Entenda os diferentes tipos de Inteligência Artificial

10 out 2022

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Todas as empresas que objetivam crescimento e modernização em seus processos de trabalho precisam entender o que é e como funciona a Inteligência Artificial, ou IA. Essa tecnologia tem enorme potencial, indo muito além de uma automatização mecânica.

A IA consegue realizar trabalhos não apenas repetitivos, numerosos ou de forma manual, mas engloba também processos cognitivos, gerando a capacidade de aprendizado.

Um sistema de Inteligência Artificial é capaz de realizar atividades que demandam análise, direcionando a tomada de decisão dentro de um processo de trabalho com rastreador de carro, o que fazer ou não com o seu funcionamento, por exemplo.

A IA engloba várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado capazes de simular as atividades humanas ligadas à inteligência, no sentido do raciocínio, percepção de ambientes, analisando tudo para uma decisão.

Seu conceito está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas poderem realizar atividades  de maneira inteligente, aprendendo por si mesmas como analisar grandes volumes de informações acerca de tela de ferro para cerca.

Portanto, a IA realiza seus trabalhos de uma forma considerada inteligente, ampliando, assim, seus próprios conhecimentos, atuando eficientemente em qualquer área em que uma empresa atua.

A IA é também um ramo da ciência, cujo objetivo é estudar, desenvolver e utilizar máquinas para realizarem atividades feitas pelo ser humano de forma independente, atuando sozinha na solução de problemas, por meio de sua própria análise.

Essa concepção de algo artificial, que imita a inteligência humana, para trabalhar com controlador de acesso hospitalar, tem sido muito debatida ao longo da história da humanidade, mas o seu conceito surgiu em meados da década de 1920.

No Brasil, com a publicação da “Fábrica de Robôs”, criou-se o termo “robô”, apresentando a ideia de que os seres humanos eram como humanóides artificiais, dotados de certa inteligência, porém eles mais se pareciam a clones.

O termo robô se popularizou e, hoje, essa classificação é mais usada na área tecnológica e a IA não parou de se desenvolver até chegar ao nível atual e já se tornou essencial para uma empresa de segurança, por exemplo.

Tecnologias que englobam a IA

Existem algumas tecnologias dentro do campo da Inteligência Artificial que contribuem para que ela possa evoluir cada vez mais. As principais são: Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Em seguida, serão dadas explicações necessárias de cada uma delas, para melhor entendimento de como elas auxiliam a Inteligência Artificial.

Machine Learning, que significa aprendizado de máquina, é um método que avalia dados, que mecaniza o desenvolvimento de padrões de análise, podendo melhorar a realização de uma atividade voltada à alarme residencial ao longo do tempo.

Está baseado no conceito de que os sistemas tecnológicos são capazes de aprender utilizando dados, para descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar com o mínimo de interferência humana.

As plataformas de Machine Learning são capazes de fornecer inteligência computacional, bem como dados, algoritmos e APIs, para se projetar, treinar e aplicar modelos da área tecnológica em máquinas e aplicativos, por exemplo.

O Deep Learning, ou aprendizado profundo, é um tipo inusitado de conhecimento de máquina, envolvendo redes de neurônios artificiais com várias camadas de abstração, e é aplicado para reconhecer padrões e aplicativos de classificação.

Eles são amparados por conjuntos de dados e o processo de aprendizado acontece entre as camadas de redes neurais matemáticas, onde a informação é transmitida através de cada camada desses neurônios.

O Deep Learning treina máquinas para que elas executem atividades como se fossem seres humanos, identificando imagens e reconhecendo a fala, por exemplo, podendo processar dados também.

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é voltado ao estudo e à tentativa de se reproduzir processos de desenvolvimento unidos ao modo de como funciona a linguagem humana.

Para isso, são empregados softwares e programações e, por meio do PLN, as máquinas passam a entender melhor os textos de um conteúdo sobre barracas de eventos, por exemplo.

Contudo, para que isso aconteça, é necessário desenvolver a forma de reconhecer o contexto, a extração de informações a respeito, capacitando o desenvolvimento de resumir o conteúdo.

A partir do PLN também é possível compor textos a partir de informações obtidas por computadores e ele pode ser usado na área de atendimento ao consumidor, como também na elaboração de relatórios empresariais.

Conheça os tipos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem por objetivo criar máquinas que imitam o pensamento humano e existem diferentes tipos de IA, com suas características próprias e abordagens diferentes.

Entre os principais tipos estão a Inteligência de Máquina, Inteligência Humanóide e Inteligência Coletiva.

A Inteligência de Máquina tem como foco a criação de máquinas capazes de realizar tarefas peculiares programadas, para reconhecer padrões e tomar decisões lógicas na colocação de plataforma pantográfica hidráulica, por exemplo.

Quando aplicada, a Inteligência de Máquina automatiza processos e simplifica as tarefas cotidianas de quem trabalha com esse serviço.

Já a Inteligência Humanóide tem como objetivo criar máquinas capazes de simular o comportamento humano e elas são programadas para agirem de forma parecida com eles.

Elas podem conversar, reconhecer rostos e até expressar emoções e sua aplicabilidade está ligada com a criação de interfaces digitais em dispositivos, de maneira humanizada e inteligente.

Com relação a Inteligência Coletiva, ela procura desenvolver redes complexas, que são capazes de decidir no âmbito coletivo, como um sistema financeiro que engloba a construção de piscina em alvenaria estrutural.

Vale também ressaltar que ainda existem diferentes tipos de Inteligência Artificial no âmbito operacional, tais como:

  • IA Reativa;
  • IA de Memória Limitada;
  • IA de Teoria da Mente;
  • IA Autoconsciente.

A IA Reativa funciona baseada em regras pré-programadas e não tem a capacidade de aprender com a experiência anterior ou construir uma memória.

A IA de Memória Limitada consegue se lembrar de experiências passadas e usá-las para construir as informações em uma decisão futura.

A IA de Teoria da Mente tem a capacidade de compreender os estados mentais como sendo crenças, desejos e intenções.

E a IA Autoconsciente está ciente de seus estados mentais individuais, podendo usar esta informação para manter um raciocínio sobre o mundo.

A importância da IA nas empresas

Várias áreas empresariais são beneficiadas com a tecnologia da Inteligência Artificial. Ela é importante, pois pode ser aplicada nos seguintes setores:

  • Financeiro;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Operações ou Produção.

No setor financeiro, a IA é muito importante para avaliar indicadores, assim como dar suporte nas decisões, porque oferece sugestões de métricas a serem aplicadas nos negócios.

Ela atua nos processos gerenciais, automatizando cálculo de preço e avaliando como melhorar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Ela também pode conciliar as transações financeiras em massa, quando é necessário fazê-las durante a madrugada, sendo capaz de fornecer uma visão ampliada sobre os trabalhos, suas expectativas e seus desejos.

Em Recursos Humanos (RH), ela pode contribuir para redirecionar os funcionários em trabalhos repetitivos para outras atividades de maior valor agregado, pois por si própria executa as operações que precisam de menos análise e raciocínio.

Outro ponto é no gerenciamento de longos processos de ambientação de profissionais recém-chegados na empresa e o gerente de Inteligência Artificial já é uma possibilidade concreta.

No marketing, a IA pode colaborar no mapeamento de tendências, comportamentos e oportunidades com o público, auxiliando-o no atendimento, como o realizado pelos chatbots usados nas redes sociais, em caixas de mensagens ou salas virtuais.

Outra atividade que a IA aprimora é a na avaliação do comportamento do usuário, pois ela é capaz de analisar conteúdo digital, aplicando um algoritmo com o objetivo de segmentar perfis, baseando-se nos hábitos do público.

Graças a isso, ela pode recomendar produtos que os consumidores têm maior possibilidade de comprar e, pelo fato de conseguir identificar hábitos de compra e de navegação online, a IA auxilia na automatização dessa estratégia.

Quanto às áreas operacionais e de produção, a IA é uma das tecnologias que encabeçam a tão conhecida quarta revolução industrial, ou indústria 4.0.

Ela trabalha junto à realidade aumentada, que é a internet das coisas, como também na virtualização de elementos físicos da fábrica, para que possam ser criadas cópias, chamadas de gêmeos digitais.

As aplicações da IA no setor industrial são amplas, porque ela pode ser empregada em atividades produtivas e nas gerenciais, como no monitoramento de robôs, na manutenção preditiva e na melhoria de simulações virtuais.

Benefícios da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem a capacidade de gerar benefícios para os negócios, em qualquer segmento e, os principais deles são:

  • Melhoria na tomada de decisão;
  • Comodidade e escalabilidade;
  • Aumento da automação;
  • Diminuição de erros, riscos e custos operacionais;
  • Atendimento otimizado ao público.

Sendo assim, não restam dúvidas que esse tipo de tecnologia pode ser um grande recurso a ser utilizado por diferentes tipos de empresas.

Considerações finais

A Inteligência Artificial é uma tecnologia vital dentro das marcas que objetivam sucesso em seus negócios. Pode ser utilizada em várias áreas, otimizando o trabalho dos colaboradores.

Ela é capaz de pensar por si mesma, da mesma forma que um ser humano e analisar todo o cenário empresarial, facilitando, portanto, a tomada de decisão frente a qualquer problema que possa surgir.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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