Realmente vale a pena vender em um marketplace?

30 jun 2023

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Garantir uma boa lógica comercial dentro do ambiente digital pode ser um fator bastante complexo. Por essa razão, é fundamental entender como o marketplace pode ser uma ferramenta que pode ajudar a vender mais.

Com o passar dos anos, o mundo comercial foi ganhando uma série de possibilidades e estratégias importantes, o que fez com que houvesse um crescimento bastante grande dos mais diversos segmentos de mercado.

Esses são pontos essenciais para entender como o mundo empresarial conseguiu se organizar a partir dessas estratégias, visto que, quanto mais o tempo passa, maiores são os avanços do ponto de vista de ferramentas.

Há, diante disso, alguns dos aspectos mais importantes que mostram uma inclinação que o mercado tem à novidade, principalmente quando elas conseguem auxiliar em lógicas que podem influenciar em um crescimento de vendas.

O comércios, apesar de ser uma prática milenar, possui uma série de fundamentos novos que podem garantir que ele consiga se renovar, fazendo com que haja um trato importante com o cliente dentro das mais diversas demandas.

Esse é um fator que interage com elementos artesanais e industriais, uma vez que ele está presente no mundo independente das formas produtivas que foram sendo consolidadas com o passar dos anos.

Comércio digital: um novo rumo

A elaboração da venda sempre foi um fator importante, como é possível observar dentro dos mais diversos momentos da história, mas há alguns pontos que precisam ser levados em consideração do ponto de vista da inovação.

Se uma empresa que trabalha com fachada em ACM preto estivesse buscando atingir seu público em outro momento, muito provavelmente, uma revista de decoração seria contratada para veicular o anúncio.

Isso porque a busca pela segmentação é um fator importante dentro de uma lógica de decoração e construção civil, mas é essencial entender que alguns desses elementos mudaram com o passar dos anos.

A chegada dos elementos digitais, nesse caso, fez com que o comércio conseguisse ganhar algumas qualificações do ponto de vista da segmentação, já que não precisa mais buscar esses mecanismos tradicionais para elaborar um consumo.

Apesar de ter um caráter mais distante, no sentido de não ter mais aquele contato humano da compra presencial, há uma série de estratégias que conseguem qualificar esses mecanismos dentro dessas instâncias.

Seja como for, cada passo dado precisa ser levado em consideração na hora de pensar em todos esses mecanismos e o mundo digital conseguiu trazer algumas respostas importantes.

O comércio digital é um elemento que existe desde os primórdios dessas relações, mas que foi se aprimorando com o passar do tempo, principalmente a partir da observação de como a demanda pode se comportar com base nisso tudo.

Por essa razão, é importante que haja uma compreensão de que estar presente no mundo digital não significa trazer qualidade para as relações, é preciso que haja um conhecimento a respeito de todas essas ferramentas.

Esse é um fator que pode interagir tanto com produtos quanto com serviços, levando uma simples pesquisa por laudo de insalubridade e LTCAT a um reconhecimento do cliente por parte da marca do escritório anunciante.

Seja como for, é importante que o comércio digital esteja bem alinhado com todas as possibilidades que ele pode gerar, uma vez que há estratégias e objetivos diferentes para cada tipo de empresa.

Tipos de comércios digitais

Atualmente, é possível entender que há uma série de ferramentas e plataformas que lidam com o comércio digital de forma bem acentuada, criando alguns aspectos importantes de interações sob todos esses sentidos.

Nesse caso, é importante entender a respeito de cada um deles para saber como a empresa poderá se posicionar a partir de uma lógica mais sofisticada para os seus clientes.

E-commerce

Esse é um tipo de plataforma em que a empresa irá criar do zero para que, assim, haja uma sustentação de interações com o seu cliente.

Por ser uma marca própria, é possível que, quando o cliente entrar nela buscando por uma cortina wave trilho suisso, todos os valores e estratégias da empresa conseguirão fazer com que o cliente fixe sua imagem.

Isso pode acontecer a partir da reafirmação de sua experiência e, também, de outros fatores como cores e formas relacionadas aos elementos da marca.

Social selling

Com base em uma crescente demanda por compras digitais, as empresas que lidam com as redes começaram a criar alguns mecanismos que possuem o objetivo de criar mecanismos de venda a partir destas plataformas.

Esse é um ponto importante, uma vez que há, cada vez mais, um fluxo grande de clientes, o que pode orientar uma segmentação de forma bastante ampla na hora de elaborar uma venda nesse sentido.

Além disso, é possível que um profissional que é especializado em conserto de gerador de energia consiga anunciar seus serviços, ainda que de forma mais específica, o que pode ser importante.

Venda direta

Todo mundo já recebeu pelo menos alguma proposta de venda por telefone, o que demonstra que a venda direta sempre foi importante para o mercado de uma forma geral.

No entanto, a partir do uso de ferramentas digitais, é possível que algumas orientações sejam feitas.

Nesse caso, por exemplo, é possível que haja uma venda direta por e-mail de forma mais objetiva, como é o caso de algumas práticas que podem verificar a área de interesse do cliente e disparar o e-mail.

Assim, quando ele abandona, por exemplo, um carrinho de compras em um site de construção com um biombo curvo, é possível que a empresa em questão busque terminar essa venda por e-mail.

Marketplace

Sendo uma das grandes tendências do momento, o marketplace é, de fato, uma  das plataformas mais utilizadas pelas empresas por conta de sua simplicidade na hora de tratar alguma venda.

Esse é o caso daqueles sites que disponibilizam espaços para que outros anunciantes efetuem alguma venda.

Esse foi um movimento bastante comum dentro do mercado varejista, uma vez que grande parte dessas empresas converteram suas plataformas em marketplace.

Assim, por vezes, quando um cliente comprar uma letra caixa com LED interno em um desses sites, ele, na maioria das vezes, estará comprando de um anunciante.

Há, nesse caso, algumas diretrizes que cada plataforma vai colocar para seus anunciantes para garantir a melhor experiência possível.

Por que investir em marketplace?

O investimento em um marketplace é uma orientação estratégica importante e, por isso mesmo, é fundamental que haja uma análise por parte da empresa para que esse tipo de recurso seja utilizado.

Normalmente, há uma escolha por esse tipo de plataforma quando o comércio entende que não há a necessidade de criar uma plataforma própria para a efetivação de alguma venda.

Assim, por exemplo, uma fabricante especializada na produção de púlpito em acrílico cristal pode trabalhar fornecendo seus produtos no mercado B2B e, também, disponibilizá-lo no B2C para o cliente final.

Com isso, é possível que algumas vantagens sejam percebidas logo no início da implementação:

  • Vendas mais simples;
  • Apoio em grandes marcas;
  • Sites mais estáveis;
  • Possibilidade de destaque.

Esses são elementos que precisam ser considerados, uma vez que eles conseguem lidar de forma bastante objetiva com uma série de critérios empresariais.

Como saber se o marketplace é a melhor escolha?

Na realidade, para responder essa pergunta, é preciso que a empresa entenda quais são os seus objetivos na hora de estruturar uma campanha que possa lidar com todos esses mecanismos de interação.

Nesse caso, se houver uma necessidade de lançar um produto com foco em sua marca, é importante que outras estratégias sejam consideradas.

No entanto, dentro de uma perspectiva de empreendedorismo e outros elementos de vendas mais simples, o marketplace pode ser uma ótima opção.

É preciso pensar, nesse caso, em como a empresa está buscando sustentar suas dinâmicas para o consumidor final.

Como se destacar em um marketplace?

Dentro de uma lógica da comunicação tradicional no mundo empresarial, destacar uma empresa é tratar seus benefícios de forma bastante pronunciada.

Assim, por exemplo, uma creche meio período pode elaborar uma comunicação que mostre sua segurança, o nível de ensino e outros fatores de desenvolvimento da criança.

No entanto, dentro de um aspecto comercial de marketplace, há algumas regras que podem funcionar, também.

Descrição do produto

Por vezes, uma série de empresas diferentes podem vender o mesmo produto, o que pode garantir uma competição grande.

Nesse caso, é importante que a descrição do produto esteja detalhada e clara para que, assim, haja uma diferenciação.

Destaque do produto

Além disso, é fundamental entender que, via de regra, as empresas vão utilizar as fotos do fabricante, o que pode padronizar bastante as impressões do cliente.

Se houver a possibilidade de trazer outros pontos em fotografias e vídeos do uso daquele objeto pode fazer com que a empresa saia na frente.

Orientar boas práticas

Cada plataforma tem o seu sistema de classificação de vendedores e, por conta disso, é preciso entender quais são os critérios de cada uma.

Essa é uma maneira de garantir que haja uma interação bastante sólida a respeito da confiança que o cliente irá depositar.

Considerações finais

Vender é um fator determinante para o crescimento de qualquer empresa e, por isso, é importante que haja uma orientação que consiga lidar com os benefícios do marketplace.

Pensar em todos esses elementos pode ser importante para que haja uma elevação sólida do ponto de vista estratégico.

Uma orientação bem-feita de plataformas de venda pode ser um ponto essencial para que haja uma boa consolidação nesse sentido.

Texto desenvolvido por Guia de Investimento

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