Topo de funil: o que é e como criar conteúdo para ele?

10 ago 2022

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Introdução sobre topo de funil

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Atualmente, essa é uma das estratégias mais utilizadas do marketing digital, por ser um investimento barato que pode gerar muito retorno para pequenas, médias e até grandes empresas. 

Isso porque, o marketing de conteúdo utiliza estratégias para fazer com que o cliente chegue até a companhia, poupando assim os esforços da empresa em conseguir chegar ou impactar o seu consumidor. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo é capaz de utilizar os interesses das pessoas, suas próprias vontades e anseios como uma espécie de isca. Além disso, ainda por cima, é possível integrar essa estratégia com outras ferramentas, como por exemplo um sistema crm

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre marketing digital, gostou das informações e quer saber um pouco mais, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a sua prática, benefícios e desafios, para que consiga aplicar em sua companhia e assim atingir sucesso no mercado. 

Quais os estágios do funil?

O primeiro ponto que você precisa saber é que a principal ferramenta do marketing de conteúdo é justamente pipeline de vendas ou funil de vendas.

Esse, por sua vez, nada mais é do que um caminho que o cliente faz, desde a sua descoberta do conteúdo, até a compra e o pós-compra.

Dessa forma, esse funil possui etapas e fases por onde os clientes vão passando. Elas são:

  • Topo do funil (primeiro contato);
  • Meio do funil (criação de oportunidades e leads);
  • Final do funil (vendas);
  • Pós-vendas. 

Em suma, é possível afirmar que cada uma dessas etapas tem a sua importância e relevância para a conclusão bem sucedida de todo o projeto de modo que a companhia possa atingir seus objetivos e assim conseguir, por exemplo, mais clientes e maior número de vendas, questão que também pode ser alcançada através de um crm grátis.

O que é topo de funil?

Apesar de todas as etapas terem a sua relevância, o topo do funil, de certa forma, precisa ser encarado de forma especial, uma vez que é justamente por lá que as pessoas vão entrar nessa experiência e, afinal de contas, quem não passa no topo do funil, jamais chegará ao final, local onde é realizado a compra de fato. 

Assim, é importante usar ferramentas como o crm vendas e se aprofundar no perfil de seu público-alvo de forma a construir um conteúdo com informações e sobretudo, com um tema que seja considerado relevante para sua persona. 

Vale lembrar que o centro dessa estratégia é justamente usar os interesses de seus clientes como isca, fazendo com que o seu papel seja apenas realizar um bom conteúdo, que possa se destacar entre os outros, para que ao pesquisar, seu cliente possa encontrá-lo. 

Produção de conteúdo para o todo do funil na prática

Apesar de poder apresentar algumas dificuldades, em geral, é possível se especializar e refinar cada vez mais o seu produto, para então ele conseguir alcançar seu objetivo de não só atrair o cliente, como também direcioná-los às próximas etapas do funil de vendas, muitas vezes podendo contar com a ajuda de ferramentas como o crm online grátis.

Portanto, confira a seguir algumas dicas de como produzir o conteúdo de topo de funil, que é tão importante para toda a estratégia, e entenda como driblar as possíveis dificuldades. 

  1. Conteúdo acessível em várias plataformas 

A primeira dica consiste no fato de que o conteúdo criado precisa atrair o cliente. Portanto, é importante que este seja um conteúdo acessível em diversas plataformas, pois a ideia central é que o topo do funil receba uma grande quantidade de clientes, que não conhecem muito sobre o que você tem a oferecer. 

  1. Clareza e simplicidade

Em segundo lugar, assim como o conteúdo deve estar acessível em qualquer plataforma, ele precisa estar compreensivo para o seu público-alvo, uma vez que além de atrair, esse conteúdo também terá que prender esse cliente e direcioná-lo às outras partes do funil, para que assim você consiga completar com sucesso a sua estratégia. 

  1. Não cite a sua empresa

Por último, mas não menos importante, apesar de ser um conteúdo que irá direcionar seu público de alguma forma a sua companhia, não é interessante citar diretamente sua empresa.

Isso porque nessa fase, a pessoa ainda está conhecendo o seu trabalho e qualquer menção à sua empresa, pode fazer o usuário desistir por achar que é propaganda.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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