Curadoria de conteúdo: o que é e quais as vantagens?

11 jan 2023

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Entre as várias maneiras de se reforçar as estratégias de marketing digital, temos a curadoria de conteúdo, que de uma forma mais direta, podemos dizer que é um conjunto de técnicas feitas para selecionar materiais interessantes e a partir deles construir reflexões.

Podendo servir como suporte de eventos de caráter técnico, auxílio em aulas e até mesmo vídeos, sem falar que pode ser aplicado em diversos cursos, como por exemplo no curso de oratória

O que torna todo esse processo muito mais versátil, apesar de ainda ser um pouco complexo de se executar.

Essa é uma estratégia que atualmente vem sendo empregada por diversas empresas, a fim de reforçar a marca e o próprio marketing digital da companhia. 

Normalmente, com o objetivo de conquistar e se aproximar de seu público-alvo. É comum que um curso de administração comercial lide com essas questões. 

Apesar disso, independente do propósito, a curadoria de conteúdo é uma maneira bastante astuciosa de se entregar valor à audiência e criar conexão no mundo atual. 

Afinal, esse método é muito dinâmico que envolve pesquisa, seleção e adaptação de materiais, a fim de se tornar relevante para uma determinada audiência.

Todavia, esse processo não se caracteriza pela simples reprodução ou plágio de informações, mas pelo aperfeiçoamento e estruturação da informação. 

Isso com o intuito de facilitar o aprendizado, e assim contextualizar os dados. Você pode facilitar o estudo dessa estratégia fazendo um curso planejamento de marketing.

Isto é, a curadoria de conteúdo também pode ser definida como uma releitura que necessita de incluir créditos ao autor, adicionando valor ao conteúdo original. 

Vale ressaltar que esse método já era aplicado por editores muito antes da invenção da internet, através de livros e jornais.

Principais vantagens

Como dito anteriormente, a curadoria ganha mais força ainda com a internet, afinal atualmente a quantidade de dados produzidos online são absurdas, se você utilizar como exemplo. 

Então, plataformas como YouTube, Facebook e Google são um dos principais responsáveis por movimentar boa parte dos dados da internet, sendo consequentemente os mais acessados.

Isso sem contar que com a pandemia, o ambiente digital ganhou cada vez mais residentes, com empresas, escolas e faculdades e o entretenimento no geral migrando para o online.

Tornando impossível ler, ouvir ou assistir tudo que é produzido na atual sociedade. E aqui que entra a curadoria de conteúdo, produzindo tanto para quem produz quanto para quem consome as seguintes vantagens: 

  • Qualidade nos materiais produzidos;
  • Aumento do engajamento do conteúdo;
  • Economia de recursos na produção de conteúdo;
  • Aumenta à demanda por postagens constantes; 
  • Acaba com a escassez de assuntos;
  • Fortalece o marketing digital e as estratégias de comunicação;
  • Aumenta o tráfego;

 

Esses são apenas algumas das vantagens que pode ter ao aplicar a técnica de curadoria. Porém, é importante notar que existem mais de um tipo de curadoria de conteúdo, como a feita em tempo real, a aprimorada, a feita em EAD, a corporativa, e etc.

Como fazer uma curadoria de conteúdo

Caso ainda não tenha ficado muito claro, a curadoria serve para facilitar o aprendizado e assim otimizar a estratégia de marketing digital que foi aplicada. Por isso, ela possui uma meta diferente do que normalmente é pedido para o setor de conteúdo.

Assim como também atender diferentes necessidades. Um curso de propriedade intelectual também costuma abordar essas questões.

Tendo dito isso surge a pergunta, como de fato fazer uma curadoria de conteúdo? Bom, para isso, é necessário que você siga alguns passos, que são simples, mas precisam ser seguidos corretamente ou todo o processo pode ser prejudicado. 

Por isso, é importante que você comece pela pesquisa, isso te trará diferentes pontos de vista sobre o assunto que deseja publicar, além de ver modelos do que está sendo consumido.

Em seguida, é importante que exista uma contextualização do post, não adianta pegar um assunto que está em alta e simplesmente jogar na timeline, seja do blog ou das redes sociais da sua empresa. 

Ou seja, é necessário que exista uma opinião sobre o assunto compartilhado. 

Por último, é preciso compartilhar em diferentes plataformas, lembrando que cada uma possui um funcionamento diferente, bem como objetivos diferentes a atingir. Por isso, é importante conhecer cada uma delas, assim como suas linguagens. 

Não esqueça que para aplicar essa estratégia é preciso conhecer sua marca, variar entre os canais, utilizar fontes confiáveis, além de sempre dar créditos aos criadores originais e apurar cada conteúdo minuciosamente. 

Uma boa maneira de aprender como aplicar corretamente esse é através de um curso registro de marca.

Texto desenvolvido por Top News Tech,

 

 

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