Vendas High Touch: Como acelerar processo de vendas

06 fev 2024

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Vendas High Touch são um tipo de abordagem comercial focada nas relações pessoais e interações significativas da empresa com os clientes.

É diferente dos outros tipos que querem alcançar uma grande quantidade de leads com pouca personalização, pois a modalidade prioriza a qualidade em detrimento da quantidade.

Isso significa que os vendedores precisam dedicar um tempo para entender as necessidades e preferências dos consumidores para então estabelecer conexões sólidas.

Por essa razão, é necessário estabelecer uma conexão mais direta, tanto por meio de reuniões presenciais, chamadas telefônicas personalizadas ou interações por e-mail muito mais próximas.

O objetivo é estabelecer um relacionamento duradouro, com confiança e que ofereça soluções adaptadas às demandas de cada cliente.

Essa opção é relevante para setores onde a complexidade dos produtos e serviços precise de uma compreensão aprofundada acerca das necessidades do cliente.

São vendas que funcionam dessa forma porque tentam proporcionar uma experiência de compra consultiva, onde o vendedor é um parceiro na busca pela melhor solução para o cliente.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai mostrar quem é o público-alvo das vendas high touch, qual é o objetivo dessa estratégia, quais são as etapas, como personalizar as ofertas e como medir o sucesso desse tipo de venda.

Quem é o público das vendas high touch?

O público-alvo das vendas high touch costuma ser formado por clientes que valorizam relacionamentos personalizados, interações significativas e um nível profundo de envolvimento no processo de compras.

A opção é muito mais comum em setores onde a complexidade dos produtos e serviços depende de uma compreensão aprofundada em relação às necessidades e objetivos do consumidor.

Ao oferecer uma solução customizada, uma empresa de ANTT registro consegue mostrar o valor de seus serviços. Devido a essas características, é comum que a estratégia seja voltada para clientes corporativos.

Isso significa que o público-alvo é formado por organizações que desejam fazer parcerias de longo prazo, onde a confiança e a consultoria são indispensáveis.

Clientes individuais que buscam uma experiência de compra personalizada, principalmente na venda de imóveis de luxo, serviços financeiros especializados e produtos premium, também costumam ser alvos desse tipo de venda.

De modo geral, são consumidores e empresas que valorizam o atendimento personalizado e entendem que a qualidade da relação com o vendedor é tão importante quanto a própria solução oferecida.

Objetivo das vendas high touch

O objetivo das vendas high touch é estabelecer e nutrir relacionamentos profundos e personalizados com os clientes, com foco entre as ações pontuais e parcerias duradouras.

Seu foco é a qualidade das interações, por isso, antes de firmar um contrato prestação de serviços manutenção ar condicionado com seu cliente, a empresa precisa compreender suas necessidades e expectativas.

Com isso, o vendedor consegue oferecer atendimento consultivo e adaptado às demandas específicas. Ao mesmo tempo, é necessário construir confiança, o que exige tempo em interações personalizadas, tanto presenciais quanto por outros meios.

Ao focar na qualidade do relacionamento, fica mais fácil fechar negócio, além de transformar a marca em uma verdadeira parceira de seus clientes.

O grande propósito por trás de tudo isso é atender as expectativas de maneira única, oferecer solução personalizada e proporcionar uma experiência de compra diferenciada.

Empresas que vendem dessa forma conseguem fidelizar seus compradores e ainda são recomendadas por eles.

Etapas das vendas high touch

As vendas high touch são marcadas por um processo que prioriza relacionamentos personalizados e aprofundados com os clientes. Por isso, costuma trabalhar com as seguintes etapas:

  • Pesquisa e conhecimento do cliente;
  • Abordagem personalizada;
  • Comunicação presencial;
  • Atendimento personalizado;
  • Acompanhamento pós-venda;
  • Relacionamento de longo prazo.

Antes de fazer uma interação direta, o vendedor high touch investe tempo para pesquisar e compreender seu cliente. Ele considera o histórico de compras, preferências, desafios específicos e metas.

Uma empresa especializada em endereço fiscal com inscrição estadual precisa dessa informação para personalizar as abordagens e oferecer soluções que estejam de acordo com as necessidades do cliente.

A partir da pesquisa realizada, o vendedor vai criar uma abordagem personalizada que vai além de uma proposta de vendas. Pode ser necessário apresentar soluções adaptadas às demandas do consumidor para destacar como a oferta atende suas necessidades.

Esse modelo de vendas também precisa de interações presenciais, como no caso das reuniões. Elas são muito importantes para construir uma conexão mais profunda, entender as nuances do consumidor e responder perguntas.

Agora, se a organização estiver atendendo alguém que está em outro estado ou até mesmo país, pode substituir o atendimento presencial por uma videoconferência.

Só que ele também precisa ser altamente personalizado, portanto, o vendedor deve estar sempre disponível para esclarecer dúvidas, ajustar a proposta e fornecer informações adicionais que contribuem com as tomadas de decisão.

Depois de concluir a venda, um fabricante de caldeirão industrial elétrico não deve interromper sua interação com o comprador. Na verdade, o vendedor vai continuar acompanhando o pós-venda para garantir que o cliente tenha suas expectativas atendidas.

É primordial verificar se o comprador está satisfeito, fornecer suporte adicional e estabelecer as bases para criar uma relação promissora.

Como falado anteriormente, o objetivo desse tipo de venda é estabelecer um relacionamento de longo prazo, por isso, a equipe de vendas deve se comprometer em atender às necessidades do cliente e suas mudanças ao longo do tempo.

É assim que eles vão conseguir adaptar as ofertas e manter a relevância e a qualidade dos produtos e serviços e do relacionamento.

Como personalizar a oferta?

O primeiro passo para personalizar a oferta e atender às necessidades específicas do cliente é fazer uma pesquisa sobre ele, de modo a compreender seu comportamento online, preferências e desafios, além de explorar o histórico de compras.

Uma empresa de entrega flex vai fazer toda essa análise para obter insights que vão orientar a customização da oferta.

A segmentação eficiente também tem um papel essencial, visto que agrupar pessoas com necessidades semelhantes ajuda a criar ofertas personalizadas que estão de acordo com desafios específicos compartilhados por determinado grupo.

Ao mesmo tempo, a organização vai considerar as peculiaridades individuais, e durante uma interação direta, seja em uma reunião presencial ou virtual, o vendedor vai aplicar todas essas informações para adaptar a apresentação.

Isso significa que ele deve destacar os benefícios que mais ressoam com o cliente, direcionar a atenção para características específicas da oferta que estejam de acordo com preocupações particulares e responder perguntas de maneira específica.

É assim que a marca vai demonstrar compromisso com as necessidades individuais de seus clientes e potenciais clientes.

Mas a equipe de vendas de um fabricante de caixa de madeira fechada deve ser flexível, pois à medida que as interações progridem, os vendedores precisam estar preparados para ajustar a oferta de acordo com as informações e as preferências.

Com base nesses passos, fica claro que, para personalizar a oferta, é necessário entender profundamente quem é o público da empresa e a pessoa que está fazendo uma negociação.

Além disso, é importante atender as expectativas do consumidor, é um processo muito importante para estabelecer uma base sólida e relacionamentos bem-sucedidos.

Como medir o sucesso da estratégia?

Para medir o sucesso das vendas high touch, é necessário adotar uma abordagem centrada nos relacionamentos e resultados de longo prazo.

Uma das métricas mais importantes para isso é a taxa de retenção de clientes, que mostra a capacidade da empresa em manter seus clientes ao longo do tempo.

Para uma especializada em aluguel de empilhadeira diária , é uma forma de saber se suas ações estão construindo relacionamentos duradouros e satisfatórios.

Outra informação crucial é o feedback do cliente, pois avaliações fornecidas diretamente por eles dizem muito sobre a abordagem high touch. Afinal, clientes satisfeitos são mais propensos a expressar sua satisfação e recomendar o negócio.

É crucial observar o ciclo de vendas, desde o primeiro contato até o fechamento, pois isso diz muito sobre a eficiência da abordagem. Quando o ciclo é relativamente curto, pode indicar uma resposta positiva do consumidor em relação às interações high touch.

Um fabricante de barraquinha de crepe também pode fazer pesquisa de satisfação para avaliar a experiência geral, tendo em mente que as avaliações positivas indicam não apenas a eficácia da venda, mas também do relacionamento construído.

Considerações finais

As vendas high touch se destacam devido ao foco em construir relacionamentos sólidos e personalizados com os consumidores.

Quando a empresa valoriza mais a qualidade do que a quantidade, é capaz de atender às necessidades específicas de seu cliente e estabelecer relacionamentos duradouros.

Para se certificar sobre o sucesso de sua ação, o negócio vai além de métricas tradicionais para que realmente consiga criar experiências personalizadas que fidelizam e satisfazem os compradores continuamente.

Texto desenvolvido por  Guia de Investimento

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