Remarketing: Como utilizar essa técnica em sua empresa!

26 out 2022

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Remarketing é uma estratégia de marketing digital que faz com que os anúncios veiculados no Google Ads apareçam mais de uma vez para as pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse por determinado produto ou serviço.

As estratégias de marketing digital estão em alta e negócios do mundo todo já perceberam a necessidade de trabalhar com elas para divulgar seus produtos e serviços.

Existem ações voltadas para as mais diversas finalidades e podem ser usadas por empresas de todos os setores. Uma das mais trabalhadas pelas organizações é o remarketing porque ele tem foco nos leads que estão no fundo do funil.

Muitas pessoas acessam o site institucional e plataformas e-commerce por pura curiosidade, mas enquanto estão navegando, podem simplesmente se interessar por algum produto ou serviço e iniciar o processo de compra.

Mas assim como a marca consegue efetuar vendas, também ocorrem muitas desistências, assim como usuários que clicam em um anúncio por curiosidade, mas acabam não comprando.

O remarketing é voltado exatamente para essas pessoas, e neste artigo será apresentada qual a sua definição, quais são as vantagens que ele apresenta e de que maneira trabalhar com essa modalidade para os negócios digitais.

Entendendo o conceito de remarketing

Remarketing é uma estratégia que significa fazer marketing novamente para uma mesma pessoa. O propósito dessa ação é gerar impacto em alguém que, em algum momento, demonstrou interesse por um produto.

As campanhas podem ser por e-mail e ajudam a reativar consumidores da base para que eles executem uma ação. A companhia pode usar essa estratégia em diferentes situações, por exemplo, lembrar itens que foram esquecidos no carrinho.

Um fabricante de estrutura de metal para telhado também pode avisar sobre promoções e ações no site que possam interessar seus leads.

Vantagens do remarketing

Investir em remarketing traz uma série de benefícios para as empresas, e dentre aqueles que mais se destacam estão:

Manter a empresa na mente dos consumidores

Muitas coisas podem fazer os usuários navegarem em um site sem fazer uma conversão. Pode ser que estejam pesquisando um pouco mais sobre os produtos ou até mesmo estejam fazendo uma pesquisa de mercado.

Por falar nisso, de acordo com um levantamento realizado pela CMO da Adobe, cerca de 30% dos usuários costumam reagir de maneira positiva para anúncios redirecionados, e apenas 11% reagem negativamente.

Por meio dessa estratégia, a marca consegue lembrar as pessoas sobre um interesse anterior, e pode ser ainda mais eficiente ao fazer uma oferta especial.

Foco total nos anúncios

Essa estratégia segmenta usuários que realizaram ações que de alguma forma expressaram seu interesse por um produto ou serviço.

Uma empresa de controle de acesso são paulo pode criar listas de remarketing para casos específicos, como visitantes que colocaram alguma coisa no carrinho, mas por algum motivo não finalizaram a compra.

Uma estratégia muito comum é oferecer um desconto para esses usuários, de modo a influenciar sua decisão de compra. Com isso, o cliente em potencial terá incentivos de sobra para voltar ao site.

Economia de custos

Os anúncios dessa estratégia são opções econômicas, isso porque a marca vai trabalhar com pessoas que já demonstraram interesse no que ela oferece, por essa razão, não se trata de uma ação que começa do zero.

O custo total depende da estratégia geral de marketing, mesmo assim, é possível economizar. Uma forma de fazer isso é combinar o remarketing com a segmentação contextual.

Isso garante que o que está sendo apresentado aos clientes em potencial seja realmente relevante para eles e no momento certo.

Aumenta as conversões

Se o usuário encontrou o site ou aplicativo da empresa e teve contato com a marca, ela já superou uma parte importante para se conectar com essa pessoa.

Ao usar uma estratégia de remarketing, uma empresa de conserto de câmara terá mais chances de conquistar um novo cliente e fechar negócio.

Essa prática oferece incentivo suficiente para que as pessoas encontrem o que estavam buscando anteriormente. Algumas companhias conseguem aumentar suas taxas de conversão em 60%, e isso acontece por diferentes motivos.

São anúncios que lembram as pessoas sobre o produto, mas que levam os usuários para a página de onde eles saíram.

Supondo que a pessoa visualizou a página de preços pela última vez, é justamente para lá que ela será levada. Como resultado, a organização oferece uma experiência perfeita e favorável à conversão.

Amplia o alcance da marca

A metodologia também é ótima para aumentar o alcance da empresa, pois esse tipo de anúncio não se limita apenas à web. É possível alcançar pessoas que navegam em sites e aplicativos por meio de diferentes dispositivos.

Uma empresa de adesivo para envelopamento personalizado pode segmentar visitantes anteriores nas redes sociais, por meio de vídeos e anúncios gráficos, enquanto assistem outros conteúdos. A segmentação ocorre com base em informações como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Interesses.

 

Outra possibilidade é usar texto e imagens nos próprios anúncios de remarketing oferecidos pela rede de display do Google.

Como fazer remarketing nos negócios digitais

Para investir em uma estratégia de remarketing em sua loja virtual, a empresa precisa investir no seguinte passo a passo:

Analisar a loja

Para que a ação seja realmente bem-sucedida, é necessário se certificar de que as páginas de venda do e-commerce ajudam a fazer conversões.

Lembre-se de que os compradores em potencial visitam essas páginas com mais frequência e elas são responsáveis por gerar as vendas. Para fazer essa análise é possível usar ferramentas gratuitas como o Google Analytics.

Essa etapa é muito importante para fazer os ajustes necessários no site e reduzir o número de desistências. Uma empresa que vende peças para manutenção de persianas pode permitir que o usuário calcule o frete antes de finalizar a compra.

Segmentar as listas

O segundo passo é segmentar as listas para proporcionar uma experiência personalizada ao usuário, agrupando os consumidores com base em seus interesses e hábitos de compra.

Os anúncios serão cada vez mais personalizados e capazes de atrair as pessoas certas, por outro lado se a lista for muito genérica, como no caso dos produtos esportivos, eles ajudam a alavancar as vendas durante as promoções.

Inclua listas de visitantes ou compradores dentro de um período específico, geralmente de 7 a 30 dias. Ações com pessoas que visitaram o e-commerce nos últimos 7 dias possuem frequência mais constante do que as outras opções.

Fazer ofertas irresistíveis

Muitos consumidores desejam comprar os mais variados produtos em uma loja virtual, mas eles precisam de um pouco mais de tempo para considerar a compra.

Também existem aquelas que não estão certas se vão comprar ou não por conta do valor do produto ou do frete cobrado.

Assim como uma empresa de síndico profissional Belo Horizonte, uma boa ideia é enviar ofertas ou descontos para o produto pesquisado, pois isso aumenta ainda mais as chances de vendas.

A ação também ajuda a atrair clientes que não compram com a loja há um bom tempo, além dos descontos em datas comemorativas que também aumentam muito as conversões.

Combinar remarketing e retargeting

A combinação entre remarketing e retargeting é conhecida como remarketing dinâmico, e ajuda a aumentar as vendas porque tem como base o histórico de navegação do público.

É uma ação que ajuda a atrair novos clientes, mas também pode ser trabalhada para quem já comprou com o negócio.

É possível enviar um e-mail com o produto visualizado e reforçar a ação por meio de outro anúncio sobre o mesmo produto, considerando o dispositivo usado por quem está acessando.

Determinar a frequência dos anúncios

Uma loja que vende lombo defumado artesanal deve estabelecer a frequência dos anúncios para que a estratégia não passe despercebida e comprometa o planejamento financeiro, trazendo bons resultados para o e-commerce.

O excesso de anúncios pode provocar o efeito contrário e irritar o usuário, assim sendo, procure entender quem é o público-alvo e de que maneira essas pessoas reagem ao remarketing.

Outro ponto fundamental é entender o ciclo de compra do cliente, pois às vezes ele pode ser um pouco mais longo e estar aberto a receber mensagens com uma frequência um pouco maior.

Saber pausar a ação

Um erro muito comum é deixar o anúncio circular, mesmo depois que o cliente já fez a compra. Além de desperdiçar investimento, acaba comprometendo a experiência do usuário com a loja virtual.

Uma empresa de aluguel máquina lavar piso deve se concentrar na apresentação de produtos complementares e com valores distintos, assim, consegue manter o engajamento e aumentar o ticket médio.

Considerações finais

Perder uma oportunidade de venda para um cliente que demonstrou interesse pelos produtos e serviços é um erro, afinal, o remarketing está aí para recuperar esses compradores.

Por esse motivo, é importante que as empresas saibam como trabalhar essa estratégia da maneira correta, aumentando suas vendas, melhorando sua relação com o cliente e se sobressaindo dentro do mercado de atuação.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

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