O Google é o maior mecanismo de busca da internet e leva em consideração diversos fatores para posicionar uma página estrategicamente.
Uma pergunta comum entre todos os gestores e empreendedores é sobre quais são esses fatores, mas na verdade, não se sabe ao certo. Isso acontece porque o próprio Google não divulga a informação, no entanto a plataforma divulgou o manual de SEO para iniciantes.
Seguindo as práticas apresentadas no documento, fica muito mais fácil melhorar a página para que ela pareça bem posicionada nos resultados. As marcas desejam alcançar essa posição porque isso traz uma série de benefícios.
Os primeiros lugares recebem a maioria dos acessos por parte dos usuários, consequentemente, a companhia terá mais facilidade para converter leads, conquistar novos clientes e vender.
Estar bem posicionado também é a melhor forma de construir uma imagem de autoridade e conquistar a confiança dos consumidores. Mas isso só será possível se a empresa souber investir em SEO.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que é necessário para rankear bem no Google, quais são as maneiras de ter um bom posicionamento nos buscadores e como o SEO ajuda nesse processo.
O que é necessário para rankear bem no Google
Existem vários fatores que o Google analisa na hora de ranquear uma página nos resultados de pesquisa, entre os principais estão:
- Pagerank;
- Autoridade de domínio;
- Relevância dos links;
- Conteúdo original;
- Tamanho do conteúdo.
Pagerank é uma métrica que oferece uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página em relação a determinada palavra-chave. A nota se baseia na qualidade e na quantidade de links que o site recebe.
Um fabricante de mesa de passar industrial tem como alternativa o Page Authority, que oferece uma nota de 1 a 100, considerando diversos fatores de relevância. Ao passo em que o número fica maior, fica mais difícil crescer.
A autoridade de domínio também pode ser medida pela ferramenta e usam os mesmos critérios para avaliar o domínio e todas as páginas pertencentes a ele. A nota vai de 1 a 100, e quanto maior ela for, mais autoridade de domínio tem o site.
Quanto à relevância dos links, muitos proprietários de sites acreditam erroneamente que basta encher suas páginas de links de sites confiáveis para conquistar um bom ranqueamento.
Pensar dessa forma é um equívoco porque o Google analisa os links de outros sites que direcionam para a página do negócio. Quanto mais a plataforma é referenciada por outras páginas, mas o Google entende que seus conteúdos são valiosos.
Se a página de uma empresa de programa de prevenção de riscos ambientais materiais perfuro cortante for muito criativa, vai conquistar links de maneira orgânica, no entanto, a maioria precisa da estratégia de link building.
Uma das formas de fazer isso é construir relações com blogs de empresas relevantes e que trabalham inícios complementares ao da companhia. Assim, podem trabalhar com guest post e gerar links para o site.
Outra coisa que o Google abomina são conteúdos copiados. Qualquer site que tenha essa atitude, além de não ter um bom ranqueamento, pode ser penalizado. A melhor forma de evitar isso é investir em marketing de conteúdo.
Trata-se de uma das estratégias de marketing digital mais importantes que ajudam as empresas a criar materiais de qualidade e em diferentes formatos.
Ao longo do tempo, a companhia pode conseguir links e criar uma audiência engajada. O Google percebe isso e passa a valorizar muito mais os materiais publicados por essas plataformas.
Outra coisa muito importante nesse sentido é o tamanho do conteúdo, pois quanto mais informações ele tiver, mais vai se aprofundar sobre o assunto e mais relevante ele será.
Não existe um número ideal de palavras do ponto de vista do buscador, mas quanto maior for o texto, melhor. Porém, as informações precisam sempre ser relevantes.
Um artigo aprofundado sobre rastreamento de frotas com tecnologia gps traz muito mais informações relevantes para os usuários do que um texto de apenas 500 palavras.
No entanto, isso não significa que o autor possa colocar qualquer tipo de informação no texto porque isso vai frustrar os usuários e prejudicar a experiência de leitura.
Maneiras de conquistar um bom posicionamento
Existem várias estratégias que ajudam a conquistar um bom posicionamento os resultados de pesquisa e dentre elas estão:
Criar um texto completo
Um texto completo é otimizado em relação aos links, títulos e imagens que recebe, algo fundamental para o processo de otimização como um todo.
A palavra-chave escolhida pode ser utilizada na descrição das imagens, nos títulos e nos links para melhorar o ranqueamento. Além do mais, otimizar as imagens favorece o carregamento da página para que ela fique mais rápida e leve.
Garantir boa usabilidade
Se o site de um fabricante de sonda nasoenteral fio guia tiver boa usabilidade e acessibilidade, será muito bem ranqueado nos resultados de pesquisa.
O Google enxerga essas páginas como as melhores opções para os usuários e entende que elas oferecem a melhor experiência de navegação.
Usar links internos
Os links internos são uma das principais estratégias de SEO e permitem que as pessoas vejam mais páginas dentro do site. Em outras palavras, eles ajudam a aumentar o tempo de permanência do usuário.
Quanto mais tempo uma pessoa fica dentro do site, melhor será seu ranqueamento porque o Google define que esse está relacionado com a qualidade dos conteúdos oferecidos e da navegabilidade nas páginas.
Produzir conteúdos de qualidade
Conteúdos de qualidade são fundamentais para qualquer plataforma, pois de nada adianta investir em uma estratégia de SEO completa na estrutura do site se o material oferecido não é bom o suficiente.
Quando uma pessoa pesquisa sobre montagem de quadro de comando na internet, não significa que seja um cliente procurando uma empresa que ofereça esse serviço.
Pode ser um aluno que está procurando informações para um trabalho de faculdade, um profissional que está com dúvidas sobre o processo de montagem, entre outras possibilidades.
Se os materiais não forem bons o suficiente, podem prejudicar a imagem da empresa em relação àquilo que oferece no mercado.
Como o SEO ajuda no ranqueamento?
O SEO ajuda no posicionamento por conta das vantagens que traz para quem utiliza. Independentemente do porte da empresa, o fato é que todos podem conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
No caso dos anúncios pagos, tem mais retorno quem pode investir mais, mas os resultados deixam de aparecer quando o investimento acaba.
Por outro lado, as práticas de SEO são vitalícias, ou seja, a partir do momento que são colocadas em prática, não têm um prazo de validade.
Isso significa que se o usuário pesquisar sobre tela mosquiteira removível preço e acessar um conteúdo, ele estará disponível para outras pessoas por tempo indeterminado.
O SEO também ajuda no posicionamento porque atrai mais visitantes para a plataforma. Isso é fundamental para que a marca possa trabalhar o funil de vendas, uma ferramenta que mostra o processo de compra dos consumidores.
Ele é dividido em diferentes etapas e a primeira fase tem como propósito atrair tráfego de maneira orgânica. Quanto mais bem posicionado o site estiver, mais cliques orgânicos vai receber, aumentando seu tráfego.
Só que além de receber mais visitas, o acesso gerado no site de uma oficina mecânica de revisão automotiva completa será qualificado.
A partir do momento em que a empresa tenha resposta para aquilo que a pessoa procura, é bem provável que o usuário se engaje com o conteúdo e se torne cliente.
Mas para que isso aconteça, é necessário considerar as etapas do funil de vendas em que o leitor se encontra para oferecer os conteúdos certos.
Também existem dois tipos de resultados que podem ser encontrados durante uma pesquisa, sendo os pagos e orgânicos. Quando o negócio aparece nas primeiras posições de maneira orgânica, significa que o conteúdo terá mais credibilidade.
É muito comum ouvir pessoas dizendo que não gostam de clicar em resultados de anúncios, isso porque geralmente não são conteúdos que respondem suas dúvidas e necessidades.
Se alguém pesquisa saia jeans longa evangélica, pode estar interessado em comprar, mas também pode querer apenas se informar sobre os modelos que estão na moda.
Com as estratégias de SEO, o posicionamento do negócio sempre será orgânico, o que traz mais credibilidade para a imagem da empresa.
Considerações finais
SEO é um conjunto de estratégias inteligentes e que fazem toda a diferença para as organizações. Por meio dele, a marca consegue se posicionar organicamente nos resultados, sem precisar gastar muito com os anúncios pagos.
São práticas que melhoram a usabilidade de seu site, a qualidade dos conteúdos e que ajudam a construir uma imagem positiva para a companhia na internet.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento.