Link Building: como essa estratégia pode ajudar na organização da sua empresa

Link building é uma estratégia que se resume em conquistar backlinks, que nada mais são do que links provenientes de outros sites e que apontam para o site da marca de maneira natural.

Se a fonte da menção for relevante na internet, a plataforma mencionada conquista mais popularidade e aumenta sua relevância para os mecanismos de busca. Como resultado, terá mais tráfego e conseguirá boas posições no ranqueamento.

Do ponto de vista de quem não conhece muito bem sobre o assunto, link building parece mais um emaranhado de links do que qualquer outra coisa, mas, na verdade, trata-se de uma estratégia muito simples.

Porém, as dúvidas em relação a ele acabam fazendo com que muitos negócios percam oportunidades de melhorar seu ranqueamento. A falta de conhecimento não deve ser motivo para evitar a estratégia.

Ter medo de fazer algo errado ou ser penalizado pelo Google são receios comuns, mas ao conhecer um pouco mais sobre essa prática, fica muito mais fácil empregá-la do jeito certo.

Neste artigo, será possível conhecer o conceito de link building, seus benefícios, a importância de trabalhar com ele e saber algumas dicas para colocar em prática.

Entenda o que é link building

Link building é um conjunto de ações que têm como objetivo conquistar links qualificados irrelevantes, provenientes de outras plataformas. Com isso, fica mais fácil aumentar a autoridade e a reputação perante os buscadores.

A qualidade do site é imprescindível para que ele seja bem posicionado nos resultados de pesquisa, e estar bem posicionado é necessário para atrair tráfego qualificado.

Os links têm um papel muito importante para os mecanismos de busca, visto que é por meio deles que uma página é encontrada e sua autoridade é definida.

Se uma oficina especializada em troca de câmbios recebe links de boa qualidade, sua classificação nos resultados de pesquisa será muito positiva.

Nessa razão, os negócios não devem valorizar a quantidade de links que apontam para o seu site, mas, sim, a qualidade deles.

Isso é algo que está diretamente relacionado com a autoridade de domínio, e quanto maior ela for, mais valiosa será a recomendação do site para os buscadores.

Outro ponto importante é que o site que está limpando o conteúdo precisa ter uma relação com a outra empresa. Por exemplo, uma loja de roupas esportivas pode mencionar uma escola de futebol ou uma academia.

É muito importante tomar cuidado com links de páginas que não têm nenhum tipo de relação com o conteúdo, pois isso, sim, pode desencadear penalidades por parte do Google.

Além disso, é fundamental ter domínios de boa referência, bem classificados e que possuam uma boa reputação, pois eles valorizam ainda mais a estratégia de link building.

Se um hospital respeitado menciona um lar para idosos com alzheimer, vai transferir um pouco de sua autoridade para essa empresa.

Benefícios do link building

O link building é uma das principais estratégias de SEO, e ao longo do tempo se mostra cada vez mais importante para que as empresas possam se destacar digitalmente. Ele também traz muitos outros benefícios, como:

  • Aumento do tráfego;
  • Mais conversões;
  • Notoriedade;
  • Autoridade;
  • Excelente custo-benefício.

 

Quando existe uma boa quantidade de links qualificados direcionados para o site, os resultados são muito melhores. Em outras palavras, o tráfego melhora consideravelmente.

Profissionais de marketing e empresas dos mais variados setores sabem que o tráfego é fundamental para seu sucesso, mas não é simples de ser alcançado.

É preciso lançar mão de algumas estratégias para alcançar visitantes, e mais do que alcançar essas pessoas é alcançar as pessoas certas.

A empresa precisa de visitantes qualificados e estes nada mais são do que usuários que possam se interessar por seus produtos e serviços.

Um laboratório de coleta de cabelo para exame toxicológico deve investir em link building para fazer com que seus clientes e potenciais clientes cheguem com mais facilidade.

E quanto mais pessoas chegarem até o site, maior será o número de conversão. A regra é muito simples: quanto mais pessoas qualificadas acessam o site, mais chances o negócio tem de convertê-las.

Embora o link building não garanta com certeza que as vendas vão aumentar, a marca nota um aumento de sua visibilidade e isso faz com que as conversões sejam mais numerosas.

Quanto mais links recebidos, maiores serão as chances de gerar vendas. Não se pode esquecer de que, assim como qualquer outra técnica focada nos buscadores, o link building pode estar associado à assessoria de imprensa digital.

Isso significa que o negócio pode aproveitar para divulgar informações que sejam interessantes para o público, como os aspectos positivos da marca.

Um fabricante de letreiro de loja em acrílico também pode fazer uma promoção, dar dicas de comportamento para os consumidores, dentre outras assuntos que sejam pertinentes para seu público e para seu mercado de atuação.

A estratégia é capaz de aumentar a autoridade de marca quando os links são provenientes de plataformas confiáveis e que também geram autoridade. Por isso, é muito importante ficar de olho em quem menciona seu negócio.

Por fim, o link building reduz os custos com marketing digital porque a empresa começa a receber tráfego orgânico de maneira natural, sem que para isso precise investir em estratégias pagas.

Importância do link building

O link building é um dos fatores de classificação usados pelo Google e estão diretamente relacionados ao posicionamento da página. Por essa razão, acaba se tornando um dos aspectos mais importantes para as estratégias de SEO.

Uma marca de bota ortopédica para criança deve investir nessa estratégia com cuidado para garantir o desempenho de todo o trabalho de otimização.

O foco sempre deve ser conseguir links naturais, provenientes de sites com boa reputação. Eles também precisam ser contínuos e gerar impactos na visibilidade do site perante o Google.

Outra coisa que influencia a autoridade da página é o local onde o link é inserido. Se ele estiver logo no início do conteúdo, terá mais valor do que aquele que está no rodapé da página ou na barra lateral.

Dicas para uma boa estratégia de link building

Existem algumas dicas que ajudam a criar uma boa estratégia de link building. Dentre as que mais se destacam, estão:

Ativos de marketing digital

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes para o link building, por isso, antes de tentar conquistá-los, é muito importante que os proprietários de outras plataformas gostem dos materiais publicados no seu site.

Uma empresa de reciclagem de equipamentos de informática vai agradar os visitantes com seus conteúdos e estimular o compartilhamento. Os ativos de marketing digital são linkáveis porque possuem um alto potencial de compartilhamento.

Alguns exemplos são os infográficos, conteúdos interativos, publicações com listas, guias completos e resultados de pesquisas.

Investir em guest post

Guest post é uma estratégia que consiste na criação de conteúdos como convidado para outro blog. Ou seja, uma marca produz material para outra que seja complementar aos seus serviços e possuam público parecido.

Os dois saem ganhando porque enquanto um recebe um conteúdo de qualidade e que aumenta o número de visitas, o outro recebe credibilidade e autoridade da plataforma.

Outra estratégia muito bem-vinda para o link building é o co-marketing. Neste caso, um restaurante de comida vegetariana delivery se une a outra empresa para criar materiais em parceria, como ferramentas e e-books.

Rejeitar backlinks duvidosos

Uma das premissas do link building é se certificar de que as menções são confiáveis e de boas fontes, por isso, a marca deve rejeitar backlinks de origem duvidosa. Plataformas sem qualidade podem prejudicar a classificação do seu site.

Se perceber que existe algum link indesejado, rejeite-o imediatamente, e a ferramenta usada para fazer isso é o Google Search Console, pois ela conta com um recurso específico para rejeitar backlinks.

Uma escola de aulas de voo só precisa inserir quais páginas e domínios devem ser rejeitados. O processo demora um pouco no início, mas ao longo do tempo, o Google deixa de considerá-los em sua classificação.

Mais uma opção é falar diretamente com o administrador do site e solicitar que ele remova o backlink, caso seja uma urgência.

Considerações finais

Por meio de uma estratégia de link building usada por uma empresa, o Google consegue avaliar até mesmo o tipo de relacionamento que um site possui com outros endereços na web.

Se ele for mencionado por outras plataformas de autoridade e respeitáveis, mostra que também é de confiança e que pode ser bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Entender sobre essa estratégia é fundamental para colocá-la em prática e aproveitar todo o potencial que ela é capaz de trazer.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento.

 

 

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