Introdução sobre KPIs de SEO
Para acompanhar corretamente o desenvolvimento do seu site frente aos mecanismos de pesquisa e o posicionamento em relação aos concorrentes, é preciso conhecer e usar os KPIs de SEO, ferramentas responsáveis por apresentar dados a respeito do tráfego do site.
Sem o uso deles, você não saberá como a sua campanha está se desenvolvendo, quais pontos merecem ajustes, se as palavras-chaves escolhidas estão gerando bons resultados para seus objetivos, entre outras estimativas fundamentais para seguir evoluindo nas buscas.
Afinal, o site precisa ser movimentado, acessado e, nos casos de e-commerce, o produto precisa ser comprado. Tudo isso passa por quão bem sua página está ranqueada a partir do SEO dos principais buscadores. Você saberá disso ao analisar os KPIs de SEO.
Se você ainda não usa uma dessas ferramentas, seja para um site do seu escritório de assessoria contábil ou blog de notícias, vamos conhecer um pouco mais dessas siglas e os principais usos dela mais abaixo.
O que são os KPIs de SEO?
Do inglês, Key Performance Indicators, em tradução livre, Indicadores chave de performance ou desempenho, os KPIs são responsáveis, como o próprio nome diz, por medir a performance de um projeto.
Quando estudamos os KPIs de SEO, o foco é na otimização de busca.
Ou seja, aqui ele irá tratar sobre o desempenho em relação aos cliques no seu site, tempo de permanência do usuário, a chance da página ser encontrada logo na primeira página, dentre outros aspectos que impactam no ranqueamento e atração de potenciais clientes.
É importante dizer também que as ferramentas KPIs funcionam de forma completa a partir da comparação com as metas pensadas no início da campanha da empresa.
Sendo assim, eles irão medir o quão boa foi a performance desses objetivos, seja para conferir os contratos de uma empresa com foco em logística internacional ou um pequeno comércio de lanches caseiros.
Para além do SEO, em outros casos, a métrica pode ser usada para, simplesmente, apresentar uma porcentagem ou um número isolado, mas a partir de comparações e conforme os objetivos do negócio.
Veja, por exemplo, uma campanha de marketing e posicionamento de uma empresa de itens personalizados.
Neste caso, se o profissional quiser saber quantas pessoas clicaram em um anúncio sobre brindes personalizados, o KPI deve mostrar o resultado comparando o número de cliques com as exibições do anúncio.
Qual a importância dos KPIs de SEO?
A aplicação de técnicas de SEO consiste em uma atividade contínua e com resultados a longo prazo. Ou seja, é uma prática que deve ser pensada de forma regular, conforme os objetivos, não devendo parar nunca.
No entanto, além da regularidade, para atingir bons resultados e manter a boa qualidade do tráfego do site, é fundamental conhecer as suas métricas e ficar de olho nos KPIs de SEO, estabelecendo metas direcionadas ao objetivo enquanto marca.
Por falar em métricas, não as confunda com o KPI. No primeiro caso, é o número isolado. Ele, sozinho, pode não dizer nada, ou seja, pode não agregar informações suficientes para uma tomada de decisão eficaz para o negócio.
Por outro lado, o KPI contextualiza esses dados, surgindo a partir das métricas estabelecidas, indicando o dado da performance por uma porcentagem, um número e o seu resultado na prática.
No geral, está tudo atrelado em saber como o site está caminhando.
Isso porque os temas de conteúdos procurados podem mudar, novos algoritmos podem ser implementados, dentre outros aspectos.
Assim, você precisa estar atento com as novidades, os acessos recentes, quedas repentinas, mudanças de palavra-chave, entre outros itens, para manter a qualidade das estratégias.
Afinal, o mercado de escritório contábil e suas necessidades em marketing, por exemplo, não vão permanecer os mesmos durante muitos anos, considerando que os negócios cresceram e os objetivos também mudarão.
Independentemente de qual o objetivo que se deseja alcançar a partir do posicionamento nos mecanismos de busca e demais ações de marketing, é a partir dos KPIs de SEO que você saberá se a campanha está dando certo.
Mas, afinal, quais são esses KPIs e como eles funcionam? É isso que vamos abordar nos tópicos abaixo.
Quais KPIs de SEO usar?
Antes de mais nada, é importante saber que existem dezenas de KPIs de SEO. Alguns estão disponíveis pelas plataformas do Google e outros sites especializados.
Contudo, isso não quer dizer que você precisa usar todos e, sim, estudar aqueles que mais fazem sentido para você e sua estratégia.
Existem alguns indicadores que são essenciais para avaliação de diferentes sites e empreendimentos, seja um site expositor de projeto elétrico residencial ou um e-commerce de roupas para pets, desde que adote a produção de conteúdo e outras ações para posicionamento.
Com isso, caso o dono tenha a intenção de crescer e acompanhar o engajamento do público por meio das publicações, é possível avaliar:
- ROI: Retorno sobre o investimento;
- KPIs focados no tráfego do site;
- KPIs de geração de leads;
- KPIs de link building;
- Ranking de palavras-chave.
Se você ficou confuso com os termos listados acima, não se preocupe, abaixo iremos listar cada um e explicar o funcionamento na prática.
1 – ROI – Retorno sobre investimento
Nada melhor para o gestor de um site ou empresa que, ao final da sua campanha, o retorno seja maior do que o investimento realizado. É um sinal positivo de que tudo está indo conforme os objetivos ou até melhor do que o esperado.
É isso que a métrica do ROI irá calcular.
O ROI significa Retorno sobre Investimento, e funciona a partir de uma meta estabelecida, o investimento em SEO e a receita obtida por cada canal. Existe até uma fórmula para calcular e ela é bem simples:
ROI = Receita – Custo/Custo.
É com ele que você irá saber se o dinheiro investido no SEO valeu a pena, o que precisa ser ajustado e quais os próximos caminhos. Além disso, você pode usar o resultado como base para futuras aplicações e campanhas.
Cabe ressaltar neste ponto que o SEO consiste em uma estratégia orgânica. Ou seja, não implica em anúncios e investimentos diretos.
No entanto, a contratação de profissionais para a otimização do site ou mesmo para a produção de conteúdos deve ser compreendido como um investimento de SEO, podendo ser usado como base para calcular o ROI.
Outro ponto positivo da análise é que você pode aplicar a mesma lógica para diferentes ações de marketing. Dos canais de redes sociais para os anúncios envolvendo garrafa personalizada com nome, por exemplo.
2 – KPIs de tráfego
É fundamental acompanhar o tráfego do seu site, a fim de saber se as páginas estão sendo bem acessadas, por quais canais e dispositivos, se os links estão sendo bem direcionados etc. É aí que entram os KPIs de tráfego.
De modo geral, eles são separados em três modelos de indicadores principais:
Tráfego orgânico
O KPI de tráfego orgânico vai dizer quantas pessoas chegaram até o seu site por meio dos mecanismos de buscas e pesquisa. É um importante dado para entender quão bem está indo a sua estratégia de SEO.
Contudo, é preciso ter muita atenção aqui, afinal, o KPI de tráfego orgânico mostra apenas os usuários provenientes dos mecanismos de pesquisa.
No entanto, além desse modelo, alguns usuários podem chegar até o seu site digitando o endereço na barra do navegador ou outros links externos. Assim, esses casos não devem ser considerados na análise.
Impressões orgânicas
A impressão orgânica diz respeito ao número de vezes que o link do seu site apareceu para um usuário enquanto ele fazia uma pesquisa em algum buscador.
Dessa forma, você saberá como o seu site está saindo, realizando uma comparação a partir dos acessos, e avaliando o potencial de uso/atração de uma palavra-chave.
CTR Orgânico
O Click Through Rate (CTR) ou, Taxa de Cliques em português, vai mostrar a relação entre a exibição dos anúncios da sua página e os cliques realizados pelos usuários.
Sabe aquela descrição e título que o Google mostra na página de pesquisa? Pois os nomes reais são title tag e meta description, sendo dois conceitos fundamentais para a análise do CTR.
Esse KPI também pode sofrer alterações conforme o contexto em que é aplicado ou o objetivo da empresa, mas é uma ótima medida para entender como está indo o acesso ao seu site.
3 – KPIs com foco na geração de leads
Seja para vender um produto, ou fazer com que o usuário se inscreva na newsletter do seu site sobre licenciamento ambiental, o Lead é um importante termo para se manter atento, pois demonstra um cliente em potencial, que se interessou pelo seu negócio.
Você pode obter os números de conversões de Leads deixando uma mensagem no final dos conteúdos para que o leitor assine um conteúdo, baixe um e-book, se direcione para uma página de vendas, entre diversas outras opções.
É essa conversão/inscrição que determina o usuário como lead. Neste caso, a análise busca entender qual é esse potencial de atração, podendo ser obtido a partir do índice de acessos e a porcentagem de usuários inscritos.
Tenha sempre em mente alguma referência para realizar as medições.
Dessa forma, você obtém um indicador mais claro para o seu dado e poderá comparar e compreender se a ação está sendo efetiva.
CPL – Custo por Lead
O Custo por Lead consiste em um valor financeiro.
Ao acompanhar o CPL, você vai ter em mente quantos visitantes no seu site se transformaram leads e qual foi o gasto envolvido para a obtenção de cada um desses contatos.
Com essa métrica, você pode entender quais são os resultados financeiros efetivos das suas ações e se os investimentos estão realmente valendo a pena.
4 – KPIs com foco nos link building
Uma das principais facetas da estratégia de SEO é a inserção de links internos ou externos em outras páginas do site, com a intenção de direcionar o leitor para outros conteúdos e criar um tráfego constante, auxiliando na boa colocação dos buscadores.
Ainda com relação a essa estratégia, é possível criar linkagens em redes parceiras, com o intuito de posicionar e também alcançar novos públicos.
No entanto, alguns links podem sofrer com erros, saírem do ar ou precisarem ser atualizados, seja para casos de links externos ou internos.
Neste sentido, é preciso saber se os links estão funcionando adequadamente, ou mesmo se a sua página está sendo mencionada em outros canais.
O principal KPI de link que você precisa prestar atenção nesse contexto é o de backlink.
Esse indicador visa avaliar quando um site menciona/insere um link seu no conteúdo dele. Esse é um dos principais fatores de ranqueamento de Google, pois é um indicador de autoridade para o site, mas deve ser feito de forma coerente.
Há também o número de sites de autoridade que estão indicando, tornando possível verificações de relevância e o potencial de impacto que oferecem. Afinal, quanto mais sites bem qualificados indicarem links da sua marca, mais reconhecimento você terá do Google.
5 – Ranking de palavras-chave
Esse importante indicador vai dizer qual o nível que as palavras-chave usadas no seu site estão nas pesquisas dos buscadores e qual o poder de uso, concorrência e até o índice de pesquisas relacionadas à ela.
Considere o exemplo de uma empresa de reformas residenciais.
Se você usa uma palavra específica do nicho de contabilidade e a sua página não está aparecendo nos buscadores, pode ser necessário atualizar os termos empregados e a avaliação do ranking auxiliará nesse processo.
Comece a aplicar os KPIs de SEO em seu site
Esses foram somente os principais KPIs de SEO para conhecer e aplicar no seu site. Há muitas opções que podem se adequar ao seu contexto, como aqueles que calculam a taxa de rejeição, o tempo de carregamento de página e muitos outros.
Agora é você quem vai decidir quais os KPIs de SEO que melhor atendem suas necessidades. O importante é buscar quais são e medir continuamente para crescer ainda mais com o seu site.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.