Como ter uma boa loja virtual? 3 dicas para bater a meta todo mês

09 fev 2023

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Uma loja virtual é uma plataforma onde empreendedores podem vender os mais diversos produtos e serviços e ao mesmo tempo um modelo de negócio que tem chamado muito a atenção.

Todo o processo de compra e venda é online, com opções de pagamento que vão desde a escolha até a finalização. Hoje, essa forma de site é considerada um dos principais métodos de venda e fornece informações relevantes aos consumidores.

É uma plataforma que traz diversos benefícios, como segurança para o consumidor, preços baixos, comodidade e o fato de que as compras podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite.

Pessoas do mundo todo podem comprar na loja virtual, bastando acessar a plataforma, visitar as categorias, selecionar produtos e serviços, pagar e receber a mercadoria em casa.

Porém, para ter um empreendimento de sucesso, é fundamental entender como colaborar com ele, principalmente porque o crescimento do e-commerce está aumentando a concorrência.

Se um empreendedor deseja abrir uma loja virtual, este artigo será de grande utilidade, pois discutirá o conceito de loja virtual e forneceremos um guia detalhado sobre como criá-la.

Como montar uma boa loja virtual?

A loja virtual é apenas uma plataforma que facilita a compra e venda de produtos e serviços. Apesar de sua definição simples, há múltiplas características desse tipo de organização que devem ser compreendidas.

Em um contexto técnico, uma loja virtual é um software específico para navegadores que renderiza diferentes linguagens de programação.

No entanto, essas plataformas evoluíram e agora podem ser utilizadas por diversos tipos de dispositivos, inclusive os celulares.

Uma empresa de treinamento para mulheres habilitadas que vende seus serviços online conduz todas as discussões por meio de canais digitais e fornece informações que facilitam a compra do usuário, como:

  • Boas imagens dos produtos;
  • Descrições bem detalhadas;
  • Variedade nas formas de pagamento;
  • Boas taxas e prazos de entrega.

Este conjunto de dados pode ter impacto na experiência do consumidor e desempenhar um papel decisivo quando os clientes pensam em comprar novamente.

Para construir uma loja virtual, o empreendedor pode destinar recursos a diferentes táticas que irão potencializar a experiência de compra e influenciar na decisão do usuário.

Essas técnicas exigem planejamento para produzir resultados expressivos, entre eles o investimento em programas de publicidade e marketing. Outras etapas cruciais para montar uma loja virtual serão detalhadas em seguida.

Definir um bom nome para o negócio

Escolher um nome para a loja deve corresponder ao tipo de produto ou serviço que será oferecido. Com base no nome escolhido, assim como no caso de uma empresa que oferta laudo de vistoria moto, é preciso criar um logotipo reconhecível.

Ao nomear uma marca, é preciso que o empreendedor não esqueça de levar em consideração as características do público, pois isso garantirá que a marca seja memorável e atraente para o público-alvo.

Alguns empresários cometem o erro de selecionar um nome de difícil compreensão, por exemplo, a palavra “cerveja” é um exemplo comum. Se o público for composto por pessoas com conhecimento limitado, é bom que essas palavras sejam evitadas.

Escolher uma plataforma adequada

Um aspecto imprescindível da criação de uma loja online é a escolha de uma plataforma adequada, e existem várias opções disponíveis hoje. O trabalho do empreendedor é tomar a decisão com base em custo, eficácia e recursos, além de suporte.

Algumas plataformas utilizam um sistema gratuito e de código aberto que facilita a customização de páginas para pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o assunto.

Incluir boas imagens dos produtos

Ao incluir imagens de produtos,  é preciso que o empreendedor certifique-se de sua qualidade e não se esqueça de incluir uma descrição relevante. As fotos devem ser de alta qualidade e incluir detalhes do item.

Ao descrever o produto, como com um uniforme profissional para manutenção, use estratégias de SEO, um conjunto de ações que otimizam as páginas para que apareçam nos primeiros resultados das buscas por palavras-chave relacionadas ao produto.

Uma das estratégias empregadas no SEO é utilizar as palavras-chave corretas, que são termos que os usuários utilizam para pesquisar coisas. A descrição deve ser direta, informativa e criativa.

Fazer a divulgação da loja

É primordial divulgar a loja de forma a torná-la conhecida dos consumidores, uma forma de o fazer é através de estratégias de marketing, a par destas existe também a forma de estabelecer métricas de performance.

Eles avaliam a eficácia do canal e as táticas promocionais empregadas para anunciá-lo. O gestor terá a capacidade de avaliar as práticas e direcionar os recursos orçamentários a elas destinados.

Ele pode priorizar produtos como estrutura de alumínio para telhado que são altamente procurados e promover itens de baixa venda para equilibrar a saída de produtos e vender bem em ambos os casos.

Definir a forma que será feita as entregas

A entrega é crucial para a reputação das lojas online, além disso, é a forma mais eficaz de estabelecer um forte vínculo com os clientes.

Para as pequenas empresas de bateria estacionária de gel, ter uma logística própria é inviável, além disso, é um processo de gestão complicado.

Nesse contexto, é preciso procurar bons fornecedores, analisar a reputação das opções e o prazo de entrega oferecido por eles.

Se o dono pretende comercializar componentes de rolamentos dianteiros de motocicletas, por exemplo, não deve negligenciar o custo dos produtos.

Uma opção é investir em logística terceirizada, que é basicamente delegar a terceiros a responsabilidade de todo o processo de entrega.

No entanto, um fabricante de portão de ferro pivotante também pode enviar seus produtos via transportadora. Independente do modelo escolhido pela loja virtual, ele deve ser adequado às suas necessidades e capacidades.

Dicas para as lojas virtuais venderem mais

Vender mais é uma dor crônica para empresas que têm metas difíceis e buscam crescer exponencialmente, como é o caso de distribuidoras de tela mosquiteira sacada.

Como o objetivo da venda é identificar uma dor e oferecer uma solução que ajude os clientes, existem alguns fatores fundamentais para atingir o sucesso. Estes são:

1. Oferecer frete grátis

Uma diferença significativa entre as lojas online é a opção de frete grátis, isso porque o custo do frete acaba sendo um entrave para alguns consumidores.

Essa condição pode ter um efeito negativo sobre os consumidores no curto prazo, mas com o tempo, torna-se um método incrível de aumentar o lucro e o retorno da plataforma.

Uma estratégia para cobrir os custos de entrega é aumentar um pouco o preço do produto, mas não excessivamente, pois o cliente encontrará um benefício maior do concorrente.

2. Possuir um site responsivo

Quem quer aumentar seu volume de vendas deve investir em um site responsivo. É um design que facilita o acesso à plataforma por qualquer dispositivo, sem prejudicar a experiência do cliente.

Por exemplo, quem busca por banho e tosa perto de mim tem fácil acesso a todas as opções de pet shops que prestam esse serviço e pode concluir o processo de agendamento sem precisar navegar por páginas ou inserir dados de pagamento.

3. Gerar confiança para o cliente

Uma forma eficaz de conquistar a confiança do cliente é ter um espaço na loja virtual dedicado a avaliações de clientes que já compraram na plataforma.

É preciso que o empreendedor entenda que nessa transação o consumidor não consegue interagir pessoalmente com os vendedores, mas baseia sua decisão nos comentários de outras pessoas.

Por isso, toda loja virtual deve estimular a interação entre os clientes, pois assim eles deixarão comentários e incentivarão outras pessoas a comprarem.

Como uma pessoa pode se tornar um bom vendedor?

Os que se destacam nesse campo têm um traço comum, que é a capacidade de superar obstáculos. Quando um vendedor de sucesso tem problemas para fechar uma venda, ele não desiste e busca outros métodos para concluir a transação.

Sempre se prepara para as reuniões, vai até os clientes para estudá-los e entender melhor suas necessidades.

Vendedores eficazes são capazes de vender qualquer tipo de produto ou serviço, porque têm a capacidade de interagir com outras pessoas. Isso facilita o desenvolvimento de relacionamentos e aumenta a confiança do cliente.

Além disso, são profissionais que têm a capacidade de apresentar a empresa em que trabalham. Ou seja, essa característica é fundamental porque o consumidor atual está preocupado em entender o valor que uma empresa pode oferecer.

A capacidade de se conectar com o consumidor e a empresa é fundamental, isso promove um ambiente mais receptivo durante o processo de venda. São profissionais que aprenderam a construir seu discurso, isso é fundamental para ganhar ou perder clientes.

Um vendedor de sucesso também inspira as pessoas a verem um produto ou serviço como crucial para seu bem-estar. Isso é feito por meio de uma estratégia narrativa chamada storytelling.

No entanto, é uma habilidade complexa que não deve ser o único foco do vendedor. Não basta simplesmente contar uma história; outras habilidades de comunicação são necessárias para gerar receita.

Além disso, um vendedor de sucesso é proficiente em usar as táticas de vendas mais eficazes, como as discutidas no tópico a seguir.

Considerações finais

As compras online tornaram-se comuns no dia a dia dos consumidores, pois permite-lhes encontrar tudo o que precisam a um custo razoável, sem terem de se deslocar para fora dos limites das suas casas.

Para os empreendedores, é uma forma de abrir o próprio negócio sem gastar muito dinheiro e ainda ter potencial para ganhar, desde que entenda as estratégias adequadas para investir no negócio e em vendedores capacitados.

Texto  desenvolvido por  Guia de Investimento

 

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