Ter um Site Ainda Vale a Pena? | Por que Criar Presença Digital

07 jul 2021

Compartilhe este artigo:

Todo empreendedor quer investir para ver crescimento em seu negócio, e com a popularidade da internet é impossível não questionar se ter um site vale a pena.

Especialmente devido à popularidade das redes sociais e à facilidade para criar um perfil/página comercial que elas oferecem, muitos empreendedores questionam se ainda é necessário investir em um site.

Outro motivo que comumente desacredita os empreendedores que têm seu primeiro contato com o mercado digital é o fato de eles não entenderem como montar e gerenciar um site.

Todas essas questões serão abordadas logo abaixo para te ajudar a entender como estabelecer sua presença digital; mas, já adiantando: ter um site ainda vale (e muito!) a pena.

Por que Ter um Site?

Atualmente o primeiro grande motivo para ter um site é oferecer a possibilidade de efetuar uma compra online para seu cliente. A necessidade de distanciamento social e o perfil do consumidor jovem, que prefere sempre adquirir um produto da maneira mais prática e vantajosa possível, tornam um site de vendas uma verdadeira arma de conversão.

Se este é seu modelo de negócio, opte por criar um e-commerce, sem sombra de dúvidas.

Existem outras duas possibilidades muito pertinentes: blog e site institucional.

Começando pelo site institucional: ele serve para enaltecer sua marca, expor o portfólio da empresa para o público e trazer a história e a missão da marca para gerar credibilidade e engajamento entre marca e público-alvo; tudo isso em apenas um lugar.

As redes sociais até oferecem essa possibilidade também, mas em um grau muito mais raso.

O blog serve para dar dicas e tornar a sua marca (ou você mesmo) uma referência na internet. Você conhece as melhores dicas, as melhores ferramentas e os melhores produtos do seu ramo, e através do seu conteúdo é capaz de atingir o público ideal.

As redes sociais são muito relevantes para quem trabalha com conteúdo, isto é inegável. Porém, a verdade é que nada o impede de unir as duas estratégias e tornar seu negócio muito mais relevante. Afinal, você terá mais conteúdo para publicar nas redes e poderá abordar assuntos com maior profundidade, e ainda terá uma página que gerará direcionamentos para seu blog constantemente, fazendo seu blog crescer rapidamente.

Você pode também criar um blog caso tenha um site institucional ou um e-commerce para gerar tráfego online. Afinal, mais de 3 bilhões de buscas são feitas no Google por dia.

Criar presença digital significa poder ser encontrado facilmente por meios digitais, sem a necessidade de ter nome em um ponto físico. Porém, se você já possuir uma marca com clientes ocorrentes, fica ainda mais fácil de se estabelecer.

Quais as vantagens de ter um site?

Muitas vantagens já foram mencionadas na seção anterior, mas a verdade é que ainda há muito mais. Vejamos:

  • Ter um site bem ranqueado no Google livra o empreendedor de depender de anúncios pagos, aumentando a rentabilidade do negócio;
  • Um site é capaz de captar muito mais clientes, principalmente através do Google;
  • Apenas 38% das marcas brasileiras possuem site; ter um site é um diferencial;
  • O mercado digital no Brasil ainda é novidade para muitos, então é uma oportunidade gigante de crescer;
  • Mensuração de resultados: com um site, você pode coletar dados e saber se cada detalhe das suas estratégias de vendas, criação de conteúdo, taxas de evasão/conversão/interação, e muitas outras informações cruciais para o sucesso de um negócio estão dando certo.

Além disso, o investimento para se ter um site não é caro. Agora o que lhe falta é entender mais sobre como gerenciar um site na prática.

Como gerenciar um site?

Esta conversa é complexa, então o foco é cobrir algumas ideias gerais para dar um direcionamento ao leitor.

Ter um site não é um processo para uma pessoa só. No mínimo, o empresário terá que ter um programador trabalhando com ele a longo prazo para garantir que o site esteja oferecendo uma boa experiência para o usuário.

O maior requisito para um bom programador é: saber programar em linguagens populares, que outros programadores poderão dar continuidade ao projeto caso ele se ausente. A linguagem mais recente do PHP (linguagem de programação mais utilizada no mundo) tem sua versão PHP7 como atual. Para desenvolvedores de interface (front-end), HTML, CSS e JavaScript (nesta ordem) são os mais populares e importantes de se conhecer.

Você não precisa entender a fundo estas questões, mas é crucial estar por dentro dos requisitos para encontrar bons parceiros ao longo da jornada da sua marca.

Outros profissionais importantes no caminho serão designers e criadores de conteúdo. Estes, através de seus portfólios e uma boa conversa, já será possível julgar se são ou não bons parceiros.

Conversados sobre a equipe que você terá a longo prazo, aqui vão algumas dicas do que fazer com seu site para ter sucesso e gerar resultados.

Boas práticas mostram que um site vale a pena

  • Conteúdo é essencial para gerar tráfego em seu site, portanto ter um blog é obrigatório! No entanto, ter um blog parado/estático não é suficiente: seus artigos irão cair em esquecimento e seus leitores não serão incentivados a voltar a procurar por soluções de problemas com você. Tenha um blog para seu site e poste conteúdo com frequência.
  • Tenha um bom Google Ranking em seu site: fatores como o bom uso de palavras-chave, bom tempo de retenção dos usuários em suas páginas, responsividade (adaptabilidade para celulares), velocidade de carregamento de página são cruciais.
  • Tenha um domínio único (pelo menos “.com”, mas “.br” é um diferencial ainda maior) com o nome da sua marca incluso.
  • Utilize templates responsivos.
  • Garanta que quem te ajuda a programar conheça e esteja alinhado com as normas do W3C Validation.

É bastante coisa? Sim, definitivamente! Afinal de contas, a internet é esta “coisa” imensa, que requer muita dedicação, mas entrega uma gigantesca possibilidade de mudança de vida.

Atualmente não há nenhuma maneira de crescer uma marca tão grandemente quanto a criação de um site. Por isso dizemos com propriedade: ter um site vale a pena sim e queremos te ajudar neste processo!

Compartilhe

Deixe a sua mensagem