Saiba como um blog pode ajudar suas estratégias de marketing digital

19 out 2021

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Saber capturar a atenção das pessoas é o grande segredo do marketing digital. Há várias formas de fazer isso e investir em um blog é uma das mais interessantes.

A questão é que, hoje em dia, não basta apenas elaborar publicidades atrativas. É preciso oferecer conteúdo realmente qualificado.

A inclusão digital fez com que os consumidores se tornassem ainda mais exigentes. Afinal, tendo acesso ao Google, as pessoas podem pesquisar preços rapidamente e novos materiais que melhor atendam suas necessidades diretamente do conforto de casa.

Com esse cenário em vista, as empresas têm que possuir a capacidade de estudar os interesses da base de clientes e atendê-los à altura.

Leia o texto a seguir para entender como e porquê um blog pode ser um caminho excelente para atingir as expectativas e interesses do negócio.

Blog: O que é isso?

O formato “blog” se tornou febre já no início da internet. O termo é originado da junção de “web” e “log”, que pode ser traduzido como diário de rede.

A princípio o conteúdo girava em torno de posts pessoais, nos quais os usuários contavam sobre o dia a dia deles e podiam se comunicar com outras pessoas através da seção de comentários.

Com o decorrer do tempo, as empresas começaram a notar que os blogs também estavam sendo usados para emitir opiniões sobre produtos.

Ou seja, os usuários usavam os blogs para obter feedbacks sobre a camara fria expositora antes de adquiri-la, por exemplo.

A partir daí, nos anos 2000, as marcas começaram a investir nesse nicho. Hoje em dia, duas décadas depois, os blogs profissionais estão totalmente consolidados, como um formato bem sucedido de levar conteúdo qualificado para o consumidor.

É parte integrante da estratégia focada em agregar valor à vida do cliente por meio de outros canais, além das ofertas tradicionais. Inclusive, há um termo que designa essa prática: marketing de conteúdo. 

Continue lendo para compreender a importância de um blog para a divulgação virtual de loja de peças de bicicleta, entre outros empreendimentos.

Por que blogs são importantes para o marketing digital?

O primeiro ponto que você deve levar em consideração na hora de iniciar uma estratégia de marketing digital é saber como conseguir visibilidade na web.

Basta uma pesquisa comum para que o Google mostre centenas ou milhares de resultados de uma vez só.

Nessa dinâmica é importante que o resultado da sua empresa de plástico bolha apareça primeiro nos resultados de busca do que o concorrente.

A criação de um blog tem o poder de auxiliar muito no posicionamento, pois o Google passa a identificar características desejáveis como:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Design responsivo e funcional;
  • Uso de palavras-chaves;
  • Boa taxa de cliques.

A partir disso, já é possível começar a entender a importância dos blogs. Contudo, confira nos tópicos que vêm a seguir outros aspectos favorecidos pela adesão de uma estratégia que conte com o blog.

1 – Autoridade

A academia que produz posts instrutivos sobre treino funcional para emagrecer iniciantes demonstra mais conhecimento e profissionalismo.

Não há nada mais eficiente para manter a base de clientes plenamente informada sobre os serviços que são oferecidos.

O resultado a médio e longo prazo é se transformar em uma referência notória para os usuários interessados.

A credibilidade e a autoridade do negócio crescem e, junto com elas, as taxas de conversão.

2 – Público mais qualificado

Um blog corporativo é a chance que os vendedores de equipamentos e acessórios de movimentação de cargas têm de educar o público sobre o negócio.

O acesso a informações de qualidade é um dos fatores mais influentes durante a decisão de compra de um lead.

Aproveite a sede por informação para promover a marca da melhor maneira possível. Como apontamos no início, estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca é essencial, e um blog é o caminho para isso.

3 – Dinamização do ciclo de vendas

Nem sempre um usuário está suficientemente preparado para uma compra no primeiro contato dele com piso para frigorífico.

Mas isso não quer dizer que a empresa tenha que desistir dele, pelo contrário. Quem mantém um blog atualizado com frequência tem o poder de atrair a atenção de um possível consumidor ao longo do tempo.

Sendo assim, mesmo que um certo seguidor ainda não tenha feito nenhuma compra, ele continuará tendo acesso aos posts.

É essa dinâmica que aumenta as chances de conquistá-lo aos poucos. Então, quando ele estiver no momento certo, a compra vai ocorrer.

Inclusive, esse fenômeno promove uma dinamização muito bem-vinda de todo o ciclo de vendas.

4 – Resultados permanentes

Mesmo que o blog da câmara frigorífica fabricante em sp fique inativo, os posts antigos permanecerão no ar.

O que significa que a qualidade do posicionamento deles vai continuar influenciando a relevância da empresa na internet.

É um modelo diferente daquele que se observa nos anúncios digitais, que dependem de um investimento contínuo para seguir gerando resultados.

Se o blog continua online, a geração de tráfego não vai parar, muito pelo contrário. Desse modo, a empresa conquista acessos gratuitamente.

Dicas para ter um blog corporativo

Os benefícios da criação de blogs focados em marketing digital são variados. No entanto, é preciso se atentar a alguns parâmetros para que a estratégia funcione.

Para isso, separamos dicas importantes a respeito da qualidade e da eficiência da divulgação de um blog.

Acompanhe os tópicos abaixo e descubra o que você precisa saber para alavancar de vez o seu negócio na web.

1 – Conheça as regras de SEO

As regras de otimização para mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês) servem para desenvolver conteúdos relevantes de acordo com os algoritmos do Google, Yahoo! e afins.

Não basta elaborar um post completo sobre montagem de câmara fria preço. É necessário otimizá-lo para que ele alcance um público maior.

Entre os aspectos avaliados para definir a relevância de um conteúdo, estão:

  • Tamanho do texto;
  • Título atrativo e verdadeiro;
  • Elaborar meta-descrição;
  • Inserir texto alternativo nas imagens do post.

Essas não são as únicas regras de SEO, mas são algumas das principais características levadas em consideração. Deste modo, procure saber mais sobre o assunto para otimizar os posts do seu blog.

2 – Crie conteúdo interativo

A redação dos textos do blog precisa motivar os leitores a consumirem e interagirem com o conteúdo.

O primeiro passo para garantir que isso ocorra é conhecer o perfil do público que a empresa está buscando atingir.

Informações como classe social, idade, interesses e hobbies são altamente influentes na definição da linguagem que deve ser adotada.

O uso de recursos complementares, como imagens e vídeos, também está incluído nessa dica.

Em outras palavras, crie um conteúdo suficientemente interessante para manter a atenção dos visitantes.

3 – Use formatos variados

Para que o blog tenha boas taxas de acesso, é interessante apostar em mais de um formato.

As principais plataformas oferecem a função de separar os textos por seções.

No caso de um blog profissional, é pertinente ter seções como tutoriais, entrevistas e guest posts.

Os tutoriais servem para ensinar algo novo ao cliente, referente a um produto específico, ou não. Além disso, entrevistas podem ser realizadas e trazer personalidades interessantes para o público.

Já os guests posts são postagens feitas por empresas parceiras convidadas. Esse tipo de contribuição atrai mais leitores e traz mais relevância para o blog, visto que demonstra ao Google que diversos canais estão referenciando o seu site.

4 – Faça títulos atraentes

O título é a porta de entrada para qualquer tipo de conteúdo. Se o título não for convincente, o clique não virá.

Um bom título é aquele que desperta a curiosidade do usuário com poucas palavras. Assim, ele precisa destacar o objetivo do texto logo de cara, mas sem entregar o conteúdo inteiramente.

É adequado usar adjetivos que inspiram interesse. Não se esqueça de empregar palavras-chaves.

A extensão do título também precisa ser bem pensada: não é recomendável que ele passe de duas linhas.

5 – Acompanhe os resultados

Um plano de comunicação precisa ser constantemente monitorado. A recepção do público é o que determina o que será alterado e o que será mantido ao longo do tempo.

Existem várias ferramentas virtuais destinadas para essa prática. Plataformas como Google Analytics, SEMRush, Majestic SEO e Stage Analyzer servem para mensurar os resultados de posts, entre outras funções.

Por meio delas a equipe de marketing digital pode conferir métricas como:

  • Origem do tráfego;
  • Tempo de permanência na página;
  • Tempo de carregamento da página;
  • Taxa de cliques;
  • Ações realizadas na página.

A abrangência de dados dessas ferramentas faz com que elas sejam aliadas importantes nas estratégias de marketing digital.

Elas representam um apoio imprescindível aos profissionais da área, pois, tendo acesso a informações como as listadas acima, as equipes podem evoluir constantemente e com segurança.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já está completamente ciente da importância de investir em um blog profissional e como fazer isso com qualidade.

Afinal, o consagrado formato, que vem desde os primórdios da internet como conhecemos hoje, é essencial para conferir identidade e autoridade às marcas.

Deste modo, para alcançar o sucesso, encontrando potenciais clientes para uma marca – por exemplo  -, basta seguir as dicas do texto para dar forma a um plano de marketing de conteúdo de alto nível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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