Saiba como produzir um briefing

11 jan 2023

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Briefing é um documento usado para registrar todos os dados necessários para criar um projeto. O documento destaca informações importantes como objetivo, prazo, orçamento, entre outros dados necessários.

Para que uma agência possa prestar serviços para seus clientes, precisa adotar bons meios de comunicação para alcançar os objetivos. Mas isso só é possível por meio das melhores práticas e o briefing é uma delas.

O documento é essencial para alcançar termos claros e para garantir que o resultado do projeto seja satisfatório. É por meio desse documento que a organização vai registrar suas ideias iniciais, de maneira clara e aprofundada.

Para chegar a um bom resultado, é indispensável seguir parâmetros que ajudam a construir o briefing do jeito certo. Todos os profissionais envolvidos no projeto poderão acompanhar suas etapas, o que foi feito e o que precisa ser realizado.

Mas antes de pegar um papel e escrever qualquer coisa, primeiro é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto e assim trabalhar com a ferramenta.

Para esclarecer todas as dúvidas, este artigo vai explicar a definição de briefing, importância de aplicá-lo na organização dos projetos e como produzi-lo.

O que é briefing?

Briefing nada mais é do que um documento que serve como guia para a execução de um projeto, reunindo, para isso, todas as informações necessárias como:

  • Dados da empresa;
  • Mercado em que atua;
  • Público-alvo;
  • Objetivos com o projeto.

Esse documento ajuda a equipe a clarear seu direcionamento no que diz respeito à realização dos trabalhos e seus planos de ação.

O documento é redigido de maneira sucinta e objetiva, visto que deve servir como material de consulta, embasando as estratégias e as tomadas de decisão.

O briefing de marketing elaborado por uma agência para uma empresa de perfuração de concreto segue todas as diretrizes necessárias, descrevendo todo o trabalho que será realizado, podendo ser endereçado para a agência de publicidade.

Como aplicar o briefing aos projetos?

Para aplicar o briefing ao projeto, primeiro é necessário fazer uma descrição do negócio, considerando os pontos fortes e fracos da empresa. Com isso, fica mais fácil definir em quais áreas focar para o sucesso do projeto.

A agência precisa obter o máximo de informações sobre a organização, como data de criação, seu objetivo, número de clientes que possui atualmente, produtos e serviços que mais vende, entre outros dados.

Outro ponto crucial é saber quem é o público-alvo que a marca deseja impactar, visto que essas pessoas serão o foco para realizar uma venda e garantir o sucesso da campanha.

Para isso, é necessário construir a persona, um personagem semi fictício que representa todas as características do cliente ideal e anexar ao briefing para aprofundar as informações necessárias.

A persona de uma empresa de içamento de móveis precisa de informações completas como idade, gênero, renda, localização, estilo de vida, formação, profissão, interesses, problemas e por aí vai.

O briefing também precisa descrever o problema que o produto resolve, como os clientes se sentem em relação à solução e qualquer informação necessária para enriquecer o projeto.

Também é muito importante ter um orçamento para compreender o quanto a empresa pode gastar com suas campanhas e projetos, algo fundamental que deve ser descrito no briefing para ter uma estimativa dos gastos.

Para incluir essa informação, é necessário mapear as despesas e compará-las com as estratégias passadas, sempre lembrando de se certificar de fornecer margem relacionada às despesas e riscos.

Outro ponto elementar são as prioridades da, perguntando, por exemplo, porque a campanha é benéfica, como ela vai aumentar a produtividade da marca, o objetivo geral da campanha, os riscos associados, o que ela vai comunicar, entre outros.

Com os insights do negócio em mente, fica mais fácil desenvolver uma estratégia que traga bons resultados, assim sendo, é necessário ser claro na hora de descrever o objetivo da campanha.

Supondo que a agência esteja criando um projeto para uma empresa de rosca transportadora de ração, também deve determinar qual será a estratégia da campanha, incluindo detalhes sobre como alcançar o objetivo.

A sessão deve apresentar os temas gerais, tom de voz da campanha e canais onde será divulgada. Trata-se da parte mais importante do briefing, então precisa estar completa e alinhada aos desejos de quem contratou os serviços.

Depois é o momento de fazer o cronograma e ele vai definir as datas em que a campanha será divulgada. Supondo que a estratégia seja para o Natal, é fundamental contar com um processo de estruturação, desenvolvido antecipadamente.

Por fim, o briefing deve determinar de que maneira os resultados serão mensurados. É necessário entender como será medido o sucesso do projeto, se os resultados são quantificáveis, entre outras aplicações.

Como produzir um bom briefing?

Seja para criar uma campanha para um fabricante de bateria cral 60 amperes ou qualquer outro tipo de empresa, é fundamental saber criar o briefing. Dentre os elementos indispensáveis estão:

Histórico da empresa

É necessário contar toda a história da empresa, desde sua fundação, passando pelos sócios, conflitos, número de funcionários, fotos, mudanças de rumo estratégico, cases de sucesso, conflitos e por aí vai.

É muito importante falar sobre questões subjetivas, explicando um pouco mais sobre a marca, suas estratégias de branding, assim o conceito, entre outras questões pertinentes.

Stakeholders

As campanhas podem ser internas ou externas, ou seja, voltadas para o público interno (colaboradores) ou público externo (consumidores). Com base nisso, é fundamental explicar quem são os stakeholders da corporação.

Stakeholders são todos os indivíduos envolvidos com a empresa de alguma forma, como no caso de clientes, funcionários, investidores, parceiros e fornecedores.

É com base nessas informações que a agência vai conseguir transmitir o valor das soluções oferecidas pela empresa.

Fazer uma pesquisa de mercado

Criar uma boa campanha para uma empresa de transporte residencial exige uma pesquisa de satisfação, tamanho de mercado, interesse e outros assuntos pertinentes.

Se a agência fizer um bom monitoramento das redes sociais, vai encontrar excelentes dados por meio delas. Também é interessante conversar com os vendedores porque eles possuem uma percepção.

Com base nisso, se a companhia não tem o hábito de fazer pesquisa, as informações trazidas pelos vendedores podem ajudar. O ideal é sempre documentar qual é a impressão por parte dos clientes em relação aos produtos e serviços.

Analisar a concorrência

É necessário criar uma lista de concorrentes e listar em tópicos o que é relevante para o mercado. Nesse processo, é imprescindível ser imparcial e assertivo, visto que ninguém gosta de falar sobre os concorrentes e a tendência é ser muito crítico.

Não se deve esquecer sobre os rumores de mercado que podem levar a ideias equivocadas sobre a realidade.

Fazer o benchmarking

Para que a campanha de um fabricante de bateria estacionária 70 amperes seja um grande sucesso, é necessário investir em benchmarking. Essa estratégia mostra as boas práticas dos concorrentes que podem ser aplicadas ao negócio.

Com a internet, ficou muito mais fácil encontrar essas informações e aproveitar todos os benefícios que elas podem trazer.

Realizar a inserção de informações estratégicas

É necessário mostrar a missão e a visão da empresa, a definição do negócio, fazer uma análise SWOT e entender o que o negócio realmente vende.

Uma pessoa que compra um carro popular está adquirindo a possibilidade de locomoção, mas aquele que compra um modelo importado quer levar mais do que isso.

Na hora de criar as campanhas de um fabricante de rack para servidor pequeno, é essencial explicar os movimentos do negócio, como atingir determinada região de vendas, como lançar o novo produto, entre outras práticas.

Não é necessário fazer um planejamento estratégico completo, mas incluir as informações necessárias para orientar o rumo que deve ser seguido.

Detalhar a comunicação

Vários canais podem ser usados para estabelecer a comunicação do negócio, como site, redes sociais, plano de mídia, promoções, publicidade, entre outras ações.

É interessante contar de que forma a empresa gosta de se relacionar com a agência e tudo isso pode ser feito por e-mail, a distância ou com reuniões semanais.

O projeto para um fabricante de mesa de passar industrial pode falar um pouco sobre o processo, como as aprovações ocorrem, porque determinado trabalho é feito internamente, entre outros.

Considerações finais

Além das informações mostradas anteriormente, é interessante que o briefing determine os objetivos que o negócio pretende alcançar, o budget disponível, além dos prazos e cronogramas.

Tudo isso vai orientar o trabalho da equipe e permitir criar uma campanha de sucesso para o cliente, independentemente de seu segmento de atuação.

O briefing é um documento essencial para qualquer agência, pois só assim vai organizar os trabalhos e ajudar a empresa a alcançar seus propósitos comerciais.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

 

 

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