Tutorial de como otimizar o site para mecanismos de busca (SEO)

Para otimizar seu site uma empresa precisa usar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que tem como objetivo fazer com que a página preencha todos os critérios de indexação do Google.

Isso é fundamental para que o site ocupe as primeiras posições nos resultados de pesquisa. SEO é um exemplo de estratégia orgânica fundamental para que a marca consiga aparecer entre os primeiros resultados quando o usuário pesquisa alguma coisa.

Estar bem posicionado é fundamental porque assim o negócio consegue mais visibilidade, atrai mais visitantes para o site, gera mais leads e consequentemente tem acesso a mais oportunidades de vendas.

Existem as estratégias pagas, como no caso dos links patrocinados, que ajudam a conquistar um bom posicionamento rapidamente, mas isso só dura enquanto houver investimento.

Além disso, não é uma prática que constrói credibilidade para os negócios, tendo em vista que os usuários do Google sabem que entre as primeiras posições estão as melhores respostas para suas pesquisas.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar algumas maneiras de pesquisar palavras-chave relevantes para o projeto, como estruturar o SEO e dar algumas dicas para otimizar o site nos mecanismos de busca.

Formas de pesquisar palavras-chave mais relevantes

As estratégias de SEO dependem do uso de palavras-chave adequadas, que nada mais são do que termos usados pelos usuários para pesquisar assuntos relacionados ao segmento de atuação.

Utilizá-las é muito importante para que o material criado seja facilmente localizado, aumentando a visibilidade e a credibilidade da plataforma. Para encontrar essas palavras, existem algumas ferramentas que podem ajudar.

Uma loja de piso vinílico durafloor atacama pode usar diferentes recursos para sua pesquisa e dentre os principais estão:

  • SEMRush;
  • Keyword Planner;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest.

SEMRush é uma ferramenta que ajuda a descobrir informações relevantes sobre as palavras que a empresa pretende usar. Com ela, é possível obter um bom número de buscas, pois mostra a quantidade de resultados encontrados.

A maior vantagem dessa plataforma é o fato de ser completa, permitindo analisar uma grande quantidade de termos e outras palavras relacionadas, entretanto, o recurso é pago.

Outra possibilidade é o Keyword Planner, o planejador de palavras do Google Ads, uma ferramenta gratuita e muito útil para encontrar os melhores termos.

A empresa pesquisa a palavra e a ferramenta apresenta a estimativa de buscas para aquilo que está procurando, indicando o nível de concorrência, além de trazer uma lista com outras palavras relacionadas.

Entretanto, os resultados mostrados são apenas estimativas, mas a organização pode usar o Google Trends, uma plataforma que mostra as tendências de pesquisa sobre um termo ao longo do tempo.

Supondo que a empresa quer usar a palavra-chave “porteiro eletrônico inteligente” em seu material, a ferramenta vai mostrar um gráfico com o número de pesquisas relacionadas ao termo dentro de um período.

Isso é interessante para verificar a tendência de buscas pela palavra escolhida e verificar se essa quantidade está crescendo, possui uma quantidade estável ou está caindo.

Existe, também, o Ubersuggest, uma ferramenta gratuita que traz informações sobre o volume de buscas nos últimos 12 meses, bem como informações sobre a concorrência.

Por meio dessa ferramenta, também é possível encontrar palavras-chave relacionadas e quais sites estão usando o termo pesquisado.

Como estruturar o SEO?

Para criar uma boa estratégia de SEO, a primeira coisa que a organização precisa fazer é definir o público-alvo dessa ação e qual é o momento de busca do público.

Outra característica muito importante é definir a persona, visto que todas as ações de marketing digital são voltadas para ela, assim, as ações se tornam mais assertivas e a organização consegue reduzir custos.

Quando a marca estiver tração das características de sua persona, precisa levar em conta o momento de busca do usuário para só então posicionar o conteúdo no momento mais adequado.

Uma empresa de Laudo de compressor precisa ter em mente que o trabalho com SEO não se baseia naquilo que a organização quer apresentar, mas no problema que ela vai resolver.

É necessário entender de que maneira a companhia vai apresentar a solução para o problema ou dúvida que o usuário está pesquisando na internet.

Em seguida, é o momento de escolher as palavras-chave. Depois que a organização identificar o cliente potencial em um momento de busca em que ele se encontra, vai começar a elaborar sua estratégia de SEO.

O propósito é conseguir o máximo de exposição nas ferramentas de busca, e isso inclui as palavras-chave menos prováveis, as mais básicas e aquelas que são usadas por quem está iniciando a busca.

Escolher termos que geram muito tráfego, mas pouca conversão com aqueles que possuem pouco volume de busca, mas com grande potencial de conversão, não é uma tarefa simples.

O que um fabricante de camisa polo feminina personalizada deseja fazer é aumentar suas conversões, mas isso gera mais peso para a estratégia.

Também é muito importante saber quais áreas do site precisam ser priorizadas e de que maneira será feita a otimização no que diz respeito à decisão do consumidor e as palavras-chave usadas por ele.

Isso está muito além de criar uma estratégia SEO, visto que se trata de ordenar questões relacionadas a ela. É fundamental determinar as necessidades do usuário em cada momento da pesquisa, pois isso vai garantir o sucesso do SEO.

O comportamento do usuário e a solução para as suas necessidades são fatores importantes para utilizar a página, por essa razão, é indispensável que a otimização obedeça um projeto de SEO que se baseia nesses fatores.

Como otimizar um site por meio do SEO?

Para otimizar seu site, uma empresa especializada em tela cerca para jardim precisa seguir algumas estratégias importantes. São elas:

Melhorar a velocidade do site

Um dos fatores mais importantes para a indexação das páginas nos resultados de pesquisa é o tempo de permanência dos usuários no site.

As pessoas passam muito mais tempo em plataformas que oferecem boas experiências, e um dos aspectos mais importantes nesse sentido é a velocidade de carregamento.

Quanto mais rápido for o site, melhor será para os usuários que precisam acessá-los, por isso, é fundamental investir em técnicas que tornam o carregamento mais rápido.

Melhorar as URLs

A URL da página influencia na otimização porque ela precisa ser legível, com poucos números ou símbolos e ser positiva para as estratégias de SEO.

Além do mais, uma URL amigável é fácil de ser memorizada pelo usuário, algo fundamental para que ele volte mais vezes para a página. Além disso, é muito importante que ela tenha a mesma palavra-chave presente na página e no conteúdo.

Usar as palavras-chave influentes

Se uma pessoa está pesquisando “Persiana horizontal cozinha” no Google, significa que essa é a palavra-chave que as empresas do setor precisam usar em seus materiais e páginas.

Qualquer termo digitado pelos usuários na barra de pesquisas do Google é chamado de palavra-chave e existem 2 tipos diferentes.

Um deles é a palavra-chave de cauda longa, um termo formado por 3 ou mais palavras, sendo mais fácil de ranquear porque se trata de algo específico, como no caso da pessoa que estava pesquisando persiana.

Ela utilizou 4 palavras para especificar o tipo de produto que procura, e embora o número de pesquisa seja menor, é muito mais fácil conseguir um bom posicionamento com esses termos e os resultados são muito mais promissores.

Outro exemplo de palavra-chave de cauda longa seria “locação de manipulador em SP“. Agora, se uma pessoa pesquisar, por exemplo, sobre “manipulador SP”, vai encontrar diversos conteúdos sobre esse produto, mas não sobre locação em específico.

Palavras-chave com até duas ou três palavras são conhecidas como termos de cauda curta, sendo mais abrangentes, com um número maior de pesquisas, mas muito mais difíceis de ranquear.

Mas independentemente do tipo de palavra-chave, o que realmente importa é que esse termo esteja sendo usado pelo público-alvo da empresa, caso contrário, o conteúdo não será localizado pelo usuário.

Otimizar as imagens

Se uma empresa de adesivo de parabrisa personalizado está usando imagens em seus conteúdos, elas também precisam ser otimizadas, mesmo porque o Google oferece uma pesquisa exclusivamente com imagens.

Da mesma forma, elas só são ranqueadas quando passam pelo processo de otimização, melhorando a qualidade da foto e incluindo a palavra-chave da página em sua legenda.

Considerações finais

SEO é um grupo bem extenso de estratégias, mas, no geral, as práticas mostradas neste conteúdo são as principais ações que uma empresa precisa tomar para garantir um bom ranqueamento.

Conquistar um posicionamento orgânico entre os primeiros links é essencial para aumentar o tráfego na plataforma e com isso alcançar resultados satisfatórios.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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