Métricas no marketing: como auxiliam o desempenho da sua empresa

23 set 2022

Compartilhe este artigo:

Introdução sobre métricas no marketing

A atuação de uma empresa vai por um bom caminho quando é baseada em informações e dados íntegros. As métricas no marketing existem justamente por isso.

Elas não se limitam aos formatos e conteúdos utilizados para divulgar serviços e produtos.

O monitoramento contínuo das métricas revela falhas, oportunidades e diversos insights bastante valiosos para a saúde financeira de empreendimentos.

Se você deseja entender o que são as métricas, por que é importante acompanhá-las e como elas melhoram o desempenho de uma empresa, chegou ao texto certo.

Comece a leitura agora mesmo e se mantenha informado sobre esse conceito tão fundamental para o marketing.

O que são as métricas de marketing?

São dados que se produzem a partir de visitas e interações a posts, anúncios, sites e perfis em redes sociais.

Esses dados informam a audiência que o blog de assistência técnica iphone São Paulo reuniu em determinado período de tempo.

Em linhas gerais, eles podem ser mensurados e monitorados em tempo real. É uma forma eficiente de diagnosticar quais estratégias estão dando certo – e quais devem ser modificadas ou interrompidas.

O mercado está cada dia mais competitivo. Muitas empresas olham para a internet como um nicho a ser explorado.

Para não ficar para trás nessa corrida, as métricas são ferramentas essenciais.

Por que monitorar as métricas?

A definição de métricas é o primeiro passo para colocar qualquer estratégia de divulgação em prática.

Leia os tópicos a seguir para entender as razões pelas quais esses dados são tão vitais para a saúde financeira da empresa de instalação de energia solar.

Revelam comportamentos

O índice de cliques, acessos e visualizações de anúncios pode revelar o que a sua base de clientes prefere consumir.

Muitos fatores podem influenciar isso:

  • Assunto abordado;
  • Linguagem;
  • Tipo de site;
  • Tamanho do texto do anúncio.

     

Em todo caso, são as métricas que vão comprovar o que dá mais certo para comprar nobreak e o que não surte o efeito esperado.

Otimizam investimentos

Os anúncios de mídia paga podem ser interrompidos a qualquer momento, quando o anunciante achar conveniente.

Essa decisão é em grande parte guiada pelo cenário que as métricas definidas previamente mostram para os profissionais.

Pensando por esse lado, fica evidente como esses dados ajudam a decidir se as estratégias de divulgação dos telefones voip preço estão valendo a pena, financeiramente falando.

Isso faz toda a diferença na hora de organizar o orçamento, coordenar a aplicação de recursos e manter as contas em dia.

Melhoram os resultados

Com a união das vantagens citadas acima, fica claro que o monitoramento das métricas de marketing é decisivo para o sucesso de um negócio.

Quando se tem uma noção completa e realista do perfil dos clientes, aliado ao controle eficaz de gastos, as vendas de cabeamento estruturado aumentam consideravelmente.

Não só as vendas, como também a qualidade do atendimento, a criação de novos produtos, ofertas e conteúdos em geral.

Toda a comunicação da empresa com o cliente evolui, pois a organização tem mais certeza sobre o que funciona para ele.

Permitem testes

Em muitos casos, o processo de consolidação de marketing tem muito a ver com tentativa e erro.

Não é sempre que a loja de ar condicionado em Salvador vai acertar de primeira no melhor tipo de anúncio, por exemplo.

Assim, o mais indicado é colocar mais de uma versão online e conferir ao longo do tempo qual fez mais sucesso.

A prática é extremamente importante para diagnosticar o que realmente faz sentido não só no papel.

Quais são as métricas mais importantes no marketing?

Agora que você entende os pontos mais que positivos desses dados, chegou o momento de conhecer as métricas mais usadas.

Acompanhe os tópicos para se informar sobre elas, como usá-las, quais são as aplicações e benefícios.

CAC

O Custo de Aquisição de Clientes mede quanto dinheiro o serviço de manutenção de nobreak gasta para transformar leads em clientes.

Ele contempla desde a jornada do cliente pelo funil de vendas até o fechamento das compras.

O CAC é muito importante para metrificar o desempenho financeiro de uma empresa. Ele diagnostica se os esforços de marketing estão valendo a pena, do ponto de vista orçamentário.

NPS

O Net Promoter Score se baseia em um sistema de pontuação de 0 a 10 a partir do qual o cliente informa sua satisfação com o serviço oferecido.

A pergunta que estrutura o NPS é bem direta: de 0 a 10, qual é a chance de você recomendar empresa X para um amigo?

De acordo com as respostas obtidas, a loja de transformadores de tensão consegue ter uma percepção bastante completa da opinião dos clientes.

Taxa de conversão

Nem todos os usuários que clicam em um anúncio ou visitam um site fecham uma compra.

Por isso, é de extrema importância se informar sobre a porcentagem de usuários que são convertidos em comparação com o número total de visualizações.

Essa métrica pode ser calculada dividindo o número de conversões pelo número total de pessoas alcançadas.

Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para conseguir a percentagem da taxa de conversão.

LTV

O Lifetime Value é o valor vitalício de um cliente – ou seja, a média que ele gasta com produtos durante todo o tempo em que ele faz compras com você.

O cálculo envolve a multiplicação do ticket médio mensal pelo tempo de retenção do cliente. O ticket médio é o valor médio que um cliente gasta em uma compra.

O LTV revela se o investimento em marketing está sendo suficiente, se deve aumentar ou até mesmo diminuir.

Ele traz uma visão realista das condições da empresa, o que ajuda muito na hora da tomada de decisões.

Bounce Rate

O que fazer quando um possível cliente sai do seu site sem sequer visitar outras páginas ou fazer uma pesquisa?

Também chamado de taxa de rejeição, o bounce rate quantifica esse comportamento, que pode revelar defeitos determinantes na página.

A rejeição pode ocorrer por erros no layout, demora no carregamento, excesso de janelas pop-up ou decisões de design pouco eficazes.

É claro que a taxa de rejeição tem que ser avaliada tendo em mente os objetivos de cada página.

Postagens de blog com bounce rate alto demais é um mau sinal. Por outro lado, se a página de contato tem um bounce rate considerável, não é necessariamente algo ruim.

Como fazer esse acompanhamento?

O monitoramento de métricas deve ser totalmente integrado à dinâmica produtiva de uma empresa.

A qualidade do acompanhamento depende de uma série de fatores. Entenda quais são eles a seguir.

Pense na comunicação

Via de regra, os departamentos de marketing e de vendas de um negócio são guiados por equipes diferentes.

É essencial que os dois setores tenham comunicação transparente. Repensar as estratégias de divulgação demanda esforços dos dois lados.

Se a comunicação não for eficiente, vão ocorrer erros, atrasos e falhas diversas. Então, trabalhe bem esse lado.

Os aplicativos de mensagens e recursos de organização de tarefas, como o Trello, são bastante recomendados para isso.

Conte com a automação

O progresso tecnológico viabiliza a automação de certas tarefas menos estratégicas. Postagens em redes sociais podem ser programadas com antecedência, por exemplo.

O seu time de colaboradores não precisa registrar todos os dados da base de clientes manualmente. Isso seria extremamente contraproducente, inclusive.

Informe-se sobre softwares de gestão de clientes, como o CRM. Separe uma parte do orçamento corporativo para contratá-lo.

Esta será, com certeza, uma decisão que amplificará demais a eficiência de toda a empresa.

Acompanhe a concorrência

Nenhuma empresa está sozinha no mercado – se fosse assim, o marketing não teria a importância que tem!

Portanto, não fique limitado ao ambiente interno do seu negócio: procure saber também o que a concorrência está fazendo.

Seja para ter ideias novas, conferir o que não está dando certo ou confirmar que uma ideia é inovadora, essa avaliação é muito recomendada.

A observação atenta do nicho de consumo em que se está inserido é pertinente para analisar a própria realidade do negócio.

Assim, é possível agir conforme essas informações, tendo uma base mais firme para a concretização das melhores ideias.

Considerações finais

Se você chegou até aqui, agora tem todas as informações relevantes sobre as chamadas métricas de marketing.

Esses dados precisam fazer parte indissociável da sua empresa. Eles fornecem insights cruciais para o sucesso de todo negócio.

A partir das métricas que listamos aqui, escolha aquelas que fazem mais sentido em relação à realidade do empreendimento. Mantenha-se evoluindo e atualizado!

Texto desenvolvido por Business Connection.

 

Compartilhe

Deixe a sua mensagem