O que é inbound marketing? Aproveite o melhor desta técnica.

10 nov 2017

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O que é inbound marketing e as mudanças inovadoras que essa técnica trouxe para o marketing digital: mostrar a empresa e conquistar clientes.

Para entender o que é inbound marketing devemos voltar a 2009, quando foi lançado o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. O livro foi escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, explodindo em vendas e fazendo com que os mais diversos segmentos se voltassem para essa nova experiência de marketing.

Se quisermos saber melhor o que é inbound marketing, podemos traduzir a expressão, que pode ser definida como marketing de atração. Ou seja, trabalhando de forma diferenciada, o inbound marketing faz com que o cliente procure a empresa, e não a situação contrária pregada pelo marketing tradicional.

Com inbound marketing podemos criar estratégias e ações com o objetivo de atrair o lead, ou seja, o potencial cliente, fazendo com que ele preste atenção num blog ou site e, a partir daí, criando um bom relacionamento com o lead e fazendo com que ele passe a ser cliente.

A melhor maneira de atrair o cliente é através de conteúdo relevante, autoral e personalizado, educando o público-alvo e os potenciais clientes sobre um determinado tema e fazendo com que essa educação influencia em sua decisão de compra.

Para o que podemos usar inbound marketing

O marketing tradicional não consegue os resultados oferecidos por essa nova técnica, levando, inclusive, as empresas a considerarem o inbound marketing como investimento e não mais como um centro de custos.

As estratégias de inbound marketing podem ser medidas, sabendo exatamente quantos usuários visualizaram um site, quantas foram as vendas em cada campanha e quantos se cadastraram nos blogs e sites.

Com o conhecimento de todos os dados, a empresa pode otimizar suas campanhas para conseguir melhores retornos sobre investimento (ROI). Com todas essas vantagens, o inbound marketing tem sido usado como a melhor estratégia para divulgação da empresa e para buscar clientes que se tornem fidelizados.

Podemos conhecer melhor o que é inbound marketing através de suas principais características:

  • O inbound marketing aumenta a visibilidade da empresa;
  • Reduz o custo de aquisição de cada cliente;
  • Consegue atrair leads, ou clientes em potencial;
  • Gera conteúdos que criam diferença para o cliente e
  • Otimiza o processo de vendas.

A metodologia do inbound marketing permite criar uma sequência de etapas bastante lógica. As etapas a serem seguidas são básicas, complementando-se de forma bastante inteligente: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

O que é inbound marketing para atrair

Na internet as coisas funcionam assim: se o site ou blog não tem visitas, não existem leads e não se faz vendas, ou seja, é algo inútil. Em sua primeira etapa, o que é inbound marketing na atração de clientes?

Trata-se de uma questão bastante simples de ser resolvida: em vez de investir na busca de pessoas que possam se interessar pelos produtos e serviços, o investimento é feito para atrair a atenção das pessoas que, por livre e espontânea vontade, começam a se interessar pelo assunto, criando engajamento e vontade de consumir o produto ou serviço.

O que é inbound marketing para converter

A segunda etapa é saber o que é inbound marketing para converter, complementando a fase anterior. Nesta etapa, é preciso fazer o usuário e visitante se transformar em lead, permitindo avançar no funil de vendas. Aqui, precisamos que o lead passe suas informações em troca de algum benefício ou recompensa, oferecendo um material relevante.

É preciso ter em mente que um blog ou site com muitas visitas e sem conversões não é nada vantajoso para nenhuma empresa. Portanto, as estratégias devem ser aplicadas para transformar os visitantes em leads.

O que é inbound marketing para relacionar

Não é todo visitante que está pronto para fazer uma compra. No processo de vendas temos etapas bem definidas, que devem ser respeitadas e fazer com que a pessoa visitante, depois lead, esteja pronta para ser abordada.

Ao longo do processo de compra, o lead pode passar pelas seguintes etapas: sem interesse, começando a ter interesse, ainda não está pensando na compra, disposto a ouvir e, finalmente, pronto para comprar.

No final das contas, de 100 pessoas, apenas 3 estão buscando uma solução para qualquer problema e se interessando pelo produto ou serviço, ou seja, precisamos garimpar 100 para vendermos 3.

Vale dizer que o inbound marketing nessa história nos leva a considerar um processo constante, ou seja, sempre estamos recebendo visitantes e sempre vamos ter pessoas nos mais diversos tipos de situação no funil de vendas.

É exatamente aí que devemos aplicar o inbound marketing, usando estratégias para identificar os estágios de cada lead, fazendo com que avancem no funil de vendas, acelerando o processo de compra.

O que é inbound marketing para vender

Todo o trabalho proposto pelo que é inbound marketing tem como objetivo chegar ao processo de vendas. O processo de vendas pode acontecer dentro do próprio site ou, em determinados casos, é preciso manter o contato direto com o potencial cliente.

O que entendemos é que quanto mais complexo é um produto, mais trabalho vamos ter com o processo de vendas, que se torna mais consultivo, exigindo a alimentação do lead para chegar ao momento da venda. Se tivermos feito tudo dentro dos padrões, o momento da venda deixou o lead preparado e pronto para comprar.

O que é inbound marketing para analisar

Chegamos à etapa final do que é inbound marketing, quando devemos avaliar exatamente os resultados de cada campanha e verificar o retorno do investimento tendo como base as vendas. Através dessa análise podemos realimentar todo o processo e tomar atitudes mais direcionadas, garantindo melhor retorno sobre o investimento.

Monitorando cada ação dentro do inbound marketing, tornamos as estratégias mais inteligentes e direcionadas, melhorando a cada nova campanha e garantindo o sucesso do empreendimento digital.

Entre as estratégias aplicadas no marketing digital, devemos prestar atenção naquilo que deve ser feito a cada momento, por isso também é necessário saber o que é link patrocinado.

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Comentários (2)

Ana Cristina
18/02/2018 Responder

Gostaria de saber mais sobre este serviço.

    James Santos
    18/02/2018 Responder

    Olá Ana, mande uma mensagem por aqui https://adndigital.com.br/fale-conosco/ que lhe retornaremos o mais breve possível. Obrigado pela pergunta.

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