Saiba como usar o Copywriting no E-mail Marketing

11 mar 2022

Compartilhe este artigo:

A produção de conteúdo para a web tem uma palavra-chave: persuasão. Assim como a publicidade tradicional, os textos devem convencer as pessoas a tomarem alguma atitude, seja nas mídias sociais ou a partir do Copywriting no email marketing.

Aliás, no caso do e-mail marketing, isso é ainda mais evidente. Por se tratar de um formato usualmente empregado para clientes específicos em momentos particulares da jornada de compra, a persuasão precisa estar à altura.

As técnicas de redação para a internet têm muitos insights importantes. Vamos te guiar no mundo do copywriting.

Continue a leitura para entender esse conceito e ter acesso a dicas valiosas para empregá-lo no e-mail marketing de seguimentos do tipo empresa de ensaio de dureza e de outros. 

O que é copywriting?

Copywriting é um termo amplamente utilizado em marketing e publicidade. Refere-se à prática de escrever com técnicas persuasivas para incentivar uma pessoa a realizar uma ação. Em marketing digital, isso pode ser:  

  • Visitar um site;
  • Baixar um e-book;
  • Fazer uma compra;
  • Ceder informações de contato.  

Essa técnica é usada em formatos usados para promover produtos e serviços de diversos tipos. Copy é o nome dado ao texto do anúncio. É uma técnica antiga que segue muito popular hoje em dia.

Como você já sabe, a arte de vender não pode se limitar apenas ao ato de comercializar o produto final. Tanto que os redatores nem sempre visam fazer uma venda imediatamente.

A ideia principal é expandir a experiência do consumidor no funil de vendas e levá-lo, passo a passo, por meio de conteúdo estrategicamente desenvolvido e compartilhado, até seu destino final – ou seja, a conversão.

Saiba como desenvolver uma estratégia de copywriting

Escrever muito bem não é o bastante para motivar o visitante a perguntar o valor dos serviços de uma empresa de limpeza.

Quando falamos de copywriting aplicado a e-mails, é preciso se preparar e planejar cada ação.

Defina os objetivos

Antes de colocar a mão na massa, estabeleça metas e caminhos para os clientes através do funil de vendas.  

Para o ajudar nesta jornada, uma prática amplamente adotada é o calendário editorial. Com ele você pode planejar cada fluxo de e-mails e lançar campanhas de forma estratégica, inclusive, explorando feriados e datas comemorativas.

Lembre-se que esses dados também serão importantes caso sua empresa utilize serviços de automação de marketing.

Invista na exclusividade

As pessoas recebem dezenas (ou centenas) de e-mails diariamente. Se as campanhas da empresa especializada em portaria remota apresenta conteúdos básicos facilmente encontrados em outros lugares, ele nunca atrairá a atenção.  

Para se destacar e conquistar a confiança dos seus leitores, um dos elementos essenciais do copywriting é a exclusividade.  

Por isso, seja criativo, invista em pesquisas e garanta que seu conteúdo seja único, com novas informações que combinem com o perfil de cada cliente.

Analise as métricas 

Assim como o relacionamento com o cliente não termina com a venda, seu trabalho não termina quando o e-mail é enviado.

Monitore as métricas de perto, veja se o conteúdo está funcionando bem, veja quais táticas devem ser usadas e determine quais devem ser evitadas. 

Ao analisar esses e outros resultados, você terá mais informações para tomar decisões e tornar seu site ou blog dedicado a transformadores de tensão ou outros um sucesso.

Para tornar as decisões ainda mais embasadas e efetivas, é possível aplicar testes A/B também, melhorando linhas de textos, títulos e até imagens e botões usados, para além do copywriting.

Conte histórias 

Contar histórias não é uma técnica para ser usada aleatoriamente: através das histórias de sua empresa ou clientes, os personagens poderão se identificar e compartilhar dores, medos e ansiedades.

Portanto, é provável que certas empresas vejam o valor de uma determinada solução quando perceberem que outras marcas seguiram o mesmo caminho e foram bem-sucedidas.  

Um bom copywriting tem o poder de criar e influenciar a percepção das pessoas sobre a marca.  

Além disso, também é fundamental estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo e influenciar todas as etapas da jornada de compra do público, desde a descoberta até a avaliação e compra.

6 dicas de copywriting para e-mail marketing

O e-mail marketing é um formato bastante específico. Ele é mais imediato que uma postagem de blog, mas tem que competir com muitos remetentes.

As técnicas de copywriting que listamos acima podem contribuir muito para esse tipo de estratégia.

Desde o uso de recursos além do texto até o tipo de linguagem adotada, separamos 6 dicas de copywriting para e-mail marketing.

  1. Entregue o que promete

Não há nada mais frustrante para os usuários do que abrir um e-mail por causa do título muito chamativo e descobrir que ele não cumpre a promessa.  

Se você chamar a atenção do leitor com seu título, não o decepcione. Antes de enviar um e-mail, sempre garanta que o conteúdo está de acordo, respondendo a expectativa que será gerada.

Por exemplo, se você anunciar “oferta” no assunto do e-mail, informe ao leitor qual é a oferta, quanto custa a consultoria tributária e qual é o preço atual.

Indique também se a promoção tem prazo fixo ou se será válida enquanto durarem os estoques.

  1. Use linguagem simples 

A primeira ação ao abrir um e-mail é ler o conteúdo dinamicamente. Em outras palavras, a pessoa passa pelo texto para ver se vale a pena dar uma olhada no conteúdo completo, lendo de forma mais detalhada o material.  

Portanto, a melhor estratégia para deixar seus leitores saberem sobre o que você está falando em seu texto é escrever parágrafos curtos e trazer tópicos claros para o material.

Desta forma, a leitura torna-se mais envolvente e ajuda a espalhar informações. Usar outros truques para chamar a atenção de potenciais clientes também é válido.

Você pode usar imagens, infográficos ou até vídeos. O problema não é o formato, mas como você o usa.

Se você o utilizar de maneira inteligente, o engajamento do e-mail marketing sobre  prevenção e combate a incêndio certamente vai disparar.

  1. Personalize

A personalização é uma ótima ação para humanizar, atrair e até para aplicar o storytelling. Isso porque há uma tendência de evitar postagens que não se enquadrem no nosso perfil. 

Então, é preciso deixar claro que ao criar conteúdo de e-mail você precisa escrever para alguém que já tem um relacionamento com sua empresa, não um estranho. 

Desenvolver conteúdo específico para ela é essencial. Tanto para se colocar mais próximo dos clientes, quanto para garantir que eles engajem.

Uma dica muito importante é chamar as pessoas pelos nomes. Pode parecer um detalhe pequeno, mas faz muita diferença.

  1. Faça perguntas

Uma estratégia comumente usada para envolver o leitor é usar perguntas no decorrer do texto. Afinal, fazer a pergunta certa na hora certa pode aumentar a curiosidade.

As perguntas têm o poder de fazer as pessoas questionarem e buscarem confirmações ou respostas, atraindo mais interesse, tanto a si mesmas quanto ao conteúdo que você dá a elas.  

O objetivo desta técnica é fazer com que o leitor sempre responda “sim” à pergunta. Assim, quando você cria o conteúdo de um e-mail, sempre se questione como o leitor irá responder ao seu texto.

  1. Use CTAs

As calls to action são frases curtas, geralmente no final dos e-mails, que incentivam o leitor a tomar uma atitude, seja verificar o endereço da empresa de conservação e limpeza junto ao negócio do setor imobiliário para iniciar o empreendimento ou mesmo se inscrever em um webinar sobre os processos fiscais de empresas, junto ao setor contábil. Ou seja, clicar em um botão ou baixar um e-book.

Ter um CTA em seu e-mail é essencial, pois mostrará aos seus leitores o que se espera deles quando terminarem de ler todo o conteúdo.  

O CTA nem sempre tem de ser um botão que leva a um link externo. Pode ser uma chamada para um cliente em potencial responder ao e-mail em caso de dúvida ou mesmo incentivar o compartilhamento entre outras pessoas sendo uma ótima medida.

O mais importante é que ele se enquadre na sua proposta de comunicação. Além de fazer sentido para o leitor tomar a ação desejada.

Uma maneira de aumentar a eficácia de um CTA é usar verbos imperativos ou infinitivos. Como “baixar um e-book”, “melhorar minha escrita”, entre outros.

O posicionamento do CTA também pode ajudar ou atrapalhar as conversões. Sempre que possível, coloque o seu CTA em um lugar que os leitores não precisem rolar para baixo. Faça-o aparecer já na primeira janela.

  1. Conheça o problema do público

Criar material especializado exige saber exatamente quais problemas as pessoas estão procurando resolver quando pesquisam sobre portão de alambrado.

É necessário pensar como a persona, compreender as dores delas para, então, fornecer a melhor solução possível.

Pode ser que o leitor ainda não tenha sentido a necessidade de comprar o seu produto. Nessa hora, o ideal é destacar os aspectos diferenciais dos itens, as vantagens de tê-los.

Quando as pessoas percebem que a marca entende perfeitamente os objetivos delas, a comunicação se torna muito mais eficiente.

Conclusão

Escrever para a web demanda se adequar às particularidades de cada formato e ambiente, mantendo o interesse do leitor e o levando a uma jornada para uma ação, seja um clique ou uma compra. Nesse texto, lidamos com as particularidades do marketing feito por e-mail.

A união desse formato com as técnicas de copywriting resulta em muitos acessos e, por consequência, mais conversões, devido a proximidade do canal ao usuário, agregando ainda mais confiança e valor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe a sua mensagem