SEO otimização de sites. Você acha que não funciona? Saiba o que fazer

O Google é o mecanismo de busca inteligente, que procura os sites através do SEO otimização de sites. Com as técnicas de SEO você mostrar o que tem na internet.

Imagine o seu site na internet entre os milhões e milhões de outros: como fazer para que ele possa ser encontrado pelo seu público-alvo? Fica parecendo algo como procurar uma agulha no palheiro. Se você não tem um excelente imã, não irá nunca encontrar a agulha. Pois o SEO (otimização de sites) é exatamente o imã para encontrar a agulha no palheiro.

Podemos dizer que o SEO otimização de sites é a aplicação básica da inteligência artificial, o famoso IA que já vimos tanto em filmes e que assombra muita gente. Contudo, trata-se apenas de uma série de algoritmos que se utiliza de técnicas apropriadas para buscar o que um usuário está procurando e fazer a melhor oferta, ou seja, os sites que melhor atendem sua pesquisa.

SEO otimização de sites: a fórmula para encontrar os melhores resultados

Diante da imensidão de sites e de uma infinidade de conteúdos, textos e imagens na internet, seria virtualmente impossível encontrar o que procuramos se não tivéssemos uma ferramenta de busca. O SEO otimização de sites é uma forma inteligente de separar o que precisamos daquilo que não nos interessa, nos mostrando o que pode responder nossas questões.

O SEO otimização de sites trabalha com um algoritmo que foi denominado PR, ou PageRank, escolhendo as páginas que merecem estar nos primeiros lugares nos resultados das pesquisas feitas pelos internautas.

O algoritmo foi desenvolvido por Larry Page, um dos fundadores do Google, em 1995, enquanto, juntamente com seu sócio Sergey Brin, estava criando o buscador que se tornou a mais poderosa ferramenta digital conhecida atualmente.

O PageRank cria uma pontuação de 0 a 10 de uma página considerando um sistema bastante complexo para classifica-la, usando o que ficou conhecido depois como SEO otimização de sites, oferecendo tudo aquilo que um usuário está buscando a partir de palavras-chave aplicadas na pesquisa.

O SEO otimização de sites foi, inclusive, o responsável pela declaração de missão do Google, “organizar as informações do mundo todo e torna-las acessíveis e úteis para todos”. Claro que, para tornar acessível as informações que queremos mostrar ao mundo, devemos aplicar as técnicas em que o Google se baseia.

SEO otimização de sites: o Search Engine Optmization

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optmization, ou “otimização para ferramentas de pesquisa”. O SEO otimização de sites é um conjunto de técnicas que promove melhorias quando construímos uma página, tendo como objetivo conseguir o seu ranqueamento nas pesquisas feitas pelo Google.

As técnicas oferecidas pelo SEO otimização de sites permitem que uma página esteja nos primeiros lugares nos resultados, sendo classificada pelo seu conteúdo e pela sua qualidade. Com a aplicação dessas técnicas, conseguimos que o mecanismo de busca possa interpretar o conteúdo da página e, assim, aumentamos as chances de conseguir melhor posição.

O SEO otimização de sites trabalha em dois níveis:

A otimização on-page

Com a otimização on-page podemos introduzir melhorias no próprio conteúdo ou na página, utilizando títulos com o atributo correto (H1 do código HTML), usar URLs amigáveis e fazer com que o conteúdo se mostre mais relevante com a utilização de subtítulos (H2, H3), além de colocar palavras-chave na densidade exigida.

Devemos destacar que o Google cada vez vem se aprimorando mais, buscando pelo conteúdo e dando a ele mais importância do que outras técnicas de otimização. Portanto, uma página pode ter a melhor otimização, mas, se não tiver um bom conteúdo, não será considerada como relevante.

A otimização off-page

A otimização off-page no SEO otimização de sites não utiliza técnicas internas, e sim fora da página, como a criação de links em outros sites, que apontem para a página, por exemplo, aumentando sua credibilidade para o Google.

Quando trabalhamos com o SEO otimização de sites conseguimos diversas vantagens com relação a páginas não otimizadas, como, por exemplo:

  • Podemos atrair visitantes gratuitamente, o que aumenta sensivelmente a captação de leads;
  • Podemos construir um ativo digital que vai oferecer novas oportunidades de negócios em qualquer empreendimento online em médio prazo;
  • Conseguirmos maior visibilidade da marca nos resultados do Google;
  • Ganhamos credibilidade no mundo digital.

SEO otimização de sites: as principais técnicas

É claro que todos os sites, ou a maioria deles, estão usando SEO otimização de sites, buscando melhor ranqueamento e lutando pelas melhores posições. Porém, junto com a otimização, temos que trabalhar também um conjunto de técnicas de marketing digital para atingirmos nosso público-alvo.

O trabalho para se destacar entre os milhões de sites e fazer com que o imã Google encontre sua agulha no palheiro deve ser feito com todo cuidado e critério, utilizando as técnicas de marketing digital e as técnicas de SEO otimização de sites, lembrando que os resultados não acontecem da noite para o dia: o Google, antes vai analisar continuamente o seu site e gradativamente vai colocá-lo nos melhores lugares.

As técnicas de SEO otimização de sites que devem ser aplicadas são as seguintes:

  1. URLs amigáveis, que devem conter as palavras-chave mais importantes da página, permitindo que o Google saiba que estamos falando do assunto pesquisado;
  2. Heading tags, mencionando palavras-chave nos títulos e subtítulos, permitindo classificação da página como relevante para os resultados de busca;
  3. Meta tags, que são recursos da formatação da página, como o meta tittle, ou título da página, meta description, com uma descrição sobre o conteúdo, e meta keywords, ou palavras-chave mencionadas durante o texto;
  4. Link building, ou links entre páginas, que são acesso a páginas relevantes apontando para sua página, uma técnica que é identificada pelo Google como comprovação de que o site é também relevante;
  5. Conteúdo relevante, que deve estar de acordo com o título e com as palavras-chave escolhidas, devendo ser salientadas no texto com negrito.

O SEO otimização de sites deve ser usado em qualquer página ou conteúdo postado na internet. Se você tem dificuldades para utilizar as técnicas, procure uma consultoria de SEO e apareça nos primeiros lugares das pesquisas.

 

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Comentários (2)

Rogério de Lima Gonçalves
17/10/2019 Responder

Parabéns pelo esclarecimento de muitas dúvidas e sei que com vocês posso aprender mais.

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