Tráfego Pago X Tráfego Orgânico: Entenda a Diferença

No mundo do marketing digital, os tipos de tráfego são grandes apostas na hora de atrair mais visitantes para um site ou blog e aumentar as chances de gerar leads e clientes.

Mas, com orçamentos apertados, nem sempre é possível investir de diferentes formas para atrair pessoas.

Isso pode te obrigar a priorizar um deles ou redistribuir os valores de acordo com a relevância de cada um.

Neste texto, você encontra informações detalhadas sobre tráfego pago e tráfego orgânico, incluindo benefícios, canais e como melhorar o desempenho do site por meio deles.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico corresponde aos visitantes que chegam organicamente como exemplo, a um site ou blog sobre desinfetantes hospitalares após terem encontrado uma de suas páginas, por exemplo, por meio de uma pesquisa orgânica no Google.

Isso significa que os leads não vêm de publicidade ou compra de listas de contatos e e-mails.

O tráfego orgânico não requer investimento direto por visitante ou lead, pois capta a atenção ao fornecer conteúdo que responde a uma pergunta ou resolve um problema, tópicos de interesse público, destacando uma palavra-chave específica.

Como melhorar o tráfego orgânico?

Um bom tráfego orgânico geralmente é resultado de uma combinação de conhecimento do público-alvo, conteúdo de qualidade e fatores de otimização (SEO). 

Para saber o que abordar, comece construindo a persona em algum ramo e traçando a jornada do cliente, que é o caminho que eles normalmente percorrem para fechar negócios como uma financiadora de carros

Depois de selecionar os tópicos de interesse, use o planejador para ajudá-lo a escolher as melhores palavras-chave e direcionar mais tráfego. 

Juntamente com essas estratégias relevantes de criação de conteúdo, lembre-se das práticas de SEO, que são:

  • Site responsivo;
  • Carregamento rápido de página;
  • Design responsivo;
  • Boa navegabilidade.

O uso do marketing de conteúdo para entregar material de qualidade também é primordial, seja em redes sociais, grupos privados, newsletters ou e-mail marketing. 

Outra boa opção é fazer parceria com as principais agências do seu nicho, criando guest posts para que elas mencionem seu site ou blog.

Quais são os benefícios do tráfego orgânico?

Existem muitos benefícios de se apostar no tráfego orgânico, começando pelos lucros.

Essencialmente, você precisará investir em seu próprio site e conteúdo para melhorar o ranking do Google. Veja abaixo mais vantagens desta tática.

Relevância

Ao pesquisar uma palavra-chave, você pode notar resultados marcados como “Anúncios”. Eles são usados ​​para obter tráfego pago.

Embora apareçam no topo da página, estão ali com o propósito de vender algo. Por outro lado, os resultados orgânicos conquistam espaço por causa de boas práticas, tornando-os mais relevantes para os usuários.

Longevidade

Conteúdo patrocinado ou pago funcionará enquanto houver créditos de campanha. Quando o dinheiro acabar, a página não aparecerá mais com destaque nas pesquisas dos usuários, enquanto anúncio.

O tráfego orgânico ainda funciona porque não depende desse “patrocínio” para ser encontrado. Você pode acessar uma postagem otimizada sobre fritadeira a gás facilmente depois de dias, meses ou até anos, conforme a adequação às normas do algoritmo (e relevância para o tema).

O importante é que os responsáveis por ela continuem trabalhando no SEO e investindo em marketing de conteúdo.

Relacionamento com os clientes

Se a ideia é atingir e engajar o público, vale a pena colocar seu coração e alma na construção de conteúdos que sejam interessantes para ele.

Não é por acaso que materiais desse tipo aumentam o tráfego orgânico de um website: eles fornecem informações que são procuradas especificamente pelo público-alvo.

O mesmo não pode ser dito para o tráfego pago, que normalmente direciona as pessoas para uma landing page para aumentar seu alcance.

Não há problema em apresentar uma caixa de presente personalizada diretamente. No entanto, essa estratégia não permite a construção de uma relação duradoura com o consumidor.

Quais canais de tráfego orgânico utilizar?

Existem diferentes canais de tráfego orgânico, cada um com suas características. Conheça os principais nos tópicos abaixo.

Blogs e sites

Estes são os endereços oficiais para armazenar informações sobre o seu negócio, contatos e conteúdos elaborados para potenciais clientes.

Para obter alto tráfego orgânico em blogs e sites, é fundamental desenvolver postagens que sejam procuradas pelos usuários.

Elas precisam ser relacionadas ao seu campo de atuação e acrescentar conhecimento ao público.

Para facilitar o avanço para as próximas etapas do funil de vendas, você também deve criar materiais ricos como e-books, infográficos e cursos em vídeo, solicitando aos visitantes que deixem seu e-mail para liberar o acesso aos materiais.

Facebook e Instagram

As duas maiores redes sociais oferecem oportunidades de tráfego orgânico, permitindo inserir links em publicações e espaços como a bio do Instagram.

São ótimos lugares para compartilhar posts de blogs. Aproveite também para pedir sugestões aos seus seguidores e use as perguntas como inspiração para postagens no blog/site e nas próprias fanpages.

Como medir o tráfego orgânico?

Ferramentas como o Google Search Console ajudam você a medir a eficácia de suas estratégias de tráfego orgânico, dando dicas de como melhorar suas ações.

A dica é estabelecer uma ou mais métricas-chave para seus objetivos, que serão rastreadas para mensurar os resultados.

Por exemplo, se você deseja aumentar seu tráfego em 30% nos próximos três meses, você pode ver o número total de visitas ao site e a proporção de novos visitantes para visitantes recorrentes.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é o tráfego que exige um investimento direto, ou seja, onde você paga para aparecer em determinados espaços.

Um dos formatos mais populares de tráfego pago é a publicidade nas páginas de busca do Google, mas outros lugares também oferecem opções de publicidade nesse modelo.

O processo por trás do tráfego pago é simples: você escolhe uma palavra-chave e paga para que ela seja adicionada à parte superior ou inferior da primeira página de pesquisa, dando a você bastante visibilidade.

Como melhorar o tráfego pago

Enquanto o tráfego orgânico depende de uma estratégia de médio a longo prazo, o tráfego pago serve para direcionar conteúdos.

O investimento direto deve, portanto, ser feito de forma inteligente, com base em uma estratégia de marketing, urgência, prioridades e orçamento existente.

Caso contrário, os interesses de serviços como manutenção de elevadores podem ser comprometidos, bem como o lucro.

Além disso, é preciso ficar atento aos canais mais adequados para atingir o seu público-alvo. Eles podem ser pouco ativos em algumas e muito ativos em outras.

O ideal é considerar as características particulares desses canais ao elaborar sua mensagem promocional.

Quais são os benefícios do tráfego pago?

Esse método costuma ser muito importante, principalmente para campanhas de lançamento, projetos recorrentes e novos negócios entrando no mercado.

A seguir vamos explorar as principais vantagens de investir em tráfego pago.

Mais alcance

Se a meta é expandir a presença de uma assessoria contábil no mercado ou construir reconhecimento de marca, o tráfego pago é uma boa escolha.

Ele permite que seus anúncios alcancem mais pessoas do que os anúncios orgânicos.

Resultados mais rápidos

Uma boa estratégia de tráfego orgânico é essencial para construir uma imagem positiva junto ao público, mas leva vários meses para mostrar resultados.

O formato pago permite que mais pessoas vejam seu anúncio assim que a campanha for ao ar, tornando-o uma escolha segura para promover eventos, cursos e projetos de curta duração.

Flexibilidade

Você pode direcionar o tráfego pago usando modelos flexíveis e segmentáveis ​​para atingir uma área, faixa etária, sexo e uso específico do perfil do consumidor.

Você também pode escolher entre pelo menos dois métodos principais de contratação de anúncios: o CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mil impressões).

No CPC a empresa paga pelo número de visitas a um site ou blog. No CPM, você paga pelo número de pessoas que veem seu anúncio, independentemente de clicarem nele ou não.

Quais canais de tráfego pago utilizar?

Há uma série de plataformas especializadas em tráfego pago na internet. Confira as principais a seguir.

Google Ads

É a ferramenta do Google que avalia palavras-chave, organiza leilões e oferece suporte à publicidade em resultados de pesquisas orgânicas.

Possui opções de segmentação de público de acordo com localização, renda, origem de tráfego e muito mais.

Facebook Ads

Essa rede social também possui um poderoso mecanismo de segmentação, permitindo formatos como posts patrocinados para aumentar os seguidores.

LinkedIn Ads

A maior rede profissional do mundo também tem espaço para atrair tráfego pago. O LinkedIn Ads é altamente personalizável e recomendado para promover negócios B2B, como venda de chaves de segurança.

Como medir o tráfego pago?

A mensuração de tráfego pago exige que você defina métricas relevantes para verificar se as campanhas estão atingindo os objetivos previstos.

Em geral, as ferramentas de publicação de anúncios fornecem as métricas necessárias para medir a eficácia das práticas de serviços de aluguel de empilhadeira.

Em todos os casos, é importante acompanhar as taxas de cliques e as taxas de conversão, pois elas indicam se sua mensagem é percebida como interessante e, portanto, se atrai potenciais clientes ou não.

Conclusão

O dilema entre tráfego pago e orgânico ocorre frequentemente para quem deseja expandir sua presença na Internet e, ao mesmo tempo, construir seu relacionamento com os clientes.

Esperamos que esse material tenha mostrado a importância das duas opções, que devem se complementar para fortalecer as estratégias de marketing digital no curto e no longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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