Tutorial de como criar conteúdo relevante e persuasivo para atrair e reter clientes

27 mar 2023

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Não é de hoje que se fala sobre a necessidade de criar conteúdo na internet, afinal, ele é visto como moeda de troca pelas empresas porque elas conseguem atrair os consumidores e obter informações sobre eles.

A internet e a era da informação aumentaram muito o nível de exigência dos consumidores em relação às marcas, seus produtos e serviços.

Quantas pessoas procuram alguma informação no Google relacionada à alguma solução, querem saber o preço, se o produto tem qualidade, como foi a experiência de outros clientes, como usar esse produto, seus benefícios, entre outras questões importantes.

As organizações entregam essas e outras informações por meio de conteúdos bem elaborados. O objetivo é educar o público, mas também persuadir os consumidores para que eles queiram consumir as soluções oferecidas.

Uma vez que a marca demonstra que compreende o problema do potencial cliente e mostra de que maneira ele pode resolver essa questão, é natural que o indivíduo comece a confiar mais nessa empresa.

Este é o grande diferencial do conteúdo, por isso, este artigo vai mostrar maneiras de identificar a persona do negócio, como persuadir as pessoas e quais são as ferramentas que ajudam a criar conteúdo relevante e persuasivo.

Formas de identificar a persona de uma marca

Para identificar e entender a persona de uma empresa, é necessário se basear no perfil do cliente típico. Esse processo acontece com base nos clientes que costumam comprar com o negócio, além de ser importante responder algumas questões.

É fundamental que a companhia saiba quem é seu potencial cliente, no que se refere às características físicas e psicológicas. Outros elementos importantes são:

  • Assunto de interesse;
  • Atividades que realiza;
  • Nível de instrução;
  • Informações que consome;
  • Objetivos;
  • Dificuldades;
  • Desafios;
  • Influenciadores de decisão.

Para que uma marca de armário para guardar epis possa criar e montar sua persona, tudo o que precisa fazer é encontrar as perguntas certas e utilizar as informações coletadas para criar o perfil.

O negócio precisa saber o que é que a pessoa está buscando no mercado e a partir disso pensar em assuntos que possam ser de seu interesse, como problemas relacionados ao setor e enfrentados no dia a dia.

Como persuadir uma pessoa?

A partir do momento em que a empresa sabe quem é sua persona, então já fica um pouco mais fácil encontrar os argumentos capazes de persuadir essa pessoa.

Antes de explicar como persuadir o público por meio dos conteúdos, é interessante dizer que esse tipo de material é conhecido como copywriting o seu propósito é fazer com que o leitor realize uma ação.

Com base nisso, um fornecedor de barraquinha de crepe para festa infantil pode persuadir os consumidores por meio das seguintes estratégias:

Chamar a atenção

Se a intenção é atrair e reter clientes, então é fundamental que o conteúdo seja capaz de chamar a atenção das pessoas, principalmente em um mundo em que elas são bombardeadas com informações o tempo todo.

Existem algumas coisas que podem ser trabalhadas no conteúdo e que ajudam nesse sentido, por exemplo, usar uma frase de impacto no início, inserir letras iniciais maiúsculas, usar dados, números e estatísticas, e até mesmo usar emojis.

Ser claro e objetivo

Um conteúdo persuasivo está muito longe de ser complicado, na verdade, é um tipo de material que traz muita clareza e objetividade.

Em linhas gerais, qualquer estratégia de comunicação com os clientes precisa ser fácil de entender, ir direto ao ponto e evitar enrolação.

Quando a leitura começa a ficar difícil e chata, provavelmente o leitor vai desistir e isso pode prejudicar as intenções e objetivos da organização.

Conhecer as necessidades de seu público

Um texto jamais será persuasivo se a organização ficar falando apenas sobre ela e suas soluções. Uma empresa de instalação de tela de proteção para varanda residencial precisa falar sobre os problemas do público-alvo.

A intenção é fazer com que o usuário perceba o problema ou o desafio que está enfrentando e de que maneira a organização pode ajudá-lo.

A melhor forma de persuadir nesse sentido é usar termos e escrever de uma forma que a pessoa se identifique com a situação e queira saber mais sobre o assunto.

A marca precisa explorar a dor e a necessidade das pessoas, colocando-se no lugar delas também para demonstrar empatia.

Usar palavras persuasivas

Seja no conteúdo do blog ou até mesmo em uma conversa pessoal com o cliente, é necessário usar palavras persuasivas, como: descubra, comprovado, resultado, economize, grátis, fácil, exclusivo, novo, segredo, entre outros termos que chamam atenção.

Usar essas e outras palavras do tipo é muito importante porque as pessoas gostam quando o material é direcionado a elas, portanto, quando a empresa fala diretamente com elas.

Investir em storytelling

Um fabricante de bateria estacionária 150 pode investir em storytelling porque as pessoas gostam de ouvir histórias e se interessam e até mesmo se identificam com algum personagem.

Trata-se de uma técnica que consiste em contar boas histórias, por isso, ao invés de criar um texto direto, focado apenas em informar e muito técnico, é melhor pegar o assunto e transformá-lo em uma narrativa que vai envolver o leitor.

Para aproveitar melhor essa técnica, é interessante escrever uma boa introdução, desenvolver a argumentação e colocar o personagem diante de fatos, obstáculos e desafios para despertar a emoção do leitor.

Usar depoimentos de clientes

Os depoimentos dos clientes envolvem um gatilho mental conhecido como prova social, e ele é muito importante para persuadir e convencer as pessoas sobre a qualidade ou o valor de alguma coisa.

Essa estratégia é muito interessante porque as pessoas tendem a acreditar mais no que outros indivíduos dizem sobre suas experiências do que na própria empresa.

Se alguém disser durante uma conversa que comprou uma persiana vertical preta e gostou do produto e do atendimento recebido, é bem provável que consiga influenciar seu interlocutor.

É uma maneira que a marca tem de provar por meio do testemunho de outra pessoa que seu produto ou serviço realmente cumpre o que promete.

Mas além de usar todas essas técnicas, para criar um bom conteúdo, é fundamental utilizar algumas ferramentas.

Ferramentas para criar conteúdos persuasivos

Para criar conteúdos persuasivos com mais facilidade, a organização pode optar por algumas ferramentas, e entre elas está a Answer The Public.

Trata-se de uma plataforma que traz insights para planejar os materiais, bastando inserir uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados serão retirados e a ferramenta vai gerar variações e combinações, com base nas pesquisas do Google.

Para uma empresa especializada em jaleco personalizado estética, a maior vantagem dessa ferramenta é compreender o que as pessoas estão procurando na internet e como conduzi-las até o material produzido.

Além de trazer os principais resultados de busca para a localização, também mostra gráficos fáceis de compreender e dados que podem ser exportados para uma planilha de planejamentos.

Mas o produtor também pode usar o Google Trends para saber sobre o volume de busca para determinado termo, podendo segmentar as buscas por local e período onde ocorreram.

Uma das melhores funcionalidades desta plataforma são palavras relacionadas que aparecem no fim da página e trazem boas ideias de variação para as palavras-chave.

Uma empresa de vistoria transferência moto pode combinar o Google Trends com o Answer The Public para ter um resultado ainda melhor.

Ao escolher alguns termos que aparecem na busca usando essa ferramenta, é possível compreender o interesse das pessoas sobre um assunto nos últimos tempos.

Outra opção é o Keyword Tool, ferramenta paga, mas que também oferece algumas funcionalidades gratuitas. O usuário precisa inserir uma palavra e o software vai retornar as estatísticas sobre ela.

Também é possível analisar variações interessantes com base no volume de buscas e uma das formas de aproveitar esse recurso sem gastar é fazer uma busca de palavras e em seguida copiar ou exportar os resultados para uma planilha.

Por fim, uma desenvolvedora de software de gestão de ponto eletrônico pode usar o Google Keyword Planner para criar uma campanha de anúncios, um texto ou qualquer outro tipo de documento.

Trata-se de um excelente recurso para descobrir novas palavras-chave e compreender custos e volume de buscas para os termos que a companhia está pensando em usar.

Considerações finais

Criar conteúdos persuasivos pode ser um verdadeiro desafio, tendo em vista a quantidade de empresas, profissionais e plataformas que bombardeiam os usuários com informações do tempo todo.

Os canais digitais são extremamente concorridos, mas por meio das técnicas certas, é totalmente possível criar um material de qualidade, capaz de atrair e reter clientes e que, como consequência, irá gerar grandes resultados para as empresas.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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