SEO é um conjunto de estratégias importantes para que o negócio possa alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa de maneira orgânica.
Só que não basta apenas investir na estratégia e esperar os resultados aparecerem, na verdade, é fundamental analisar os resultados e o desempenho da ação para alcançar o propósito.
Em outras palavras, analisar o SEO é indispensável para o sucesso da estratégia, visto que existe a necessidade de se basear em alguma coisa para planejar as próximas ações.
A atividade é realizada por meio de diferentes escalas e momentos, considerando primeiro as etapas iniciais do projeto que vai criar um alicerce para o ponto de partida.
Em períodos regulares, que podem ser anual, semestral, trimestral, entre outras possibilidades, são avaliados os objetivos e os resultados que a empresa obteve.
Mas não para por aí, visto que também é importante fazer investigações rotineiras para o monitoramento, uso de palavras-chave, SEO on page, backlinks, entre outros.
Esse processo pode ser um pouco complexo para quem não entende muito sobre o assunto, por isso, o artigo vai mostrar o conceito de análise de SEO, como fazer a avaliação, os objetivos do método e as ferramentas que podem ser usadas.
O que é análise de SEO
Análise de SEO é um processo voltado para a identificação de oportunidades de melhoria em plataformas como sites e blogs, para melhorar o posicionamento desses canais nos resultados de pesquisa.
Trata-se de uma avaliação geral que ajuda a otimizar as páginas, por isso também é conhecido como auditoria de SEO. Mas o processo de otimização é bem abrangente e envolve diferentes tipos.
Por exemplo, um fabricante de vidro laminado duplo pode fazer análise de SEO técnico, algo voltado para as oportunidades que vão beneficiar o ranqueamento como um todo.
Também existe a análise on page que atua nas oportunidades que vão beneficiar o ranqueamento de páginas individuais.
Enfim, existe a análise de SEO off page que analisa as oportunidades que vão beneficiar sites e páginas, por meio da avaliação de links em páginas externas.
Todas essas análises podem ser trabalhadas em conjunto ou individualmente, e quando são feitas juntas são conhecidas como análise de SEO 360º.
8 maneiras de fazer a análise de SEO
Para fazer a análise de SEO, a empresa precisa seguir alguns passos fundamentais para o sucesso da ação. São eles:
Rastrear a página
O primeiro passo é fazer um rastreamento para identificar erros durante a execução da otimização, tais como:
- Links quebrados;
- Palavras-chave mal utilizadas;
- Imagens de baixa qualidade;
- Conteúdo duplicado;
- Problemas com títulos.
Para fazer o rastreamento, o fabricante de piercing de pressão nariz septo pode usar ferramentas como Screaming Frog SEO Spider Tool e SEMrush.
Verificar o SEO on page
Fatores presentes no SEO on page são aqueles que estão na página da empresa e podem ser editados sempre que houver necessidade. Essa análise precisa de uma busca por conteúdos duplicados, usando ferramentas como o Copyscape.
Feito isso, é necessário repassar critérios usados pelos buscadores sobre as estratégias de SEO on page, como o título da página, qualidade dos conteúdos, URL amigável, meta descrição e clareza na hierarquia das páginas.
Testar a velocidade do site
Se uma página demora muito para carregar, provavelmente o usuário vai desistir e partir para outra plataforma. É por isso que os mecanismos de busca avaliam a velocidade de carregamento e seu ranqueamento.
Para fazer um teste de velocidade e ter acesso a um relatório detalhado sobre pontos que precisam de melhorias, uma das melhores ferramentas é o PageSpeed Insights do Google.
Usar o Google Analytics
A análise pode ser feita acompanhando os resultados mostrados pelo Google Analytics. Trata-se de uma das principais ferramentas para análises importantes sobre o desempenho das páginas no site.
Uma clínica veterinária mais próximo de mim pode descobrir quais são as páginas mais rejeitadas, origens do tráfego, conteúdos mais acessados, entre outras informações relevantes.
Procurar outras versões da página
Pode ser que um site tenha uma versão “http” e outra “https”, e embora não existam diferenças na prática, os buscadores podem interpretar como página duplicada, algo que prejudica muito o ranqueamento.
É necessário verificar se existem essas diferenças e corrigi-las o quanto antes, garantindo que todas as páginas do site utilizem o mesmo protocolo.
Avaliar links internos e externos
Links internos e externos são fundamentais para o ranqueamento da página no Google, sendo necessário corrigir frequentemente aqueles que estão quebrados e avaliar a qualidade dos que direcionando para a página da empresa.
Para facilitar essa análise sem precisar fazer esforços manuais, existem algumas ferramentas que a empresa pode usar, como Integrity e Xenu Sleuth.
Verificar o SEO off page
Esse tipo está associado aos fatores externos ao site, mas que também influenciam em seu ranqueamento. É o caso, por exemplo, dos backlinks, que são uma autoridade atribuída ao site e às mídias sociais e suas influências.
Uma empresa de tratamento de piso de concreto precisa avaliar o uso das mídias sociais para gerar tráfego e analisar quais links externos levam até a página da companhia.
Objetivos da análise de SEO
Independentemente da ferramenta que a empresa vai utilizar durante essa análise, é fundamental que ela interprete métricas e defina quais estratégias estão funcionando e o que precisa ser monitorado, visto que estes são os objetivos da análise de SEO.
Essa estratégia trabalha com métricas específicas que precisam ser avaliadas de acordo com a ação traçada para o negócio.
É fundamental definir as métricas e determinar de que maneira elas serão analisadas para obter o sucesso que a organização deseja na internet.
É a partir disso que uma empresa de operador de empilhadeira a combustão vai analisar as métricas e definir quais estratégias devem ser estabelecidas, alteradas ou reafirmadas.
Também existe a possibilidade de adaptar ou modificar a ação ao longo do tempo, considerando o perfil e o posicionamento de mercado que a companhia ocupa atualmente.
Mas para que seja possível fazer toda essa análise e chegar a conclusões satisfatórias que realmente vão melhorar a estratégia, é necessário contar com as ferramentas certas.
Ferramentas usadas no processo de análise
Para fazer a análise de SEO no site do jeito certo, é fundamental contar com algumas ferramentas apropriadas. São elas:
Google Webmaster Tools
O Google é o maior site de pesquisas do mundo e seu propósito é oferecer a melhor experiência e as melhores respostas para os usuários. Por isso, esta ferramenta, que traz relatórios que mostram um pouco mais sobre o tráfego orgânico foi criada.
Por meio dela, uma empresa de aluguel de plataforma aérea consegue saber quais palavras-chave o usuário pesquisou antes de entrar no site, páginas de destino e quais foram as páginas acessadas.
Também mostra erros comuns que podem prejudicar o posicionamento e a principal vantagem é que a ferramenta pode ser usada para relatórios específicos, considerando o comportamento real do usuário ao fazer uma pesquisa.
Google Analytics
Como o próprio nome sugere, esta é outra ferramenta do Google que emite relatórios amplos e diversificados para analisar os resultados das estratégias de SEO.
É um recurso fundamental na gestão de Business Intelligence, visto que permite identificar oportunidades de melhoria e ações para otimização de conversões.
Uma empresa de ecocardiograma em cães consegue fazer uma análise preditiva de sua plataforma e criar estratégias mais certeiras.
Dá para saber qual foi o navegador utilizado, um dispositivo por onde houve o acesso, país de origem e idioma. Além disso, diversos outros indicadores importantes são mostrados, como quais foram páginas que fizeram referência para o site.
SEO Report Card
As marcas precisam estar bem posicionadas e à frente dos concorrentes e para alcançar esse objetivo, é possível usar o SEO Report Card que compara o desempenho da plataforma.
Basta inserir informações para ter acesso a um relatório com informações sobre a classificação do site, criação de links, acessibilidade da plataforma, métricas de confiabilidade e indexação atual.
É dessa forma que um fabricante de exaustor de parede cozinha industrial vai ter uma visão geral sobre o desempenho do seu SEO e ainda poder comparar com as ações de concorrentes.
Embora sejam ferramentas pagas, essas e muitas outras possuem versões gratuitas tornando as melhorias em SEO acessíveis para qualquer tipo de negócio.
Considerações finais
Investir em SEO é uma necessidade hoje em dia para qualquer empresa que queira se destacar nos resultados de pesquisa dos buscadores.
Mas não basta apenas criar as estratégias e esperar os resultados, muito pelo contrário, é fundamental fazer avaliações constantes para se certificar de que todo o investimento está trazendo bons resultados.
É assim que a organização vai conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e atrair visitantes de maneira orgânica.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento