O marketing digital é repleto de estratégias para que as empresas possam se destacar no ambiente virtual, e o Link Building está entre as principais ferramentas que devem ser aplicadas em um planejamento para alcançar o público-alvo de maneira correta em 2022 .
Dentre as muitas estratégias que são empregadas no marketing digital, o link building se mostra importante quando somado à prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca.
Isso porque o link building ajuda a gerar mais tráfego e atrair novos públicos para um site corporativo, institucional ou empresarial.
Dessa forma, é preciso criar uma estratégia de links que seja bem-sucedida, que tenha páginas com o destino adequado e que atraia o público certo para o crescimento de uma empresa no ambiente virtual.
Link building é parte da estratégia de crescimento
Essencialmente, o link building se resume a fazer com que outros sites criem links para uma página de forma específica.
Quando devidamente aplicado e bem feito, e de uma perspectiva pontual que se volta para a prática de SEO, esses links podem ajudar as páginas a conquistar uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa nas plataformas de busca digitais.
No entanto, essa não é a única coisa que esses links fazem, pois quando estão posicionados de maneira correta, eles direcionam o tráfego de usuários para o site, seja para procurar por necessaires personalizadas, ou outros produtos e serviços de forma específica.
A devida implementação de link building ajuda a obter mais tráfego, ou referência, para o site em questão.
Quando se desenvolve a estratégia de construção de links, vale ter em mente que os caminhos foram aplicados para enviar os leitores de uma determinada página ou site que estão navegando para outras páginas que também podem gostar.
É por isso que se deve utilizar o link building como uma estratégia para alcançar o público certo e se concentrar em obter links de sites que realmente geram tráfego para um site corporativo, um e-commerce, ou mesmo para se destacar em um marketplace.
6 passos para aplicação de link building
Para alcançar os benefícios do link building, é preciso desenvolver uma estratégia que possa ser aplicada de maneira certeira, utilizando um planejamento de marketing digital.
Mais importante, é preciso lembrar que isso deve ser feito sempre em conjunto com a prática de SEO, e assim alavancar o ranqueamento de resultados das plataformas de busca.
Por isso, vale aplicar esses 6 passos para que o link building possa oferecer uma exposição ao público, e assim resultar em tráfego de referência e maior conhecimento da marca.
Conheça o público-alvo
Quem almeja atrair mais pessoas para um site, precisa saber duas coisas: quem é o público imediato e qual é o público ideal.
Isso ajuda como exemplo, um escritório de administração de condomínios em São Paulo a manter e expandir o público atual e alcançar diferentes internautas que estejam interessados no que uma empresa tem a oferecer.
Para isso, é importante fazer uma pesquisa prévia para conhecer o público-alvo, pois vai ajudar a entender a demanda, os anseios, as dúvidas, os problemas e as necessidades, podendo ajustar as soluções conforme a finalidade empresarial.
Faça uma lista de sites que atraem público
Ao descobrir quem é o público-alvo desejado, chega o momento de fazer uma lista de sites que podem ajudar a alcançar os leads, ou seja, os potenciais clientes.
Encontrar os sites que atraem esse público se mostra uma tarefa importante, pois os links desses domínios na internet ajudam a alcançar pessoas que podem estar interessadas no que a empresa oferece, mas ainda não tiveram acesso ao conteúdo.
No entanto, aqui vale tomar cuidado com sites que apresentam spam, ou que não tem absolutamente nada a ver com o nicho que se pretende alcançar, ou seja, não proporciona valor algum.
Se uma instituição de ensino pretende oferecer cursos profissionalizantes de diferentes áreas, o melhor a se fazer é encontrar plataformas digitais que estejam relacionados à área da educação, como:
- Blogs com textos e artigos;
- Canais de vídeo;
- Podcasts;
- Redes sociais;
- Sites relacionados.
O link building não é apenas um truque e, por isso, é preciso obter parcerias empresariais que podem complementar a prática de SEO, entre outras estratégias.
Aposte em um conteúdo atraente
Uma empresa de engenharia civil pode fazer com que outros sites vinculem determinado conteúdo, desde que os materiais sejam atraentes e propícios para serem incorporados, sendo interessantes para o público que se destina.
Daí a importância de criar um conteúdo de qualidade, que atraia o público-alvo para atender ao que eles querem saber, e qual o ponto de vista pessoal que uma empresa tem a oferecer.
Um conteúdo pode responder a uma pergunta que as pessoas sempre se questionam, ou então que resolva um problema que pode ser corriqueiro e precisa de uma solução adequada.
O mais importante é fornecer informações que internautas estão procurando e, com isso, o site não apenas criará confiança, mas também obterá mais links para as páginas, pois outros sites verão o valor do conteúdo.
Combine o conteúdo com os sites
Quando se está satisfeito com o conteúdo disponível, é chegada a hora em que a lista de sites criada entra em cena.
Para isso, é preciso identificar quais sites provavelmente terão links para o conteúdo desenvolvido. Assim, é preciso escolher de maneira sábia, pois em grande quantidade pode ser considerado spam, o que é rechaçado pelos algoritmos.
Um hospital veterinário 24 horas pode criar um vínculo com clínicas especializadas em atendimento a animais, e os sites desses estabelecimentos provavelmente estarão mais dispostos a criar links, pois uma postagem de um blog se ajusta ao conteúdo de terceiros.
Mais importante ainda, os visitantes que acessam determinado site seguindo um link realmente estarão interessados no conteúdo. Isso torna as chances de conversão e visitas recorrentes de forma mais abrangente.
Entre em contato com o lead
Após a decisão sobre quais sites podem receber o link building, é necessário entrar em contato com esses parceiros empresariais.
Isso pode ser feito por e-mail, ou pelas redes sociais, que se mostram cada vez mais eficientes como um canal de contato com as pessoas.
Para aumentar as chances de conseguir esse backlink, é preciso conhecer o site e o público que eles atendem. Isso ajuda a entrar em contato de maneira pessoal, facilitando a maneira e a tratativa sobre como se deseja fazer o link building.
Uma empresa de sustentabilidade na construção civil pode se interessar por um material sobre placa energia solar, e como isso pode ser benéfico para o meio ambiente. Vale lembrar que ambas atendem a um mesmo público.
O importante, nesse ponto, é evitar e-mails automatizados ou mensagens diretas via redes sociais.
O melhor a se fazer é enviar um e-mail específico e contar à outra parte sobre o conteúdo e solicitar uma parceria e formalização de link building, o que pode ser benéfico para ambas as partes.
Aproveite as redes sociais ao máximo
Por falar em redes sociais, elas permitem alcançar pessoas e sites específicos de uma maneira crucial quando se trata de link building.
É preciso compartilhar o conteúdo sobre centro de usinagem, caso essa seja a finalidade da empresa, ou um assunto que esteja relacionado ao público-alvo.
As plataformas digitais relacionadas às redes sociais possuem características específicas e, por isso, é preciso tomar cuidado com o modelo de conteúdo compartilhado, para obter uma exposição adequada e aprazível ao público que acessa essas páginas.
Benefícios em relação ao link building
Como pode-se perceber, o link building é uma estratégia muito benéfica para as empresas que investem tempo e criatividade.
De maneira satisfatória, é possível observar os benefícios a partir do momento em que isso ajuda a colocar determinado site à frente da concorrência, além de permitir a expansão do site em relação ao tráfego orgânico.
Isso implica em links de qualidade que fazem referência ao site, junto a outros fatores, o que proporciona maior classificação nas plataformas de busca e reconhecimento dos algoritmos como algo útil para a experiência do usuário.
Quanto maior a classificação de um site, maiores são as chances de pesquisadores das plataformas de busca clicarem no link do site, fortalecendo o tráfego orgânico.
Outro benefício que vale destacar trata da autoridade do site e da página, sendo dois critérios utilizados para determinar o quão confiável é o conteúdo exposto.
A autoridade de página refere-se a uma página específica e prevê uma classificação supervisionada por algoritmos da própria web que se encontram nos mecanismos de pesquisa. Essa avaliação consiste na qualidade dos materiais e da programação da página.
Sobre a autoridade de site, também conhecida como autoridade de domínio, é uma métrica que permite medir a autoridade total e a confiabilidade em uma empresa presente no ambiente digital.
Ambas as autoridades são indicadores de quão bem uma página pode ser classificada em uma pesquisa nas plataformas de pesquisa e quão melhor é a experiência do usuário ao interagir com ela.
Conclusão
Uma estratégia de link building bem-sucedida deve sempre ter como objetivo levar um novo público para determinado site, conforme as necessidades de destaque que uma empresa decide, dentro de um planejamento apropriado e pontual.
Um efeito colateral que, por incrível que pareça, é bem-vindo, é mesmo a classificação mais alta nas plataformas digitais de pesquisa, como Bing e Google. Pode ser para um escritório contábil, uma planta fabril ou um e-commerce localizado.
Contanto que se considere a criação de links como uma maneira de alcançar outros sites para obter mais visitantes para uma página em específico, o planejamento está correndo dentro dos conformes, e isso será muito valoroso ao longo do tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.