WhatsApp?WhatsAppChat

Aprenda como ver os insights da ferramenta Google meu negócio

Google Meu Negócio é uma plataforma oferecida pelo Google que permite aos negócios serem encontrados facilmente pelos consumidores. Quanto mais completo for o perfil, melhores serão os resultados.

Estar presente na internet é fundamental para qualquer empreendedor, isso envolve a criação de um site institucional, publicações de conteúdos educativos e ricos em um blog e perfis nas redes sociais.

Mas para ser encontrado de maneira orgânica, é fundamental contar com um perfil no Google Meu Negócio porque a cada dez pessoas, oito usam esse buscador para se informar sobre empresas.

Além disso, muitos usuários usam a plataforma de buscas para comparar negócios antes de decidir com qual deles entrar em contato primeiro. Essa ferramenta é ideal para potencializar a estratégia e impulsionar as vendas locais.

Ao construir o perfil, a companhia aparece nos resultados de pesquisa e no Google Maps, o que facilita na hora de atrair clientes para o estabelecimento. Qualquer negócio que esteja fora da plataforma, está perdendo oportunidades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordado o que é Google Meu Negócio, quais benefícios traz para as empresas e serão dadas algumas dicas para visualizar os resultados.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma oferecida pelo Google para que os empreendedores possam divulgar suas empresas de maneira gratuita, nos resultados orgânicos e no Google Maps.

Por meio da ferramenta, é possível estabelecer um diálogo direto entre as empresas e os clientes, e os empreendedores têm a possibilidade de transmitir informações sobre o negócio, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico.

Uma empresa de locação de coworking sala individual também pode informar as pessoas sobre eventos que vão acontecer, criar uma sessão de perguntas e respostas e ainda exibir notas sobre os produtos e serviços.

A plataforma foi criada em 2014 com o propósito de unir as funcionalidades do Google Places e Google + (desativada em 2019).

Benefícios do Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de buscas mais usado no mundo todo, sendo usado pelas pessoas toda vez que precisam de alguma informação, ler uma notícia ou qualquer outra necessidade.

Em apenas alguns segundos, ele mostra todas as informações que o usuário precisa e é justamente essa popularidade que faz suas ferramentas terem tanto potencial. No que diz respeito ao Google Meu Negócio, as maiores vantagens são:

Facilidade em gerenciar

O próprio empreendedor pode gerenciar as informações sobre a empresa, além da possibilidade de interagir com os clientes e publicar fotos para mostrar um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

No caso de um fornecedor de embalagens para delivery, vale muito a pena investir nesse recurso porque as imagens costumam ser 40% mais vistas do que as que estão hospedadas em outras plataformas.

Aumenta a confiabilidade

As corporações que confirmam suas informações no Google Meu Negócio são consideradas muito mais confiáveis pelos consumidores.

Os usuários sabem muito bem que o Google está atento às empresas e à qualidade de tudo que está na internet, por isso quando não encontram determinado estabelecimento no Google Meu Negócio, ficam com um pouco de receio.

Para transmitir uma boa impressão e atrair clientes, é muito importante construir esse perfil e deixá-lo o mais completo possível.

Mais ligações

Algo que muitos empreendedores percebem depois de criar o perfil na plataforma é que a organização recebe mais ligações. Quando o usuário pesquisa o que precisa, vai visualizar as empresas cadastradas na ferramenta.

Eles podem clicar para telefonar e o proprietário do local pode rastrear a origem da ligação para saber se o contato é proveniente do Google Meu Negócio.

Com isso, fica mais fácil saber se a plataforma está atendendo às expectativas, se é necessário investir um pouco mais na exposição da empresa e a partir disso decidir as estratégias que serão usadas.

Aumenta os cliques

Se uma loja de camisa de malha silkada obtiver um perfil completo no recurso, vai receber 42% mais solicitações de rota de carro e cerca de 35% mais cliques em seu site.

O Google Meu Negócio é um excelente recurso para melhorar as estratégias de SEO, fazendo com que o site se torne mais relevante e aprimorando seu posicionamento nos resultados de pesquisa de maneira natural.

Melhora a presença digital

A plataforma é muito simples e fácil de gerenciar, por isso muitos empreendedores conseguem potencializar os resultados obtidos.

É uma forma de melhorar a própria presença digital por meio de fotos dos produtos e serviços, publicando imagens profissionais. Outra maneira de potencializar ainda mais a performance é através da criação de campanhas inteligentes.

Por meio delas, uma empresa de sistema de rastreamento veicular via satelite consegue se destacar e mostrar muito mais sobre seus produtos e serviços.

Resultados fáceis de mensurar

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o perfil do empresa no Google Meu Negócio também precisa ser mensurado.

Os donos dos perfis podem acessar diversas informações, como a maneira que os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são e quantas pessoas entraram em contato diretamente usando o telefone exibido na conta.

Outra informação disponível é o número de pedidos de rota que foram realizados e a quantidade de cliques que o site obteve.

Aumenta as visitas na loja

Um dos principais objetivos da ferramenta é atrair clientes para a loja, algo perfeitamente possível até mesmo para os negócios que ainda não possuem um site ou um perfil nas redes sociais.

Existem muitos empreendedores que não sabem lidar com as ferramentas digitais, mas fazer um perfil no Google Meu Negócio vale a pena porque ele age como a antiga lista telefônica.

Antigamente, se alguém quisesse entrar em contato com uma empresa camisa polo, procurava nas páginas amarelas, hoje em dia, basta digitar o que precisa e encontrar a organização.

O perfil na plataforma mostra telefone de contato e endereço, além do horário de funcionamento, permitindo que os clientes entrem em contato e façam uma visita.

Como visualizar os resultados?

Depois de saber todos os benefícios que o Google Meu Negócio pode trazer, chegou o momento de saber como visualizar os resultados e aproveitá-lo ao máximo.

Isso é importante porque criar um perfil não é o suficiente para atrair consumidores. O proprietário da empresa precisa fazer algumas coisas para ter mais resultados.

Uma delas é manter as informações atualizadas para que o consumidor consiga encontrar tudo o que precisa sobre a organização.

Se alguém precisa de assistência para máquina de bordar industrial 4 cabeças, vai procurar o negócio com o perfil mais completo na plataforma, por isso é muito importante que ele esteja sempre atualizado.

É possível gerenciar o perfil diretamente na pesquisa e no Maps, e se for necessário administrar vários perfis de uma vez, existe a opção de gerenciador de perfis de empresas.

Se o usuário quiser adicionar outro perfil, basta acessar a pesquisa Google e selecionar no menu de três pontos a opção “adicionar um novo perfil de empresa”.

É possível fazer o download em massa de insights sobre vários perfis em formato de planilha. Assim, uma empresa especializada em laudo cautelar e ecv consegue ver o desempenho de diferentes unidades na rede de pesquisa do Google e no Maps.

Mas é importante ressaltar que os insights só estão disponíveis para perfis verificados. Se este for o caso da sua empresa, deve-se fazer login no gerenciador de perfis da companhia e selecionar os perfis que deseja incluir no relatório em massa para download.

Acima da lista de locais, o usuário deve clicar na opção “fazer download de insights” e na tela ao lado do relatório desejado deve selecionar “acessar relatório”.

Determine o período em que deseja fazer a análise e faça o download no canto inferior direito da tela. O download começará automaticamente em uma nova guia e, ao terminar, ela pode ser fechada.

O administrador do perfil de uma empresa de controle de estoque armazenagem e distribuição logística pode verificar a frequência de visualização do perfil no Google Maps.

Outra possibilidade é usar os insights de visualização para acompanhar a popularidade do negócio, tanto com clientes atuais quanto com potenciais clientes.

Mas é fundamental lembrar que somente proprietários e administradores do perfil conseguem ter acesso a essas informações.

Basta fazer login na conta do Google para gerenciar o perfil do negócio e conferir as informações sobre ele. Isso também mostra insights no Maps e na pesquisa Google.

Considerações finais

Criar um perfil no Google Maps é essencial para qualquer negócio que deseje se destacar no segmento em que atua.

Uma plataforma simples e inteligente, capaz de evoluir os resultados de pequenas e médias empresas na internet e no próprio estabelecimento.

 Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

 

Compartilhe

Conheça os diferentes tipos de relatórios dentro do Marketing!

Quando o assunto é voltado para os relatórios de marketing, ambos são essenciais para acompanhar as métricas e desenvolver os dados internos em agências de marketing e publicidade.

Eles servem para orientar as estratégias utilizadas nesses locais no sentido de apresentar aos clientes a eficácia das campanhas realizadas e podem orientar nas próximas decisões estratégicas que devem ser utilizadas.

Através da análise de dados e dos diferentes tipos de relatórios as equipes podem apresentar resultados e desenvolver melhorias dentro dos processos. 

Mas nem sempre uma agência é orientada por esses dados, ou sequer sabe como elaborá-los eficientemente, dificultando os próximos passos e o crescimento da empresa.

Do que se trata os relatórios de marketing?

Os relatórios de marketing são ferramentas de avaliação de documentos com informações sobre o desempenho de uma equipe nas ações e estratégias adotadas que tem como foco analisar os resultados da área de marketing.

Especificamente nas agências de marketing, eles servem para levar ao conhecimento dos clientes os resultados obtidos na realização de uma campanha de batedor de calda de sorvete, por exemplo.

São ferramentas usadas internamente, que informam a equipe como ela está agindo e são importantes no monitoramento das estratégias. Os objetivos dos relatórios de marketing são:

  • Indicar o desenvolvimento das estratégias;
  • Mostrar se elas estão dando certo ou não;
  • Orientar a equipe nas melhores decisões futuras;
  • Direcionar a equipe para efetuar melhorias quando necessário.

Os relatórios são a base das atividades do departamento de marketing e ainda contribuem para novas ideias em outras áreas do negócio e coletam informações das estratégias realizadas no passado ou que estão em andamento.

Esses relatórios sobre a manutenção aeronaves, por exemplo, visam a melhoria do desempenho das ações projetadas para o futuro dentro da empresa, e nas agências têm um papel relevante junto aos clientes.

Portanto, eles são fundamentais e a técnica de análise dos relatórios deve ser eficaz, trazendo inúmeros benefícios que também estão ligados aos objetivos. Pode-se concluir que ambos percorrem os mesmos caminhos, tais como:

  • Acompanhamento dos resultados;
  • Identificar os melhores canais para as campanhas;
  • Conhecer melhor qual é a persona;
  • Comprovar a eficiência das estratégias de marketing realizadas;
  • Justificar os investimentos na área de marketing.

Os relatórios de marketing podem ser elaborados durante o desenvolvimento de um projeto ou para reunir dados após uma campanha de anúncios realizada na temporada da Black Friday, por exemplo.

Esses dados permitem que a equipe possa identificar quais as ações que produziram os melhores resultados, de acordo com as metas esperadas e definidas durante a elaboração do planejamento estratégico.

Um dos pontos nos quais a equipe de marketing pode se apoiar através dos relatórios é sobre quais são os melhores canais de que geram mais conversão de clientes, tráfego no site e engajamento dos consumidores de rotulo bopp transparente.

Os melhores canais são definidos de acordo com os objetivos da empresa e tanto um Blog, site ou redes sociais podem ser utilizados, se forem os locais onde as pessoas mais circulam quando navegam pela internet.

Os relatórios de marketing também podem coletar dados sobre a audiência no marketing, encontrando quem são as pessoas que seguem o perfil da marca pelas redes sociais, quais delas acessam o site e identificando a forma como se comportam.

Por meio das informações, consegue-se monitorar o perfil da audiência, conhecer mais profundamente o público de limpeza de colchão encardido e criar uma persona mais alinhada à realidade da empresa.

Nas agências de publicidade, por exemplo, esses relatórios são uma ferramenta poderosíssima para manter o relacionamento com os clientes e com elas a equipe consegue destacar a eficiência das estratégias e o retorno que trazido para eles.

Ao mostrar a eficácia do trabalho realizado, isso gera a confiança do consumidor e as informações contidas nesses relatórios devem ser simples e objetivas, sem dados complicados que envolvem números ou gráficos.

Como os relatórios devem ser criados?

Os relatórios de marketing também servem para justificar os investimentos aplicados nessa área, para demonstrar que os negócios com troféu de acrílico para personalizar estão realmente crescendo e é necessário continuar aplicando recursos.

Se o retorno financeiro com os negócios for comprovado, os relatórios podem também justificar o aumento das verbas para outros projetos e os trabalhos podem ser mais desenvolvidos, aumentando os ganhos financeiros da agência.  

Os relatórios devem ser informativos e atrativos visualmente, para que a análise seja mais fácil e as informações devem ser bem claras e os seguintes itens que precisam constar são:

  • Apresentação;
  • Metas;
  • Indicadores-chave de performance (KPIs);
  • Informações sobre a audiência;
  • Principais canais;
  • Gráficos;
  • Destaques;
  • Análise da equipe.

O relatório deve iniciar com uma apresentação simples sobre quais são os projetos e campanhas que serão abordadas.

Depois, mostrar as metas definidas no planejamento e quais delas foram alcançadas, fazendo um comparativo entre as que foram planejadas e executadas, permitindo com isso a avaliação dos melhores resultados.

O relatório também deve conter os resultados dos KPIs, isto é, aqueles que demonstram se uma marca atingiu ou não o objetivo esperado, assim como os dados sobre a audiência do público voltado para calibração de vidrarias volumétricas.

Os dados sobre o desempenho dessa audiência nos canais também ajudam a conhecer melhor a persona da marca e os principais canais que fazem parte do projeto ou campanha devem ser inseridos, para comparar os resultados.

Os gráficos precisam ser incluídos nos relatórios, mas sem informações excessivas e complicadas, porque muitas vezes só um texto não consegue transmitir as informações.

Os dados contidos nos relatórios sobre vistoria ECV preço, por exemplo, devem ser destacados com prioridade para que os resultados não exijam mais a frente melhores explicações ou mais detalhes a respeito. 

E por fim, o relatório deve conter observações sobre o desempenho estratégico das equipes. Dessa forma, o cliente pode entender melhor como foi a performance do time e por vezes os gráficos, textos e números não conseguem essa comprovação.

Tipos de relatórios de marketing

Existem vários tipos de relatórios de marketing que podem ser usados no dia a dia, durante a realização de projetos ou no término das campanhas, cujos dados devem ser analisados para se obter os resultados finais, tais como:

  • Relatórios por periodicidade;
  • Relatórios de vendas e oportunidades;
  • Relatórios de mídia e tráfego;
  • Relatórios de SEO;
  • Relatórios de e-mail marketing.

Os relatórios de periodicidade podem ser aplicados por dia, semana, mensalmente ou anualmente.

Na maioria das vezes o relatório por periodicidade mais curto é utilizado em uma campanha ou em um projeto que já está em andamento e o de periodicidade mais longo é usado em projetos mais frequentes, que possuem contratos de longo prazo.

Esses relatórios muitas vezes são só utilizados internamente, e é possível produzir um documento diariamente contendo informações de cobertor popular casal para doação e enviá-lo para a instituição filantrópica apenas semanalmente.

Os relatórios de marketing também podem ser aplicados para gerar vendas e leads em uma campanha, se esse for objetivo, e para isso são criados os relatórios de vendas e oportunidades.

Já os relatórios de mídia e tráfego são focados e aplicados para gerar demanda para o negócio e podem apresentar os resultados de campanhas de tráfego realizadas no Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo.

Os relatórios também podem ser utilizados em diversas mídias e os de SEO são focados na busca orgânica dos mecanismos de pesquisa, no qual ele posiciona as páginas de um site, dá autoridade do domínio e mostra as conversões que o tráfego orgânico gerou.

Porém, os resultados de SEO retornam a médio e longo prazo e por essa razão a periodicidade tende a ser mais espaçada entre uma e outra.

Os relatórios de mídias sociais são focados e aplicados na estratégia de social media, como o próprio nome já define e podem ser utilizados nas mais diversas redes sociais que sejam utilizadas pelo empreendimento e conversem com o público.

Eles são aplicados frequentemente, porque as redes sociais atuam recorrentemente, e trazem informações sobre alcance e engajamento das publicações veiculadas.

Assim como mostram quais são os conteúdos que obtiveram melhor resultado e a forma que as redes sociais contribuíram nas conversões de clientes para a empresa.

Já os relatórios de e-mail marketing precisam trazer informações sobre os envios das mensagens enviadas, que são realizados com frequência durante uma campanha, por exemplo.

Nesses relatórios também são incluídos as informações sobre métricas como a taxa de abertura, taxa de cliques nos links, taxa de rejeição e conversões que os e-mails geraram.

Considerações finais

Os diferentes relatórios de marketing na realidade são uma ferramenta de análise para obter informações, e não apenas para saber se as estratégias de marketing durante uma campanha estão dando certo ou não.

Eles também mostram se a equipe de marketing está realmente sendo ativa e produtiva em suas ações dentro da empresa, para alavancar vendas e trazer mais resultados financeiros para a organização. 

 Texto desenvolvido por  Guia de Investimento.

 

Compartilhe
Subir