A área do marketing conta com diferentes ações e técnicas que podem ser usadas como uma forma de agregar valor ao que o empreendimento oferece ao mercado, seja digital ou tradicional, e uma dessas técnicas é o uso dos arquétipos.
Com origens gregas onde “archein” significa original e “typos” padrão ou tipo, o significado da palavra está relacionado com um padrão que é responsável por moldar desde pessoas, objetivos, conceitos ou criações em um aspecto geral.
A teoria de que significou o conceito de arquétipo foi desenvolvida pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung.
De acordo com a teoria de Jung, os materiais herdados e que são passados de geração em geração acabam contendo traços comuns em determinadas pessoas de forma inconsciente.
Como um profissional que atua com laudo pericial insalubridade e periculosidade de modo hereditário e já conhece as áreas da profissão e de determinadas atuações porque cresceu observando o pai ou o avô efetuando essa ação, o causa uma familiaridade.
Os arquétipos se desenvolvem de acordo com a teoria de que as motivações poderiam ocorrer por conta de ações e sentimentos passando entre pessoas, que giram em torno de pontos como:
- Valores;
- Premissas;
- Traços de personalidade;
- Crenças gerais.
Sendo pontos que são considerados como fundamentais para experiências do ser humano, a área do marketing acabou observando que estes arquétipos poderiam gerar grande influência dentro do mercado, principalmente no momento de compra.
E com o passar do tempo, a compreensão de como os doze formatos poderiam influenciar desde a escolha dos descartes epi até mesmo na fidelização com o empreendimento, passaram a fazer parte da compreensão das estratégias.
Para que os arquétipos do marketing possam oferecer valores ao empreendimento que os utilizam nas estratégias digitais, é fundamental se compreender quais são os principais deles e como a estratégia pode ser aplicada.
Proporcionando deste modo, uma maior chance de fazer com que, aliada a essa técnica, a relação entre empreendimento e consumidor seja desenvolvida e mantida por um longo período.
Os principais arquétipos do marketing digital
A área do marketing digital pode usar doze modelos de arquétipos para serem apresentados na relação que será desenvolvida entre empreendimento e consumidor, sendo eles:
- Inocente;
- Sábio;
- Herói;
- Fora da lei;
- Explorador;
- Mago;
- Pessoa comum;
- Amante;
- Bobo;
- Cuidador;
- Governante;
- Criador.
De modo que a escolha de qual será utilizado varia tanto do objetivo interno do negócio como também a sua imagem ou atuação dentro do mercado de curso de comunicação pessoal.
O modelo inocente é o que está ligado à pureza, simplicidade e um maior índice de positividade tanto em relação a si como também ao mundo, fazendo com que seu modo de agir e pensar é que as questões são resolvidas de forma descomplicada.
Já o modelo do sábio busca tanto pelo estímulo do aprendizado como valoriza o ato de pensar, sendo considerado como uma fonte de sabedoria. Também possui ligações com o compartilhamento do conhecimento para se ter uma melhoria no mundo.
Tanto o arquétipo de inocente como de sábio buscam uma valorização interna, e estão ligados a empreendimentos que desejam passar uma imagem mais profunda no nome da marca, uma empresa que vende móveis escritório completo pode optar por esse arquétipo como também em seus produtos e serviços, sendo capazes de mudar vidas.
O arquétipo de herói está diretamente ligado ao que busca mudar o mundo, tendo características também envolvendo coragem e esforço, além de possuir ligações com assuntos como a superação de falhas.
Gerando, por sua vez, uma contrapartida com o modelo de fora da lei, cujo seu reconhecimento e característica está diretamente ligado ao fato de ser rebelde e inquieto, sendo capaz de fazer revoluções com o que está ao seu alcance.
O formato do explorador é aquele que está ligado com vontades de conhecer o mundo além dos padrões da sociedade, estando também diretamente ligado com a ambição e com a liberdade conquistada com a plenitude na vida.
Arquétipos como o do mago buscam seus pilares na transformação da realidade e do senso comum, fazendo com que ideias vistas como loucas possam oferecer uma inovação, o que é algo positivo para uma empresa de engenharia civil e seus clientes, por exemplo.
A criatividade e a adrenalina presentes no mago não são encontrados no formato de pessoa comum, que busca se inserir dentro da sociedade adaptando-se ao máximo às rotinas das quais permite que se transforme em um entre vários.
O modelo amante não está ligado ao sentimento mas sim a personalização de que a entrega para algo proporciona um bom prazer, e em relação ao mercado, é quando a marca oferece um sentimento de exclusividade ou de uma conversa direta com o cliente.
Proporcionando que os sentimentos que serão despertados façam com que se sintam especiais para um empreendimento, o que contribui para a geração de uma fidelização mais longa e sempre oferecendo resultados positivos a ambos os lados.
O bobo está inteiramente relacionado com um perfil de vida mais tranquila, até mesmo engraçado e acessível, o que dentro do mercado são aqueles que não se tem grandes posicionamentos mas podem ser aceitos independentemente da sua atuação.
Já o modelo de cuidador tem uma maior afetividade, e em termos de mercado, a marca busca sempre que seus clientes tenham o melhor mesmo que haja esforços, como na instalação elétrica ar condicionado que pode ser realizado de forma positiva ao negócio.
E, embora ofereça condições que são positivas, não é de suas características se gabar dessa qualidade, e por isso, a atenção do consumidor é despertada inteiramente pela causa a qual o empreendimento está ligado.
O modelo do criador está ligado com a criatividade e a busca por encontrar novos projetos que sejam interessantes, fazendo com que sua identidade possa estar no mundo por meio de suas ações desenvolvidas ou os traços artísticos.
Os arquétipos de liderança também são um dos principais modelos, e suas características estão em torno de se sentirem confortáveis em multidões, poderes de persuasão e a facilidade para expressarem suas ideias e pensamentos.
Embora um empreendimento possa acabar encontrando mais de um arquétipo no consumidor, o que pode acontecer em alguns casos, é fundamental que este conhecimento contribua para que as estratégias sejam melhor direcionadas.
E com isso, as chances de uma empresa de limpeza de pastilhas de fachada conquistar a estabilidade dentro do mercado aumenta em bons percentuais, o que fará com que as metas sejam concluídas de acordo com o desejado.
Formas de aplicar a estratégia
Para que este formato de estratégia seja utilizado dentro de um empreendimento é fundamental que se tenha um conhecimento do perfil dos consumidores.
Isso porque a partir desta informação, os conteúdos e outras táticas que vão sendo realizadas podem se tornar mais compreensivas até mesmo com os resultados que serão alcançados.
E estando relacionados com uma comunicação mais visual, que uma marca de máscara de tecido tripla proteção pode realizar, os arquétipos do marketing digital podem incluir não apenas estratégias em blogs e sites como nas redes sociais.
Que devido ao grande fluxo de consumidores, o acesso e a frequência da qual se atrai indivíduos de diferentes perfis acabam aumentando, o que ajuda a marca em suas estratégias envolvendo esta técnica.
Por isso, elaborar estratégias que possam mexer com a sensação dos consumidores e observar como estão reagindo diante do que estão vendo ou tendo contato, é essencial para conhecer o perfil e o arquétipo ideal para a marca.
Assim, a chance de atrair outros consumidores que estão alinhados ou próximos às características aumentam em bons percentuais, fazendo com que os comportamentos de compra ajudem no futuro do negócio dentro da sua segmentação.
Mesmo que algumas decisões de compras por parte dos consumidores possam vir derivadas de gatilho, é essencial que, com a descoberta do perfil ideal, o empreendimento possa elaborar as estratégias mais alinhadas.
E com isso, fazer com que a marca tenha uma maior estabilidade para se atuar dentro do mercado e crescer estando alinhada com seus objetivos e metas a serem conquistados.
Considerações finais
Com diferentes perfis dentro do mercado, independentemente do nicho de atuação da empresa, é fundamental que se tenha um bom conhecimento dos arquétipos e como eles agregam valores importantes ao mercado.
Por estarem ligados a algumas características que estão presentes no comportamento do consumidor ou até mesmo da marca em si, os arquétipos quando são observados e estudados oferecem um bom diferencial dentro do mercado.
E deste modo, as chances de se destacar entre as demais concorrentes por se observar como o consumidor se comporta com seus desejos e necessidades, ou a marca e sua visibilidade, são maiores ao ponto de gerar estabilidade.
Portanto, conhecer os arquétipos e como usá-los como um diferencial proporciona ao mercado uma chance de fazer com que a marca seja divergente em meio a constante competição dos segmentos.
Texto desenvolvido por Guia de Investimento