Uma estratégia de marketing digital precisa de apoio para que a geração de LEADS seja eficaz, e a inserção de conteúdo interessante, quando direcionado para os clientes em potencial, tem papel fundamental para alinhar às necessidades do comprador e nutrir a jornada de compra.
Criar conteúdo vai além de preencher páginas na internet para alcançar uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa.
Trata-se de fornecer ao seu público e clientes potenciais informações e insights valiosos e relevantes para desenvolver a confiança.
Geração de leads inserido no marketing de conteúdo
Dentro da publicidade online, o marketing de conteúdo faz parte da geração de leads, sendo um esforço estratégico que se concentra na criação e distribuição de material interessante, envolvente e relevante para atrair e criar leads a partir de uma persona de visitante predefinida.
As iscas digitais, presentes na estratégia de inbound marketing, associadas à atividade de marketing de conteúdo, são de natureza bastante alta, pois o material proposto tem o poder de fazer ou quebrar um acordo para o seu negócio.
Em essência, quanto melhor sua estratégia de marketing de conteúdo, maior a geração de leads você irá capturar, seja para uma empresa de abertura de empresa simples nacional, ou uma consultoria de encaminhamento profissional.
O ponto exato do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo passa por transformações de tempos em tempos.
Como estratégia dentro do marketing digital, há um amadurecimento à medida que as experiências online se tornam, cada vez mais, um fator-chave de expectativas.
Os fundamentos do marketing tradicional ainda se aplicam, mas de novas maneiras. Trata-se de colocar as necessidades do seu público acima da agenda promocional, ou seja, apresentar um conteúdo maduro para colocar os usuários como seu ponto central.
Mecanismos de conteúdo bem-sucedidos documentam as provações e tribulações de um leitor, além de ajudá-los a descobrir respostas para perguntas-chave que os ajudam a ter sucesso pela busca incessante quanto ao consumo..
Como gerar leads com marketing de conteúdo?
A corrida pela inclusão do conteúdo está constantemente exigindo dos profissionais de marketing digital a criação de algo novo, interessante e interativo, desde a distribuição de brindes personalizados até conquistar a atenção do público-alvo.
Com isso em mente, há uma lista de estratégias inteligentes que podem ser aplicadas dentro de um planejamento estratégico para a geração de leads empregado no marketing de conteúdo.
1. Entenda seu público-alvo
Entender os fundamentos e as necessidades do público é a principal maneira de criar conteúdo relevante e eficaz.
Não há um atalho, mas não precisa ser demorado, já que é preciso se comunicar com os clientes, por meio de perguntas e pesquisas online.
Para entender o público-alvo desde o princípio, é importante observar os concorrentes, e ver como eles tentam resolver as necessidades do cliente que busca por uma empresa de portaria para o condomínio residencial.
Quanto mais você capitalizar sobre isso, mais você terá sucesso.
2. Promoção de conteúdo junto com a criação
Criar um conteúdo brilhante é importante, mas promovê-lo em vários canais de conteúdo é fundamental.
A razão é que o conteúdo não se promove. Ele precisa ser distribuído para que clientes em potencial leiam, se esclareçam e compartilhem com seus pares.
Portanto, seu trabalho é apenas produzir um ótimo conteúdo, assim como garantir que ele chegue ao público certo, ou seja, aquele que busca por empresas de terceirização rj para atendimento pontual.
Para acelerar a descoberta de conteúdo, a colaboração com empresas pode ajudar. Há plataformas que permitem que você coloque suas peças de conteúdo em locais relevantes em dezenas de milhares de sites parceiros e crie uma exposição.
Planeje a distribuição usando calendários de conteúdo.
Essa não é apenas uma maneira de distribuir, segmentar, monitorar e comercializar seu conteúdo e se conectar e interagir com o público-alvo em todo o mundo, mas também criar backlinks valiosos.
3. Escolha os canais certos
A escolha dos canais é outro ponto a se considerar, que pode valorizar ainda mais sua estratégia de marketing de conteúdo.
Por exemplo, se o LinkedIn é uma plataforma de rede social em que seu público-alvo se envolve mais com seu escritório contábil, o conteúdo deve ser sua área de foco. Por outro lado, se o Twitter funciona melhor para você, concentre suas energias nele.
Lembre-se, quanto mais você entender a psique e os hábitos de leitura do seu público-alvo, melhor poderá criar e comercializar conteúdo e impulsionar a geração de leads.
4. Partes de conteúdo com suporte de dados
O conteúdo tem como objetivo ganhar a confiança do público, sendo a chave para o valor vitalício do cliente.
A maneira de estabelecer confiança é garantir que seu conteúdo seja preciso e respaldado por fatos e dados.
Melhor ainda se você puder alavancar um líder do setor, junto ao respeito e autoridade existentes.
Considere o conteúdo publicado e distribuído pelas grandes empresas. Além de escolher tópicos de conteúdo que estão em alta, eles também são apoiados por fatos e estatísticas que os tornam confiáveis.
5. Amplie seu horizonte de fornecimento de conteúdo
É preciso ampliar o horizonte além do que o público espera que sua empresa, ou uma marca em particular, possa oferecer ao mercado consumidor.
Ter blogueiros convidados a bordo é uma tática antiga, mas eficaz. Além disso, permite que você empreste sua credibilidade.
E vai além, pois você pode solicitar aos seus funcionários, de diferentes setores e departamentos, que contribuam ou, pelo menos, consumam e compartilhem o conteúdo para poder tratar sobre gerenciamento de riscos junto aos concorrentes.
A razão pela qual essa técnica é válida é porque serve como uma via de mão dupla. Isso não apenas ajuda a aumentar o volume, mas também traz novas mentes e ideias para o seu conteúdo.
Muitas organizações perceberam que alguns desses esforços têm mais mérito do que outros, especialmente a longo prazo.
6. Personalize seu marketing de conteúdo
Usar os mesmos conteúdos para atender a todos os segmentos de público é uma abordagem antiga.
A personalização aumenta a eficácia de todas as táticas de marketing que você usa. Atrai as mentes dos indivíduos, fazendo-os sentir-se cuidados e únicos.
Em última análise, isso os obriga a agir e entrar no seu funil de conversão.
A personalização pode ser tão simples ou tão complexa quanto você decidir. Pode ser apenas o primeiro nome do leitor no e-mail ou toda a experiência do site, sendo que a decisão final é apenas sua, e de sua equipe de marketing digital.
Gigantes online ajudam as empresas que prestam serviço de licenciamento ambiental a centralizar o conteúdo para criar experiências personalizadas para todos os programas de marketing.
O mais importante é vender seu produto ou serviço no momento mais apropriado, mantendo uma postura tática sobre isso.
7. Torne o mais visual
Artigos para blog e textos dentro dos sites podem ser a espinha dorsal do conteúdo eficaz, mas não se pode subestimar o poder das imagens para impactar o leitor.
Seja parado ou em movimento, as imagens aumentam o poder da sua mensagem e a ajudam a se destacar.
Mas quais formas de conteúdo visual são melhores para geração de leads? Na verdade, é possível recorrer a diferentes tipos de materiais, entre os quais:
- Infográficos interativos;
- Newsletters visuais;
- Resumos ilustrados;
- Vídeos educativos.
O valor dos infográficos é muito mais do que apenas um aperitivo visual. Eles condensam muitas informações em um formato facilmente digerível que é útil e compartilhável pelo leitor.
Eles também adicionam credibilidade à sua marca e, quando marcados corretamente, podem ajudar seu site a ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa de imagens.
As newsletters visuais estão associadas à estratégia de inbound marketing, e devem manter links para conexão com outros canais, como o site e-commerce ou as redes sociais para o compartilhamento do conteúdo.
Outro ótimo formato de marketing de conteúdo visual é o resumo ilustrado. A ideia básica é transmitir impressões ou ideias de um documento extenso, por exemplo, um white paper, e transformar os pontos principais em um resumo visual.
O conteúdo de vídeo de produtos ou serviços de terceirização de limpeza com apresentadores pode necessitar de um investimento expansivo. Mas educar o espectador serve como o padrão-ouro de ótimos vídeos, especialmente quando incorporados em páginas de destino.
Eles exigem algum esforço extra, mas quando bem feitos, podem tornar interessantes e envolventes até os tópicos mais complexos.
Benefícios do marketing de conteúdo para SEO
Quanto mais atualizado for o seu site, mais benéfico será para o seu usuário e para o SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca, o que permite maior geração de leads.
Dessa forma, adicionar novo conteúdo ao seu site, como blogs regulares, vídeos, recursos, gráficos, estudos de caso ou white papers, pode ajudar a melhorar suas classificações nos mecanismos de pesquisa.
O vídeo é cada vez mais relevante e procurado pelos usuários, logo, quando incorporado em seu site, se mostra como uma grande vantagem.
O conteúdo também é um bom meio para segmentar novas palavras-chave, expandindo sua presença nos mecanismos de pesquisa, para que seu público possa encontrá-lo mais facilmente.
Conclusão
A geração de leads utilizando o marketing de conteúdo deve estar alinhada às estratégias de marketing digital, de uma forma geral, para que possa atingir os objetivos e as necessidades do público-alvo.
Dessa forma, cada conteúdo retornará valor ao seu negócio, aumentará seu ROI (Return Over Investiment), isto é, retorno de investimento, e fornecerá os leads que sua marca precisa.
Por fim, é importante sempre continuar testando e otimizando as táticas de geração de leads que você usa, para enfim maximizar a eficácia de seus esforços quanto ao marketing de conteúdo.
Texto desenvolvido por Business Connection.