Automação de Marketing: entenda o que é e como se aplica

20 set 2022

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No mundo dos negócios, certamente em algum momento você já ouviu algo sobre Automação de Marketing. Essa técnica ajuda as empresas a vender mais, aumentar a visibilidade da marca e executar diversas ações importantes para o sucesso do negócio.

Isto posto, conhecer o conceito de automação de marketing, entender a sua importância e como pode ser aplicado nos negócios são maneiras dos empreendedores terem um diferencial na sua empresa.

O que é automação de marketing?

Os empreendedores que já realizam investimentos em marketing digital, especialmente em inbound marketing, em algum momento já tiveram dificuldades com a geração de leads (potenciais clientes) e os procedimentos de gestão deles.

É neste cenário que a automação de marketing pode ser uma ótima solução. Sendo assim, o que é esse processo de automação?

A automação de marketing é um procedimento que consiste no uso de algumas plataformas que ajudam na comunicação, baseada no comportamento que os consumidores têm com a sua marca.

As plataformas ajudam a analisar o engajamento do público e a partir disso, criar ações personalizadas que permitam economizar tempo e melhorar o faturamento.

Muitas pessoas pensam que a automação de marketing se resume em disparos de e-mails. 

Esse pensamento é comum, pelo fato de que essa ferramenta permite você entender os interesses dos leads, ou seja, saber de fato em qual do funil de vendas que eles estão e assim segmentar o público conforme os dados cadastrados e os comportamentos, além de executar ações integradas com:

  • Mídias sociais;
  • Landing pages;
  • Site;
  • Outros canais.

     

 

Quanto maior a lista de leads e clientes, mais trabalho a empresa de livros infantil cristão terá. Sem a ajuda ou o uso de uma plataforma de automação de marketing, a marca pode perder oportunidades de vendas que surgem inesperadamente.

A automação de marketing pode ser a solução para melhorar o faturamento de uma empresa, por isso, considerar investimentos nesta solução.

Os processos de automação significam entender e agir de modo personalizado, ou seja, escalável com as pessoas que interagem com a sua marca em diferentes canais de comunicação.

É entender o interesse do lead, o seu estágio de compra, fornecendo a eles todas as informações que precisam em um determinado momento, de modo automatizado.

Diferenças entre os conceitos de automação de marketing e e-mail marketing

Em muitos momentos há uma confusão com os termos de automação de marketing e email marketing. Isso acontece, porque normalmente as suas soluções podem ser encontradas em uma mesma plataforma.

A grande e principal diferença é que a plataforma de automação de marketing tem recursos que vão muito além do envio de e-mails.

Há plataformas que realizam o disparo de e-mails, mas existem outras funcionalidades e recursos que podem ajudar nos negócios de Intercâmbio agências e em diversas áreas.

Esses recursos consistem em:

  • Relatórios de SEO do site;
  • Elaboração de pop-ups;
  • Informações sobre a origem dos leads;
  • Envio automático de informações com base nos produtos e serviços visitados no site;
  • Captação de formulários já presentes no site;
  • Envio de dados para a plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento).

Um diferencial interessante que uma plataforma de automação de marketing tem é a possibilidade de estruturar o funil de vendas da sua empresa.

Desta forma, é possível acompanhar o número de visitantes do site, oportunidades de vendas e clientes, contatos, além de criar ações personalizadas, a partir de cada estágio em que o público se encontra.

Como funcionam as estratégias de marketing conforme as etapas do funil de vendas?

É comum os empreendedores terem dúvidas a respeito das estratégias de marketing e como a plataforma de automação pode ajudar.

Uma dúvida muito recorrente, por exemplo, é qual a melhor solução para vender mais? Uma plataforma de e-mail marketing oferece menos recursos comparada a um de automação, mas isso não significa que seja menos relevante nos negócios.

O que pode definir a solução ideal é a necessidade da empresa, seja de areia de gato biodegradável ou de outros segmentos. O que define a melhor solução é a necessidade e quais canais podem ser mais eficientes para vender e fidelizar mais clientes.

Se a empresa busca soluções focadas, por exemplo, no envio de e-mails e com recursos para captar em novos contatos e manter uma boa comunicação recorrente com os leads, a ferramenta de e-mail marketing é a melhor opção.

Agora, se o caso/necessidade for além do envio de e-mails do e-mail marketing e ter diversas possibilidades de ações integradas com os canais de comunicação que você já utiliza na empresa, a plataforma de automação é a ideal.

Benefícios da automação de marketing

Os investimentos em automação de marketing permite aumentar as vendas e a receita, diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e melhorar a retenção de clientes.

Isto posto, conhecer alguns benefícios são formas dos empreendedores do segmento de cesta básica alimentar e de outras áreas decidirem se realmente vale a pena investir em automação de marketing.

   1. Menos repetição e aumento da produtividade

Ao substituir o trabalho manual e repetitivo por uma plataforma de automação de marketing, é possível tornar os processos de marketing das equipes mais criativos e produtivos.

Deste modo, a qualidade dos processos aumentam e isso pode render ótimos ganhos aos negócios.

Além da produtividade e eficiência nos processos, há outros benefícios considerados menos tangíveis, por exemplo, a satisfação e felicidade dos colaboradores em contribuir com ideias, estratégias e inovações que geram resultados.

   2. Nutrição de leads que ainda não estão prontos

É muito comum encontrar a situação de que o cliente não se sente pronto ou não está no momento ideal da compra. 

Ele pode ter simplesmente esgotado o seu orçamento do ano com outras prioridades, ter comprado uma solução parecida ou até não reconhecer que tem um problema e que precisa resolvê-lo.

Em todos os casos, são leads que ainda não estão prontos e que geralmente não compra neste momento, mas podem vir a comprar o produto ou escolher um serviço como um restaurante argentino moema em breve.

O relacionamento se torna mais valioso neste caso, já que muitas vezes o que falta é a sua marca educá-los, ou seja, fornecer informações que geram demanda.

Pode ser também apenas uma questão de tempo e nesses casos, a melhor opção é continuar a gerar valor. Isso é o suficiente para agregar credibilidade e manter o seu negócio na cabeça do lead quando chegar o momento de compra.

A automação de marketing permite esse relacionamento de forma eficiente e com pouco esforço.

   3. Maior eficiência no funil 

Toda compra ou aquisição de serviços como o de um paisagista de jardim, há um processo que envolve alguns estágios que todo comprador precisa passar.

É como se fosse uma espécie de pré-requisito de uma etapa, dominar algumas informações básicas a respeito do momento anterior.

Sendo assim, não adianta oferecer uma plataforma de marketing para um empreendedor que ainda não sabe o básico a respeito de marketing digital.

Com base no comportamento do consumidor, a automação de marketing permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada lead, assim é possível enviar conteúdos adequados para levá-lo ao próximo estágio.

O resultado é um funil que se movimenta, ou seja, com várias pessoas que ficam no radar da empresa, mas um número reduzido avança para o fundo de funil e assim se torna um cliente.

   4. Leads que são bem preparados geram tickets maiores

Quanto mais o lead sabe sobre o assunto, maiores serão as chances de reconhecer o problema e principalmente de se sentir disposto a investir na solução, por exemplo, que uma aula de hidroginástica oferece.

Leads mais preparados, ou seja, com mais conhecimento geram tickets maiores e a automação de marketing pode garantir esse papel de fornecer conteúdo ideal e assim preparar a venda.

   5. Comunicação personalizada

Com a automação de marketing, é possível segmentar os leads em vários e diferentes critérios como:

  • Cargo;
  • Segmento;
  • Empresa;
  • Momento de compra.

A partir destas e outras possibilidades de segmentação, a empresa pode personalizar e melhorar a comunicação, fazendo com que várias personas (representação do cliente ideal), percorrem, cada uma o seu trajeto e não um caminho considerado genérico.

O resultado desta vantagem é uma alta eficiência nos relacionamentos, agregando valor em cada etapa, além de deixar os leads ansiosos pelo envio dos próximos e-mails.

Essa comunicação personalizada é válida para uma produtora de televisão e para empresas de diferentes áreas.

   6. A equipe de venda recebe leads mais preparados

Quando o lead está iniciando a sua jornada no funil de vendas, as conversas são muito diferentes quando o lead já fez uma pesquisa sobre o assunto e entende bastante, sabe das suas necessidades e está apenas buscando um apoio para tomar a decisão final.

Com leads mais preparados, os vendedores investem menos tempo para fazer contato e assim realizar a venda.

Além destes, há outros benefícios que a automação de marketing proporcionam às empresas, por isso pesquisar informações são formas de decidir a respeito do investimento.

Sendo assim, a automação de marketing é um ótimo recurso para a sua empresa fazer um bom acompanhamento dos resultados das ações de marketing, otimizar tempo e economizar dinheiro.

Autor: Business Connection

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