Quais as vantagens de se investir no Marketing Digital?

26 set 2022

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O surgimento de novos negócios torna o mercado mais competitivo e com muitas possibilidades aos clientes. Uma maneira de ter bons resultados é investir no marketing digital, se destacando dos concorrentes e obtendo um diferencial que gera bons resultados.

Conhecer e entender o conceito de marketing digital pode ajudar os empreendedores a se aproximarem do público e de novos investidores, vender mais e se tornar uma referência no nicho de atuação.

Muitos empreendedores não confiavam nos anúncios online e no potencial da internet, mas o passar do tempo – e as mudanças no ambiente – fizeram com que as pessoas enxergassem o poder que as estratégias de marketing tem.

O marketing digital possui vários benefícios comparado a mídia tradicional, por exemplo, permitindo mais interação com o público em tempo real, além de possibilitar que a empresa tenha um bom relacionamento com o público-alvo.

Um ponto importante que os empreendedores precisam entender é que os investimentos em marketing digital não eliminam o marketing tradicional (TV, rádio, mídia impressa, outdoor, entre outros), já que eles também têm o papel na geração de leads (potenciais clientes).

No entanto, a inclusão do marketing digital nas estratégias da marca precisam de uma atenção especial. Essa é uma dica válida para diversos negócios, desde uma empresa de portaria até uma loja de produtos.

Necessidade de marketing

Com um público cada vez mais conectado, as empresas que deixam de investir em marketing digital perdem espaço no mercado.

Deste modo, a influência e poder da internet nas decisões de compra crescem na mesma proporção que os usuários na rede, que estão mais exigentes.

Ou seja, eles não se contentam somente com produtos e serviços de qualidade, mas também desejam mais, um atendimento exclusivo e personalizado, bem como um relacionamento de confiança com as empresas que se relacionam.

Considerando que o poder de decisão está nas mãos do consumidor, empresas de energia solar em Fortaleza e de outros segmentos precisam ter boas estratégias de marketing para atraí-lo e o marketing digital é uma boa opção para isso.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de técnicas que pessoas e empresas podem executar online, visando atrair novos negócios, desenvolvendo uma boa identidade de marca, além de criar bons relacionamentos.

Desse modo, as principais estratégias de marketing digital são: 

  • SEO (Search Engine Optimization – otimização dos mecanismos de busca);
  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing, entre outras.

 

A utilização dessas técnicas é muito importante para alcançar o público com qualidade, pois os consumidores estão cada vez mais digitalizados. 

Os usuários online realizam as buscas nos mecanismos de pesquisas (Bing, Google, Yahoo, entre outros) antes de decidir a respeito de um processo de compra de produtos e serviços.

Seja para buscar informações ou soluções, o comportamento dos usuários mudou muito nos últimos anos. Assim, graças ao acesso à internet, as marcas precisam considerar os investimentos em marketing digital.

A relevância do marketing digital para o sucesso das empresas

Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, seja de instalação de insulfilm janela residencial ou de outras áreas, é natural que as pessoas realizem várias pesquisas para comparar preços e marcas.

Esse comportamento é natural, pois os consumidores desejam sempre o melhor produto ou serviço.

Nesse sentido, se a sua empresa tem boas estratégias de marketing digital, ela terá uma excelente ferramenta para conquistar o público.

Ao marcar e fortalecer a presença da sua marca, o seu negócio consegue prospectar mais clientes, ganhar visibilidade e ter um relacionamento mais duradouro.

Transformação no comportamento dos consumidores

As redes sociais, a internet, o mobile e o surgimento de aplicativos modificaram o perfil dos consumidores, ou seja, são eles que determinam as regras no momento da compra, assim o público pode participar ativamente e influenciar nas estratégias da empresa.

No processo de pesquisas na internet, os consumidores encontram mais elementos para se comunicar com as empresas. Sendo assim, um simples comentário nas redes pode ter uma grande repercussão.

O surgimento de novas mídias possibilitou aos influencers a chance de serem formadores de opinião, capazes de persuadir os consumidores no momento da compra ou aquisição de um serviço, algo que antes só as celebridades conseguiam.

Esse poder conquistado pelos consumidores pode se tornar um grande problema para as empresas que não conseguem se adaptar a esse novo modelo de consumo.

Entretanto, companhias inteligentes, que sabem unir suas estratégias com a nova realidade de mercado, têm ganhado mais destaque e espaço.

Sendo assim, estar por dentro das novas tendências e ter ajuda de uma boa consultoria empresarial são maneiras do seu negócio se adaptar às mudanças e atender os clientes com qualidade.

Como as redes sociais e a internet podem influenciar na tomada de decisões?

Várias pessoas têm o hábito de recomendar produtos e serviços em suas publicações nas redes sociais. 

Os consumidores costumam confiar nessas recomendações uns dos outros e o espaço acaba se tornando um ótimo lugar para obter informações de lojas físicas e das marcas.

Os usuários estão cada vez mais buscando informações online antes de irem até uma loja física fazer compras.

As compras online que antes eram vistas com desconfiança pelas pessoas, hoje é algo mais natural na rotina das pessoas.

Ou seja, a experiência com compras online, seja no celular ou computador, tem sido muito ampliadas e cada vez mais satisfatórias – e isso aumenta as chances de venda da empresa.

Essas são apenas algumas das diversas informações que mostram o quanto mudou o comportamento dos consumidores com relação à modernidade.

A busca por comodidade e praticidade tem feito com que o número de pessoas que compram pela internet aumente.

Escolher um produto diretamente da tela do seu smartphone ou computador, e recebê-lo no conforto do seu lar é algo muito agradável. 

No entanto, isso não significa que a sua empresa de projeto de robô ou de outras áreas precise ter uma loja virtual, por exemplo.

Tudo dependerá da sua área de atuação, ou seja, o mais importante é estar presente em algum canal de comunicação apropriado ao público, principalmente quando é um canal digital.

Vantagens de investir em marketing digital para o seu negócio

Muitos empreendedores podem ter receio ou se questionar se realmente vale a pena investir em marketing digital para os seus negócios. 

Isto posto, conhecer alguns dos benefícios pode ajudar na decisão com relação aos investimentos e implementação das estratégias.

 

1. Aumenta a fidelização de clientes

Com grande concorrência no mercado, as empresas precisam ter uma base de clientes fiéis e que realizam compras com frequência, porque isso pode ajudar na sobrevivência do negócio.

Os processos de fidelização não são sempre fáceis, mas com algumas ações de marketing, pode-se gerar bons resultados.

Seja por meio de promoções ou por meios de comunicação com o público, o seu negócio de vending machines precisa ter produtos e serviços personalizados. Desta maneira, é possível chamar atenção do consumidor e mantê-lo mais perto da empresa.

 

2. Amplia a presença online para ser encontrado

Quando os consumidores entram em contato com uma marca, já perguntam diretamente pelo site ou redes sociais.

As pessoas gostam de conhecer mais sobre a identidade visual, saber o maior número de informações possíveis e assim sentir se tem ou não confiança antes de realizar uma compra.

Isto posto, é necessário ter uma presença online, em diferentes canais e de modo consistente para o consumidor conseguir encontrar a sua empresa na internet.

Os consumidores estão sempre na internet para interagir e se informar. Logo, se você não está na internet, marcando presença e se fazendo presente na lembrança deles, os concorrentes podem tomar o seu lugar.

 

3. Promove a autoridade da marca

A autoridade no meio digital pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. 

Deste modo, é importante fortalecer a marca, o que consiste em tornar a sua empresa mais relevante e acessível ao público por meio de plataformas como sites, blogs e redes sociais.

 

4. Constrói uma audiência qualificada

O marketing digital proporciona a oportunidade de construir uma audiência qualificada, ou seja, que realmente tem algum interesse, por exemplo, nos serviços de uma empresa de suporte em TI.

Sendo assim, estar presente nos meios digitais e oferecer um atendimento personalizado, com soluções relacionadas às dúvidas e necessidades, é a forma de ter um tráfego mais qualificado para ótimos ganhos.

 

5. Possibilita conhecimento profundo dos clientes 

A internet oferece muitas informações sobre os leads. As estratégias voltadas para os conteúdos digitais permitem que os empreendedores segmentem suas ações de modo personalizado, otimizando os resultados.

Cada ideia pode sair do planejamento com base nos indicadores e nos dados.

Outras vantagens e ganhos que podem ser aproveitadas com o marketing digital são:

  • Análise e mensuração de resultados;
  • Avaliação de alta precisão e em tempo real;
  • Ótimo custo-benefício de implementação;
  • Se tornar uma referência no seu nicho de atuação;
  • Ajuda nas estratégias de SEO;
  • Possibilita personalizar as ofertas;
  • Resultados de longa duração;
  • Permite competir com empresas maiores;
  • Possibilita acompanhar a jornada de compra do cliente.


Com estes e outros pontos positivos, o marketing digital pode ser um excelente investimento para destacar o seu empreendimento de conserto de TV, assim quando as pessoas pesquisarem sobre
conserto de TV próximo a mim, certamente encontrarão o seu negócio.

Portanto, conhecer a importância, as tendências e os benefícios em investir no marketing digital é uma excelente maneira de conhecer as técnicas para melhorar o desempenho da sua empresa e ter muito sucesso.

Texto desenvolvido por Business Connection.

 

 

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