Conheça ferramentas para otimizar seu e-commerce

30 jun 2023

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As ferramentas de e-commerce são fundamentais para o bom andamento desse tipo de negócio, desde o desenvolvimento da plataforma de vendas até a gestão de marketing e atendimento ao cliente.

Hoje em dia, existem recursos para as plataformas e-commerce capazes de atender a todas as necessidades do empreendedor, sem que para isso seja necessário desenvolver um sistema exclusivo.

Mas não é qualquer ferramenta que vai servir para a realidade do negócio. Na verdade, é necessário saber quais são as opções do mercado para identificar aquelas que vão ajudar a loja virtual.

De qualquer forma, deve ser um recurso que permita acompanhar as vendas, gerenciar o estoque, organizar a logística de entrega, atrair mais clientes e até mesmo poupar dinheiro.

É justamente por isso que existem diferentes categorias de ferramentas para e-commerce, como as ferramentas de gestão do site, gestão de vendas, análise de dados, marketing, logística e pesquisa.

Escolher nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem está começando agora e ainda não tem muita experiência no setor. De qualquer forma, elas são úteis e podem ajudar em muitas coisas.

Pensando nisso, o artigo vai mostrar as melhores ferramentas de análise de dados para e-commerce, como escolher a melhor opção para gerenciamento de estoque e quais são as mais eficientes para o atendimento ao cliente.

Melhores opções para análise de dados

A análise de dados é um processo muito importante porque colabora com o crescimento do negócio. Com base nas informações obtidas, a plataforma de vendas consegue:

  • Personalizar o atendimento;
  • Atrair clientes;
  • Fazer ofertas personalizadas;
  • Melhorar a experiência.

Mas para usar as informações corretamente a seu favor, um fabricante de compressor odontológico 100 litros pode contar com as seguintes ferramentas:

Bling!

O Bling! é uma ferramenta ERP que pode ser integrada a muitos outros recursos de e-commerce e plataformas marketplace.

É indicado para micro e pequenas empresas, uma vez que seus dados também podem ser integrados ao data lake ou data warehouse.

Shopify

Por meio do Shopify, é possível criar uma loja virtual e migrar as informações para o banco de dados de maneira simples e rápida.

Tray

Esta é uma plataforma de e-commerce brasileira que permite gerenciar o fluxo de ELT do Tray, de modo que o proprietário não tenha que se preocupar com o gerenciamento de servidores.

Assim, poderá manter o foco inteiramente na análise de dados do Tray dentro do data lake ou do data warehouse.

Como escolher a melhor ferramenta de estoque?

Para uma plataforma e-commerce, um dos cuidados mais importantes está relacionado ao estoque, afinal, se uma clínica de harmonização facial comprar produtos para o procedimento, precisa recebê-los na data certa.

Ter esse compromisso com o consumidor é indispensável para o sucesso dos negócios, independentemente do tipo de produto ou serviço que oferece.

Hoje em dia, já existem ferramentas de gerenciamento de estoque que facilitam e melhoram muito esse processo. No entanto, encontrar o melhor sistema não é uma tarefa simples.

É necessário considerar as necessidades da plataforma para não errar na escolha, assim sendo, uma das coisas mais importantes a se considerar é o orçamento do site de vendas.

A solução precisa estar dentro das possibilidades financeiras reais da companhia, caso contrário, os problemas relacionados ao dinheiro começam a aparecer e prejudicam outras tarefas importantes.

Além disso, também é essencial ao verificar se existem módulos específicos ou que possam ser personalizados para o ramo de atuação da plataforma.

Por exemplo, não faz sentido usar um software apropriado para entrega de peças automotivas em uma loja de roupas.

Outra coisa fundamental é verificar se o software de gestão conta com todas as funcionalidades essenciais ou se elas podem ser adaptadas para a estrutura do negócio.

Também é interessante verificar se a ferramenta funciona perfeitamente nos computadores usados pela loja virtual, assim como a facilidade de operá-la no dia a dia.

Para a plataforma e-commerce de um fabricante de janela basculante de vidro para cozinha, também é muito importante que o fornecedor conte com uma equipe de suporte atenciosa e preparada para atender dúvidas e solicitações.

Resumindo, o sistema de controle de estoque precisa facilitar a rotina do negócio e ter funcionalidades simples para que o usuário se sinta à vontade.

Soluções para melhorar o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes dentro de qualquer empresa, afinal, ele trata diretamente do relacionamento entre a marca e o consumidor, e essa situação não é diferente em uma plataforma e-commerce.

Para se ter uma ideia, muitas pessoas preferem comprar com uma marca que oferece um bom atendimento ao cliente, mesmo que isso signifique pagar mais. Algumas dicas para melhorar o setor em uma loja virtual estão:

Oferecer atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel oferece uma experiência de compra integrada e personalizada, muito valorizada pelo consumidor moderno.

Um fabricante de molduras de concreto para fachadas precisa trabalhar dessa forma porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela E-Consulting Corp, a tendência tem crescido muito no mundo todo.

Outra pesquisa realizada pela PwC também mostrou que 73% dos consumidores no Brasil esperam ter uma experiência de compra consistente em qualquer canal de venda.

Por meio de um atendimento omnichannel, a organização consegue obter vantagens competitivas em relação às plataformas que ainda não adotam.

Além do mais, esse tipo de estratégia traz muitos outros benefícios para o negócio, como gestão de atendimento unificada, habilitação de canais de comunicação, organização de contatos e acompanhamento de atendimentos.

Também é uma ótima opção para obter relatórios de indicadores do e-commerce, além de integração com diversos outros sistemas.

Personalizar o atendimento

Um fabricante de corrimão de alumínio para escada interna pode usar chatbots para melhorar o atendimento ao cliente, afinal, a automação se transformou em uma grande oportunidade.

Mas é fundamental personalizar a automação para garantir a satisfação dos clientes. O atendimento feito por robôs é muito útil, mas a conversa precisa ser fluida, humanizada e abrangente.

Os chatbots podem ser personalizados com inteligência artificial, pois a tecnologia ajuda a aumentar as vendas, reduz os custos de atendimento, melhora a satisfação dos clientes e ainda permite que os profissionais se concentrem em solicitações complexas.

Usar inteligência de dados

A inteligência de dados é a força motriz para as estratégias de qualquer negócio, e hoje em dia, é muito fácil coletar informações sobre os consumidores.

As marcas conseguem compreender facilmente quais são as preferências de compra, hábitos de consumo e histórico de navegação. São dados que personalizam a experiência do consumidor e fortalecem o atendimento.

Para uma loja virtual de produtos de polimento de piso granilite, é uma forma de melhorar até mesmo as tomadas de decisão.

Entre as principais métricas de atendimento estão o Net Promoter Score (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES) e Tempo Médio de Atendimento (TMA).

Atentar-se à satisfação do cliente

Conforme mostrado na dica anterior, as métricas são engrenagens importantes para qualquer estratégia, principalmente quando se trata do atendimento ao cliente em uma plataforma de vendas.

Uma das métricas mais importantes é o Customer Satisfaction Score (CSAT), que em português significa Pontuação de Satisfação do cliente.

Essa métrica é um dos primeiros métodos de avaliação de satisfação do consumidor, após algumas interações ou experiências entre ele e a organização.

Uma empresa de bipap portátil precisa acompanhar essa métrica para avaliar se a satisfação dos clientes com a experiência de compra é satisfatória, assim como com qualquer outra interação que teve com a marca, e isso inclui o atendimento.

Trata-se de um indicador que ajuda a organização a compreender o quanto é capaz de atender as expectativas dos consumidores em relação à qualidade dos produtos, atendimento ao cliente e toda a jornada de compra.

Investir na equipe de atendimento

É crucial que a equipe de atendimento e suporte esteja preparada e capacitada, pois só assim a companhia vai garantir o sucesso no mercado eletrônico.

Em um fabricante de porta de PVC para quarto, esses profissionais ficam na linha de frente do contato com o consumidor, então precisam estar preparados para oferecer um atendimento de qualidade.

Com a ajuda de uma equipe bem treinada, fica muito mais fácil resolver os problemas com rapidez, oferecer uma experiência positiva para o cliente e aumentar a fidelização.

A gestão do conhecimento se faz imprescindível, assim como uma estrutura que permita capacitar, comunicar e engajar as equipes de atendimento.

Considerações finais

Cada vez mais as plataformas e-commerce ganham espaço no mercado e a confiança do consumidor moderno, mas para isso, precisam ter qualidade no serviço prestado e nos produtos oferecidos.

A análise de dados permite melhorar as estratégias de marketing, comunicação e vendas e traz melhorias para a própria plataforma.

Com uma boa ferramenta de gestão de estoque, garante que os produtos cheguem aos clientes na data combinada, e com melhorias no atendimento, a satisfação do consumidor é garantida.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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