3 estratégias de SEO para as suas redes sociais

Introdução sobre as 3 estratégias de SEO para as suas redes sociais

Para se destacar na internet, as empresas precisam utilizar estratégias de SEO marketing que contribuam com a visibilidade e, consequentemente, com o sucesso do negócio. O SEO, por exemplo, ajuda na otimização de páginas, melhorando o tráfego e contribuindo positivamente no marketing digital da marca.

Conhecer o conceito de SEO, a importância, benefícios e principais estratégias são maneiras de implementá-lo no seu negócio e conseguir ótimos resultados.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e métodos de otimização das páginas na web, considerando principalmente os blogs e sites.

As ações são aplicadas visando melhorar o posicionamento orgânico nos buscadores, como Bing, Google, Yahoo, entre outros, e gerar tráfego qualificado, ajudando na construção de autoridade no digital.

Isso é necessário porque, diariamente, várias pesquisas são feitas nesses canais, principalmente o Google (um dos buscadores mais utilizados). 

A cada busca, o Google – e outros buscadores – procuram organizar os conteúdos em uma espécie de ranking que oferece as melhores respostas conforme as pesquisas realizadas.

Isto posto, cada pesquisa realizada significa uma chance da sua empresa de planejamento sucessório familiar oferecer a melhor resposta para o que os usuários procuram.

Deste modo, a sua marca pode ter mais chances de conquistar mais cliques e visibilidade, recebendo mais tráfego orgânico e, assim, tendo ótimos resultados com a presença online.

O que são os motores de busca?

Os motores de busca são sistemas constituídos por vários algoritmos que conseguem rastrear, indexar e rankear os conteúdos presentes na web. Assim, conseguem exibi-los ordenadamente nas pesquisas feitas pelos usuários.

Quando se fala dos buscadores, a referência não é apenas ao Google, mas também a outros mecanismos como: Yahoo, Bing, Baidu, entre outros. 

Além disso, plataformas como o Pinterest e Youtube, por exemplo, podem ser considerados mecanismos de busca, já que os usuários buscam por materiais e referências nessas plataformas.

No entanto, o Google se destaca entre todos no mercado de buscas.

Algo importante e que os empreendedores devem saber é que cada mecanismo de busca possui seus critérios de ranqueamento e modo de operação. 

Apesar disso, de modo geral, o objetivo final é oferecer as melhores respostas para as buscas dos usuários.

Como funcionam?

Os motores de busca funcionam basicamente em três etapas: rastreamento, indexação e ranqueamento.

Primeiramente, os robôs rastreiam todo o conteúdo web. Eles seguem o caminho que os links indicam, buscando sempre atualizações e novas páginas.

Após o rastreamento, as páginas são indexadas, ou seja, vão diretamente para o índice do buscador, um espaço que funciona como uma espécie de biblioteca de conteúdos.

Neste lugar, as páginas ficam organizadas conforme as informações obtidas no rastreamento, que pode ser de acordo com as palavras-chave e o tempo de carregamento.

Os procedimentos de rastreamento e indexação acontecem o tempo todo. Os robôs estão sempre em ação para encontrar e organizar os melhores conteúdos, mas a ordem de exibição é definida no momento do ranqueamento.

O processo de ranqueamento acontece a cada pesquisa que um usuário realiza, seja a respeito de uma abertura de empresa Simples Nacional ou de outros assuntos. É neste momento que todos os esforços e técnicas de SEO se concentram.

Conforme as palavras-chave usadas durante a pesquisa, o Google e outros buscadores conseguem rapidamente encontrar os índices de busca das páginas que coincidem com termos que respondem às dúvidas das pessoas.

A classificação é feita pela melhor correspondência de palavras-chave, somada a vários fatores de rankeamento que juntos compõem o algoritmo de busca.

Tudo isso ajuda a proporcionar a melhor experiência aos usuários e assim melhorar o posicionamento das páginas nos buscadores.

Relação entre SEO e as redes sociais?

Ter uma estratégia multicanal é muito importante, seja para um escritório contábil São Paulo ou negócios em outras diferentes áreas, porque ajuda a estabelecer uma forte presença na internet e – com o tempo – se aproximar dos potenciais clientes.

Isto posto, as redes sociais são canais que não devem ser esquecidos, mesmo que o empreendimento tenha um site de grande alcance. Afinal, a presença do seu negócio nas redes sociais ajuda a:

  • Humanizar a marca;
  • Facilitar os processos de interação com o público;
  • Criar oportunidades;
  • Aumentar o engajamento e a audiência.

Com muitos benefícios, essa abordagem pode ser muito interessante para otimizar os conteúdos para os algoritmos das próprias plataformas, bem como o ranqueamento nas SERPs (Search Engine Results Page), em português, página de resultados.

O SEO age por meio de ações com palavras-chave específicas, que podem ser pesquisadas em planejadores de palavras-chave, e outros recursos de legibilidade dos conteúdos.

Mas, de modo geral, são elas que auxiliam no posicionamento e indexação adequada, além de chamarem a atenção nos conteúdos.

Para uma boa aplicação, podem ser distribuídas nos títulos, subtítulos, links da URLs, descrição dos anúncios e em diferentes partes do conteúdo e em várias plataformas como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Canais no Youtube;
  • Redes sociais.

As palavras-chave aumentam a vida longa das postagens por meio de comentários e curtidas, além de tornar possível o uso de links que aceleram a indexação de conteúdo.

Como utilizar o SEO nas redes sociais

As redes sociais geralmente possuem milhares de usuários utilizando-as recorrentemente. Isso significa que, para o negócio, há muitas oportunidades de negócio, afinal esses usuários podem ser potenciais clientes. 

Ao utilizar as técnicas de SEO, você pode alcançá-los adequadamente, aumentando as chances de capturar mais leads interessados.

Ao definir o público que a empresa quer conquistar, é necessário pesquisar os termos que são buscados com frequência. 

Assim é possível associar as palavras-chave mais adequadas com o produto ou serviço que as empresa de consultoria contábil oferece, por exemplo.

Outra dica interessante para o engajamento das pessoas nas redes sociais, atraindo mais leads, é o uso das hashtags. Com elas, é possível fazer pesquisas relacionadas às palavras-chave e assim conseguir bons resultados.

As redes sociais não contribuem diretamente no ranqueamento de SEO, mas os links compartilhados nas plataformas aumentam a visibilidade da marca e o tráfego. 

Deste modo, os links podem influenciar no SEO das seguintes formas:

  • Distribui conteúdo;
  • Aumenta o reconhecimento da marca;
  • Traz mais vida útil para os posts;
  • Melhora a reputação da marca;
  • Impulsiona a otimização para os mecanismos de pesquisa local;
  • Potencializa a visibilidade online;
  • Aumenta as oportunidades de link building. 

Estratégias para otimizar o SEO por meio das redes sociais

Após conhecer o que é o SEO, sua importância e relação com as redes sociais, é interessante saber algumas estratégias e práticas que ajudam a utilizar as redes para conseguir atingir seus objetivos de SEO.

 

1. Conquiste seguidores

O jeito de aumentar a autoridade do seu perfil ou página nas redes sociais é tendo um número considerável de seguidores.

Uma audiência com engajamento é algo positivo para os negócios das mais diversas áreas, como contabilidade fiscal e tributária, loja de roupas, serviços de limpeza, automação, etc.

Assim, o primeiro aspecto que toda empresa deve ter atenção é com a persona (representação do cliente ideal). Da mesma forma, é preciso saber quem e como encontrar o público ideal para o empreendimento. 

A partir disso, é possível trabalhar uma estratégia de conteúdo focado em chamar atenção das pessoas e assim convertê-las em uma base forte de seguidores.

Com o processo há a possibilidade de investir em ferramentas que ajudam a impulsionar as campanhas. Com o impulsionamento de um post específico você pode direcionar o conteúdo para o público certo e aumentar as chances de conversão.

 

2. Otimize o perfil

Um perfil bem estruturado é muito importante para o sucesso das estratégias para as redes sociais. Isto posto, é necessário verificar se a sua conta tem potencial para conquistar os visitantes.

É interessante utilizar uma boa foto de perfil, que represente bem a marca de consultoria de contabilidade, além de criar uma bio que mostra muito bem a empresa.

Apresentar uma identidade visual coerente em todos os canais é algo fundamental para o sucesso da marca. 

Deste modo, as mesmas cores e logo utilizados no Facebook devem estar no Instagram e nas outras redes também, bem como em todo material de comunicação.

No espaço da bio, inserir um link no perfil é uma dica interessante. Na maioria dos casos, as empresas utilizam links que direcionam o visitante até a página principal do website, mas isso pode ter variações conforme os objetivos da marca.

 

3. Otimização dos posts para as buscas

Um fator de muita importância para que os conteúdos sejam encontrados é a otimização dos posts para a busca, seja para as redes sociais ou mecanismos mais tradicionais.

Isso começa com os conteúdos para o seu blog de assessoria trabalhista, que precisa ser muito bem preparado para ser encontrado pelos robôs de busca.

Esse processo inclui o uso de palavras-chave, títulos, meta description, URLs e outros elementos de SEO on page, bem como as hashtags.

Além disso, o mais importante é criar uma experiência qualificada para os usuários, prezando sempre pelo tempo de carregamento das páginas e a escaneabilidade dos conteúdos.

Cada rede social possui seus recursos próprios que ajudam a ampliar o alcance das postagens. Portanto, aposte em conteúdos que sejam interativos e outras opções com grande potencial de gerar reações na audiência.

Focar na autenticidade e qualidade dos conteúdos, usar vídeos e imagens, motivar o compartilhamento de conteúdos, ser estratégico com os horários e volume de postagens são outras ações essenciais para uma boa estratégia de rede social.

Em todo caso, é preciso mensurar os resultados com frequência, de modo a identificar as ações que mais trazem resultado para a marca e melhorar os aspectos que não são tão efetivos.

Portanto, conhecer as estratégias de SEO que podem ser aliadas às redes sociais são maneiras das empresas de contabilidade gerencial e financeira e de outras áreas terem ótimos ganhos, aumentar a visibilidade e sucesso dos negócios.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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