WhatsApp?WhatsAppChat

Saiba a importância de usar design responsivo em seu site

Introdução sobre a importância de usar design responsivo em seu site

Nos últimos anos, o design responsivo de sites tem crescido exponencialmente, melhorando a forma como as empresas criam a presença online de forma mais qualificada e flexível para os diversos dispositivos conectados.

Isso ocorre porque um site responsivo pode se adaptar à tela em que é visualizado, independentemente do dispositivo em que está inserido, conquistando ainda mais relevância com a preponderância dos aparelhos móveis, como celulares e tablets.

O site com design responsivo reformata automaticamente para que o usuário tenha melhor experiência, ou seja, mais adequada ao dispositivo, podendo fornecer muitos benefícios e cumprindo as recomendações do Google. 

Por exemplo, ele impede que as imagens sejam maiores que a largura da tela, tornando mais fácil para os usuários em dispositivos móveis visualizarem o conteúdo.

Embora o web design responsivo tenha sido introduzido pela primeira vez em 2010 e recomendado desde 2015, houve várias outras atualizações significativas quanto à formatação desde então, como o Core Web Vitals do Google, qualificando cada vez mais essa estratégia.

O que é web design responsivo?

O web design responsivo é uma maneira poderosa e eficiente de fornecer uma experiência de navegação ideal para um site formatado para disponibilizar cirurgia de catarata preço, assim como para empresas do varejo, de modo a proporcionar uma experiência de valor aos potenciais clientes em todos os tipos de dispositivos. 

Para isso, um código é inserido na formatação, indicando que o ajuste seja feito automaticamente conforme as dimensões dos dispositivos e especificando as características principais.

Ou seja, pode funcionar usando o mesmo código HTML, mas redimensionando o layout de acordo com o tamanho da tela. 

A flexibilidade no design responsivo permite que as empresas mantenham um único design e layout de site, em vez de criar várias versões para diferentes dispositivos, o que otimiza o processo criativo e facilita a configuração das páginas.

Isso também ajuda a evitar problemas de conteúdo duplicado, o que poderia prejudicar o desempenho de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca.

O objetivo do design responsivo é fornecer a melhor experiência possível para os usuários, qualquer dispositivo que eles estejam usando, bem como auxiliar no posicionamento mencionado anteriormente.

Outro fator positivo sobre o design responsivo é que ele funciona automaticamente, sendo necessário apenas localizar um modelo ou estrutura adequada e as técnicas de codificação corretas.

Importância do design de site responsivo

O objetivo final do design responsivo é eliminar a necessidade de redimensionamento, rolagem e zoom desnecessários em sites que não são compatíveis com dispositivos móveis e que dificultam a navegação.

Infelizmente, navegar nesses sites geralmente é desafiador e pode custar a uma empresa os clientes em potencial, pois estes ficam frustrados tentando descobrir como navegar em segurança e de maneira adequada e abandonam a página.

Assim, contar com o design responsivo permite que uma empresa dê o melhor e forneça uma ótima experiência de navegação para os visitantes do site, cativando-os.

Os visitantes do site apreciam, e até esperam, uma vitrine online bem projetada para máquina de fazer gelo em cubo industrial preço enquanto procuram uma empresa na internet. 

Como resultado, as empresas progressistas agora entendem a importância do design de sites responsivos e conseguem capturar esses usuários.

Melhora a experiência do usuário

Dentre os benefícios, pode-se destacar que os visitantes passam a ter uma experiência satisfatória no site se ele for projetado para ser responsivo. 

Além disso, os internautas tendem a passar mais tempo navegando em um site se virem o quão bem ele é dimensionado, já que localizam facilmente as informações e se acham mais valorizados, com destaque a aspectos para além do dimensionamento, como:

  • Fácil acesso a menus e botões;
  • Possibilidade de compartilhamento em redes sociais;
  • Facilidade de navegação;
  • Resposta a mudanças de escala.

No entanto, eles provavelmente sairão se acharem dificuldade em navegar e constantemente precisarem ou não conseguirem ampliar o conteúdo ou imagens.

Taxas de conversão mais altas

De acordo com pesquisas, a taxa média de conversão de smartphones é 64% maior do que a taxa média de conversão de desktops. 

Assim, se torna mais claro perceber porque criar um site responsivo com uma experiência de usuário positiva é a chave para aumentar as taxas de conversão de uma empresa de ozonioterapia capilar preço, bem como as oportunidades de negócios para empreendedores dos mais diversos segmentos.

Os visitantes ganham confiança à medida que dedicam mais tempo ao site, o que resulta em taxas de conversão mais altas também, visto que alia o conforto na navegação e a preparação do site em mostrar profissionalismo.

Flexibilidade

Outro fator importante é a facilidade de adequação e atualização do design.

De modo prático, pode-se fazer alterações em um site de uma fábrica de câmara frigorífica modular de forma rápida e eficiente se ele tiver um design responsivo. Não é preciso se preocupar em atualizar dois sites diferentes, o que também torna o processo mais ágil.

Quando um profissional de web design deseja fazer um ajuste rápido nas configurações, ou corrigir um erro de digitação em um site, essa flexibilidade é útil porque só precisa fazer isso uma vez.

Taxas de rejeição mais baixas

A porcentagem de visitantes que saem de um site depois de visitar apenas uma única página é a taxa de rejeição, o que pode ocorrer por diferentes motivos, mas principalmente se a página demorar a carregar e/ou se adaptar à tela do dispositivo usado.

Desse modo, os visitantes do site de uma fábrica de mini camara fria para congelamento não terão problemas em permanecer por períodos mais longos se a empresa utilizar o design responsivo, isso porque essa formatação web oferece uma experiência de usuário muito melhor, mais ágil e adaptada.

Além disso, um site responsivo sempre atrai o clique e a CTA (Call To Action) para explorar outros aspectos diferentes das páginas, à medida que permanecerem por mais tempo.

Nenhum conteúdo duplicado

Quando se tem duas versões de um site, a empresa está essencialmente criando conteúdo duplicado o tempo todo. 

Isso pode ser bastante prejudicial para o posicionamento, fazendo com que ambas as versões do site possam ter classificações mais baixas nos mecanismos de pesquisa exatamente pelo fato da plataforma procurar conteúdos originais e relevantes.

Além disso, poderia ser necessário desenvolver duas estratégias e campanhas de SEO de modo a qualificar ambas as versões do site, e assim melhorar a classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que levaria mais tempo e dinheiro. 

Por outro lado, ao criar um site responsivo sobre aparelho de endoscopia, a empresa economiza muito tempo e dinheiro e amplia as oportunidades de ranqueamento.

Ganhos da otimização de mecanismos de pesquisa

Muitas empresas usam otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO para melhorar a classificação das páginas de pesquisa no Google. Quanto mais alto se estiver na página, melhor a probabilidade dos clientes em potencial encontrarem sua marca, produtos ou serviços.

O design responsivo pode ajudar no SEO, pois o Google prefere sites compatíveis com dispositivos móveis visto o volume crescente de acessos a partir desses dispositivos.

Portanto, quando combinado com outros fatores de SEO, a capacidade de resposta pode ajudar a obter um aumento significativo nos resultados dos buscadores.

Além disso, a ação aumenta seus esforços de SEO em todas as plataformas e traz uma melhor experiência ao usuário.

Mais compartilhamento nas redes sociais

Um web design responsivo também pode melhorar o número de maneiras pelas quais o conteúdo de um site é acessado, oportunizando o compartilhamento nas redes sociais, por exemplo.

Quando o site conta com web design responsivo e possui botões de compartilhamento de rede social aparentes, é mais confortável para os usuários inserirem links incorporados em publicações sobre serviços de veterinário 24 horas, mesmo em telas menores.

Como resultado, o aumento do tráfego do site e das taxas de conversão são estimulados pelo compartilhamento nas redes sociais, apresentando a marca a novos públicos. 

Além disso, o aumento da demanda de pesquisa e o engajamento do site são percebidos pelos  mecanismos de pesquisa , o que melhora os resultados sobre a prática de SEO recorrente a partir de palavras-chave devidamente aplicadas.

Gerenciamento simples

A maioria das empresas, principalmente as menores, não tem muito tempo para manter ou atualizar a aparência de um site de forma constante.

O design responsivo permite fazer alterações de maneira rápida e fácil. Da mesma forma, outros aspectos do marketing serão consideravelmente mais simples de gerenciar se tiver apenas um site. 

Durante a navegação, o usuário nunca precisa responder se deve se conectar ao site móvel ou desktop em uma atualização de rede social, ou se todos os links de redirecionamento funcionarão para enviar as pessoas corretas ao site certo. 

Aumento do número de dispositivos móveis

Em comparação com desktops e notebooks, os celulares smartphones são usados ​​por muitas pessoas para acessar a internet, ainda mais quem trabalha de maneira remota em busca de empresa de manutenção de ar condicionado para atender diversas empresas no setor de logística. 

Como resultado, o site deve ter uma ótima aparência e funcionar corretamente em tablets e smartphones, assim como em desktops e notebooks.

Benefícios do design responsivo para dispositivos móveis

O benefício número um de um design responsivo é a garantia de que qualquer usuário, em qualquer dispositivo, terá a melhor experiência possível em um site, tendo a navegação ainda mais consistente.

A capacidade de resposta do site também é uma ótima maneira de refinar o conteúdo, garantindo que os internautas que usam um dispositivo móvel vejam apenas as informações mais essenciais.

Com a atualização do algoritmo do Google, um web design responsivo aumenta a visibilidade nos mecanismos de pesquisa, porque é compatível com dispositivos móveis e atende aos principais critérios de navegabilidade e experiência do usuário.  

Conclusão

A manutenção de sites responsivos é importante, não interessa sobre o que trata o site, podendo ser corporativo ou um e-commerce, ou mesmo a quantidade de visitas recebidas – afinal, a própria adequação possibilita ampliar os acessos.

Quando é preciso, e tem o desejo de melhorar o desempenho do site, o web design responsivo é ideal em quaisquer circustäncias. 

Ele projeta uma longa lista de benefícios, incluindo melhor SEO, melhor experiência do usuário e taxas de conversão mais altas. 

Isso pode fazer toda a diferença para o negócio em termos de aumento de receita, portanto, é preciso se certificar de que o site seja otimizado para ser responsivo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Ter um Site Ainda Vale a Pena? | Por que Criar Presença Digital

Todo empreendedor quer investir para ver crescimento em seu negócio, e com a popularidade da internet é impossível não questionar se ter um site vale a pena.

Especialmente devido à popularidade das redes sociais e à facilidade para criar um perfil/página comercial que elas oferecem, muitos empreendedores questionam se ainda é necessário investir em um site.

Outro motivo que comumente desacredita os empreendedores que têm seu primeiro contato com o mercado digital é o fato de eles não entenderem como montar e gerenciar um site.

Todas essas questões serão abordadas logo abaixo para te ajudar a entender como estabelecer sua presença digital; mas, já adiantando: ter um site ainda vale (e muito!) a pena.

Por que Ter um Site?

Atualmente o primeiro grande motivo para ter um site é oferecer a possibilidade de efetuar uma compra online para seu cliente. A necessidade de distanciamento social e o perfil do consumidor jovem, que prefere sempre adquirir um produto da maneira mais prática e vantajosa possível, tornam um site de vendas uma verdadeira arma de conversão.

Se este é seu modelo de negócio, opte por criar um e-commerce, sem sombra de dúvidas.

Existem outras duas possibilidades muito pertinentes: blog e site institucional.

Começando pelo site institucional: ele serve para enaltecer sua marca, expor o portfólio da empresa para o público e trazer a história e a missão da marca para gerar credibilidade e engajamento entre marca e público-alvo; tudo isso em apenas um lugar.

As redes sociais até oferecem essa possibilidade também, mas em um grau muito mais raso.

O blog serve para dar dicas e tornar a sua marca (ou você mesmo) uma referência na internet. Você conhece as melhores dicas, as melhores ferramentas e os melhores produtos do seu ramo, e através do seu conteúdo é capaz de atingir o público ideal.

As redes sociais são muito relevantes para quem trabalha com conteúdo, isto é inegável. Porém, a verdade é que nada o impede de unir as duas estratégias e tornar seu negócio muito mais relevante. Afinal, você terá mais conteúdo para publicar nas redes e poderá abordar assuntos com maior profundidade, e ainda terá uma página que gerará direcionamentos para seu blog constantemente, fazendo seu blog crescer rapidamente.

Você pode também criar um blog caso tenha um site institucional ou um e-commerce para gerar tráfego online. Afinal, mais de 3 bilhões de buscas são feitas no Google por dia.

Criar presença digital significa poder ser encontrado facilmente por meios digitais, sem a necessidade de ter nome em um ponto físico. Porém, se você já possuir uma marca com clientes ocorrentes, fica ainda mais fácil de se estabelecer.

Quais as vantagens de ter um site?

Muitas vantagens já foram mencionadas na seção anterior, mas a verdade é que ainda há muito mais. Vejamos:

  • Ter um site bem ranqueado no Google livra o empreendedor de depender de anúncios pagos, aumentando a rentabilidade do negócio;
  • Um site é capaz de captar muito mais clientes, principalmente através do Google;
  • Apenas 38% das marcas brasileiras possuem site; ter um site é um diferencial;
  • O mercado digital no Brasil ainda é novidade para muitos, então é uma oportunidade gigante de crescer;
  • Mensuração de resultados: com um site, você pode coletar dados e saber se cada detalhe das suas estratégias de vendas, criação de conteúdo, taxas de evasão/conversão/interação, e muitas outras informações cruciais para o sucesso de um negócio estão dando certo.

Além disso, o investimento para se ter um site não é caro. Agora o que lhe falta é entender mais sobre como gerenciar um site na prática.

Como gerenciar um site?

Esta conversa é complexa, então o foco é cobrir algumas ideias gerais para dar um direcionamento ao leitor.

Ter um site não é um processo para uma pessoa só. No mínimo, o empresário terá que ter um programador trabalhando com ele a longo prazo para garantir que o site esteja oferecendo uma boa experiência para o usuário.

O maior requisito para um bom programador é: saber programar em linguagens populares, que outros programadores poderão dar continuidade ao projeto caso ele se ausente. A linguagem mais recente do PHP (linguagem de programação mais utilizada no mundo) tem sua versão PHP7 como atual. Para desenvolvedores de interface (front-end), HTML, CSS e JavaScript (nesta ordem) são os mais populares e importantes de se conhecer.

Você não precisa entender a fundo estas questões, mas é crucial estar por dentro dos requisitos para encontrar bons parceiros ao longo da jornada da sua marca.

Outros profissionais importantes no caminho serão designers e criadores de conteúdo. Estes, através de seus portfólios e uma boa conversa, já será possível julgar se são ou não bons parceiros.

Conversados sobre a equipe que você terá a longo prazo, aqui vão algumas dicas do que fazer com seu site para ter sucesso e gerar resultados.

Boas práticas mostram que um site vale a pena

  • Conteúdo é essencial para gerar tráfego em seu site, portanto ter um blog é obrigatório! No entanto, ter um blog parado/estático não é suficiente: seus artigos irão cair em esquecimento e seus leitores não serão incentivados a voltar a procurar por soluções de problemas com você. Tenha um blog para seu site e poste conteúdo com frequência.
  • Tenha um bom Google Ranking em seu site: fatores como o bom uso de palavras-chave, bom tempo de retenção dos usuários em suas páginas, responsividade (adaptabilidade para celulares), velocidade de carregamento de página são cruciais.
  • Tenha um domínio único (pelo menos “.com”, mas “.br” é um diferencial ainda maior) com o nome da sua marca incluso.
  • Utilize templates responsivos.
  • Garanta que quem te ajuda a programar conheça e esteja alinhado com as normas do W3C Validation.

É bastante coisa? Sim, definitivamente! Afinal de contas, a internet é esta “coisa” imensa, que requer muita dedicação, mas entrega uma gigantesca possibilidade de mudança de vida.

Atualmente não há nenhuma maneira de crescer uma marca tão grandemente quanto a criação de um site. Por isso dizemos com propriedade: ter um site vale a pena sim e queremos te ajudar neste processo!

Compartilhe

4 Dicas de Marketing para o Seu Site ou Loja Virtual

Que o marketing é uma necessidade para qualquer empresa que queira crescer no mercado, disso ninguém duvida. 

Nesse sentido, ter estratégias para trabalhar o site é fundamental, e pode fazer toda a diferença no sucesso da página. 

Garantir que uma plataforma possa ser vista e encontrada facilmente no mundo virtual já não se trata apenas de um desejo, mas sim de uma necessidade. 

Afinal, quem não é visto na internet certamente está perdendo boas oportunidades.

Com as atividades diárias se tornando cada vez mais digitais, é preciso ter em mente um planejamento que seja capaz de trazer a visibilidade da sua empresa também para a internet, e um meio eficaz para isso é a utilização do marketing nesse processo. 

Isso porque ele age fazendo com que uma empresa possa ser encontrada no ambiente virtual de forma mais simples e produtiva, trazendo potenciais clientes com maior assertividade para dentro da sua página de e-commerce. 

Sendo assim, se você reconhece que o seu site vai precisar de investimentos nessa área, mas não sabe como começar, siga na leitura deste artigo e conheça 4 dicas indispensáveis para conquistar este objetivo.  

 

1. Investir em marketing de conteúdo

O perfil das pessoas que navegam na internet, seja para pesquisar ou para comprar, é cada vez mais exigente. 

Sendo assim, se destacar dos concorrentes é importante, e uma forma eficiente para isso é investindo em marketing de conteúdo

Por meio dele, é possível:

  • Captar novos clientes;
  • Estabelecer um relacionamento da marca com o público;
  • Aumentar a visibilidade do e-commerce;
  • Conquistar autoridade.

Ao criar novos conteúdos, que tragam informações relevantes para o público de maneira geral, pode-se facilmente conquistar os objetivos mencionados, de forma prática, eficiente e positiva. 

Além disso, uma sugestão é aliar o marketing de conteúdo com estratégias de inbound marketing, uma vez que um complementa o outro. 

Assim, por meio de bons conteúdos, é possível atrair, trabalhar e conquistar clientes com maior sucesso. 

 

2. Aposte em SEO

As técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca (Search Engine Optimization) é essencial para que um site consiga ser encontrado pelas pessoas que estão buscando por ele na internet. 

Para isso, o uso de palavras-chave, o formato responsivo, o carregamento rápido do conteúdo e a seleção de boas imagens são ações fundamentais para fazer com que o site seja bem avaliado e posicionado entre os principais resultados de uma pesquisa no Google. 

Sendo assim, é indispensável aplicar o SEO para o crescimento do site, principalmente, dentro de uma estratégia orgânica, pois ela garante que a página do e-commerce esteja bem ranqueada por mais tempo na internet. 

 

3. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para uma boa estratégia de marketing digital, principalmente porque o volume de pessoas que estão ali diariamente chega a surpreender. 

Para um e-commerce que deseja ser visto com maior facilidade na internet, uma ação possível e importante é a de investir na presença dentro das principais redes sociais, de forma a estar mais próximo do público e garantir uma boa interação. 

Além disso, dentro do perfil ou página da empresa nas mídias sociais, é possível realizar campanhas de publicidade e de fortalecimento de marca, que contribuem para o crescimento da empresa de modo mais prático e abrangente. 

Por isso, fazer postagens constantes, ter um planejamento para distribuir anúncios e se tornar disponível para atender dúvidas a qualquer momento pode ser o caminho mais eficiente para que o seu site tenha sucesso na internet. 

 

4. Faça anúncios patrocinados

Quem navega todos os dias na internet sabe o quanto ela está recheada de publicidade, sendo essa uma ação que traz resultados expressivos para e-commerces dos mais diversos segmentos. 

Nesse sentido, saber como anunciar no Google Ads é fundamental para o crescimento da plataforma, pois é por meio deles que se pode alcançar pessoas, independentemente de onde elas estejam. 

Para tanto, é importante saber selecionar boas palavras-chave e criar anúncios que despertem a curiosidade dos potenciais clientes do seu negócio, para que eles sejam atraídos para dentro do seu site. 

Dessa forma, o crescimento do e-commerce se torna muito mais rápido e eficaz, graças ao recurso de publicidade oferecido pelo Google. 

Fazer com que um site se destaque na internet é fundamental para que ele possa se desenvolver e trazer bons resultados. 

Por isso, invista nas dicas mencionadas neste conteúdo e tenha a certeza de conquistar o retorno desejado com o auxílio indispensável do marketing.

 

Compartilhe
Subir