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Saiba como a Automação de Marketing ajuda a otimizar seus processos

Você sabe o que é a automação de marketing? Na prática esse é um processo realizado dentro das plataformas digitais para agilizar o processo de trabalho no marketing e deixar algumas tarefas automáticas, trazendo mais precisão e agilidade aos processos.

Para que essa prática alcance o potencial desejado, você deve ter uma estratégia voltada para o marketing digital, seja para uma pizzaria Assis ou uma loja de roupas usadas.

A principal intenção aqui é deixar o atendimento direto com os funcionários e muitas ações otimizadas com as máquinas.

Com a automação de marketing, você deixa o principal com você e sua equipe, aprofunda a relação com os clientes e diminui a chance de provocar erros. 

Quer saber mais sobre essa prática? Confira abaixo o artigo que preparamos sobre o tema.

O que é Automação de Marketing?

A automação de marketing é o processo de automatizar algumas ações do marketing digital. Com ela, tarefas que podem levar horas para serem programadas pelos funcionários são automaticamente enviadas por uma ferramenta de software. 

Entre as ações de marketing que são automatizadas com essa ferramenta, podemos identificar os seguintes itens:

  • Agendamento e publicação de posts nas redes sociais;
  • Agendamento e publicação de posts no blog da marca;
  • Envio de SMS;
  • Envio de e-mail marketing.


Percebeu como, ao deixar esses processos automatizados, você consegue priorizar outras demandas e áreas da sua empresa? 

Afinal, a sua equipe terá muito mais energia para realizar outros trabalhos, com bastante produtividade, criatividade e estratégia, focando em gestão.

Essa prática pode atingir diversas funcionalidades de acordo com o contexto de cada empresa. Isso porque a automação pode ser usada em diversos setores, sendo uma empresa de paisagismo ou até em uma lanchonete do bairro. 

Benefícios do uso da Automação de Marketing

Além de agilizar processos e tornar outros mais produtivos, existem outras vantagens proporcionadas pelo uso da automação de marketing. 

Elas podem ser visualizadas conforme o andamento do trabalho e em relatórios periódicos. Vejamos alguns deles abaixo.

Funil de Vendas mais eficiente

O funil de vendas é o processo que todo cliente passa durante uma jornada de compra. 

Ele é dividido em três partes: A primeira é o topo, onde reside o aprendizado e descoberta, quando o cliente não sabe ainda o que deseja, mas encontrou a sua marca. 

A segunda é o meio, nele o cliente está reconhecendo o problema e considerando qual é a melhor solução possível para curar essa preocupação. 

É aí que conhecemos o lead, uma pessoa que já interagiu com o seu conteúdo e tem interesse em seu negócio, de certa forma. Assim, você não pode perdê-la. 

Por fim, temos o fundo, onde ocorre a decisão de compra, que recusa mais explicação. A verdade é que, no final desse funil, muitos clientes escolhem outra opção de compra. 

E é com a automação de marketing que você consegue navegar melhor com o cliente por esse funil.

Com a automação, é possível identificar em qual estágio de compra cada cliente está. Dessa forma, a programação de posts e e-mail direciona conteúdos específicos para essa etapa, nutrindo-o com o que ele deseja e precisa.

Se a intenção final é comprar um gerador silenciado, mas esse cliente aparenta estar indeciso, é hora de enviar um e-mail específico ou fazer com que ele veja uma publicação falando das vantagens dos modelos vendidos em sua loja.

Comunicação personalizada

Você pode até ter uma persona muito bem definida, um cliente ideal com características e dados bem aprofundados e claros sobre o público. Contudo, é necessário considerar que nem sempre seus clientes serão idênticos.

É aqui que também entra a automação de marketing, atuando na segmentação dos cargos e critérios dos clientes. Não somente enviando conteúdos diferentes de acordo com a etapa do funil, mas também com os dados fornecidos em formulários, por exemplo.

Dessa forma, cada cliente da sua loja de cabeamento estruturado deve caminhar por uma jornada bem específica, sem passar pelo mesmo tipo de nutrição de outros clientes.

Esse tipo de contato promove mais confiança na relação entre empresa e cliente, além de proporcionar autoridade e referência para sua empresa. O lead vai entender que você realmente conhece os anseios dele e que você merece ser a escolha final.

Obtenção de Leads mais preparados

Quando falamos da alta produtividade, um ponto principal a ser atingido é no setor de vendas. É ele quem vai receber o Lead final, que estará mais preparado para sanar a dor e efetuar a compra final.

Isso acontece porque ele já passou pelo funil com os melhores conteúdos direcionados especialmente para ele. Assim, as dúvidas sobre as melhores opções de hotel em Caetité Bahia foram tiradas, e ele pode fazer a reserva.

Os vendedores, por sua vez, vão fazer rapidamente o trabalho, investimento pouco tempo para conquistar o cliente, que já chega na jornada final pronto para efetuar a compra. É a produtividade e a otimização em massa sendo aplicadas.

Leads com propensão a gastar mais

Se o seu lead está preparado para levar o produto para casa, ele também está preparado para gastar mais com a sua empresa. Depois do lead ter passado por todo o processo de aprendizado, ele já entendeu que o que você oferece é o melhor caminho.

Dessa forma, o cliente não está mais indeciso e pode até levar mais um produto para casa. Em resumo, quanto mais ele é preparado pela automação, mais disposto ele está para gastar mais com a sua loja.

Como usar a Automação de Marketing?

Agora que você já sabe os benefícios do uso da automação de marketing, chegou a hora de entender como funciona esse processo para finalmente poder usá-lo na sua empresa de consultoria em TI, ou em outro serviço.

Escolha a ferramenta

O primeiro passo é simples: escolha a ferramenta de automação mais adequada. Você deve, primeiramente, estudar muito bem o que deseja alcançar com a automação, para depois escolher o software que melhor agradar o seu contexto.

A ferramenta de automação possui algumas restrições. Você deve avaliar o número de leads que ela suporta, o número de disparo de e-mails possíveis com o software, como será feita a análise de dados, e, claro, o preço investido na ferramenta.

Essa etapa deve ser a mais importante, para que você não desista depois e troque por outro tipo de software. Escolha bem o que deseja, como vai fazer e o que pretende obter com a automação, e somente assim, invista na ferramenta.

Fluxo de nutrição

Com a ferramenta em jogo, você deve entender como será feito o fluxo. Existem dois tipos de fluxos. O primeiro que vamos tratar aqui é o fluxo de nutrição, responsável por nutrir os leads de acordo com a etapa do funil que eles estão e o contexto de cada cliente.

É com o fluxo de nutrição que você garante uma boa relação com os leads e os conquista até o ponto final: a conclusão da compra.

Use o fluxo de nutrição em sua loja de venda de forno de lastro com vapor e saiba em quais etapas os compradores estão antes de cada lead escolher pelo seu item. 

Fluxo de abandono de carrinho

O fluxo de abandono de carrinho é um dos mais conhecidos. É o famoso “Finalize sua compra” recebido logo após a colocação de um item no carrinho de compras. Esse tipo de envio de e-mail é essencial para lembrar o cliente e mantê-lo contigo na jornada de compra.

Dependendo do caso, você pode inserir um desconto para conquistar o seu cliente. Além disso, com o uso do fluxo de abandono de carrinho você consegue compreender o comportamento do seu cliente para futuras alterações no seu site de compras.

Monitoramento

De nada adianta usar algum tipo de fluxo na automação de marketing, se não há monitoramento de leads. 

Para saber se está tudo indo do jeito que você planejou no começo do estudo, o monitoramento constante de todo o processo é mais do que necessário.

Acompanhe o seu cliente pela Jornada, certifique-se de quais conteúdos estão sendo disparados. Se necessário, faça revisões. Com uma campanha em andamento, entenda se foi bem sucedida, colete os dados com a automação e aplique em futuros processos.

Instale já uma ferramenta de Automação de Marketing

Você passou por todos os passos e está pronto para começar a ativar a automação de marketing. É com ela que você garante a otimização dos processos da sua empresa, seja ela uma empresa de conserto de Iphone ou uma fabricante de ar-condicionados.

Não importa qual modelo de software de automação você escolher, o importante é coletar os dados corretamente, enviar os conteúdos, estudar o que está sendo feito e continuar a aplicação de todo o processo.

Autor: Business Connection

 

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Automação de Marketing: entenda o que é e como se aplica

No mundo dos negócios, certamente em algum momento você já ouviu algo sobre Automação de Marketing. Essa técnica ajuda as empresas a vender mais, aumentar a visibilidade da marca e executar diversas ações importantes para o sucesso do negócio.

Isto posto, conhecer o conceito de automação de marketing, entender a sua importância e como pode ser aplicado nos negócios são maneiras dos empreendedores terem um diferencial na sua empresa.

O que é automação de marketing?

Os empreendedores que já realizam investimentos em marketing digital, especialmente em inbound marketing, em algum momento já tiveram dificuldades com a geração de leads (potenciais clientes) e os procedimentos de gestão deles.

É neste cenário que a automação de marketing pode ser uma ótima solução. Sendo assim, o que é esse processo de automação?

A automação de marketing é um procedimento que consiste no uso de algumas plataformas que ajudam na comunicação, baseada no comportamento que os consumidores têm com a sua marca.

As plataformas ajudam a analisar o engajamento do público e a partir disso, criar ações personalizadas que permitam economizar tempo e melhorar o faturamento.

Muitas pessoas pensam que a automação de marketing se resume em disparos de e-mails. 

Esse pensamento é comum, pelo fato de que essa ferramenta permite você entender os interesses dos leads, ou seja, saber de fato em qual do funil de vendas que eles estão e assim segmentar o público conforme os dados cadastrados e os comportamentos, além de executar ações integradas com:

  • Mídias sociais;
  • Landing pages;
  • Site;
  • Outros canais.

     

 

Quanto maior a lista de leads e clientes, mais trabalho a empresa de livros infantil cristão terá. Sem a ajuda ou o uso de uma plataforma de automação de marketing, a marca pode perder oportunidades de vendas que surgem inesperadamente.

A automação de marketing pode ser a solução para melhorar o faturamento de uma empresa, por isso, considerar investimentos nesta solução.

Os processos de automação significam entender e agir de modo personalizado, ou seja, escalável com as pessoas que interagem com a sua marca em diferentes canais de comunicação.

É entender o interesse do lead, o seu estágio de compra, fornecendo a eles todas as informações que precisam em um determinado momento, de modo automatizado.

Diferenças entre os conceitos de automação de marketing e e-mail marketing

Em muitos momentos há uma confusão com os termos de automação de marketing e email marketing. Isso acontece, porque normalmente as suas soluções podem ser encontradas em uma mesma plataforma.

A grande e principal diferença é que a plataforma de automação de marketing tem recursos que vão muito além do envio de e-mails.

Há plataformas que realizam o disparo de e-mails, mas existem outras funcionalidades e recursos que podem ajudar nos negócios de Intercâmbio agências e em diversas áreas.

Esses recursos consistem em:

  • Relatórios de SEO do site;
  • Elaboração de pop-ups;
  • Informações sobre a origem dos leads;
  • Envio automático de informações com base nos produtos e serviços visitados no site;
  • Captação de formulários já presentes no site;
  • Envio de dados para a plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento).

Um diferencial interessante que uma plataforma de automação de marketing tem é a possibilidade de estruturar o funil de vendas da sua empresa.

Desta forma, é possível acompanhar o número de visitantes do site, oportunidades de vendas e clientes, contatos, além de criar ações personalizadas, a partir de cada estágio em que o público se encontra.

Como funcionam as estratégias de marketing conforme as etapas do funil de vendas?

É comum os empreendedores terem dúvidas a respeito das estratégias de marketing e como a plataforma de automação pode ajudar.

Uma dúvida muito recorrente, por exemplo, é qual a melhor solução para vender mais? Uma plataforma de e-mail marketing oferece menos recursos comparada a um de automação, mas isso não significa que seja menos relevante nos negócios.

O que pode definir a solução ideal é a necessidade da empresa, seja de areia de gato biodegradável ou de outros segmentos. O que define a melhor solução é a necessidade e quais canais podem ser mais eficientes para vender e fidelizar mais clientes.

Se a empresa busca soluções focadas, por exemplo, no envio de e-mails e com recursos para captar em novos contatos e manter uma boa comunicação recorrente com os leads, a ferramenta de e-mail marketing é a melhor opção.

Agora, se o caso/necessidade for além do envio de e-mails do e-mail marketing e ter diversas possibilidades de ações integradas com os canais de comunicação que você já utiliza na empresa, a plataforma de automação é a ideal.

Benefícios da automação de marketing

Os investimentos em automação de marketing permite aumentar as vendas e a receita, diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e melhorar a retenção de clientes.

Isto posto, conhecer alguns benefícios são formas dos empreendedores do segmento de cesta básica alimentar e de outras áreas decidirem se realmente vale a pena investir em automação de marketing.

   1. Menos repetição e aumento da produtividade

Ao substituir o trabalho manual e repetitivo por uma plataforma de automação de marketing, é possível tornar os processos de marketing das equipes mais criativos e produtivos.

Deste modo, a qualidade dos processos aumentam e isso pode render ótimos ganhos aos negócios.

Além da produtividade e eficiência nos processos, há outros benefícios considerados menos tangíveis, por exemplo, a satisfação e felicidade dos colaboradores em contribuir com ideias, estratégias e inovações que geram resultados.

   2. Nutrição de leads que ainda não estão prontos

É muito comum encontrar a situação de que o cliente não se sente pronto ou não está no momento ideal da compra. 

Ele pode ter simplesmente esgotado o seu orçamento do ano com outras prioridades, ter comprado uma solução parecida ou até não reconhecer que tem um problema e que precisa resolvê-lo.

Em todos os casos, são leads que ainda não estão prontos e que geralmente não compra neste momento, mas podem vir a comprar o produto ou escolher um serviço como um restaurante argentino moema em breve.

O relacionamento se torna mais valioso neste caso, já que muitas vezes o que falta é a sua marca educá-los, ou seja, fornecer informações que geram demanda.

Pode ser também apenas uma questão de tempo e nesses casos, a melhor opção é continuar a gerar valor. Isso é o suficiente para agregar credibilidade e manter o seu negócio na cabeça do lead quando chegar o momento de compra.

A automação de marketing permite esse relacionamento de forma eficiente e com pouco esforço.

   3. Maior eficiência no funil 

Toda compra ou aquisição de serviços como o de um paisagista de jardim, há um processo que envolve alguns estágios que todo comprador precisa passar.

É como se fosse uma espécie de pré-requisito de uma etapa, dominar algumas informações básicas a respeito do momento anterior.

Sendo assim, não adianta oferecer uma plataforma de marketing para um empreendedor que ainda não sabe o básico a respeito de marketing digital.

Com base no comportamento do consumidor, a automação de marketing permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada lead, assim é possível enviar conteúdos adequados para levá-lo ao próximo estágio.

O resultado é um funil que se movimenta, ou seja, com várias pessoas que ficam no radar da empresa, mas um número reduzido avança para o fundo de funil e assim se torna um cliente.

   4. Leads que são bem preparados geram tickets maiores

Quanto mais o lead sabe sobre o assunto, maiores serão as chances de reconhecer o problema e principalmente de se sentir disposto a investir na solução, por exemplo, que uma aula de hidroginástica oferece.

Leads mais preparados, ou seja, com mais conhecimento geram tickets maiores e a automação de marketing pode garantir esse papel de fornecer conteúdo ideal e assim preparar a venda.

   5. Comunicação personalizada

Com a automação de marketing, é possível segmentar os leads em vários e diferentes critérios como:

  • Cargo;
  • Segmento;
  • Empresa;
  • Momento de compra.

A partir destas e outras possibilidades de segmentação, a empresa pode personalizar e melhorar a comunicação, fazendo com que várias personas (representação do cliente ideal), percorrem, cada uma o seu trajeto e não um caminho considerado genérico.

O resultado desta vantagem é uma alta eficiência nos relacionamentos, agregando valor em cada etapa, além de deixar os leads ansiosos pelo envio dos próximos e-mails.

Essa comunicação personalizada é válida para uma produtora de televisão e para empresas de diferentes áreas.

   6. A equipe de venda recebe leads mais preparados

Quando o lead está iniciando a sua jornada no funil de vendas, as conversas são muito diferentes quando o lead já fez uma pesquisa sobre o assunto e entende bastante, sabe das suas necessidades e está apenas buscando um apoio para tomar a decisão final.

Com leads mais preparados, os vendedores investem menos tempo para fazer contato e assim realizar a venda.

Além destes, há outros benefícios que a automação de marketing proporcionam às empresas, por isso pesquisar informações são formas de decidir a respeito do investimento.

Sendo assim, a automação de marketing é um ótimo recurso para a sua empresa fazer um bom acompanhamento dos resultados das ações de marketing, otimizar tempo e economizar dinheiro.

Autor: Business Connection

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Entenda as diferenças entre SEO on page e SEO off page

Introdução sobre as diferenças entre SEO on page e SEO off page

O SEO representa Search Engine Optimization, que em português significa “otimização de mecanismos de busca”. Essa técnica consiste em um conjunto de estratégias separadas em SEO on page e SEO off page que são aplicadas no ambiente digital para aumentar a visibilidade da marca.

Na prática, as técnicas de SEO trabalham para garantir que a empresa tenha um bom tráfego orgânico, ao obter a melhora do posicionamento e da visibilidade em mecanismos de busca como o Google. 

A autoridade da marca também é um elemento que deve ser considerado e é qualificado a partir dessas ações.

Dentre as estratégias que podem ser utilizadas, o SEO se divide em on page e off page para promovê-las de forma mais adequada.

Para isso, as ações on page representam atividades que podem ser feitas internamente, ou seja, dentro do próprio site. Essa ação visa otimizar a escolha de títulos, o uso de palavras-chave, assim como implementar bons links internos.

Já as estratégias off page consistem em trabalhos realizados em ambientes externos, ou seja, em outros sites ou em ambientes parceiros. 

Para conferir como essas estratégias funcionam, assim como elas podem ser implementadas em seu negócio de avaliação de conformidade, confira os detalhes no decorrer deste artigo!

Entenda o SEO off-page e o SEO on-page 

Para entendermos sobre essas técnicas de forma mais específica, vamos compreender primeiramente sobre o SEO off-page. 

Essa é uma tática de SEO que, como dito, é aplicada fora do site da sua empresa.

Isso pode ocorrer de várias formas, a partir de ações como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Posts em redes sociais;
  • Citações da marca;
  • Guest Post;
  • Link Building (links da sua empresa em outros sites).

Essas ações, apesar de serem chamadas de “fora” ou externas ao seu site, possuem um papel essencial para atrair clientes para sua empresa, assim como reforçar o domínio e autoridade da marca. 

Afinal, elas fazem com que o usuário seja direcionado à página da sua empresa, bem como faz com que o Google reconheça sua marca como uma autoridade no assunto. 

No SEO, como um todo, quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, por exemplo, ela pode buscar por manutenção de máquinas industriais, ou qualquer outro tema. 

Com isso o Google exibe links que mais se adequam à pesquisa e sejam mais qualificados conforme a pesquisa feita. 

Os links que aparecem nas primeiras posições tendem a ter mais acessos e resultados. No entanto, um fator indireto desse ranqueamento é a presença de links em outros portais de alta relevância do site.

Dessa forma, as técnicas de SEO são utilizadas para melhorar o posicionamento orgânico da busca. Estar nas primeiras posições é importante para que sua empresa tenha mais visibilidade, assim como possa obter mais clientes para o negócio. 

Já as ações feitas internamente, a partir do SEO on page, são voltadas para práticas no próprio site e que ajudam o cliente a entender melhor seu conteúdo, assim como facilitar a leitura dos algoritmos, também melhorando o posicionamento.

Neste caso são considerados títulos, tags, palavras-chave – como é o caso de desinfetantes hospitalares – e conteúdos.

Logo, podemos destacar alguns elementos, como a otimização de imagens, carregamento do site, meta tags e meta description, assim como o uso de links internos.

Conheça as estratégias de SEO

Entendendo a importância das estratégias do SEO, vale a pena conferir quais ações podem ser aplicadas por sua empresa.

Para ajudar nesse contexto, separamos 6 técnicas que são indispensáveis para o SEO do seu negócio. Confira os detalhes a seguir

1. Link building

Uma técnica bastante interessante que pode ser utilizada em uma empresa que vende anéis de segmento, ou qualquer outro segmento de atuação, é o link building. 

Essa ação é considerada essencial para as técnicas off-page, já que os links possuem um peso muito importante no momento do Google fazer um ranqueamento. 

O objetivo principal é fazer com que seu negócio tenha autoridade. Se seus links são mencionados por empresas de relevância, você adquire mais autoridade, o que contribui para melhorar o posicionamento. 

É como se fosse uma citação de confiança sobre o seu site. O Google interpreta seu link como um conteúdo de qualidade e, dessa forma, melhora a visibilidade. 

Dessa forma, é essencial desenvolver parceiros ao longo da jornada da marca, fazendo com que seu negócio tenha um diferencial. 

2. Construção da marca

Todas as marcas passam por um processo de construção e de consolidação no mercado. 

Por isso é essencial pensar nessa construção com base em uma autoridade da marca, seja para o usuário ou mecanismos de pesquisa. 

Para analisar como está o processo de construção da marca, existem algumas métricas que precisam ser avaliadas. 

Um exemplo são as pesquisas de marca, pois se trata de um indicador que mostra tanto o nome da empresa, do domínio e, até mesmo, os produtos que são utilizados. 

Também é possível fazer um monitoramento das palavras-chaves, assim como as principais tendências nessa classificação. Por exemplo, existem palavras-chaves e interesses que vão mudando ao longo do tempo.

Para saber a relevância e se é necessário fazer alguma adequação na estratégia, um exemplo de ação é ter um percentual de pesquisa voltado ao concentrador de oxigênio preço, caso atue neste ramo (ou conforme a área de atuação) e se necessário, modificar as campanhas.

3. Marketing de conteúdo 

Uma das ações voltadas ao seu site, para ter qualidade e sucesso diante dos clientes, é pensar no marketing de conteúdo. 

Com a concorrência, não basta apenas produzir um material, mas ele deve ser feito pensando na qualidade do conteúdo, assim como no público-alvo. Existem temas que podem despertar o interesse de algumas pessoas e de outras não. 

Por isso, é essencial que a empresa de blocos intertravados produza um material que seja de interesse do público que visa alcançar.

Mas como funciona o marketing de conteúdo? Esse é um material que tem o foco de informar e educar o cliente em relação à marca. 

Nesse caso, o grande foco não é promover uma venda, mas sim conquistar o público e criar um relacionamento com ele. 

Por isso, é essencial que a equipe de marketing desenvolva um bom planejamento em relação à produção de conteúdo e a distribuição nos canais de comunicação na empresa. 

4. Redes sociais 

É impossível negar a importância e influência das redes sociais na sociedade. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando produtos e serviços que são adquiridos pela internet, assim como buscando informações no Google e redes sociais a partir de celulares.

Falando especificamente das redes sociais, elas são importantes para gerar interação com a marca, permitindo a publicação de conteúdos e campanhas que promovem o aumento de vendas de um guindaste giratório ou de outros produtos e serviços. 

Para estar nesse ambiente, é importante que a empresa crie uma estratégia de produção de conteúdo nas redes, considerando um calendário estratégico.

Para além disso, a mensuração de resultados também é essencial, para que a empresa possa fazer ajustes necessários em relação aos dados e buscas que são realizadas. 

5. Title tag e meta description

Falando de ações que podem ser feitas dentro do seu site, é importante ressaltar que o layout precisa ser atrativo. 

Além disso, existem boas estratégias na configuração e categorização da página, que são o title tag e o meta description.

No caso do title tag, estamos falando do título que é usado na página do seu site. Ele aparece durante uma pesquisa nos mecanismos de busca do Google. 

Se o cliente pesquisar, por exemplo, sobre junta de vedação, o link que aparecer da sua empresa conterá um título, que precisa ser atrativo. Esse é o title tag e deve conter essa palavra-chave. 

É indicado que a palavra-chave esteja no title tag, respeitando o máximo de  63 caracteres.

Já a meta description é o texto que vai aparecer logo no final de um resultado de busca. 

Eles são utilizados como um anúncio do que contém em uma determinada página do seu site, facilitando o processo de busca do cliente, além de servir como um guia para o usuário acessar o endereço. 

6. URL amigável 

Por fim, a URL é o link que descreve e está ligado à página. Elas precisam ser amigáveis, assim como serem escritas estrategicamente, pois isso favorece a entrega ao motor de busca, assim como as pesquisas que são realizadas no Google. 

É muito importante que a URL esteja ligada ao produto utilizado por sua empresa, além de também incluir a palavra-chave, para o devido ranqueamento. 

Dessa forma, é importante que o endereço de busca seja facilitado e curto, bem como represente a indexação para os algoritmos e o assunto para os usuários.

A partir das dicas e orientações que passamos aqui, sua empresa pode utilizar e começar a obter bons resultados com o uso do SEO.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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KPIs de SEO: como medir os resultados

Introdução sobre KPIs de SEO

Para acompanhar corretamente o desenvolvimento do seu site frente aos mecanismos de pesquisa e o posicionamento em relação aos concorrentes, é preciso conhecer e usar os KPIs de SEO, ferramentas responsáveis por apresentar dados a respeito do tráfego do site.

Sem o uso deles, você não saberá como a sua campanha está se desenvolvendo, quais pontos merecem ajustes, se as palavras-chaves escolhidas estão gerando bons resultados para seus objetivos, entre outras estimativas fundamentais para seguir evoluindo nas buscas.

Afinal, o site precisa ser movimentado, acessado e, nos casos de e-commerce, o produto precisa ser comprado. Tudo isso passa por quão bem sua página está ranqueada a partir do SEO dos principais buscadores. Você saberá disso ao analisar os KPIs de SEO.

Se você ainda não usa uma dessas ferramentas, seja para um site do seu escritório de assessoria contábil ou blog de notícias, vamos conhecer um pouco mais dessas siglas e os principais usos dela mais abaixo.

O que são os KPIs de SEO?

Do inglês, Key Performance Indicators, em tradução livre, Indicadores chave de performance ou desempenho, os KPIs são responsáveis, como o próprio nome diz, por medir a performance de um projeto.

Quando estudamos os KPIs de SEO, o foco é na otimização de busca. 

Ou seja, aqui ele irá tratar sobre o desempenho em relação aos cliques no seu site, tempo de permanência do usuário, a chance da página ser encontrada logo na primeira página, dentre outros aspectos que impactam no ranqueamento e atração de potenciais clientes.

É importante dizer também que as ferramentas KPIs funcionam de forma completa a partir da comparação com as metas pensadas no início da campanha da empresa.

Sendo assim, eles irão medir o quão boa foi a performance desses objetivos, seja para conferir os contratos de uma empresa com foco em logística internacional ou um pequeno comércio de lanches caseiros. 

Para além do SEO, em outros casos, a métrica pode ser usada para, simplesmente, apresentar uma porcentagem ou um número isolado, mas a partir de comparações e conforme os objetivos do negócio.

Veja, por exemplo, uma campanha de marketing e posicionamento de uma empresa de itens personalizados. 

Neste caso, se o profissional quiser saber quantas pessoas clicaram em um anúncio sobre brindes personalizados, o KPI deve mostrar o resultado comparando o número de cliques com as exibições do anúncio.

Qual a importância dos KPIs de SEO?

A aplicação de técnicas de SEO consiste em uma atividade contínua e com resultados a  longo prazo. Ou seja, é uma prática que deve ser pensada de forma regular, conforme os objetivos, não devendo parar nunca. 

No entanto, além da regularidade, para atingir bons resultados e manter a boa qualidade do tráfego do site, é fundamental conhecer as suas métricas e ficar de olho nos KPIs de SEO, estabelecendo metas direcionadas ao objetivo enquanto marca. 

Por falar em métricas, não as confunda com o KPI. No primeiro caso, é o número isolado. Ele, sozinho, pode não dizer nada, ou seja, pode não agregar informações suficientes para uma tomada de decisão eficaz para o negócio.

Por outro lado, o KPI contextualiza esses dados, surgindo a partir das métricas estabelecidas, indicando o dado da performance por uma porcentagem, um número e o seu resultado na prática.

No geral, está tudo atrelado em saber como o site está caminhando. 

Isso porque os temas de conteúdos procurados podem mudar, novos algoritmos podem ser implementados, dentre outros aspectos. 

Assim, você precisa estar atento com as novidades, os acessos recentes, quedas repentinas, mudanças de palavra-chave, entre outros itens, para manter a qualidade das estratégias.

Afinal, o mercado de escritório contábil e suas necessidades em marketing, por exemplo, não vão permanecer os mesmos durante muitos anos, considerando que os negócios cresceram e os objetivos também mudarão.

Independentemente de qual o objetivo que se deseja alcançar a partir do posicionamento nos mecanismos de busca e demais ações de marketing, é a partir dos KPIs de SEO que você saberá se a campanha está dando certo. 

Mas, afinal, quais são esses KPIs e como eles funcionam? É isso que vamos abordar nos tópicos abaixo.

Quais KPIs de SEO usar?

Antes de mais nada, é importante saber que existem dezenas de KPIs de SEO. Alguns estão disponíveis pelas plataformas do Google e outros sites especializados. 

Contudo, isso não quer dizer que você precisa usar todos e, sim, estudar aqueles que mais fazem sentido para você e sua estratégia.

Existem alguns indicadores que são essenciais para avaliação de diferentes sites e empreendimentos, seja um site expositor de projeto elétrico residencial ou um e-commerce de roupas para pets, desde que adote a produção de conteúdo e outras ações para posicionamento.

Com isso, caso o dono tenha a intenção de crescer e acompanhar o engajamento do público por meio das publicações, é possível avaliar:

  • ROI: Retorno sobre o investimento;
  • KPIs focados no tráfego do site;
  • KPIs de geração de leads;
  • KPIs de link building;
  • Ranking de palavras-chave.

Se você ficou confuso com os termos listados acima, não se preocupe, abaixo iremos listar cada um e explicar o funcionamento na prática.

    1 – ROI – Retorno sobre investimento

Nada melhor para o gestor de um site ou empresa que, ao final da sua campanha, o retorno seja maior do que o investimento realizado. É um sinal positivo de que tudo está indo conforme os objetivos ou até melhor do que o esperado. 

É isso que a métrica do ROI irá calcular.

O ROI significa Retorno sobre Investimento, e funciona a partir de uma meta estabelecida, o investimento em SEO e a receita obtida por cada canal. Existe até uma fórmula para calcular e ela é bem simples:

ROI = Receita – Custo/Custo.

É com ele que você irá saber se o dinheiro investido no SEO valeu a pena, o que precisa ser ajustado e quais os próximos caminhos. Além disso, você pode usar o resultado como base para futuras aplicações e campanhas. 

Cabe ressaltar neste ponto que o SEO consiste em uma estratégia orgânica. Ou seja, não implica em anúncios e investimentos diretos. 

No entanto, a contratação de profissionais para a otimização do site ou mesmo para a produção de conteúdos deve ser compreendido como um investimento de SEO, podendo ser usado como base para calcular o ROI.

Outro ponto positivo da análise é que você pode aplicar a mesma lógica para diferentes ações de marketing. Dos canais de redes sociais para os anúncios envolvendo garrafa personalizada com nome, por exemplo.

     2 – KPIs de tráfego

É fundamental acompanhar o tráfego do seu site, a fim de saber se as páginas estão sendo bem acessadas, por quais canais e dispositivos, se os links estão sendo bem direcionados etc. É aí que entram os KPIs de tráfego.

De modo geral, eles são separados em três modelos de indicadores principais:

Tráfego orgânico

O KPI de tráfego orgânico vai dizer quantas pessoas chegaram até o seu site por meio dos mecanismos de buscas e pesquisa. É um importante dado para entender quão bem está indo a sua estratégia de SEO.

Contudo, é preciso ter muita atenção aqui, afinal, o KPI de tráfego orgânico mostra apenas os usuários provenientes dos mecanismos de pesquisa. 

No entanto, além desse modelo, alguns usuários podem chegar até o seu site digitando o endereço na barra do navegador ou outros links externos. Assim, esses casos não devem ser considerados na análise.

Impressões orgânicas

A impressão orgânica diz respeito ao número de vezes que o link do seu site apareceu para um usuário enquanto ele fazia uma pesquisa em algum buscador. 

Dessa forma, você saberá como o seu site está saindo, realizando uma comparação a partir dos acessos, e avaliando o potencial de uso/atração de uma palavra-chave.

CTR Orgânico

O Click Through Rate (CTR) ou, Taxa de Cliques em português, vai mostrar a relação entre a exibição dos anúncios da sua página e os cliques realizados pelos usuários.

Sabe aquela descrição e título que o Google mostra na página de pesquisa? Pois os nomes reais são title tag e meta description, sendo dois conceitos fundamentais para a análise do CTR.

Esse KPI também pode sofrer alterações conforme o contexto em que é aplicado ou o  objetivo da empresa, mas é uma ótima medida para entender como está indo o acesso ao seu site.

     3 – KPIs com foco na geração de leads

Seja para vender um produto, ou fazer com que o usuário se inscreva na newsletter do seu site sobre licenciamento ambiental, o Lead é um importante termo para se manter atento, pois demonstra um cliente em potencial, que se interessou pelo seu negócio.

Você pode obter os números de conversões de Leads deixando uma mensagem no final dos conteúdos para que o leitor assine um conteúdo, baixe um e-book, se direcione para uma página de vendas, entre diversas outras opções. 

É essa conversão/inscrição que determina o usuário como lead. Neste caso, a análise busca entender qual é esse potencial de atração, podendo ser obtido a partir do índice de acessos e a porcentagem de usuários inscritos.

Tenha sempre em mente alguma referência para realizar as medições. 

Dessa forma, você obtém um indicador mais claro para o seu dado e poderá comparar e compreender se a ação está sendo efetiva.

CPL – Custo por Lead

O Custo por Lead consiste em um valor financeiro. 

Ao acompanhar o CPL, você vai ter em mente quantos visitantes no seu site se transformaram leads e qual foi o gasto envolvido para a obtenção de cada um desses contatos.

Com essa métrica, você pode entender quais são os resultados financeiros efetivos das suas ações e se os investimentos estão realmente valendo a pena.

     4 – KPIs com foco nos link building

Uma das principais facetas da estratégia de SEO é a inserção de links internos ou externos em outras páginas do site, com a intenção de direcionar o leitor para outros conteúdos e criar um tráfego constante, auxiliando na boa colocação dos buscadores.

Ainda com relação a essa estratégia, é possível criar linkagens em redes parceiras, com o intuito de posicionar e também alcançar novos públicos.

No entanto, alguns links podem sofrer com erros, saírem do ar ou precisarem ser atualizados, seja para casos de links externos ou internos. 

Neste sentido, é preciso saber se os links estão funcionando adequadamente, ou mesmo se a sua página está sendo mencionada em outros canais.

O principal KPI de link que você precisa prestar atenção nesse contexto é o de backlink. 

Esse indicador visa avaliar quando um site menciona/insere um link seu no conteúdo dele. Esse é um dos principais fatores de ranqueamento de Google, pois é um indicador de autoridade para o site, mas deve ser feito de forma coerente.

Há também o número de sites de autoridade que estão indicando, tornando possível verificações de relevância e o potencial de impacto que oferecem. Afinal, quanto mais sites bem qualificados indicarem links da sua marca, mais reconhecimento você terá do Google.

     5 – Ranking de palavras-chave

Esse importante indicador vai dizer qual o nível que as palavras-chave usadas no seu site estão nas pesquisas dos buscadores e qual o poder de uso, concorrência e até o índice de pesquisas relacionadas à ela.

Considere o exemplo de uma empresa de reformas residenciais

Se você usa uma palavra específica do nicho de contabilidade e a sua página não está aparecendo nos buscadores, pode ser necessário atualizar os termos empregados e a avaliação do ranking auxiliará nesse processo.

Comece a aplicar os KPIs de SEO em seu site

Esses foram somente os principais KPIs de SEO para conhecer e aplicar no seu site. Há muitas opções que podem se adequar ao seu contexto, como aqueles que calculam a taxa de rejeição, o tempo de carregamento de página e muitos outros. 

Agora é você quem vai decidir quais os KPIs de SEO que melhor atendem suas necessidades. O importante é buscar quais são e medir continuamente para crescer ainda mais com o seu site.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Copywriting para Instagram: Como Transformar Seguidores em Clientes

Introdução sobre Copywriting para Instagram

Hoje em dia, um dos principais meios de comunicação para expor seus produtos, são as redes sociais, sendo o mais utilizado o Instagram. Embora muita gente deseje captar mais clientes, eles podem acabar passando por dificuldades, porém, o copywriting pode ser uma ferramenta extremamente favorável para aqueles que querem elevar seu nível.

Dessa maneira, caso você esteja querendo começar um negócio, ou até mesmo expandir o seu atual, é fundamental que conheça algumas dicas que servirão para te ajudar a elevar seu negócio, bem como melhorar o relacionamento com os clientes. Outra maneira de ganhar clientes é através de um sistema crm.

Outra coisa que é bom lembrar, o que movimenta o mercado atual é a competitividade, então, se você quer que seus serviços sejam mais reconhecidos, deve se mostrar um diferencial entre seus concorrentes.

Essa demonstração de diferenciais deve ser feita através da adesão de diversas ferramentas tecnológicas, como é o caso de um crm, por exemplo. Com as ferramentas certas, o êxito é certo.

O que significa copywriting?

Antes de entender como utilizar essa estratégia para aumentar seus clientes, é relevante conhecer o que significa esse termo, bem como a importância para alavancar suas vendas.

Copywriting é uma técnica que vem sendo muito utilizada, que tem como função convencer seu público através da escrita a realizar alguma ação específica, como:

  • Acessar um site ou perfil;
  • Adquirir um material;
  • Realizar uma compra;
  • Realizar o download de algum conteúdo.

Dessa maneira, pode-se dizer, em suma, que a técnica de copywriting é uma produção de conteúdo, que faz o cliente entender qual a importância e a qualidade do produto oferecido, ação precisa para convencer o cliente a chegar às conclusões certas por si mesmo.

Essa técnica melhora a relação com o cliente, assim como o crm online gratis.

Muito utilizado em estratégias de marketing atuais, esse tipo de tática é favorável para qualquer empresa que deseja aumentar seu número de clientes, pois consegue convencer, através de uma escrita simples, o impacto ou a importância do serviço que será oferecido.

O copywriting é muito importante para seu perfil, pois com uma imagem você não irá conseguir convencer seus seguidores a se tornarem clientes, pois não há nada realmente apelativo para tal.

Por isso, através de um bom diálogo, é possível fazer com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo.

Outra forma de melhorar o relacionamento com os clientes, é através de um software crm gratuito, pois você consegue ter uma relação mais próxima com eles, além de aumentar também o número de vendas.

Como utilizar o copywriting no Instagram

Agora que ficou mais claro do que se trata essa tática da qual vem sendo amplamente utilizada. Ela permite que seu negócio atinja mais pessoas, o que também significa que seu número de vendas aumentará significativamente, de forma semelhante a que se utilizasse um pipeline de vendas, por exemplo.

      1. Definir e entender seu público alvo

Todo e qualquer serviço deve estar direcionado a algum público específico.

Mesmo que queira expandir seus horizontes, deve-se sempre ser feito um bom planejamento acerca do que deseja oferecer aos seus clientes, já que isso o antecipa para diversos problemas que podem vir a aparecer no caminho.

Além disso, você deve se colocar na pele do cliente que deseja atingir.

Essa técnica funciona através da empatia, pois para definir a estratégia de venda, o primeiro a ser convencido da aquisição do produto. Essa é uma boa forma de criar as técnicas apropriadas e mais efetivas.

      2. Não mostre somente o produto

Muitas pessoas utilizam apenas a “imagem” do produto, mas não aproveitam do significado que pode ter para a vida da pessoa.

Através de uma escrita bem elaborada, mas que seja simples, sem muita poluição visual, faz com que o cliente sinta-se tocado de alguma forma por aquilo que você quer que ele desfrute.

      3. Utilize a criatividade

Muitas pessoas prezam pelo lado criativo que uma empresa tem de demonstrar o produto. Portanto, não poupe no quesito criatividade, apele para aspectos visuais e textuais que você acha que irão fazer com que seus seguidores se interessem por aquilo que quer vender.

Mas é sempre bom lembrar de não exagerar em nada que for fazer, extrapolando a parte boa da criatividade, que é justamente algo mais simplório.

Muita gente acha que os conteúdos devem contar com quantidades descomunais de informação, o que deve ser evitado, já que as pessoas costumam passar batido por esse tipo de publicação.

A poluição visual nem sempre está somente ligada às imagens, por isso textos bem escritos e eficientes também precisam ser sucintos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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Entenda o que são conteúdos de início, meio e fundo de funil

Introdução sobre funil e inbound marketing

Todo empreendedor deve desenvolver um senso aguçado em relação às tendências do setor em que atua. Para isso, aplicar estratégias de conteúdo de Inbound Marketing ao negócio está entre as ações que determinam o sucesso de uma empresa.

Após explorar o processo de atrair, engajar e encantar os clientes ideais, o empreendedor vai perceber, nitidamente, a necessidade de um funil de vendas de inbound marketing eficaz, e como isso faz toda a diferença no processo de conversão mais efetivo. 

Para aqueles empreendedores que já implementam e desenvolvem campanhas de inbound marketing, espera-se que o público-alvo esteja descobrindo o conteúdo fornecido por meio de diferentes canais de comunicação.

Conforme as taxas de conversão de leads aumentam, é preciso empregar um plano de como lidar com as interações futuras. 

Isso pode ocorrer tanto no mercado B2B (Business To Business), quanto nos processos que envolvem B2C (Business To Consumer).

Assim, dentro de um projeto elétrico residencial podem estar envolvidas construtoras e incorporadoras imobiliárias, assim como empresas e o consumidor final. 

A ideia principal é ter uma visão geral dos diferentes níveis do funil de vendas, validada por meio de conceitos importantes como a jornada de compra e a persona ideal para um negócio empresarial. 

Entenda o funil de inbound marketing

Na verdade, os estágios do funil de inbound marketing não são difíceis de entender. O processo, em si, pode até parecer natural e intuitivo caso tenha qualquer experiência na área de publicidade e marketing. 

Para uma explicação simplificada, o inbound marketing envolve atrair clientes em potencial que estejam interessados em um produto ou serviço, por meio de conteúdo relevante e útil que fornece valor educacional e, importante, personalizado.

Em vez de transmitir mensagens em massa para grupos selecionados de forma aleatória, o conteúdo de inbound marketing aproveita o poder do e-commerce para fornecer material de alta qualidade, apresentada no momento certo. 

O funil de inbound marketing é composto por 4 etapas principais, sendo elas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter, ou encantar. 

Na etapa de atração, o processo exige ganhar a atenção de leads, os clientes em potencial, antes desconhecidos. Isso é feito com a oferta de conteúdo valioso que os atende, onde e quando estiverem pesquisando sobre determinado assunto.

A conversão significa oferecer um CTA (Call To Action), ou seja, uma chamada para a ação. 

É preciso oferecer possibilidades que determinam os próximos passos a um visitante que procura por manutenção em notebook quando os leads começam a se envolver com a marca. 

A venda é a terceira etapa, momento em que se dá o fechamento do negócio, e então os leads passam à categoria de clientes. 

As ações de venda ocorrem após o lead ter recebido mensagens, incluindo o acompanhamento na jornada de compra, seja por e-mail, DM (Direct Messages), mensagens eletrônicas, e que se ajustam para solidificar a decisão de compra. 

Por fim, ocorre a etapa de retenção, ou encantamento, estágio no qual é preciso manter os clientes regulares, e que possam se tornar fidelizados. 

No setor produtivo, muitas empresas que oferecem o serviço de manutenção de máquinas industriais tendem a ampliar a oferta de atividades para atender os clientes da melhor forma possível.

Nesse último ponto do inbound marketing, o negócio está fechado e a oportunidade já foi conquistada. Os clientes fiéis são um ativo poderoso e podem fornecer um feedback útil no futuro, bem como realizar novos negócios – em um processo mais facilitado.

O clássico funil de venda

No modelo clássico do funil de vendas, o público recebe informações sobre um produto ou serviço, esteja ou não realmente interessado. 

Aqueles que se mostram interessados em um nível básico tornam-se prospectos frios por meio de uma série de automação. 

Para passar para a próxima etapa com um vendedor que trabalha para um escritório de assessoria contábil, os leads passam por uma qualificação e podem receber uma ligação de acompanhamento, ou uma demonstração de um produto ou serviço. 

Sendo um modelo tradicional, os clientes em potencial geralmente têm a oportunidade de fazer perguntas, ver o produto ou serviço e negociar. 

Esse modelo focado no vendedor resulta em um ponto que se torna 50/50, o que significa que a venda foi finalizada ou o cliente desistiu de um negócio.

O topo do funil de vendas no inbound marketing

Dentro da estratégia de inbound marketing, o topo se refere aos leads que estão visitando uma loja virtual, ou aprendendo sobre algo por meio das plataformas de pesquisa. 

Os números podem variar para cima ou para baixo, mas a verdade é que 85% dos visitantes de um site provavelmente cairão na categoria de funil superior. 

Desenvolver uma estratégia de topo de funil requer uma compreensão do que as pessoas estão pesquisando sobre digitalização de documentos, por exemplo, e como as respostas apontam para determinada empresa. 

Para isso, é possível aplicar várias táticas que podem ajudar os visitantes no topo do funil a se sentirem valorizados, de forma significativa, por meio de esforços de inbound marketing. 

  1. Ofertar conteúdo visível e de alta qualidade

Nesse processo, é preciso oferecer materiais que tenham algum significado para os leads, como:

  • Downloads de apresentação;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Newsletters.

Esses materiais devem ser fáceis de interpretar, e que possam apresentar uma solução para os problemas apresentados pelos leads, ou que ao menos respondam a uma pergunta comum.

  1. Resistir ao desejo de ser vendedor

Essa tática parece incongruente, mas é preciso se esforçar e oferecer uma oportunidade de vendas após o lead “morder a isca”.

Isso significa que o lead deve mostrar interesse de forma específica sobre os produtos ou, se necessário, os serviços de PABX em nuvem apresentados pela empresa de tecnologia. 

Nesse momento, é preciso criar confiança sobre a marca, sem qualquer pressão adicional para se fazer a compra de forma imediata.

  1. Ajustar esforços de um blog

Dentre tantas ferramentas digitais, o blog muitas vezes é a primeira impressão de um visitante. 

Ocasionalmente, um artigo de um blog, um vídeo institucional ou mesmo uma entrevista em um podcast é o caminho para encontrar um site ou uma loja virtual. 

É preciso se certificar que a entonação de voz, o estilo e o design de uma plataforma digital estejam alinhados com as diretrizes da empresa e da marca disponível para o público.

Meio do funil demanda táticas específicas

As pessoas que se encontram no meio do funil de inbound marketing por vezes são chamados de compradores. 

Elas têm um problema ou um ponto de dor e possuem uma experiência suficiente para fazer perguntas detalhadas. 

Dessa forma, é preciso aplicar algumas táticas no meio do funil para atender a esse grupo de leads que desejam respostas ativas para as perguntas que podem vir à tona.

  1. Abrace a diversidade

As águas podem ficar um pouco turvas no meio da jornada, com algumas perspectivas mais prontas para converter do que outras.

Nesse ponto, é preciso estar ciente disso e oferecer algumas opções de conteúdo exclusivas, de acordo com as finalidades da empresa e as possibilidades de disponibilidade de produtos e serviços de consultoria em TI, se esse for o caso. 

  1. Eduque o lead com backup

Os visitantes já estão a um passo da jornada de compra, e estão mais propensos a querer uma prova do que está por vir. 

Estudos de caso, depoimentos de clientes encantados, entre outros materiais educacionais, podem servir como fortes ativos durante esse estágio, evoluindo o cliente na jornada, fazendo-o considerar a compra. 

  1. Cuidar, nutrir e nutrir

Entre muitos estudos e pesquisas, o indicativo principal é que uma sequência de nutrição bem planejada pode gerar até 50% mais vendas. 

Este processo requer cuidadosa reflexão, planejamento e consideração, levando em conta que o direcionamento para o fundo do funil está muito próximo.

Fundo do funil exige todo cuidado

Estar no fundo do funil de entrada significa que um lead está muito familiarizado com o produto ou serviço em questão, e está pronto para se envolver ainda mais.

Embora toda empresa deva, de maneira definitiva, capitalizar os leads na parte inferior, a verdade é que todos os clientes em potencial podem atingir esse estágio. 

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter em mente essa perspectiva maior de obter leads para esse estágio, o fundo do funil. 

Como todo processo demanda um final digno e, dentro da estratégia de inbound marketing, o lead recebe todo o suporte para chegar ao fundo do funil, é preciso dar a cartada decisiva. 

Para isso, é preciso aplicar as últimas táticas para vender a cordoalha de aço no modelo de negócio B2B, ou qualquer outro produto ou serviço que a empresa disponibiliza para o mercado consumidor. 

  1. Avaliação ou demonstração gratuita

Se a empresa tem algo que pode dar a oportunidade de testar, deixe o cliente em potencial experimentar. 

Defina um prazo e faça uma consulta novamente quando a avaliação for concluída. Ouça até mesmo os pormenores que o lead apresentar, e utilize argumentos válidos para consolidar a negociação.

  1. Proponha consultas recorrentes

Os clientes em potencial que alcançaram esse nível podem querer se encontrar pessoalmente com um membro da equipe de vendas. 

Sendo assim, tenha um seleto grupo de funcionários capacitados e experientes para que estejam prontos para lidar com questões difíceis, e que sempre apresentem entusiasmo e profissionalismo.

  1. Chamadas para a ação

Às vezes, o conselho mais simples se mostra o mais eficaz. Há casos em que o cliente em potencial precisa apenas de um CTA final para ajudá-lo a finalizar a negociação.

Por isso, estimule de uma forma persuasiva, como todo vendedor consegue empreender as técnicas de vendas. 

Por fim, conforme a evolução na jornada ou mesmo caso sejam encontrados gargalos no processo de produção de conteúdo e direcionamento no funil, é possível aperfeiçoar a jornada, sempre aplicando métricas e estudando materiais que podem ser desenvolvidos e apresentam um melhor resultado frente ao público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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O que é inbound marketing? Aproveite o melhor desta técnica.

O que é inbound marketing e as mudanças inovadoras que essa técnica trouxe para o marketing digital: mostrar a empresa e conquistar clientes.

Para entender o que é inbound marketing devemos voltar a 2009, quando foi lançado o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. O livro foi escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, explodindo em vendas e fazendo com que os mais diversos segmentos se voltassem para essa nova experiência de marketing.

Se quisermos saber melhor o que é inbound marketing, podemos traduzir a expressão, que pode ser definida como marketing de atração. Ou seja, trabalhando de forma diferenciada, o inbound marketing faz com que o cliente procure a empresa, e não a situação contrária pregada pelo marketing tradicional.

Com inbound marketing podemos criar estratégias e ações com o objetivo de atrair o lead, ou seja, o potencial cliente, fazendo com que ele preste atenção num blog ou site e, a partir daí, criando um bom relacionamento com o lead e fazendo com que ele passe a ser cliente.

A melhor maneira de atrair o cliente é através de conteúdo relevante, autoral e personalizado, educando o público-alvo e os potenciais clientes sobre um determinado tema e fazendo com que essa educação influencia em sua decisão de compra.

Para o que podemos usar inbound marketing

O marketing tradicional não consegue os resultados oferecidos por essa nova técnica, levando, inclusive, as empresas a considerarem o inbound marketing como investimento e não mais como um centro de custos.

As estratégias de inbound marketing podem ser medidas, sabendo exatamente quantos usuários visualizaram um site, quantas foram as vendas em cada campanha e quantos se cadastraram nos blogs e sites.

Com o conhecimento de todos os dados, a empresa pode otimizar suas campanhas para conseguir melhores retornos sobre investimento (ROI). Com todas essas vantagens, o inbound marketing tem sido usado como a melhor estratégia para divulgação da empresa e para buscar clientes que se tornem fidelizados.

Podemos conhecer melhor o que é inbound marketing através de suas principais características:

  • O inbound marketing aumenta a visibilidade da empresa;
  • Reduz o custo de aquisição de cada cliente;
  • Consegue atrair leads, ou clientes em potencial;
  • Gera conteúdos que criam diferença para o cliente e
  • Otimiza o processo de vendas.

A metodologia do inbound marketing permite criar uma sequência de etapas bastante lógica. As etapas a serem seguidas são básicas, complementando-se de forma bastante inteligente: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

O que é inbound marketing para atrair

Na internet as coisas funcionam assim: se o site ou blog não tem visitas, não existem leads e não se faz vendas, ou seja, é algo inútil. Em sua primeira etapa, o que é inbound marketing na atração de clientes?

Trata-se de uma questão bastante simples de ser resolvida: em vez de investir na busca de pessoas que possam se interessar pelos produtos e serviços, o investimento é feito para atrair a atenção das pessoas que, por livre e espontânea vontade, começam a se interessar pelo assunto, criando engajamento e vontade de consumir o produto ou serviço.

O que é inbound marketing para converter

A segunda etapa é saber o que é inbound marketing para converter, complementando a fase anterior. Nesta etapa, é preciso fazer o usuário e visitante se transformar em lead, permitindo avançar no funil de vendas. Aqui, precisamos que o lead passe suas informações em troca de algum benefício ou recompensa, oferecendo um material relevante.

É preciso ter em mente que um blog ou site com muitas visitas e sem conversões não é nada vantajoso para nenhuma empresa. Portanto, as estratégias devem ser aplicadas para transformar os visitantes em leads.

O que é inbound marketing para relacionar

Não é todo visitante que está pronto para fazer uma compra. No processo de vendas temos etapas bem definidas, que devem ser respeitadas e fazer com que a pessoa visitante, depois lead, esteja pronta para ser abordada.

Ao longo do processo de compra, o lead pode passar pelas seguintes etapas: sem interesse, começando a ter interesse, ainda não está pensando na compra, disposto a ouvir e, finalmente, pronto para comprar.

No final das contas, de 100 pessoas, apenas 3 estão buscando uma solução para qualquer problema e se interessando pelo produto ou serviço, ou seja, precisamos garimpar 100 para vendermos 3.

Vale dizer que o inbound marketing nessa história nos leva a considerar um processo constante, ou seja, sempre estamos recebendo visitantes e sempre vamos ter pessoas nos mais diversos tipos de situação no funil de vendas.

É exatamente aí que devemos aplicar o inbound marketing, usando estratégias para identificar os estágios de cada lead, fazendo com que avancem no funil de vendas, acelerando o processo de compra.

O que é inbound marketing para vender

Todo o trabalho proposto pelo que é inbound marketing tem como objetivo chegar ao processo de vendas. O processo de vendas pode acontecer dentro do próprio site ou, em determinados casos, é preciso manter o contato direto com o potencial cliente.

O que entendemos é que quanto mais complexo é um produto, mais trabalho vamos ter com o processo de vendas, que se torna mais consultivo, exigindo a alimentação do lead para chegar ao momento da venda. Se tivermos feito tudo dentro dos padrões, o momento da venda deixou o lead preparado e pronto para comprar.

O que é inbound marketing para analisar

Chegamos à etapa final do que é inbound marketing, quando devemos avaliar exatamente os resultados de cada campanha e verificar o retorno do investimento tendo como base as vendas. Através dessa análise podemos realimentar todo o processo e tomar atitudes mais direcionadas, garantindo melhor retorno sobre o investimento.

Monitorando cada ação dentro do inbound marketing, tornamos as estratégias mais inteligentes e direcionadas, melhorando a cada nova campanha e garantindo o sucesso do empreendimento digital.

Entre as estratégias aplicadas no marketing digital, devemos prestar atenção naquilo que deve ser feito a cada momento, por isso também é necessário saber o que é link patrocinado.

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