Estratégias de remarketing: como recuperar visitantes perdidos

21 ago 2023

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Perder um lead pode ser uma desvantagem bastante grande para as empresas, o que, via de regra, precisa de uma orientação para reverter isso. Por isso, saber como recuperá-los através de uma dinâmica de remarketing pode ser um elemento central em uma estratégia.

Desde o surgimento do mercado, a atração de clientes é um fator bastante importante, o que pode garantir uma orientação maior de vendas, uma vez que há uma elevação das chances de conversão em todos os sentidos.

Tanto é assim que os comerciantes, no primeiro momento, e as empresas, nos dias atuais, sempre buscaram destacar suas marcas dentro de localidades de grandes fluxos de pessoas, como feiras livres e shoppings.

No entanto, essa é a ideia que foi sendo elaborada por grande parte das empresas, o que denota uma concorrência cada vez maior, tornando a atração um desafio bastante importante para a orientação como essa.

De um ponto de vista analógico, a entrada em uma loja pode representar uma oportunidade de conversão, mas, a partir da intenção de “só uma olhadinha”, o cliente pode acabar saindo daquele local, o que representa perdas bastante grandes.

Por essa razão a abordagem dos vendedores acabam sendo mais persuasiva e, em alguns contextos, até mais agressiva, buscando a conversão que consiga justificar o grau de atração dentro daquele contexto.

Essa é uma dinâmica que acabou ganhando algumas replicações dentro do mundo digital e, por isso, é fundamental entender qual é o papel do lead em todos esses elementos de interações nesse novo contexto comercial.

O papel do lead no mundo digital

Atualmente, a nova cultura de consumo acabou emergindo das mais diversas orientações digitais, visto que todas as ferramentas dentro desses contextos acabam fazendo parte dessas abordagens.

Diante disso, um novo conceito passou a fazer parte da classificação das possibilidades de compra: o lead.

Essa é a categoria que representa um estágio antes de a pessoa virar cliente, visto que ela pesquisou, por exemplo, por um curso de CIPA completo, mas, por alguma razão, ainda não fechou negócio.

O lead, portanto, cumpre um papel essencial dentro de todas essas perspectivas, uma vez que ele lida com demandas específicas que surgem dentro desses contexto, garantindo nova cultura de marketing.

É possível dizer que o marketing digital é, fundamentalmente, orientado pela dinâmica de atração (inbound marketing), que orienta perspectivas que podem qualificar todas essas dinâmicas de leads.

Lidar com esses pontos pode ser bastante importante e, por isso, há um investimento massivo em dinâmicas como segmentação em redes sociais e, também, em elementos de pesquisas, como em mecanismos de busca.

Nesse caso, é importante que o inbound marketing esteja dedicada a uma orientação que irá qualificar a abordagem da empresa dentro da dinâmica de lead, o que pode ser fundamental para a conversão final.

Quando um cliente procura por um rodapé MDF sobrepor, ele, via de regra, está demonstrando um interesse genuíno naquele tipo de produto, representando a oportunidade para as empresas.

Desta forma, aparecer dentro desse contexto de pesquisa pode ser determinante, já que isso é capaz representar a abordagem no momento correto, garantindo um esforço de atração de leads fundamentais. 

Garantir essa abordagem inicial é capaz de ser importante, mas, por vezes, esse lead pode acabar indo embora da página por algum motivo.

Esse é um fator que não é capaz de representar perda, visto que ele já esteve dentro das instâncias da empresa e é por isso que há a série de estratégias que podem ajudar a qualificar essas dinâmicas.

O que é remarketing?

Com base em todas as ferramentas que conseguem possibilitar a interação de marketing mais sólida, é possível pensar em alguns elementos que podem ajudar a trazer os leads perdidos de volta para a empresa.

O remarketing, nesse caso, é a forma de trabalhar novamente com todos esses leads que já estavam dentro da orientação de intenção de compra, mas, por alguma razão, não fechou negócios.

Pode-se supor que entrou em um site para comprar a tela proteção janela apartamento deixou o produto no carrinho. Este pode ser o momento da empresa reconhecer esse ponto como a abordagem personalizada.

Desta forma, um envio de email lembrando desse carrinho pode ser fundamental, funcionando como a perspectiva de remarketing mais artesanal, mas extremamente eficiente.

É importante, nesse caso, entender que os clientes, normalmente, não compram logo na primeira pesquisa, demonstrando que há um tempo de maturação e, portanto, o lead não pode ser esquecido pela empresa.

Quais canais podem ser utilizados?

Diante de todos esses pontos, é possível pensar na série de plataformas que podem ajudar a qualificar o remarketing de forma bastante intensa, inclusive, possuindo serviços que automatizam esses aspectos.

Seja como for, todo mundo sabe que a boa abordagem de marketing digital, por vezes, precisa ter a lógica de múltiplos canais, o que pode fazer com que um serviço de entrega motoboy apareça de forma vívida para seu público.

Por isso, há alguns elementos que podem auxiliar de forma bastante evidente na orientação da boa estratégia de remarketing. Mídias nesse sentido são:

  • Redes sociais;
  • Mecanismos de busca;
  • Displays em sites parceiros;
  • Email marketing.

Todos esses aspectos acabam lidando de forma bastante evidente com alguns desses elementos, o que pode fazer com que um escritório especializado em emissão de laudo NR 20 tenha um bom desempenho na conversão de leads.

Estratégias mais comuns de remarketing

Diante dos avanços de todas essas dinâmicas, há a popularização bastante intensa de algumas estratégias que podem fazer a diferença na hora de pensar em uma dinâmica de remarketing.

A compreensão desses fatores pode ser bastante relevante, garantindo que haja uma escolha mais assertiva por parte das empresas.

Retargeting

O retargeting é a estratégia que visa criar padrões técnicos de segmentação de anúncios para aquelas pessoas que já demonstraram algum interesse em um produto ou serviço.

Nesse caso, por exemplo, quando um sujeito procura por LTCAT esocial e uma série de sites manifestam alguns displays de anúncios nesse sentido, isso pode ser considerado como um elemento de retargeting.

É possível, também, pensar nesses elementos dentro de uma dinâmica mais objetiva para redes sociais, garantindo a segmentação de anúncios ainda maior.

Remarketing cruzado

Essa é a estratégia que tem como base a orientação de anúncios que podem representar todo um segmento de produtos.

Nesse caso, o cliente pode ter apenas pesquisa ou, até mesmo, fechado negócio, garantindo a informação a respeito do seu interesse.

Assim, se ele comprou a câmera de segurança, é possível anunciar um produto como cerca elétrica espiral.

Email marketing

O auge da personalização dentro do marketing digital é o email marketing e, por isso, é fundamental entender como manter a lógica cada vez mais específica a respeito das abordagens dentro desses padrões.

Assim, é possível personalizar ofertas e entender como fazer para que aquele cliente feche sua contratação para serviços gerais terceirizados nesse caso.

Como fazer remarketing?

Como é possível perceber, o remarketing acaba trazendo alguns aspectos essenciais dentro desses elementos, o que pode ser um fator bastante relevante sob todos esses aspectos.

Desta maneira, é preciso que haja uma percepção a respeito de alguns passos que podem ajudar nesse sentido.

Segmentar o público

Entender, nesse caso, como segmentar o público para a campanha de remarketing pode ser um dos fatores mais importantes dentro de todas essas perspectivas.

Nesse caso, por exemplo, um mecanismo de busca pode trazer alguns dados a respeito dos clientes que estão entrando em um site, o que pode ser bastante relevante.

Outros fatores de segmentação que podem ajudar é através da elaboração de padrões de consumo via CRM.

Criar conteúdos relevantes

Seja de um ponto de vista de email marketing ou de displays, é fundamental que esses aspectos consigam gerar a atração para as pessoas.

Esses são elementos determinantes dentro dessas perspectivas, o que acaba apelando para um conteúdo relevante.

Para criar algo nesse sentido, é fundamental entender quais são os padrões de consumo dos clientes, sabendo como lidar com todos esses aspectos.

Assim, seja através da imagem bem fundamentada ou de outros elementos, como o título do email, é possível gerar atração.

Mensurar resultados

Seja através das plataformas dos mecanismos de busca ou das redes sociais, é possível criar uma dinâmica de métricas que orienta a necessidade de um remarketing e como elaborar eles.

Desta forma, é possível pensar em algumas soluções importantes, como é o caso do estudo sobre o fluxo e o tráfego de pessoas que entram e saem de um site, por exemplo.

Todos esses elementos podem ajudar na hora de fundamentar algum aspecto de interação mais sólido.

Considerações finais

Com o passar dos anos, o lead foi ganhando um destaque cada vez maior dentro dessas orientações.

Por esse motivo, cada passo dado pode ser determinante para a elaboração de todos esses aspectos.

Esses são pontos que precisam ser considerados de forma bastante elaborada por todas as empresas, e, portanto, o remarketing acaba sendo uma forma de reduzir os danos de abandono de uma página.

Saber como lidar com todos esses elementos pode ser determinante para o sucesso de uma empresa.

Texto desenvolvido por  Guia de Investimento

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