jornada da marca, fazendo com que seu negócio tenha um diferencial.
2. Construção da marca
Todas as marcas passam por um processo de construção e de consolidação no mercado.
Por isso é essencial pensar nessa construção com base em uma autoridade da marca, seja para o usuário ou mecanismos de pesquisa.
Para analisar como está o processo de construção da marca, existem algumas métricas que precisam ser avaliadas.
Um exemplo são as pesquisas de marca, pois se trata de um indicador que mostra tanto o nome da empresa, do domínio e, até mesmo, os produtos que são utilizados.
Também é possível fazer um monitoramento das palavras-chaves, assim como as principais tendências nessa classificação. Por exemplo, existem palavras-chaves e interesses que vão mudando ao longo do tempo.
Para saber a relevância e se é necessário fazer alguma adequação na estratégia, um exemplo de ação é ter um percentual de pesquisa voltado ao concentrador de oxigênio preço, caso atue neste ramo (ou conforme a área de atuação) e se necessário, modificar as campanhas.
3. Marketing de conteúdo
Uma das ações voltadas ao seu site, para ter qualidade e sucesso diante dos clientes, é pensar no marketing de conteúdo.
Com a concorrência, não basta apenas produzir um material, mas ele deve ser feito pensando na qualidade do conteúdo, assim como no público-alvo. Existem temas que podem despertar o interesse de algumas pessoas e de outras não.
Por isso, é essencial que a empresa de blocos intertravados produza um material que seja de interesse do público que visa alcançar.
Mas como funciona o marketing de conteúdo? Esse é um material que tem o foco de informar e educar o cliente em relação à marca.
Nesse caso, o grande foco não é promover uma venda, mas sim conquistar o público e criar um relacionamento com ele.
Por isso, é essencial que a equipe de marketing desenvolva um bom planejamento em relação à produção de conteúdo e a distribuição nos canais de comunicação na empresa.
4. Redes sociais
É impossível negar a importância e influência das redes sociais na sociedade. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando produtos e serviços que são adquiridos pela internet, assim como buscando informações no Google e redes sociais a partir de celulares.
Falando especificamente das redes sociais, elas são importantes para gerar interação com a marca, permitindo a publicação de conteúdos e campanhas que promovem o aumento de vendas de um guindaste giratório ou de outros produtos e serviços.
Para estar nesse ambiente, é importante que a empresa crie uma estratégia de produção de conteúdo nas redes, considerando um calendário estratégico.
Para além disso, a mensuração de resultados também é essencial, para que a empresa possa fazer ajustes necessários em relação aos dados e buscas que são realizadas.
5. Title tag e meta description
Falando de ações que podem ser feitas dentro do seu site, é importante ressaltar que o layout precisa ser atrativo.
Além disso, existem boas estratégias na configuração e categorização da página, que são o title tag e o meta description.
No caso do title tag, estamos falando do título que é usado na página do seu site. Ele aparece durante uma pesquisa nos mecanismos de busca do Google.
Se o cliente pesquisar, por exemplo, sobre junta de vedação, o link que aparecer da sua empresa conterá um título, que precisa ser atrativo. Esse é o title tag e deve conter essa palavra-chave.
É indicado que a palavra-chave esteja no title tag, respeitando o máximo de 63 caracteres.
Já a meta description é o texto que vai aparecer logo no final de um resultado de busca.
Eles são utilizados como um anúncio do que contém em uma determinada página do seu site, facilitando o processo de busca do cliente, além de servir como um guia para o usuário acessar o endereço.
6. URL amigável
Por fim, a URL é o link que descreve e está ligado à página. Elas precisam ser amigáveis, assim como serem escritas estrategicamente, pois isso favorece a entrega ao motor de busca, assim como as pesquisas que são realizadas no Google.
É muito importante que a URL esteja ligada ao produto utilizado por sua empresa, além de também incluir a palavra-chave, para o devido ranqueamento.
Dessa forma, é importante que o endereço de busca seja facilitado e curto, bem como represente a indexação para os algoritmos e o assunto para os usuários.
A partir das dicas e orientações que passamos aqui, sua empresa pode utilizar e começar a obter bons resultados com o uso do SEO.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.