Persona: O que é e como definir uma para o seu negócio?

18 out 2022

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A criação de uma persona é um dos desafios dentro de qualquer empresa, sendo considerado também uma estratégia essencial para que as ações de marketing digital sejam mais assertivas.

O processo de desenvolvimento da persona envolve o entendimento sobre o usuário e cliente ideal. 

É exatamente nisso que consiste tanto a dificuldade quanto a importância da estratégia. Afinal, a empresa conseguirá compreender o público da melhor forma possível, entregando bons resultados. 

De forma geral, a persona representa um cliente ideal e é semi-fictício, reforçando características que representam a base mais qualificada dos clientes ativos.

Ou seja, tem como base dados reais dos clientes, levando em conta seus comportamentos, características e gostos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura a seguir!

Persona e público-alvo: são o mesmo conceito?

Independentemente da área em que possa atuar, é fundamental conhecer bem seu público-alvo para criar estratégias, se comunicar adequadamente ou vender qualquer produto. 

Nesse momento, contudo, é comum se deparar com duas estratégias distintas: persona e público-alvo. Isso pode despertar diversas dúvidas. Afinal, ambos tratam do mesmo conceito? A resposta é não! Vamos entender as diferenças a seguir. 

O público-alvo coloca o consumidor no centro das estratégias de marketing e busca entender alguns pontos sobre ele, como a faixa-etária, gênero, escolaridade, rendimento, interesses, assim como características comportamentais. 

Agora, quando falamos em persona, precisamos definir um personagem mais específico a partir desses dados coletados. 

Ou seja, com base no que foi levantado acerca do público-alvo é possível humanizar mais o público e criar um perfil específico para considerar ao criar as campanhas.

Dessa forma, é uma análise mais aprofundada do que foi detalhado previamente com o público-alvo. 

Para criar uma identidade precisamos definir um nome, idade, área de formação/atuação, a escolaridade dessa pessoa, o bairro em que ela mora, sua renda, dentre outros.

Importância de definir uma persona para o seu negócio 

Agora que você já entendeu a diferença entre público-alvo e persona, pode existir a seguinte dúvida: mas, por que isso é importante para o meu negócio? Não se preocupe que listamos algumas vantagens a seguir:

  • Conhecimento aprofundado sobre quem é o seu público;
  • Permite criar estratégias mais assertivas; 
  • Consegue-se definir os melhores canais de comunicação;
  • Melhora ainda mais a experiência do usuário.

     

Uma empresa que conhece bem seu público-alvo possui também um diferencial competitivo no mercado, qualificando o relacionamento com o usuário e tem como consequência o aumento do número de vendas. 

Conheça os tipos de personas

Com o entendimento do conceito do que é uma persona, assim como a sua importância para a criação de estratégias de marketing digital, chegou o momento de conhecer alguns tipos de personas e definir qual, ou quais, melhor atende(m) a sua marca. Acompanhe. 

1. Buyer persona

Esse é o tipo de persona mais comum e representa um comprador ideal para sua empresa. 

Nesse sentido, sua empresa tem o desafio de produzir um conteúdo que atinja esse consumidor a partir da compreensão de quais são suas demandas, necessidades e comportamento. 

A ideia é fechar a venda, por isso, é essencial, criar estratégias que gerem um impacto positivo no cliente em potencial. 

Isso envolve compreender qual é a melhor forma de pagamento para esse cliente, assim como os seus problemas (pensando em como sua empresa pode trazer a solução). 

2. Audience persona

No cenário digital é muito importante que as empresas invistam na interação com os usuários. 

Só que muitas vezes o comprador de uma empresa tem um perfil diferente do que a audiência das suas redes sociais.

Por isso, recomenda-se criar também uma audience persona com o objetivo de entender quais pessoas visitam suas páginas nas redes sociais e como é possível transformá-la em um cliente ou defensor da marca.

3. Proto persona

Esse tipo de estratégia é direcionada para o brainstorming da sua equipe, termo que representa uma reunião na qual existe uma “tempestade de ideias”, cuja finalidade é criar estratégias sobre um determinado tema. 

Nesse caso, existe uma avaliação de quem são os clientes da sua empresa para, assim, criar um protótipo inicial desse público para um desenvolvimento posterior, e melhor adequação dos produtos e serviços considerando esse cliente.

4Brand persona

Você sabia que a persona pode ser a sua empresa e não necessariamente uma pessoa externa? 

É muito importante investir na humanização da marca por meio de ações com os seus colaboradores (público interno) e desenvolver uma personalidade única para o negócio, encantando e criando identificação com clientes e demais stakeholders. 

Além disso, existe a possibilidade de mostrar como é sua companhia, trazendo uma visão de proximidade. 

Pode ser que ao longo da jornada sua empresa tenha mais de uma persona. 

Por isso, é essencial fazer esse alinhamento junto à equipe de marketing digital, criando os perfis mais adequados conforme os subnichos do negócio e desenvolvendo as melhores estratégias para a marca como um todo.

Texto desenvolvido por Ideal Marketing

 

 

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