A produção de conteúdo para a web tem uma palavra-chave: persuasão. Assim como a publicidade tradicional, os textos devem convencer as pessoas a tomarem alguma atitude, seja nas mídias sociais ou a partir do Copywriting no email marketing.
Aliás, no caso do e-mail marketing, isso é ainda mais evidente. Por se tratar de um formato usualmente empregado para clientes específicos em momentos particulares da jornada de compra, a persuasão precisa estar à altura.
As técnicas de redação para a internet têm muitos insights importantes. Vamos te guiar no mundo do copywriting.
Continue a leitura para entender esse conceito e ter acesso a dicas valiosas para empregá-lo no e-mail marketing de seguimentos do tipo empresa de ensaio de dureza e de outros.
O que é copywriting?
Copywriting é um termo amplamente utilizado em marketing e publicidade. Refere-se à prática de escrever com técnicas persuasivas para incentivar uma pessoa a realizar uma ação. Em marketing digital, isso pode ser:
- Visitar um site;
- Baixar um e-book;
- Fazer uma compra;
- Ceder informações de contato.
Essa técnica é usada em formatos usados para promover produtos e serviços de diversos tipos. Copy é o nome dado ao texto do anúncio. É uma técnica antiga que segue muito popular hoje em dia.
Como você já sabe, a arte de vender não pode se limitar apenas ao ato de comercializar o produto final. Tanto que os redatores nem sempre visam fazer uma venda imediatamente.
A ideia principal é expandir a experiência do consumidor no funil de vendas e levá-lo, passo a passo, por meio de conteúdo estrategicamente desenvolvido e compartilhado, até seu destino final – ou seja, a conversão.
Saiba como desenvolver uma estratégia de copywriting
Escrever muito bem não é o bastante para motivar o visitante a perguntar o valor dos serviços de uma empresa de limpeza.
Quando falamos de copywriting aplicado a e-mails, é preciso se preparar e planejar cada ação.
Defina os objetivos
Antes de colocar a mão na massa, estabeleça metas e caminhos para os clientes através do funil de vendas.
Para o ajudar nesta jornada, uma prática amplamente adotada é o calendário editorial. Com ele você pode planejar cada fluxo de e-mails e lançar campanhas de forma estratégica, inclusive, explorando feriados e datas comemorativas.
Lembre-se que esses dados também serão importantes caso sua empresa utilize serviços de automação de marketing.
Invista na exclusividade
As pessoas recebem dezenas (ou centenas) de e-mails diariamente. Se as campanhas da empresa especializada em portaria remota apresenta conteúdos básicos facilmente encontrados em outros lugares, ele nunca atrairá a atenção.
Para se destacar e conquistar a confiança dos seus leitores, um dos elementos essenciais do copywriting é a exclusividade.
Por isso, seja criativo, invista em pesquisas e garanta que seu conteúdo seja único, com novas informações que combinem com o perfil de cada cliente.
Analise as métricas
Assim como o relacionamento com o cliente não termina com a venda, seu trabalho não termina quando o e-mail é enviado.
Monitore as métricas de perto, veja se o conteúdo está funcionando bem, veja quais táticas devem ser usadas e determine quais devem ser evitadas.
Ao analisar esses e outros resultados, você terá mais informações para tomar decisões e tornar seu site ou blog dedicado a transformadores de tensão ou outros um sucesso.
Para tornar as decisões ainda mais embasadas e efetivas, é possível aplicar testes A/B também, melhorando linhas de textos, títulos e até imagens e botões usados, para além do copywriting.
Conte histórias
Contar histórias não é uma técnica para ser usada aleatoriamente: através das histórias de sua empresa ou clientes, os personagens poderão se identificar e compartilhar dores, medos e ansiedades.
Portanto, é provável que certas empresas vejam o valor de uma determinada solução quando perceberem que outras marcas seguiram o mesmo caminho e foram bem-sucedidas.
Um bom copywriting tem o poder de criar e influenciar a percepção das pessoas sobre a marca.
Além disso, também é fundamental estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo e influenciar todas as etapas da jornada de compra do público, desde a descoberta até a avaliação e compra.
6 dicas de copywriting para e-mail marketing
O e-mail marketing é um formato bastante específico. Ele é mais imediato que uma postagem de blog, mas tem que competir com muitos remetentes.
As técnicas de copywriting que listamos acima podem contribuir muito para esse tipo de estratégia.
Desde o uso de recursos além do texto até o tipo de linguagem adotada, separamos 6 dicas de copywriting para e-mail marketing.
Entregue o que promete
Não há nada mais frustrante para os usuários do que abrir um e-mail por causa do título muito chamativo e descobrir que ele não cumpre a promessa.
Se você chamar a atenção do leitor com seu título, não o decepcione. Antes de enviar um e-mail, sempre garanta que o conteúdo está de acordo, respondendo a expectativa que será gerada.
Por exemplo, se você anunciar “oferta” no assunto do e-mail, informe ao leitor qual é a oferta, quanto custa a consultoria tributária e qual é o preço atual.
Indique também se a promoção tem prazo fixo ou se será válida enquanto durarem os estoques.
Use linguagem simples
A primeira ação ao abrir um e-mail é ler o conteúdo dinamicamente. Em outras palavras, a pessoa passa pelo texto para ver se vale a pena dar uma olhada no conteúdo completo, lendo de forma mais detalhada o material.
Portanto, a melhor estratégia para deixar seus leitores saberem sobre o que você está falando em seu texto é escrever parágrafos curtos e trazer tópicos claros para o material.
Desta forma, a leitura torna-se mais envolvente e ajuda a espalhar informações. Usar outros truques para chamar a atenção de potenciais clientes também é válido.
Você pode usar imagens, infográficos ou até vídeos. O problema não é o formato, mas como você o usa.
Se você o utilizar de maneira inteligente, o engajamento do e-mail marketing sobre prevenção e combate a incêndio certamente vai disparar.
Personalize
A personalização é uma ótima ação para humanizar, atrair e até para aplicar o storytelling. Isso porque há uma tendência de evitar postagens que não se enquadrem no nosso perfil.
Então, é preciso deixar claro que ao criar conteúdo de e-mail você precisa escrever para alguém que já tem um relacionamento com sua empresa, não um estranho.
Desenvolver conteúdo específico para ela é essencial. Tanto para se colocar mais próximo dos clientes, quanto para garantir que eles engajem.
Uma dica muito importante é chamar as pessoas pelos nomes. Pode parecer um detalhe pequeno, mas faz muita diferença.
Faça perguntas
Uma estratégia comumente usada para envolver o leitor é usar perguntas no decorrer do texto. Afinal, fazer a pergunta certa na hora certa pode aumentar a curiosidade.
As perguntas têm o poder de fazer as pessoas questionarem e buscarem confirmações ou respostas, atraindo mais interesse, tanto a si mesmas quanto ao conteúdo que você dá a elas.
O objetivo desta técnica é fazer com que o leitor sempre responda “sim” à pergunta. Assim, quando você cria o conteúdo de um e-mail, sempre se questione como o leitor irá responder ao seu texto.
Use CTAs
As calls to action são frases curtas, geralmente no final dos e-mails, que incentivam o leitor a tomar uma atitude, seja verificar o endereço da empresa de conservação e limpeza junto ao negócio do setor imobiliário para iniciar o empreendimento ou mesmo se inscrever em um webinar sobre os processos fiscais de empresas, junto ao setor contábil. Ou seja, clicar em um botão ou baixar um e-book.
Ter um CTA em seu e-mail é essencial, pois mostrará aos seus leitores o que se espera deles quando terminarem de ler todo o conteúdo.
O CTA nem sempre tem de ser um botão que leva a um link externo. Pode ser uma chamada para um cliente em potencial responder ao e-mail em caso de dúvida ou mesmo incentivar o compartilhamento entre outras pessoas sendo uma ótima medida.
O mais importante é que ele se enquadre na sua proposta de comunicação. Além de fazer sentido para o leitor tomar a ação desejada.
Uma maneira de aumentar a eficácia de um CTA é usar verbos imperativos ou infinitivos. Como “baixar um e-book”, “melhorar minha escrita”, entre outros.
O posicionamento do CTA também pode ajudar ou atrapalhar as conversões. Sempre que possível, coloque o seu CTA em um lugar que os leitores não precisem rolar para baixo. Faça-o aparecer já na primeira janela.
Conheça o problema do público
Criar material especializado exige saber exatamente quais problemas as pessoas estão procurando resolver quando pesquisam sobre portão de alambrado.
É necessário pensar como a persona, compreender as dores delas para, então, fornecer a melhor solução possível.
Pode ser que o leitor ainda não tenha sentido a necessidade de comprar o seu produto. Nessa hora, o ideal é destacar os aspectos diferenciais dos itens, as vantagens de tê-los.
Quando as pessoas percebem que a marca entende perfeitamente os objetivos delas, a comunicação se torna muito mais eficiente.
Conclusão
Escrever para a web demanda se adequar às particularidades de cada formato e ambiente, mantendo o interesse do leitor e o levando a uma jornada para uma ação, seja um clique ou uma compra. Nesse texto, lidamos com as particularidades do marketing feito por e-mail.
A união desse formato com as técnicas de copywriting resulta em muitos acessos e, por consequência, mais conversões, devido a proximidade do canal ao usuário, agregando ainda mais confiança e valor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.