Core Web Vitals: saiba fazer a mensuração da experiência dos usuários

06 fev 2023

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Fazer a mensuração de métricas é importante para que a empresa saiba o que precisa fazer para melhorar a experiência do usuário e suas estratégias de marketing digital.

Foi justamente por isso que surgiu o Core Web Vitals, um esforço do Google que tem o foco de melhorar a experiência de busca, incorporando métricas que avaliam a estabilidade e rapidez da página quando o visitante interage com ela.

As estratégias de SEO foram desenvolvidas para otimizar a página e garantir uma boa experiência ao usuário, consequentemente, o negócio consegue um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

A maioria dos negócios investem SEO pensando no Google, mas eles devem pensar nas pessoas porque são elas que vão avaliar a experiência e o buscador deseja oferecer as melhores respostas para os usuários.

O papel dos sites que existem na internet hoje é colaborar com tudo isso, ou seja, permitir que o usuário tenha uma boa experiência, encontre as respostas para suas dúvidas, acesse rapidamente o conteúdo e realize com facilidade o que deseja.

Pensando nisso, este artigo vai definir o que é Core Web Vitals, falar sobre a importância da mensuração de experiências e mostrar como aplicar o método.

O que é Core Web Vitals

Core Web Vitals nada mais é do que um conjunto de ações importantes para garantir uma boa experiência ao usuário. O Google utiliza esse recurso em seu algoritmo para avaliar a usabilidade da página.

Justamente por isso, a expressão pode ser traduzida como “principais métricas da web”, uma vez que mostram o tempo médio de carregamento da página, o tempo que o usuário demora para interagir com ela e a estabilidade do conteúdo.

Desde 2020 que empresas dos mais variados setores, como um fabricante de espelhamento veicular, estão atentas a essa novidade criada para orientar os proprietários de sites na criação de boas experiências aos visitantes.

O propósito foi unificar as orientações de sinais de qualidade na página, ao invés de simplesmente lidar com um monte de métricas e ferramentas.

Mas o Google não usa apenas essas métricas para saber como está a experiência do usuário em uma página. Na verdade, o core web vitals se une a outros fatores importantes, como:

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Navegação segura;
  • Uso de HTTPS;
  • Intersticiais não intrusivos.

Estes outros 4 se juntaram a vários outros fatores de ranqueamento que o Google analisa na hora de classificar a página nos resultados de busca.

Importância de fazer a mensuração da experiência

Medir a experiência do usuário é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, de acordo com o Google, quando o site segue as recomendações das métricas em questão, as chances de abandono da página diminuem 24%.

Em outras palavras, é como se o site de um fabricante de revestimento anticorrosivo tubulação ganhasse mais tráfego, ajustando o carregamento da página.

O resultado mostra a importância do Core Web Vitals para as estratégias de SEO e para os resultados do negócio como um todo. Quando a empresa melhora a velocidade é a estabilidade da página, crie uma jornada tranquila e sem interrupções.

Os usuários ganham com isso porque eles encontram e realizam o que precisam com facilidade. A marca, por sua vez, consegue fortalecer a relação com a audiência, aumenta seu tráfego e ganha mais conversões.

Até o Google sai ganhando porque a experiência na internet como um todo será melhor, assim, naturalmente as páginas responsáveis por isso ganham uma boa posição no buscador.

Não se deve esquecer de que a velocidade de ranqueamento sempre foi algo muito importante para o Google, algo que foi anunciado por ele em 2010. Lá em 2018, anunciou que a velocidade também seria um fator muito importante.

A grande mudança trazida com o Core Web Vitals é o fato de que o Google não considera apenas a velocidade de carregamento quando alguém acessa a página do negócio.

Dentro do site de uma empresa de remoção de pacientes entre hospitais, ele analisa um conjunto de métricas para saber se a experiência de acesso traz rapidez de carregamento, rapidez nas interações e estabilidade de conteúdos.

É importante dizer que a estabilidade de conteúdos é algo avaliado durante o carregamento da página e as interações do usuário.

Com base nisso, é correto afirmar que o Core Web Vitals representa um fator de ranqueamento completo que qualifica o algoritmo do Google e orienta os ajustes das estratégias de SEO no site ou blog da companhia.

Também é muito importante notar que toda vez que o Google fala sobre uma atualização em seu algoritmo, a intenção não é prejudicar os sites mas qualificá-los ainda mais para oferecer uma boa experiência aos usuários.

Não é de hoje que o buscador faz essas alterações em seu algoritmo sem avisar, por isso, quando ocorre um anúncio público, é porque uma empresa de escapamento 4 polegadas caminhão e qualquer outra precisam dar atenção.

Lembrando que o anúncio feito pelo buscador trouxe diversas orientações sobre a maneira como essas métricas devem ser medidas e como melhorar a pontuação da plataforma no ranqueamento.

Pensando por esse lado, fica claro que a atualização vai ter um impacto nos resultados de busca, tanto no desktop quanto no mobile.

Como aplicar o método de mensuração

Ao mesmo tempo em que anunciou o Core Web Vitals, o Google também aproveitou para fazer algumas adaptações em suas ferramentas de SEO para que elas possam se incorporar às métricas.

Elas podem ser medidas no laboratório ou no campo e quando são medidas no laboratório, quer dizer que a análise utilizou ferramentas para simular o carregamento da página em um ambiente controlado.

Agora, se um fabricante de estrutura metálica aparente fizer a análise considerando interações reais para captar nuances que não podem ser vistas no laboratório, então está fazendo uma análise no campo.

FID (First Input Delay) é a métrica que mede a velocidade de resposta depois da primeira interação do usuário com a página e ela só pode ser medida em campo, uma vez que é necessário um usuário interagindo.

Quanto ao LCP (Largest Contentful Paint) é uma métrica que mostra a velocidade com que a página carrega o conteúdo completamente para o usuário e assim como a CLS (Cumulative Layout Shift), pode ser medida em campo ou em laboratório.

Cada ferramenta usada pelo negócio pode trabalhar com um método diferente e por isso gerar resultados diferentes, assim sendo, o ideal é conhecer bem a maneira como cada ferramenta trabalha para combinar os resultados de laboratório e de campo.

Com isso, a empresa terá uma resposta mais assertiva, assim como no caso de um teste de tinta.

Uma das ferramentas que podem ser usadas para aplicar o Core Web Vitals é o Chrome User Experience Report (CrUX). Ele utiliza dados de campo para analisar as métricas, entre outras informações de diagnóstico das páginas.

É possível acessar os dados que aparecem nele por meio do CrUX Dashboard, um painel personalizável para o site, presente na ferramenta Google Data Studio.

O Page Speed Insights mostra os dados do CrUX, enquanto o CrUX no Big Query requer um pouco de conhecimento em SQL para que seja possível fazer análises avançadas.

Outra ferramenta que pode ser usada é o Google Page Speed Insights, tradicionalmente usada pelos sites para medir a velocidade das páginas, mas que também traz informações sobre o Core Web Vitals.

As informações que uma clínica de reabilitação para drogados acessa são divididas entre desktop e mobile, assim como no caso das sugestões de melhorias, estando disponível como API na web.

É uma ferramenta muito útil porque mostra os dados de campo do Chrome UX Report e traz dados de laboratório para uma pontuação geral sobre a velocidade, tendo como base a análise do Lighthouse.

Trata-se de uma ferramenta que ajuda a medir a velocidade do site e outros elementos importantes para a experiência do visitante na página.

Com ele, é possível verificar dados de LCP, FID e CLS e o próprio Page Speed Insights usa as informações do Lighthouse em seus relatórios.

Por fim, outra ferramenta que uma empresa de rastreador veicular com bloqueio pode usar é a Web Page Test.

Ela ajuda a analisar a experiência na página, usa dados de laboratório para se informar e permite analisar as páginas individualmente, trazendo informações que melhoram o desempenho da plataforma.

Considerações finais

O Google se preocupa muito com a experiência que os usuários têm, toda vez que pesquisam alguma coisa, por isso criou o Core Web Vitals.

Esse conjunto de informações garante que a página da empresa funcione adequadamente, ofereça uma boa experiência para os visitantes e ganhe uma pontuação satisfatória nos resultados de pesquisa.

Texto  desenvolvido por  Guia de Investimento

 

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