Introdução sobre a importância de usar design responsivo em seu site
Nos últimos anos, o design responsivo de sites tem crescido exponencialmente, melhorando a forma como as empresas criam a presença online de forma mais qualificada e flexível para os diversos dispositivos conectados.
Isso ocorre porque um site responsivo pode se adaptar à tela em que é visualizado, independentemente do dispositivo em que está inserido, conquistando ainda mais relevância com a preponderância dos aparelhos móveis, como celulares e tablets.
O site com design responsivo reformata automaticamente para que o usuário tenha melhor experiência, ou seja, mais adequada ao dispositivo, podendo fornecer muitos benefícios e cumprindo as recomendações do Google.
Por exemplo, ele impede que as imagens sejam maiores que a largura da tela, tornando mais fácil para os usuários em dispositivos móveis visualizarem o conteúdo.
Embora o web design responsivo tenha sido introduzido pela primeira vez em 2010 e recomendado desde 2015, houve várias outras atualizações significativas quanto à formatação desde então, como o Core Web Vitals do Google, qualificando cada vez mais essa estratégia.
O que é web design responsivo?
O web design responsivo é uma maneira poderosa e eficiente de fornecer uma experiência de navegação ideal para um site formatado para disponibilizar cirurgia de catarata preço, assim como para empresas do varejo, de modo a proporcionar uma experiência de valor aos potenciais clientes em todos os tipos de dispositivos.
Para isso, um código é inserido na formatação, indicando que o ajuste seja feito automaticamente conforme as dimensões dos dispositivos e especificando as características principais.
Ou seja, pode funcionar usando o mesmo código HTML, mas redimensionando o layout de acordo com o tamanho da tela.
A flexibilidade no design responsivo permite que as empresas mantenham um único design e layout de site, em vez de criar várias versões para diferentes dispositivos, o que otimiza o processo criativo e facilita a configuração das páginas.
Isso também ajuda a evitar problemas de conteúdo duplicado, o que poderia prejudicar o desempenho de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca.
O objetivo do design responsivo é fornecer a melhor experiência possível para os usuários, qualquer dispositivo que eles estejam usando, bem como auxiliar no posicionamento mencionado anteriormente.
Outro fator positivo sobre o design responsivo é que ele funciona automaticamente, sendo necessário apenas localizar um modelo ou estrutura adequada e as técnicas de codificação corretas.
Importância do design de site responsivo
O objetivo final do design responsivo é eliminar a necessidade de redimensionamento, rolagem e zoom desnecessários em sites que não são compatíveis com dispositivos móveis e que dificultam a navegação.
Infelizmente, navegar nesses sites geralmente é desafiador e pode custar a uma empresa os clientes em potencial, pois estes ficam frustrados tentando descobrir como navegar em segurança e de maneira adequada e abandonam a página.
Assim, contar com o design responsivo permite que uma empresa dê o melhor e forneça uma ótima experiência de navegação para os visitantes do site, cativando-os.
Os visitantes do site apreciam, e até esperam, uma vitrine online bem projetada para máquina de fazer gelo em cubo industrial preço enquanto procuram uma empresa na internet.
Como resultado, as empresas progressistas agora entendem a importância do design de sites responsivos e conseguem capturar esses usuários.
Melhora a experiência do usuário
Dentre os benefícios, pode-se destacar que os visitantes passam a ter uma experiência satisfatória no site se ele for projetado para ser responsivo.
Além disso, os internautas tendem a passar mais tempo navegando em um site se virem o quão bem ele é dimensionado, já que localizam facilmente as informações e se acham mais valorizados, com destaque a aspectos para além do dimensionamento, como:
- Fácil acesso a menus e botões;
- Possibilidade de compartilhamento em redes sociais;
- Facilidade de navegação;
- Resposta a mudanças de escala.
No entanto, eles provavelmente sairão se acharem dificuldade em navegar e constantemente precisarem ou não conseguirem ampliar o conteúdo ou imagens.
Taxas de conversão mais altas
De acordo com pesquisas, a taxa média de conversão de smartphones é 64% maior do que a taxa média de conversão de desktops.
Assim, se torna mais claro perceber porque criar um site responsivo com uma experiência de usuário positiva é a chave para aumentar as taxas de conversão de uma empresa de ozonioterapia capilar preço, bem como as oportunidades de negócios para empreendedores dos mais diversos segmentos.
Os visitantes ganham confiança à medida que dedicam mais tempo ao site, o que resulta em taxas de conversão mais altas também, visto que alia o conforto na navegação e a preparação do site em mostrar profissionalismo.
Flexibilidade
Outro fator importante é a facilidade de adequação e atualização do design.
De modo prático, pode-se fazer alterações em um site de uma fábrica de câmara frigorífica modular de forma rápida e eficiente se ele tiver um design responsivo. Não é preciso se preocupar em atualizar dois sites diferentes, o que também torna o processo mais ágil.
Quando um profissional de web design deseja fazer um ajuste rápido nas configurações, ou corrigir um erro de digitação em um site, essa flexibilidade é útil porque só precisa fazer isso uma vez.
Taxas de rejeição mais baixas
A porcentagem de visitantes que saem de um site depois de visitar apenas uma única página é a taxa de rejeição, o que pode ocorrer por diferentes motivos, mas principalmente se a página demorar a carregar e/ou se adaptar à tela do dispositivo usado.
Desse modo, os visitantes do site de uma fábrica de mini camara fria para congelamento não terão problemas em permanecer por períodos mais longos se a empresa utilizar o design responsivo, isso porque essa formatação web oferece uma experiência de usuário muito melhor, mais ágil e adaptada.
Além disso, um site responsivo sempre atrai o clique e a CTA (Call To Action) para explorar outros aspectos diferentes das páginas, à medida que permanecerem por mais tempo.
Nenhum conteúdo duplicado
Quando se tem duas versões de um site, a empresa está essencialmente criando conteúdo duplicado o tempo todo.
Isso pode ser bastante prejudicial para o posicionamento, fazendo com que ambas as versões do site possam ter classificações mais baixas nos mecanismos de pesquisa exatamente pelo fato da plataforma procurar conteúdos originais e relevantes.
Além disso, poderia ser necessário desenvolver duas estratégias e campanhas de SEO de modo a qualificar ambas as versões do site, e assim melhorar a classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que levaria mais tempo e dinheiro.
Por outro lado, ao criar um site responsivo sobre aparelho de endoscopia, a empresa economiza muito tempo e dinheiro e amplia as oportunidades de ranqueamento.
Ganhos da otimização de mecanismos de pesquisa
Muitas empresas usam otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO para melhorar a classificação das páginas de pesquisa no Google. Quanto mais alto se estiver na página, melhor a probabilidade dos clientes em potencial encontrarem sua marca, produtos ou serviços.
O design responsivo pode ajudar no SEO, pois o Google prefere sites compatíveis com dispositivos móveis visto o volume crescente de acessos a partir desses dispositivos.
Portanto, quando combinado com outros fatores de SEO, a capacidade de resposta pode ajudar a obter um aumento significativo nos resultados dos buscadores.
Além disso, a ação aumenta seus esforços de SEO em todas as plataformas e traz uma melhor experiência ao usuário.
Mais compartilhamento nas redes sociais
Um web design responsivo também pode melhorar o número de maneiras pelas quais o conteúdo de um site é acessado, oportunizando o compartilhamento nas redes sociais, por exemplo.
Quando o site conta com web design responsivo e possui botões de compartilhamento de rede social aparentes, é mais confortável para os usuários inserirem links incorporados em publicações sobre serviços de veterinário 24 horas, mesmo em telas menores.
Como resultado, o aumento do tráfego do site e das taxas de conversão são estimulados pelo compartilhamento nas redes sociais, apresentando a marca a novos públicos.
Além disso, o aumento da demanda de pesquisa e o engajamento do site são percebidos pelos mecanismos de pesquisa , o que melhora os resultados sobre a prática de SEO recorrente a partir de palavras-chave devidamente aplicadas.
Gerenciamento simples
A maioria das empresas, principalmente as menores, não tem muito tempo para manter ou atualizar a aparência de um site de forma constante.
O design responsivo permite fazer alterações de maneira rápida e fácil. Da mesma forma, outros aspectos do marketing serão consideravelmente mais simples de gerenciar se tiver apenas um site.
Durante a navegação, o usuário nunca precisa responder se deve se conectar ao site móvel ou desktop em uma atualização de rede social, ou se todos os links de redirecionamento funcionarão para enviar as pessoas corretas ao site certo.
Aumento do número de dispositivos móveis
Em comparação com desktops e notebooks, os celulares smartphones são usados por muitas pessoas para acessar a internet, ainda mais quem trabalha de maneira remota em busca de empresa de manutenção de ar condicionado para atender diversas empresas no setor de logística.
Como resultado, o site deve ter uma ótima aparência e funcionar corretamente em tablets e smartphones, assim como em desktops e notebooks.
Benefícios do design responsivo para dispositivos móveis
O benefício número um de um design responsivo é a garantia de que qualquer usuário, em qualquer dispositivo, terá a melhor experiência possível em um site, tendo a navegação ainda mais consistente.
A capacidade de resposta do site também é uma ótima maneira de refinar o conteúdo, garantindo que os internautas que usam um dispositivo móvel vejam apenas as informações mais essenciais.
Com a atualização do algoritmo do Google, um web design responsivo aumenta a visibilidade nos mecanismos de pesquisa, porque é compatível com dispositivos móveis e atende aos principais critérios de navegabilidade e experiência do usuário.
Conclusão
A manutenção de sites responsivos é importante, não interessa sobre o que trata o site, podendo ser corporativo ou um e-commerce, ou mesmo a quantidade de visitas recebidas – afinal, a própria adequação possibilita ampliar os acessos.
Quando é preciso, e tem o desejo de melhorar o desempenho do site, o web design responsivo é ideal em quaisquer circustäncias.
Ele projeta uma longa lista de benefícios, incluindo melhor SEO, melhor experiência do usuário e taxas de conversão mais altas.
Isso pode fazer toda a diferença para o negócio em termos de aumento de receita, portanto, é preciso se certificar de que o site seja otimizado para ser responsivo.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.