Marketing multinível é uma estratégia também conhecida como marketing de rede, em que os lucros são provenientes da venda de produtos de uma marca ou do recrutamento de vendedores.
Esta estratégia é uma das mais comentadas atualmente, tendo em vista que os vendedores são bem incisivos e defendem as empresas com unhas e dentes. Mas muitas pessoas costumam confundi-la com esquemas de pirâmide.
Por essa razão, algumas pessoas enxergam a prática como algo negativo, no entanto, já se transformou em fonte de renda para muitas pessoas que desejam conquistar a independência financeira.
Tanto é que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), existem cerca de 4 milhões de brasileiros que empreendem dessa forma, vendendo produtos de diversas marcas.
Muitos, inclusive, trabalham formalmente, mas encontraram no marketing multinível uma segunda fonte de renda rentável, por isso, é do interesse de muitas pessoas que querem ganhar mais dinheiro.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordada a definição de marketing multinível, os benefícios que traz para as pessoas e como pode funcionar dentro do comércio eletrônico.
O que é marketing multinível?
Marketing multinível é um processo de vendas em que o revendedor lucro é por meio das vendas que realiza ou por meio de uma rede de revendedores.
As vendas acontecem de forma direta e acontecem com o contato pessoal entre os vendedores e clientes, mas com a chegada do e-commerce, muitas pessoas também passaram a vender pela internet.
A princípio, seu conceito pode parecer algo complicado, mas a verdade é que existem muitas marcas que trabalham dessa forma, atuando em diferentes setores, como:
- Cosméticos;
- Utensílios para o lar;
- Alimentos;
- Vestuário.
Um profissional que atua com instalação de cerca elétrica Guarulhos pode encontrar no marketing multinível uma forma de aumentar sua renda.
O modelo foi desenvolvido em 1940 por Carl Rehnborg e desde então vem conquistando adeptos no mundo todo.
Benefícios do marketing multinível
O marketing multinível é uma modalidade de vendas que traz benefícios tanto para quem vende quanto para a empresa.
Por meio dele, a marca consegue conquistar um espaço maior no mercado, ao passo que os revendedores alcançam sua independência financeira. Outros benefícios que se destacam são:
Horário flexível
Quem decide o horário de trabalho é o próprio revendedor, o que ajuda a ter mais liberdade para cumprir todos os compromissos do dia a dia.
Devido à rotina cada vez mais apertada das pessoas, ter tempo é o desejo de muitos profissionais, inclusive de quem trabalha para outras organizações.
Independência financeira
Ter o próprio negócio, como uma empresa de lavagem de tapetes residenciais, é sinônimo de independência financeira e o marketing multinível também traz esse benefício.
Para muitas pessoas, ele significa mais do que renda extra, isso porque, no início, mesmo que tudo seja um pouco mais difícil, o revendedor está mostrando os produtos para os compradores.
Ao longo do tempo, vão conhecer um pouco mais sobre as soluções, se interessar por elas e comprá-las. Um pouco de paciência pode levar o profissional a voar mais alto.
Receber bonificações
Existem muitas marcas famosas que atuam com o modelo de marketing multinível, e elas bonificam os revendedores que se destacam. Os prêmios são os mais variados, desde produtos da marca, até veículos e viagens.
Tudo o que o profissional precisa fazer é encontrar produtos que acredita e que conhece, assim sendo, é fundamental procurar marcas que possuem o mesmo perfil e que ofereçam as oportunidades que deseja alcançar.
Conhecer pessoas novas
O dia a dia de um revendedor é cercado de pessoas diferentes, visto que precisa se comunicar de maneira ampla para vender os produtos.
A comunicação pode acontecer tanto pessoalmente quanto pela internet, assim como no caso de uma empresa de serviços de manutenção preventiva.
Ao trabalhar com as duas modalidades de comunicação, o revendedor consegue expandir seu convívio social e conhecer pessoas novas todos os dias.
Baixo investimento inicial
Por fim, outra vantagem que se destaca muito é o baixo investimento inicial, ou seja, é possível ter o próprio negócio sem precisar gastar muito.
É o profissional que decide o que deseja vender, podendo ganhar o próprio dinheiro, administrar seu tempo e obter lucros sem a necessidade de um orçamento amplo.
Marketing multinível e comércio eletrônico
O comércio eletrônico veio para ficar e isso se deve a todas as vantagens que oferece para as empresas e pessoas.
Os consumidores têm a possibilidade de comprar o que precisam, pagando um preço acessível e recebendo tudo em casa.
Por outro lado, as empresas conseguem expandir sua marca, aumentar as vendas e economizar investimentos em estabelecimentos físicos.
Quando alguém precisa de algum produto ou serviço, como coleta de óleo de cozinha usado em condominio, basta pesquisar na internet para encontrar uma empresa que ofereça a solução.
O marketing multinível acompanha essa tendência, o que significa que os revendedores podem vender os produtos diretamente por meio de uma plataforma e-commerce.
Para isso, é necessário compreender como esse modelo de vendas atua no comércio eletrônico, e ele depende de algumas estratégias, como:
Conhecer o público-alvo
Antes de montar o site, o revendedor precisa conhecer seu produto e o público que se interessa por ele. O comportamento das pessoas que compram na internet é diferente do comportamento de quem compra pessoalmente.
Procure entender a viabilidade do produto no ambiente digital e faça uma relação entre o custo de investimento e o retorno que vai obter.
Também é importante definir a persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da marca. A persona de um fabricante de brindes para inauguração de loja possui todas as características necessárias para se interessar pelos produtos.
As vendas pela internet ficam muito mais fáceis quando o revendedor conhece as características da persona, seus interesses e como argumentar com ela.
Investir em conteúdo de qualidade
A internet fez com que as pessoas se interessassem cada vez mais por conteúdos de valor, ao contrário do que acontece com a mídia tradicional.
Nos canais digitais, ninguém é obrigado a consumir informações que não deseja, podendo escolher seus assuntos de interesse.
Tendo isso em vista, para vender mais, é necessário que a plataforma não fale apenas sobre os produtos disponíveis, mas também sobre assuntos de interesse da persona e que estejam relacionados ao universo da marca.
Alguns materiais, como um e-book, podem ser oferecidos para os visitantes em troca de algumas informações sobre eles, como nome e e-mail.
Um fabricante de motores para portas investe nessa estratégia para estabelecer um relacionamento com os consumidores, proporcionar conteúdo relevante e atravessá-los durante a jornada de compra.
Cuidar do design do site
Vender pela internet exige muito cuidado com a qualidade da plataforma, pois quando o site é difícil de navegar, demora para carregar e apresenta outros problemas, a tendência é que o visitante desista da compra.
Todas as opções disponíveis na plataforma precisam funcionar muito bem e com agilidade. Em outras palavras, o cliente deve encontrar o que precisa com facilidade, caso contrário, vai desistir e procurar o concorrente.
Uma oficina caminhão cuida de sua plataforma para que os visitantes possam entender seus serviços, agendar horários para avaliações, dentre outras funcionalidades disponíveis.
No caso do marketing multinível, é fundamental que todos os produtos sejam bem descritos, bem organizados e sejam inseridos em um ambiente de compras seguro.
Outro ponto fundamental é o fato de que as pessoas acessam cada vez mais a internet por meio de tablets e smartphones.
Esses aparelhos evoluíram muito e ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para ligar o computador e comprar.
O design responsivo foi criado para que o site possa se ajustar a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a organização dos elementos e garantir carregamento rápido. Como resultado, o visitante terá uma experiência positiva.
Mas não há a necessidade de se preocupar, pois o design responsivo também serve para ser acessado pelo computador, o que amplia ainda mais o alcance da marca.
Relacionar-se com as pessoas
Assim como um fabricante de purificador e alcalinizador de água, um revendedor de marketing multinível precisa desenvolver um bom relacionamento com a marca e o público, por meio do comércio eletrônico.
Plataformas como as redes sociais deram voz às pessoas e elas perceberam o poder que exercem ao comentar suas experiências com as empresas.
Além de criar uma loja para vender os produtos, não se esqueça de estar presente nas redes sociais e em outros canais que promovem o relacionamento com o público.
Considerações finais
O marketing multinível é uma estratégia de vendas que já alcançou a internet e, por meio do comércio eletrônico, traz resultados ainda mais positivos para os revendedores.
Neste artigo, pôde-se conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e de que maneira trabalhá-la na web para aumentar os ganhos e alcançar o sucesso.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento.