Gestão de marketing para clínicas: Descubra quais são os benefícios

20 jan 2023

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Gestão de marketing para clínicas: Descubra quais são os benefícios

Um fato incontestável é que independente do setor, atualmente é mais do que necessário se ter um marketing efetivo. Através dele se consegue de fato “aparecer”. Para profissionais da saúde, esse recurso permite que você seja encontrado na internet, aumentando assim o número de clientes. Porém, aplicar a gestão de marketing não é tão simples assim.

Ainda sim, vale dizer que ainda sim o marketing tem sido uma estratégia muito adotada dentro das clínicas como estratégia para lidar com os negócios. Principalmente porque a estratégia consiste em produzir artigos, e-books, infográficos e outros tipos de publicações, principalmente no caso de atender convênio odontológico empresarial.

Sempre com o objetivo de informar, ensinar e principalmente engajar os clientes atuais e o futuros. Criando uma percepção mais positiva a respeito da clínica, sobretudo na busca por tratamentos, afinal o marketing faz a clínica tornar-se uma referência na área.

Essa estratégia pode fazer com que seu consultório também acabe sendo procurado por pacientes que estão em busca do melhor plano odontológico.

Benefícios da gestão de marketing

Como dito anteriormente, aplicar a estratégia de gestão de marketing traz uma percepção muito positiva a respeito do seu negócio, quando se trata de clínicas odontológicas, essa percepção é muito mais impulsionada. 

Isso porque os clientes que estão buscando saber sobre sua clínica, estão de fato interessados em realizar um procedimento ou até mesmo em consultar sobre qual o plano odontológico que cobre aparelho e manutenção.

Tendo dito isso, podemos dizer que o processo de gestão de marketing ajuda tanto a fidelizar quem já utilizou seus serviços, quanto na captação de novos clientes que estão buscando saber mais sobre o consultório. Além disso, podemos destacar como os principais benefícios os seguintes pontos:

  • Educação do paciente;
  • Construção de uma autoridade;
  • Aumento de aparições nas páginas de busca;
  • Fidelização de pacientes;
  • Captação de novos pacientes;
  • Diferencial em relação ao mercado.

Ou seja, através dessa técnica seu paciente acaba se tornando sempre mais informado sobre os procedimentos e cuidados dentais, principalmente os cotidianos. O que facilita muito na hora do próprio tratamento e nas indicações. 

O processo de ensinar os cuidados corretos ao paciente também traz consigo uma autoridade, seu consultório passará a se tornar referência no assunto pelo fato de sempre estar trazendo informações confiáveis, sendo que também faz parte do pacote de vantagens o aumento de aparições nas páginas de busca. 

Diretamente ligado ao processo de autoridade em um assunto temos um dos melhores benefícios dados por essa estratégia, você começa a ter um diferencial em relação ao mercado, afinal poucas clínicas apostam no marketing para captar e reter pacientes.

Que inclusive também estão entre os benefícios de aplicar a gestão de marketing no seu consultório odontológico. Ou seja, além de gerar autoridade e um diferencial, você fideliza e capta novos clientes, durante todo o processo de ensino a esses pacientes.

Também é importante pensar no tipo de atendimento que irá proporcionar, assim você pode adequar corretamente a estratégia ao tipos de pacientes que possui. Por exemplo, se você costuma atender pacientes que usam um plano odontológico para empresas, pode deixar os valores do avulso um pouco mais altos.

Como fazer gestão de marketing?

Antes de simplesmente tentar implementar a estratégia de gestão de marketing, é necessário entender quais ações um paciente toma ao sentir um desconforto ou mesmo uma dor na região bucal ou no corpo em geral.

Hoje em dia é quase que um costume que as pessoas tenham como primeira reação buscar informação através da internet, seja por intermédio de sites de buscas ou redes sociais, os pacientes estão sempre em busca de informações, por isso é essencial que seu primeiro passo seja estar nessas plataformas.

É justamente nelas que você irá captar um novo paciente, sendo assim não adianta também apenas estar presente. É preciso que se desenvolva conteúdos específicos, de acordo com que cada plataforma pede, assim além de engajar você chama atenção do futuro paciente.

Torna-se crescentemente relevante permitir que haja um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) nas publicações. Isso melhora o tráfego geral dentro do site, por isso em diversos conteúdos usa-se termos como “clique aqui para agendar sua consulta”.

Vale mencionar que utilizar essa técnica pode ser uma maneira interessante de atrair pacientes que normalmente utilizam um plano dentário empresarial ao invés de utilizar o serviço através de consultas avulsas.

Texto desenvolvido por Qualivida Online

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