Como integrar suas redes sociais à sua loja virtual para vender mais?

30 jun 2023

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As redes sociais são plataformas que já fazem parte do planejamento de marketing de marcas no mundo todo, mas elas também são muito úteis para melhorar as vendas, funcionando como ferramentas que impulsionam as estratégias.

Para uma plataforma e-commerce, essa integração é uma forma até mesmo de melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente, mas no caso das vendas, a ação recebeu o nome de Social Commerce.

Uma das coisas mais comuns de se ver nas redes sociais são anúncios dos mais variados tipos de produtos e serviços, e as empresas investem neles porque são ações segmentadas e que conseguem impactar as pessoas certas.

Embora o usuário não acesse as redes sociais para ver anúncios, é inegável que essas ações influenciam muito o comportamento de compra. Se o consumidor puder clicar em um anúncio e comprar rapidamente, sem precisar sair do site, melhor ainda.

Essa é justamente a proposta da integração entre as redes sociais e uma loja virtual, mas antes de investir nessa prática, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ela.

Este artigo vai explicar quais são as melhores ações para integrar as redes sociais com a plataforma de vendas, como usar esses canais para promover produtos e serviços e quais são as estratégias que aumentam o engajamento dentro deles.

Integrando redes sociais e loja virtual

Para integrar as redes sociais e uma loja virtual, é necessário trabalhar alguns passos importantes. São eles:

  • Aproveitar recursos;
  • Reproduzir conteúdos;
  • Acompanhar métricas;
  • Ter constância;
  • Interagir.

As redes sociais oferecem uma série de recursos que ajudam a integrá-la ao e-commerce, como no caso de anúncios e marketplace. Uma loja de telha de policarbonato lisa pode e deve aproveitá-los para conquistar mais visibilidade.

Produzir conteúdo é uma das ações mais valorizadas hoje em dia, além de ser decisivo para a decisão do consumidor em acompanhar ou não uma loja virtual.

Uma boa gestão de redes sociais é indispensável para que o comércio virtual tenha sucesso, assim, é imprescindível construir uma boa identidade visual, criar materiais interessantes e adotar uma comunicação clara.

Tudo isso deve ser feito por meio de uma linguagem acessível, além de se atentar às tendências na hora de produzir conteúdos com assuntos interessantes para o público.

A marca precisa estipular metas e usar as métricas das redes sociais para monitorar o nível de engajamento em suas publicações. Esse passo é fundamental para compreender o quanto os esforços nas redes sociais estão trazendo resultados.

A organização precisa estar presente nas mídias sociais e estabelecer uma comunicação com os seguidores. Isso envolve um cronograma de publicações, tendo em vista que os algoritmos das redes sociais valorizam a constância.

Isso significa que se um fabricante de ferro industrial de passar roupa publicar constantemente materiais de qualidade em seus perfis e manter suas páginas atualizadas, terá uma divulgação maior por parte do canal.

Por fim, é muito importante fidelizar o público por meio da interação. A organização deve responder mensagens privadas e comentários, criando assim uma relação com os clientes para que eles se lembrem da empresa e de suas soluções.

Como promover produtos e serviços?

As redes sociais podem ser usadas por uma loja virtual para promover produtos e serviços, e o primeiro passo para fazer isso é criar uma persona.

Persona é um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal, como idade, escolaridade, gênero, estado civil, profissão, desejos, problemas e necessidades.

Todas as estratégias de marketing e vendas do negócio serão voltadas para a persona, e a partir do momento em que a marca começa a conversar com pessoas alinhadas às suas soluções, as chances de vendas são muito maiores.

Também é com base na persona que a plataforma vai definir quais redes sociais vai utilizar. Criar perfis em todas elas é um erro que pode prejudicar a imagem do negócio e seu relacionamento com os clientes.

Assim sendo, o ideal é que uma empresa especializada em fechamento de sacada blindex se baseie nas características de sua persona para escolher em quais redes sociais estará presente.

Depois de criar os perfis, chegou o momento de produzir conteúdo relevante e compatível com as especificidades de cada plataforma. Por exemplo, no Instagram, os conteúdos audiovisuais são mais indicados.

No Facebook, a empresa pode publicar materiais diferentes, como textos, fotos, vídeos e até compartilhar materiais publicados no blog institucional.

Mas independentemente do formato, é indispensável que esses conteúdos tenham qualidade, pois só assim vão transmitir autoridade e credibilidade para os seguidores.

Depois de publicar alguma coisa, é natural que os usuários queiram interagir de alguma forma, por exemplo, por meio de comentários, mensagens privadas, entre outras possibilidades, e a empresa deve se dispor a interagir.

Se um fabricante de porta versatik 3 folhas receber uma mensagem ou um comentário, deve respondê-lo o quanto antes e de maneira personalizada, pois respostas automáticas não são bem vistas pelos usuários.

A lógica das redes sociais é muito específica e cada plataforma atende a um tipo de usuário, bem como a um nicho específico de mercado.

Se o perfil da marca se dedicar apenas a divulgar os produtos e serviços, é bem provável que seja esquecido em breve. Isso porque as pessoas não estão lá para ver propaganda o tempo todo, mas para interagir e ler conteúdos interessantes.

É claro que a divulgação é importante, afinal, isso ajuda a aumentar as vendas, mas tudo deve ser feito com um bom planejamento, de forma sutil e profissional.

Um fabricante de balcão promocional pode dar dicas úteis para o dia a dia dos seguidores, publicar conteúdos interessantes, dar notícias sobre o mercado, reunir depoimentos de clientes satisfeitos e até falar sobre tendências do segmento.

São conteúdos que ajudam a estabelecer um vínculo de confiança com os usuários e que fazem a marca ser bem vista pelo público.

Melhores estratégias de engajamento

Para vender com a ajuda das redes sociais, uma loja virtual também precisa investir em estratégias de engajamento, e entre as principais estão:

Revisar as taxas de engajamento

Atualmente, existem duas fontes onde o negócio pode obter dados para analisar seus perfis nas redes sociais. Uma delas é acessar as próprias plataformas e usar as informações fornecidas por elas.

Cada rede social conta com uma ferramenta de estatística que mostra tipos de engajamento, e é possível obter dados de cada publicação individualmente.

A empresa também consegue analisar as estatísticas de desempenho médio do índice de comprometimento, cliques em determinado link, curtidas, comentários e respostas.

Uma oficina especializada em injeção eletrônica conserto também pode obter a análise por meio de ferramentas específicas que reúnem todas as informações sobre engajamento social.

Definir metas

Depois de analisar as taxas de engajamento atuais, é o momento de definir metas futuras, como o público que a marca quer alcançar, as ações que essas pessoas devem realizar e como medir o sucesso das estratégias.

Só que nem todos os engajamentos são criados da mesma forma, como no caso do Instagram, que considera outras ações mais importantes, como salvar um post, comentar ou compartilhar.

Para saber quais engajamentos rastrear, deve-se considerar as metas do negócio e descobrir em quais plataformas concentrar os esforços para alcançá-las.

Testar formatos diferentes

Um fabricante de câmara fria expositora pode testar diferentes tipos de publicações nas redes sociais para saber qual ou quais agradam mais o público.

Entre algumas opções de formatos estão publicações de bastidores nos stories do Instagram, destaques de clientes satisfeitos nas postagens do Facebook, transmissões ao vivo, infográficos e enquetes.

Testar as diferentes possibilidades vai ajudar a encontrar aquela que traz mais engajamento e que corresponde às características dos seguidores.

Criar publicações originais

Nem tudo o que uma empresa publicar estará de acordo com a identidade da marca, mas para evitar essa situação ao máximo, deve-se criar publicações em formatos autênticos.

Em outras palavras, assim como faz uma empresa de instalação de GNV em carros 1.0, uma loja virtual precisa ser fiel a sua estratégia de comunicação.

Isso significa que, independentemente do canal utilizado, deve-se seguir um tipo de conteúdo e linguagem, capaz de se comunicar diretamente com a audiência.

Ser fiel à identidade da marca e suas características é a melhor forma de estabelecer um vínculo com os seguidores e aumentar o engajamento com o tempo.

Considerações finais

As lojas virtuais mudaram o comportamento de consumo do consumidor moderno, e pelo fato de venderem seus produtos na internet, nada mais correto do que usar os melhores canais da web.

Entre eles estão as redes sociais e elas podem ser perfeitamente integradas às plataformas de vendas para colaborar com as estratégias de marketing e comunicação.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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